quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Atores Hollywoodianos



Henry Gibson (21 de setembro de 1935 - 14 de setembro de 2009) foi um ator americano, cantor e compositor, mais conhecido como um membro do elenco de Rowan & Martin Laugh-In, por sua interpretação de estrela país diminutivo Haven Hamilton em Nashville e por seu papel recorrente como Juiz Clark Brown em Boston Legal. Gibson nasceu como James Bateman, em Germantown, Filadélfia, Pensilvânia, filho de Edmund Albert Bateman e sua esposa Dorothy (Cassidy). Frequentou a Escola Preparatória de São José, onde foi presidente do clube de drama.Depois de se formar pela Universidade Católica da América em Washington, DC, serviu como um oficial de inteligência da Força Aérea dos Estados Unidos. Ele então desenvolveu um ato no qual interpretou um poeta do Alabama. Seu nome artístico foi um jogo em que do dramaturgo Henrik Ibsen.  Ele apareceu em vários estágios e produções teatrais. Gibson fez muitas aparições em Hoje à noite estrelado por Jack Paar entre 1957 e 1962, muitas vezes, recitando sua poesia. Sua carreira decolou quando ele se apresentou no filme Jerry Lewis O Professor Aloprado  (1963). Isto foi seguido em 1964 por seu caráter cowboy-recitando poesia Quirt Manly no show popular The Beverly Hillbillies.  Gibson também apareceu em The Dick Van Dyke Show, lendo o poema "Mantenha a-Goin '", que ele se transformou em uma canção no Robert Altman filme Nashville (1975), estrelado por Ned Beatty e Keith Carradine. Gibson apareceu em três outros filmes dirigidos por Altman: The Long Goodbye (estrelado por Elliott Gould), um casal perfeito e Saúde. Ele também apareceu em The Incredible Shrinking Mulher (estrelado por Lily Tomlin). Ele foi nomeado para um Globo de Ouro para Nashville e ganhou o National Society of Film Critics Award por seu papel de cantor de música country Haven Hamilton. Em 1980, ele apareceu em The Dukes of Hazzard, como Will Jason (Tutuca), no segundo episódio temporada "Encontre Loretta Lynn". No mesmo ano, ele interpretou o líder dos "Illinois nazistas" no filme John Landis The Blues Brothers; isso se tornou um de seus papéis no cinema mais conhecidos. Ele fez uma breve aparição em Magnolia, de Paul Thomas Anderson como um Barfly excêntrico. Ele também trabalhou com freqüência como um ator de voz em animação, principalmente retratando Wilbur o porco no filme os populares infantil Hanna-Barbera A Teia da Carlota (1973) e mais tarde trabalhou para eles no desenho animado Os Biskitts. Ele também trabalhou no desenho animado As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy como Senhor Pain, King of the Hill como repórter Bob Jenkins, e Rocket Power como vizinho ranzinza Merv Stimpleton.
Em 1989 Joe Dante comédia The 'Burbs, estrelado por Tom Hanks, Gibson interpretou o vilão. Gibson se reuniu com o diretor Dante alguns anos mais tarde, quando Gremlins 2: A Nova Geração foi lançado em 1990. Ele realizou um cameo como o trabalhador de escritório que é apanhado a fazer uma pausa de fumar na frente das câmeras e disparou pelo chefe sádico. Em Star Trek-estrelado por visitantes: Deep Space Nine, ele interpretou o ferengis "Nilva" em 1998 episódio, "Profit and Lace".
Ele teve um papel de liderança em uma Season 5 episódio de Stargate SG-1, intitulado "The Sentinel", como o personagem Marul. Últimos grandes papéis de Gibson foram ao lado de Owen Wilson e Vince Vaughn no 2005 comédia Penetras Bons de Bico, e como apoiar personagem Judge Clark Brown sobre o programa de TV Boston Legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário