quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Marion Mitchell Morrison (nascido Marion Robert Morrison, 26 de maio de 1907 - 11 de junho de 1979)., Mais conhecido pelo seu nome artístico John Wayne, era um americano ator, diretor e produtor  Um Academy Award-winner, Wayne estava entre os top bilheteria empates por três décadas.  Um ícone americano duradouro, e figura cultural em todo o mundo  ele sintetizou masculinidade robusta e é famosa por seu comportamento, incluindo a sua voz calma distintivo, a pé, e altura.
Wayne nasceu em Winterset, Iowa, mas sua família mudou-se para a maior área de Los Angeles quando tinha nove anos de idade. Ele se formou em Glendale High School (Glendale, Califórnia). Ele encontrou trabalho em estúdios de cinema locais, quando ele perdeu sua bolsa de futebol para a USC, como resultado de um acidente de bodysurfing. Inicialmente a trabalhar para a Fox Film Corporation, ele apareceu na sua maioria em partes pequenas bits. Seu primeiro papel principal veio em pródiga widescreen épico de Raoul Walsh The Big Trail (1930), o que levou a papéis principais em vários filmes B durante toda a década de 1930, muitos deles no gênero western. Sua carreira se recuperou em 1939, com Stagecoach de John Ford fazendo dele uma estrela popular instante. Wayne viria a estrelar 142 imagens. O biógrafo Ronald Davis diz: ".. John Wayne personificava para milhões herança da fronteira do país Oitenta e três de seus filmes foram Westerns, e neles ele jogou vaqueiros, cavaleiros e solitários invencíveis extraídos do mito da criação central da República"
Entre seus filmes mais conhecidos são posteriores The Quiet Man (1952), no qual ele é um irlandês-americano no amor com uma solteirona de fogo interpretado por Maureen O'Hara; O Searchers (1956), no qual ele interpreta um veterano da Guerra Civil cuja sobrinha (Natalie Wood) é raptado por uma tribo de Comanches em um ataque indiano; Rio Bravo (1959), interpretando um xerife com Dean Martin; The Man Who Shot Liberty Valance (1962), retratando um rancheiro conturbado competindo com o advogado do Leste (James Stewart) para a mão de uma mulher em casamento; True Grit (1969), como um US Marshal bem-humorado que se propõe a vingar a morte de um homem no papel que ganhou seu Oscar Wayne; e O Atirador (1976), seu desempenho tela final, no qual ele interpreta um envelhecimento de cancro que luta pistoleiro. Wayne era um republicano proeminente em Hollywood, apoiando as posições anti-comunistas.  Em junho de 1999, o American Film Institute nomeou Wayne 13ª entre as maiores lendas da tela do sexo masculino de todos os tempos....John Wayne nasceu Marion Robert Morrison em 26 de maio de 1907 na 224 South Second Street em Winterset, Iowa.  O jornal local, Winterset Madisonian relatado na página 4 do 30 de maio de 1907 edição, que Wayne pesava  no nascimento . Seu nome do meio foi logo mudou de Robert Mitchell para quando seus pais decidiram nomear seu próximo filho Robert.... pai de Wayne, Clyde Leonard Morrison (1884-1937), foi o filho do veterano da Guerra Civil Americana Marion Mitchell Morrison (1845-1915). A mãe de Wayne, o ex-Maria "Molly" Alberta Brown (1885-1970), foi a partir de Lancaster County, Nebraska. Ascendência de Wayne incluído escocês, escoceses e irlandeses, irlandeses e Inglês.  Ele foi criado como um presbiteriano.
A família de Wayne mudou-se para Palmdale, Califórnia, e depois em 1916 para Glendale, Califórnia, onde seu pai trabalhava como farmacêutico. Um bombeiro local na estação em sua rota para a escola em Glendale começou a chamá-lo de "Little Duke" porque ele nunca ia a lugar algum sem a sua enorme Airedale Terrier, Duke .  Ele preferiu "Duke" para "Marion" , eo nome pegou para o resto de sua vida.
Wayne participaram Wilson Middle School, em Glendale. Quando adolescente, ele trabalhou em uma sorveteria para um homem que calçados cavalos para os estúdios de Hollywood. Ele também era ativo como um membro da Ordem DeMolay, uma organização de juventude associadas aos maçons. Ele jogou futebol para o time Glendale High School de 1924 campeão da liga.
Wayne aplicada à Academia Naval dos EUA, mas não foi aceito. Ao invés disso, frequentou a Universidade do Sul da Califórnia (USC), com especialização em pré-lei. Ele era um membro dos Cavaleiros de Tróia e Sigma Chi fraternidades.  Wayne também jogou no time de futebol USC sob treinador Howard Jones. Uma lesão na clavícula quebrada cerceada sua carreira de atleta; Wayne mais tarde notou que ele era muito medo de reação de Jones para revelar a verdadeira causa da sua lesão, um acidente de bodysurfing.  Ele perdeu sua bolsa de estudos e, sem fundos, teve de deixar a universidade.
Como um favor para o sul da Cal treinador de futebol Howard Jones, que tinha dado bilhetes Mix para a Universidade do Sul da Califórnia jogos, diretor John Ford e silenciosa estrela de cinema ocidental Tom Mix contratou Wayne como um menino e prop extra.  Wayne mais tarde creditou seu andar, falar e persona à convivência com Wyatt Earp, que era uma boa amizade com Mix.  Wayne logo mudou-se para pequenos papéis, estabelecendo uma amizade de longa data com o diretor que forneceu a maioria desses papéis, John Ford. No início desse período que ele teve, um papel não creditado menor como um guarda no filme Bardelys 1926, o Magnífico. Wayne também apareceu com seus companheiros de equipe USC jogando futebol em Brown de Harvard (1926), O Dropkick (1927), e Salute (1929) e Criador de Columbia dos Homens (filmado em 1930, lançado em 1931).... Enquanto trabalhava para a Fox Film Corporation em papéis bit, Wayne foi dado o crédito na tela como "Duke Morrison" apenas uma vez, em Words and Music (1929). Em 1930, o diretor Raoul Walsh viu mover móveis estúdio, enquanto trabalhava como um menino prop e lançai-o em seu primeiro papel principal em The Big Trail (1930). Por seu nome de tela, Walsh sugeriu "Anthony Wayne", após a Primeira Guerra Revolucionária geral "Mad" Anthony Wayne. A Fox Studios chefe Winfield Sheehan rejeitou-a como soando "muito italiano". Walsh sugeriu, então, "John Wayne". Sheehan concordou, eo nome foi definido. Wayne não estava presente para a discussão Seu salário foi aumentado para US $ 105 por semana.
The Big Trail era para ser o primeiro de grande orçamento espetáculo ao ar livre da era do som, feita em um escalonamento custo de mais de US $ 2 milhões, com centenas de figurantes e amplas vistas do sudoeste americano, ainda em grande parte despovoada no momento. Para aproveitar o cenário de tirar o fôlego, ele foi filmado em duas versões, uma versão de 35 mm padrão e outra no novo processo de filme 70 milímetros Grandeur, usando uma câmera inovadora e lentes. Muitos na platéia que vi em Grandeur se levantaram e aplaudiram. Infelizmente, apenas um punhado de teatros foram equipados para mostrar o filme em seu processo widescreen, eo esforço foi em grande parte desperdiçado. Apesar de ser altamente considerado pelos críticos modernos, o filme foi considerado um enorme fracasso de bilheteria na época.
Após o fracasso comercial de The Big Trail, Wayne foi relegado para pequenos papéis em A-imagens, incluindo de Columbia O Enganador (1931), no qual ele interpretou um cadáver. Ele apareceu na série Os Três Mosqueteiros (1933), uma versão atualizada do romance de Alexandre Dumas em que os protagonistas eram soldados na Legião Estrangeira francesa na África do Norte, em seguida,-contemporânea. Ele desempenhou o papel principal, com o seu nome sobre o título, em muitos westerns de baixo orçamento "Poverty Row", principalmente no Monogram Pictures e seriados para Mascot Pictures Corporation. Por própria estimativa de Wayne, ele apareceu em cerca de 80 dessas óperas cavalo de 1930 a 1939.  Em Riders of Destiny (1933), tornou-se um dos primeiros cowboys cantando de filme, embora através de dublagem.  Wayne também apareceu em alguns dos westerns Três Mesquiteers, cujo título era um jogo no clássico Dumas. Ele foi orientado por dublês em passeios e outras habilidades ocidentais.  Ele e dublê famoso Yakima Canutt desenvolvidos e aperfeiçoados acrobacias e técnicas fisticuffs na tela usado ainda hoje.
Papel da descoberta de Wayne veio com clássico Stagecoach do diretor John Ford (1939). Por causa do registro de status do B-filme e trilha de Wayne em westerns de baixo orçamento ao longo dos anos 1930, a Ford teve dificuldade em obter financiamento para o que era para ser um filme de orçamento-A. Após a rejeição por todos os principais estúdios, a Ford fechou um acordo com o produtor independente Walter Wanger em que Claire Trevor-uma estrela muito maior no faturamento superior recebeu a tempo. Stagecoach foi um enorme sucesso de crítica e financeiro, e Wayne tornou-se uma estrela mainstream. Membro do elenco Louise Platt Créditos Ford dizendo que no momento em que Wayne se tornaria a maior estrela já por causa de seu apelo como o arquetípico "homem comum".
Entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial resultou em um dilúvio de apoio para o esforço de guerra de todos os setores da sociedade, e Hollywood não foi excepção. Wayne foi dispensado do serviço devido à sua idade (34 na época de Pearl Harbor) e situação familiar, classificada como 3-A (adiamento família). Ele repetidamente escreveu John Ford dizendo que queria se alistar, em uma ocasião, perguntando se ele poderia entrar em unidade militar da Ford, mas consistentemente mantido adiá-lo até depois ", ele terminou apenas uma ou duas imagens"  Wayne não tentou para evitar a sua reclassificação como 1-A (projecto elegível), mas foi enfaticamente República Studios resistente a perdê-lo; Herbert J. Yates, Presidente da República, ameaçado Wayne com um processo se ele se afastou de seu contrato,  e Republic Pictures interveio no processo de Serviço Seletivo, solicitando mais diferimento de Wayne
Wayne excursionou US bases e hospitais no Pacífico Sul durante três meses em 1943 e 1944.  com a USO  Por muitas contas, o fracasso de Wayne para servir nas forças armadas foi o mais doloroso experiência de sua vida. Sua viúva mais tarde sugeriu que seu patriotismo em décadas mais tarde surgiu a partir culpa, escrevendo: ". Ele se tornaria um 'SuperPatriot' para o resto de sua vida tentando expiar ficar em casa"
Registros US National Archives indicam que Wayne teve, de fato, fez um pedido  para servir na OSS, o equivalente atual da CIA, e tinha sido aceite dentro boleto alocado do Exército os EUA para o OSS. William Donovan, OSS Commander, escreveu Wayne uma carta informando-o da sua aceitação para a Unidade fotográfica do campo, mas a carta foi para sua ex-esposa casa de Josephine. Ela nunca disse a ele sobre isso.  Donovan também emitiu um Certificado de Serviço de OSS para Wayne.....O filme de Wayne primeira cor foi Shepherd of the Hills (1941), no qual ele co-estrelou com seu amigo de longa data Harry Carey. No ano seguinte, ele apareceu em seu único filme dirigido por Cecil B. DeMille, o épico Technicolor Reap the Wild Wind (1942), no qual ele co-estrelou com Ray Milland e Paulette Goddard; foi uma das raras vezes em que ele jogou um personagem com valores questionáveis. Ele iria aparecer em mais de vinte filmes de John Ford ao longo das próximas duas décadas, incluindo Ela usava uma fita amarela (1949), The Quiet Man (1952), The Searchers (1956), The Wings of Eagles (1957) e A Homem Que Matou o Facínora (1962) com James Stewart: o primeiro filme em que ele chamou alguém "Pilgrim".
Em 1949, o diretor Robert Rossen ofereceu o papel principal de Todos os Homens do Rei para Wayne. Wayne se recusou, acreditando que o script para ser anti-americano de muitas maneiras. Broderick Crawford, que acabou por receber o papel, ganhou o 1949 Oscar de melhor ator masculino, ironicamente batendo Wayne, que havia sido nomeado para Sands of Iwo Jima .
Ele perdeu o papel principal em O Pistoleiro (1950) para Gregory Peck, devido à sua recusa em trabalhar para a Columbia Pictures, porque seu chefe, Harry Cohn, havia anos antes, quando ele era um jogador de contrato jovens maltratados. Cohn tinha comprado o projeto de Wayne, mas rancor de Wayne era muito profundo, e Cohn vendeu o script para a Twentieth Century Fox, que lançou Peck no papel Wayne queria muito, mas para que ele se recusou a dobrar.
Um dos papéis mais populares de Wayne estava na High and the Mighty (1954), dirigido por William Wellman, e baseado em um romance de Ernest K. Gann. Seu retrato de um co-piloto heróico ganhou aclamação generalizada. Wayne também retratou aviadores em Flying Tigers (1942), Flying Leathernecks (1951), Ilha do Céu (1953), The Wings of Eagles (1957), e Jet Pilot (1957).
The Searchers (1956) continua a ser amplamente considerado como o melhor e mais complexo, sem dúvida, o desempenho de Wayne. Em 2006, a revista Premiere correu uma pesquisa de indústria em que interpretação de Ethan Edwards de Wayne foi classificado como o 87o melhor desempenho na história do cinema. Ele nomeou seu filho mais novo Ethan após o caractere.
John Wayne ganhou um Oscar de Melhor Ator True Grit (1969). Isto veio 17 anos depois de sua única outra nomeação. Wayne também foi indicado como o produtor de Melhor Filme para The Alamo (1960), um dos dois filmes que ele dirigiu. O outro era o Boinas Verdes (1968), o único grande filme feito durante a guerra do Vietnã para apoiar a guerra.  Durante as filmagens de Boinas Verdes, as pessoas Degar ou montanheses de do Vietnã Central Highlands, lutadores ferozes contra o comunismo, outorgado Wayne em uma pulseira de latão que ele usava no filme e todos os filmes posteriores.
Em uma tentativa de capitalizar sobre a popularidade de Dirty Harry, Wayne assumiu o papel de detetive corajoso McQ no drama 1,974 crime. Seu último filme foi The Shootist (1976), cujo personagem principal, JB Books, estava morrendo de câncer, a doença para qual o próprio Wayne sucumbiu três anos depois. De acordo com o Internet Movie Database, Wayne fez o papel principal em 142 de suas aparições em filmes.
Batjac, a empresa de produção co-fundada por Wayne, foi nomeado após a empresa de transporte fictício Batjak em Wake of the Red Witch (1948), um filme baseado no romance de Garland Roark. (Um erro de ortografia pelo secretário de Wayne foi deixada em repouso, representando a variação.)  Batjac (e seu antecessor, Wayne-Fellows Productions) era o braço através do qual Wayne produziu muitos filmes para si mesmo e de outras estrelas. Sua mais conhecida produção não foi Wayne Sete Homens From Now (1956), que iniciou a colaboração clássico entre o diretor Budd Boetticher e estrela Randolph Scott.
No Motion Picture Herald Top Ten-Making Money Estrelas Ocidental pesquisa, Wayne foi listada em 1936 e 1939.  Ele apareceu na enquete semelhante Box Office em 1939 e 1940. [35] Embora essas duas pesquisas são realmente uma única indicação da popularidade da série estrelas, Wayne também apareceu no Top Ten Money Makers Poll de todos os filmes 1949-1957 e 1958-1974, tendo o primeiro lugar em 1950, 1951, 1954 e 1971. Com um total de 25 anos na lista , Wayne tem mais aparências do que qualquer outra estrela, batendo Clint Eastwood (21) para o segundo lugar.
Nos anos posteriores, Wayne foi reconhecida como uma espécie de recurso natural americano, e seus vários críticos, de suas performances e sua política, viram-lo com mais respeito. Abbie Hoffman, o radical da década de 1960, fez uma homenagem à singularidade de Wayne, dizendo: "Eu gosto de inteireza de Wayne, o seu estilo. Quanto a sua política, bem suponho que até mesmo homens das cavernas me senti um pouco admiração pelos dinossauros que estavam tentando devorar-los . up " Revendo Os Cowboys (1972), Vincent Canby, do New York Times, que não especial cuidado para o filme, escreveu:" Wayne é, naturalmente, maravilhosamente indestrutível, e ele tornou-se um pai quase perfeita figura. "
Wayne foi casado três vezes e divorciou duas vezes. Ele era fluente em espanhol e suas três esposas, cada um de ascendência hispânica, foram Josephine Alicia Saenz, Esperanza Baur, e Pilar Pallete. Ele teve quatro filhos com Josephine: Michael Wayne (23 de novembro de 1934 - 02 de abril de 2003), Maria Antonia "Toni" Wayne LaCava (25 de fevereiro de 1936 - 06 de dezembro de 2000), Patrick Wayne (nascido em 15 de julho de 1939), e Melinda Wayne Munoz (nascido em 03 de dezembro de 1940). Ele teve mais três filhos com Pilar: Aissa Wayne (nascido em 31 de março de 1956), John Ethan Wayne (nascido em 22 de fevereiro de 1962), e Marisa Wayne (nascido em 22 de fevereiro de 1966).
Vários dos filhos de Wayne entrou na indústria do cinema e da televisão; O filho de Wayne Ethan foi anunciado como John Ethan Wayne em alguns filmes, e jogou um dos protagonistas na atualização de 1990 da série de televisão Adam-12.
Sua stormiest divórcio era de Esperanza Baur, uma ex-atriz mexicana. Ela se convenceu de que Wayne e co-estrela Gail Russell estavam tendo um caso, uma afirmação que tanto Wayne e Russell negado. A noite do filme Angel and the Badman (1947) envolvido, houve a habitual festa para o elenco e equipe, e Wayne chegou em casa muito tarde. Esperanza estava em uma fúria de bêbado no momento em que ele chegou, e ela tentou matá-lo enquanto ele caminhava pela porta da frente.
Wayne teve vários casos de alto perfil, incluindo um com Marlene Dietrich, que durou por três anos e um com Merle Oberon, que durou de 1938 a 1947. Depois de sua separação de sua esposa, Pilar, em 1973, Wayne se envolveu romanticamente e vivia com sua ex-secretária Pat Stacy (1941-1995) até sua morte em 1979.  Ela publicou uma biografia de sua vida com ele em 1983, intitulado Duque:. A Love Story
O cabelo de Wayne começou diluindo nos anos 1940, e ele começou a usar uma peruca até o final daquela década.  Ele foi visto ocasionalmente em público sem a peruca (nomeadamente, de acordo com a revista Life, no funeral de Gary Cooper).  Durante uma aparência amplamente observado na Universidade de Harvard, Wayne foi perguntado por um aluno "Onde você conseguiu esse cabelo falso?" Ele respondeu: "... Não é falso É o cabelo real Claro, não é meu, mas é real"
Um amigo próximo de Wayne, Califórnia congressista Alphonzo Bell, escreveu sobre ele: "personalidade e senso de humor de Duke foram muito perto do que a serra público em geral na tela grande. Ele é talvez melhor mostrado com estas palavras que ele havia gravado em uma placa : "Cada um de nós é uma mistura de algumas boas e algumas não tão boas qualidades Ao considerar o semelhante é importante lembrar as coisas boas ... Devemos abster-se de fazer julgamentos só porque um cara passa a ser um sujo, podre. SOB '".
Wayne biógrafo Michael Munn narrou hábitos de consumo de Wayne.  De acordo com o livro de memórias de Sam O'Steen, cortar à perseguição, os diretores do estúdio sabia filmar cenas de Wayne antes do meio-dia, porque pela tarde, ele "foi um significa bêbado".  Ele tinha sido uma cadeia-fumante de cigarros desde a idade adulta jovem e foi diagnosticado com câncer de pulmão em 1964. Ele passou por uma cirurgia bem sucedida para remover todo o seu pulmão esquerdo  e quatro costelas. Apesar dos esforços dos seus colegas de trabalho para impedi-lo de ir a público com sua doença por medo de que ela iria custar-lhe o trabalho, Wayne anunciou que tinha câncer e apelou ao público para chegar exames preventivos. Cinco anos depois, Wayne foi declarada livre de câncer. Wayne foi creditado com a cunhagem do termo The Big C como um eufemismo para o câncer.
Altura de Wayne foi perenemente descrito como pelo menos 6 ft 4 in (193 cm), Ele era maçom, um Mestre Maçom em Marion McDaniel Lodge No. 56 F & AM, em Tucson, Arizona. Ele se tornou um 32 graus do Rito Escocês Mason e mais tarde se juntou ao Santuário Templo Al Malaikah em Los Angeles. Ele se tornou um membro do Rito de York.  Durante o início dos anos 1960, John Wayne viajou extensivamente para o Panamá, durante a qual ele comprou a ilha de Taborcillo ao largo da costa principal. Ela foi vendida por sua propriedade em sua morte e mudou de mãos várias vezes antes de ser aberto como uma atração turística.
Iate de Wayne, ganso selvagem, era um de seus objetos favoritos. Ele manteve ancorado no porto de Newport e foi listada em os EUA Registro Nacional de Locais Históricos em 2011.
Durante a maior parte de sua vida, Wayne foi um vocalmente proeminente republicano conservador. Inicialmente, um auto-descrito socialista durante seus anos de faculdade, ele votou para presidente democrata Franklin D. Roosevelt na eleição presidencial de 1936 e expressou admiração pelo sucessor de Roosevelt, companheiro presidente democrata Harry S. Truman.  Ele participou na criação do Movimento Imagem Aliança para a Conservação de ideais americanos em fevereiro de 1944 e foi eleito presidente dessa organização em 1947. Um torcedor do anti-comunista e vocal ardente do Comitê de Atividades Antiamericanas da Câmara, em 1952 ele fez Big Jim McLain para mostrar seu apoio a a causa anti-comunista. Documentos soviéticos recentemente desclassificados revelam que, apesar de ser um fã de filmes de Wayne, o líder soviético Joseph Stalin contemplado assassinato de Wayne como resultado de sua política, freqüentemente defendida anti-comunistas.
Wayne encontra o presidente Richard Nixon e Henry Kissinger em San Clemente, Califórnia, julho 1972
Wayne apoiou o vice-presidente Richard Nixon na eleição presidencial de 1960, mas expressou sua visão de patriotismo quando John F. Kennedy ganhou a eleição: "Eu não votei para ele, mas ele é meu presidente, e eu espero que ele faz um bom trabalho. " Ele usou seu poder de estrela icónica para apoiar causas conservadoras, incluindo a reunir apoio para a guerra do Vietnã, produzindo, co-dirigindo, e estrelar o criticamente criticado Os Boinas Verdes em 1968.
Devido à sua enorme popularidade e seu status como o mais famoso estrela republicana em Hollywood, ricos apoiadores Texas Partido Republicano perguntou Wayne funcionar para o escritório nacional em 1968, teve como seu amigo e companheiro ator-senador George Murphy. Ele se recusou, brincando que ele não acreditava que o público iria seriamente considerar um ator na Casa Branca. Em vez disso, ele apoiou corridas de seu amigo Ronald Reagan para governador da Califórnia em 1966 e 1970. Ele foi convidado para ser o companheiro de chapa para Democrática Alabama governador George Wallace em 1968, mas ele rejeitou a oferta  e activamente campanha para Richard Nixon;  Wayne discursou na Convenção Nacional Republicana no dia da abertura, em agosto de 1968. Por um tempo, ele também era um membro do anti-comunista John Birch Society.
Wayne abertamente diferente com o Partido Republicano sobre a questão do Canal do Panamá, como ele apoiou o Tratado do Canal do Panamá, em meados da década de 1970; conservadores queriam os EUA para manter o controle completo do canal, mas Wayne acreditava que os panamenhos tinha o direito de o canal e tomaram partido com o presidente Jimmy Carter e os democratas. Wayne era um amigo íntimo do falecido líder panamenho Omar Torrijos Herrera, e primeira esposa de Wayne, Josephine, foi um nativo do Panamá. Seu apoio do tratado trouxe mensagens de ódio, pela primeira vez em sua vida.
Em maio de 1971, a revista Playboy publicou uma entrevista com Wayne o que resultou em uma tempestade de controvérsias. Wayne expressou seu apoio à Guerra do Vietnã,  e fez manchetes por suas opiniões firmes sobre questões sociais e relações raciais nos Estados Unidos:
Eu acredito na supremacia branca, até que os negros são educados a um ponto de responsabilidade. Eu não acredito que dá autoridade e posições de liderança e julgamento de pessoas irresponsáveis ​​... Eu não sinto que fizemos de errado em tomar este grande país longe de [os nativos americanos] ... Nosso chamado roubar deste país a partir deles era apenas uma questão de sobrevivência. Havia um grande número de pessoas que precisavam de novas terras, e os índios foram egoisticamente tentando mantê-lo por si mesmos.
Na mesma entrevista, Playboy, Wayne também respondeu a perguntas sobre se programas de benefícios, incluindo Medicare e da Segurança Social foram bons para o país:
Eu sei tudo sobre isso. No final dos anos vinte, quando eu era um estudante de segundo ano na USC, eu era um socialista-me, mas não quando eu saí. O garoto universitário médio idealisticamente deseja a todos poderia ter sorvete e bolo para cada refeição. Mas, como ele fica mais velho e dá mais atenção à sua responsabilidade e seu companheiro do homem, ele descobre que ele não pode trabalhar dessa maneira, que algumas pessoas simplesmente não vai levar a sua carga ... Eu acredito em um bem-estar trabalho social programa. Eu não acho que um cara deve ser capaz de sentar-se de costas e receber bem-estar. Eu gostaria de saber por que idiotas bem-educados continuam pedindo desculpas por pessoas preguiçosas e reclamando que pensam que o mundo lhes deve a vida. Eu gostaria de saber por que dar desculpas para covardes que cuspiam nos rostos da polícia e, em seguida, correr atrás das irmãs soluço judiciais. Eu não consigo entender essas pessoas que carregam cartazes para salvar a vida de um criminoso, ainda têm nenhum pensamento para a vítima inocente.
Embora ele se matriculou em um estudo de vacina contra o câncer em uma tentativa de afastar a doença,  Wayne morreu de câncer de estômago em 11 de junho de 1979 no Centro Médico da UCLA, e foi enterrado no cemitério Pacific View Memorial Park, em Corona del Mar, Newport Beach. De acordo com seu filho Patrick e seu neto Matthew Muñoz, um sacerdote nas Califórnia Diocese de Orange, ele se converteu ao catolicismo romano pouco antes de sua morte.  Ele pediu que sua lápide lê "Feo, Fuerte y Formal", um epitáfio Espanhol Wayne descrito no sentido de "feio, forte e digno"  O túmulo, que foi desmarcado por 20 anos, agora está marcada com uma citação de seu controverso 1971 Playboy entrevista:. "Amanhã é a coisa mais importante na vida. Vem para dentro de nós à meia-noite muito limpo. É perfeito quando se chega e se coloca em nossas mãos. Ele espera que nós aprendemos alguma coisa de ontem. "
Entre o elenco ea equipe que filmou o filme de 1956 The Conqueror em local perto de St. George, Utah, 91 desenvolveram algum tipo de câncer em vários momentos, incluindo estrelas Wayne, Susan Hayward e Agnes Moorehead, e diretor Dick Powell. O filme foi rodado no sudoeste do Utah, ao leste de modo geral a favor do vento e do local de recentes do governo dos EUA testes de armas nucleares na região sudeste do Nevada. Muitos afirmam que a precipitação radioativa a partir desses testes contaminou o local de cinema e envenenou a equipe de filmagem trabalhando lá.  Apesar da sugestão de que o câncer 1964 pulmão de Wayne e seu 1979 câncer de estômago resultou de contaminação nuclear, ele acreditava que seu câncer de pulmão para ter sido o resultado de seu hábito do cigarro seis pacotes-a-dia.
Estado duradouro de John Wayne como um norte-americano icónico foi formalmente reconhecido pelo governo dos EUA por concedendo-lhe as duas mais altas condecorações civis. Ele foi reconhecido pelo Congresso dos Estados Unidos em 26 de maio 1979, quando ele foi premiado com a Medalha de Ouro do Congresso. Figuras de Hollywood e líderes americanos de todo o espectro político, incluindo Maureen O'Hara, Elizabeth Taylor, Frank Sinatra, Mike Frankovich, Katharine Hepburn, o general Omar Bradley e Sra, Gregory Peck, Robert Stack, James Arness, e Kirk Douglas, testemunhou ao Congresso do mérito e merecimento deste prêmio. O mais notável foi o testemunho de Robert Aldrich, então presidente do Directors Guild of America, que disse:
É importante para você saber que eu sou um democrata registrado e, que eu saiba, nenhuma das partes os pontos de vista políticos defendidos pela Duke. No entanto, se ele está doente ou saudável descartado, John Wayne é muito além do sharpshooting político normal nesta comunidade. Por causa de sua coragem, sua dignidade, sua integridade, e por causa de seu talento como ator, sua força como líder, seu calor como um ser humano ao longo de sua ilustre carreira, ele tem direito a um local único em nossos corações e mentes. Nesta indústria, que muitas vezes julgar as pessoas, às vezes injustamente, perguntando se eles pagaram suas dívidas. John Wayne pagou suas dívidas mais e mais, e eu estou orgulhoso de considerá-lo um amigo e sou muito a favor do meu governo reconhecer de alguma forma importante a contribuição que o Sr. Wayne fez.
Em 09 de junho de 1980, Wayne foi postumamente condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente Jimmy Carter, em cuja esfera inaugural Wayne apareceu "como um membro da oposição leal", como Wayne descreveu em seu discurso para a reunião.
Em 1998, Wayne recebeu postumamente o Heritage Award Naval pela Fundação Memorial da Marinha dos EUA por seu apoio da Marinha e militar durante a sua carreira no cinema.
Vários locais públicos são nomeados em honra de Wayne, incluindo o John Wayne Airport, em Orange County, Califórnia, onde uma estátua de bronze de nove pés dele fica na entrada; o John Wayne Marina  para o qual Wayne deixou a terra, perto de Sequim, Washington; John Wayne Elementary School (PS 380), em Brooklyn, Nova York, que possui uma comissão mural em mosaico de 38 pés pelo artista Nova Iorque Knox Martin  intitulada "John Wayne e da fronteira americana" e um 100-plus trilha -mile chamado de "John Wayne Pioneer Trail" no Iron Horse State Park de Washington. Um maior do que tamanho real estátua de bronze de um cavalo em cima de Wayne foi erguido na esquina da La Cienega Boulevard e Wilshire Boulevard, em Beverly Hills, Califórnia, nos antigos escritórios da Grande Poupança ocidentais e Loan Corporation, para que Wayne tinha feito um número de comerciais. Na cidade de Maricopa, Arizona, parte da Arizona State Route 347 é nomeado John Wayne Parkway, que atravessa o centro da cidade.
Em 2006, os amigos de Wayne e seu ex-parceiro de negócios Arizona, Louis Johnson, inaugurou o "Louie e os Duke Classics" eventos que beneficiam a Fundação John Wayne Cancer  e da American Cancer Society.  A fim de semana- evento longo cada queda em Casa Grande, Arizona, inclui um torneio de golfe, um leilão de memorabilia de John Wayne, e uma competição roping da equipe.
Várias celebrações tiveram lugar em 26 de maio de 2007, o centenário do nascimento de Wayne. Uma celebração no local de nascimento de John Wayne em Winterset, Iowa, incluídos ceias chuck-wagon, concertos de Michael Martin Murphey e Riders in the Sky, um Revue Wild West no estilo da mostra ocidental selvagem de Buffalo Bill, e um Simpósio Cowboy com co de Wayne -stars, produtores e figurinista. Os filmes de Wayne correu repetidamente no teatro local. A terra era quebrada para o Wayne Birthplace Museum New John e Learning Center em uma cerimônia que consiste em mais de 30 dos membros da família de Wayne, incluindo Melinda Wayne Muñoz, Aissa, Ethan, e Marisa Wayne. Mais tarde naquele ano, o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger e Maria Shriver Primeira Dama introduzido Wayne na Califórnia Hall of Fame, localizado no The California Museum for History, Mulheres e das Artes.
Wayne subiu além do reconhecimento típico para um ator famoso ao de um ícone duradouro que simbolizava e comunicada valores e ideais americanos. Por meio de sua carreira, Wayne havia desenvolvido uma imagem maior do que a vida, e como sua carreira progrediu, ele selecionou papéis que não iria comprometer a sua imagem fora da tela. Na época de seu último filme O Atirador (1976), Wayne se recusou a permitir que seu personagem para filmar um homem nas costas como foi originalmente escrita,  dizendo: "Eu fiz mais de 250 fotos e nunca disparou um cara em a parte de trás. Mude-o ".
A ascensão de Wayne para ser o herói de guerra por excelência filme começou a tomar forma, quatro anos após a Segunda Guerra Mundial, quando Sands of Iwo Jima (1949) foi lançado. Suas pegadas no teatro chinês de Grauman em Hollywood foram colocadas em concreto que continha areia de Iwo Jima. Seu status cresceu tão grande e lendária que, quando imperador japonês Hirohito visitou os Estados Unidos em 1975, ele pediu para conhecer John Wayne, o simbólico representação do ex-inimigo de seu país.
Wayne é o único ator a aparecer em todas as edições da Harris Poll anual de a maioria dos atores mais populares de cinema, eo único ator a aparecer na lista depois de sua morte. Wayne tem sido no top ten nesta votação por 19 anos consecutivos, começando em 1994, 15 anos após sua morte.
A Fundação John Wayne Cancer foi fundada em 1985 em homenagem a John Wayne, depois que sua família concedido o uso de seu nome para a luta contínua contra o câncer.  A missão da fundação é "trazer coragem, força e garra para a luta contra a câncer ". A fundação fornece fundos para programas inovadores que melhoram o atendimento ao paciente cancro, incluindo a investigação, a educação, conscientização e apoio.
Com sede na Califórnia Newport Beach, John Wayne Enterprises vende produtos como Kentucky bourbon reta usando a foto de Wayne. Quando a empresa tentou marca a imagem que aparece em uma das garrafas, da Universidade Duke, em Durham, Carolina do Norte entrou com um requerimento de oposição. De acordo com documentos judiciais, Duque tentou três vezes desde 2005 para impedir que a companhia trademarking o nome. A empresa quer que um juiz federal em Orange County, Califórnia, para declarar que as duas marcas pode ser permitido. A queixa da empresa arquivado na corte federal diz que a universidade "não possuem a palavra 'Duke' em todos os contextos para todos os fins." A posição oficial da universidade não é opor-se à imagem de Wayne é usado, mas se a empresa quer usar o nome Duke sem Wayne, a universidade diz: "Também estamos comprometidos em proteger a integridade das marcas registradas da Universidade de Duke."  Richard Howell, um advogado para John Wayne Enterprises, disse que a empresa apoia um acordo de co-utilização, embora ele acreditava que o nome "Duke" seria mais provável associada com Wayne do que com a universidade.
Em 30 de setembro de 2014, o juiz federal David Carter encerrou o processo contra a Universidade de Duke, dizendo que a competência era incorreta.
Entre 1926 e 1976, Wayne apareceu em mais de 170 filmes, e tornou-se uma das maiores estrelas das bilheterias da América. Apenas Clark Gable vendido mais ingressos do que Wayne, embora os preços dos ingressos não foram proporcionais, dado que, embora ambos os atores começaram suas carreiras, ao mesmo tempo, altura carreira de Gable precedida de Wayne por aproximadamente 15 anos.
Em 1948 Wayne foi oferecido o papel de Jimmy Ringo em O Pistoleiro, um script que Columbia Pictures tinha comprado especificamente para ele. Wayne transformou-o para baixo, apesar de ter manifestado um forte desejo de tocar a parte, por causa de sua rivalidade de longa data com o presidente da Columbia, Harry Cohn. Columbia vendeu os direitos para a Twentieth Century Fox, onde o papel foi para Gregory Peck. O último filme de Wayne, O Atirador (1976), é muitas vezes comparado a O Pistoleiro e contém numerosas semelhanças enredo.
Wayne rejeitou o papel principal no filme High Noon 1952 porque ele sentiu a história do filme foi uma alegoria contra a criação de listas negras, que ele apoiou activamente. Em sua entrevista Playboy de maio 1971, Wayne afirmou que considerava High Noon "a coisa mais anti-americano que eu já vi em toda a minha vida", e que ele "nunca se arrepender de ter ajudado run [roteirista Carl Foreman, que foi mais tarde . na lista negra] para fora do país "
Uma lenda urbana diz que Wayne recusou o papel de Matt Dillon na série de televisão de longa duração Gunsmoke e recomendou James Arness vez. Enquanto ele fez sugerir Arness para o papel, e apresentou-o em um prólogo para o primeiro episódio, nenhuma estrela de cinema da estatura de Wayne teria considerado uma série de televisão na época.
Mel Brooks oferecido Wayne uma aparição em Blazing Saddles. Depois de ler o roteiro Wayne se recusou, temendo o diálogo era "muito suja" para a imagem de sua família, mas disse Brooks que ele seria "o primeiro da fila" para ver o filme.
Wayne aceitou inicialmente o papel do Major Reisman em The Dirty Dozen, e pediu Metro-Goldwyn-Mayer para algumas mudanças no roteiro, mas finalmente se retirou do projeto para fazer Os Boinas Verdes. Ele foi substituído por Lee Marvin.
Embora Wayne campanha ativamente para a liderança em Dirty Harry em 1971, a Warner Bros decidiu que aos 63 anos ele era muito velho, e lançou Clint Eastwood.

Atores Hollywoodianos


Jerry Lewis, nome artístico de Joseph Levitch (Newark, 16 de março de 1926), é um comediante, roteirista, produtor, diretor e cantor norte-americano.
Tornou-se famoso por suas comédias estilo pastelão feita nos palcos, filmes, programas de rádio e TV e em suas músicas. Lewis também é conhecido por seu programa beneficente anual, o Jerry Lewis MDA Telethon, com o objetivo de ajudar crianças com distrofia muscular. Lewis ganhou vários prêmios honorários incluindo os do American Comedy Awards, The Golden Camera, Los Angeles Film Critics Association e do Festival de Venice, além de ter duas estrelas na Calçada da Fama. Em 2005, recebeu o Governors Award da Academia de Artes e Ciências Televisivas.
Em fevereiro de 2009, Lewis recebeu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas o Jean Hersholt Humanitarian Award, o Oscar Humanitário. Lewis também foi creditado como inventor do video assist system, com o objetivo de ter mais visibilidade como ator e diretor ao mesmo tempo durante uma gravação de um filme (algumas pessoas ainda duvidam disso até hoje). Lewis também fez parceria com o cantor e ator Dean Martin em 1946, formando a dupla Martin e Lewis. Além de terem feito sucesso em casas de shows, a dupla também emplacou fazendo filmes para a Paramount. Os dois se separaram dez anos depois....Joseph Levitch nasceu em Newark, Nova Jersey, numa família de judeus russos. Seu pai, Daniel Levitch, era mestre de Cerimônias e ator de vaudeville, e usava o nome Danny Lewis como nome artístico. Sua mãe, Rachel "Rae" Brodsky, era pianista de uma rádio.
Lewis começou a atuar aos cinco anos, e aos quinze tinha descoberto o seu talento, em que consistia em dublar canções em um fonógrafo. Primeiramente, ele iria usar como nome artístico o nome "Joey Lewis", mas depois acabou mudando para "Jerry Lewis" para evitar confusões com o nome de outro comediante, Joe E. Lewis, e com o do campeão de boxe, Joe Louis.9 Ele se formou na Irvington High School em Irvington na Nova Jersey...Lewis inicialmente ganhou fama com o cantor Dean Martin, em que este fazia o correto e o outro fazia o palhaço, formando a dupla Martin e Lewis. Os dois se distinguiam em relação a outras duplas dos anos 40, por se interagirem um com o outro durante as apresentações ao invés de seguir um roteiro. No final da década de 40, eles já eram conhecidos nacionalmente, primeiro por suas apresentações em casa de shows, segundo por terem seu próprio programa de rádio, depois por fazerem aparições na televisão (principalmente no programa The Colgate Comedy Hour) e por último, por protagonizarem filmes pela Paramount Pictures, que eram um sucesso atrás do outro.
A partir dos anos 50, os papéis de Dean Martin começaram a ser passados para trás, fazendo com que a relação da dupla começasse a esfriar. A desconsideração de Martin pelo trabalho veio a tona em 1954, quando a revista Look Magazine publicou como capa de sua revista a foto da dupla mas, com a parte de Martin rasgada. A dupla se desintegrou em 25 de julho de 1956. Com a popularidade da dupla, a DC Comics publicaram os gibis The Adventures of Dean Martin and Jerry Lewis, entre 1952 e 1957. Os gibis continuaram a ser publicados um ano após a separação da dupla e depois disso, a DC Comics continuou a faturar com os gibis The Adventures of Jerry Lewis, tendo somente Jerry Lewis como personagem principal. Ao decorrer dessa última série, Lewis às vezes se encontrava com Superman, Batman e com outros heróis e vilões da DC Comics. Essa experiência inspirou a Filmation a produzir, em 1970, uma série de desenhos animados (Will the Real Jerry Lewis Please Sit Down?) com Jerry Lewis como o único personagem inspirado na realidade ao lado de outros personagens fictícios.
Dean Martin e Jerry Lewis continuaram a fazer sucesso em suas respectivas carreiras solo, mas ao passar dos anos, nenhum deles comentava sobre os motivos da desintegração da dupla ou que queriam uma reunião. A última vez que os dois seriam vistos juntos em público foi em 1976, no programa beneficente de Lewis, o Jerry Lewis MDA Telethon. A reunião foi feita de surpresa, planejada por Frank Sinatra. No livro de Lewis, Dean & Me: A Love Story, publicado em 2005, onde Lewis conta a sua amizade com Martin. A dupla finalmente se reconciliou, em 1987, após a morte do filho de Martin, Dean Paul Martin e se reuniram novamente em Las Vegas, quando Sinatra fez uma surpresa para Jerry em seu aniversário, apresentando na ocasião uma participação de Dean Martin . Martin morreu em 1995.
Depois da separação da dupla, Lewis continuou na Paramount e se tornou um artista top com o seu primeiro filme solo, The Delicate Delinquent, de 1957. Também manteve uma parceria com o diretor Frank Tashlin, que trabalhava com os desenhos Looney Tunes da Warner. Lewis partiu para um novo tipo de comédia nos filmes de Tashlin. Os dois fizeram mais cinco filmes juntos, incluindo uma participação especial de Lewis em Li'l Abner de 1959. Lewis quis mostrar que também sabia cantar, lançando o álbum Just Sings em 1957. No álbum incluia os hits "Rock-a-Bye Your Baby with a Dixie Melody" (canção associada com Al Jonson e mais tarde re-popularizada por Judy Garland) e "It All Depends on You".
Os filmes The Delicate Delinquent, Rock-a-Bye Baby e The Geisha Boy, produzidos por Hal B. Wallis, não agradou Lewis em relação a comédia, pois não fazia o seu tipo. Em 1960, Lewis terminou seu contrato com Wallis com o filme Visit to a Small Planet, e partiu para a produção com o filme Cinderfella. Cinderfella foi lançado no Natal de 1960, a pedido do próprio Lewis, e a Paramount, querendo um filme para o mês de julho de qualquer jeito, mandou Lewis fazer mais um filme. Foi aí que Lewis estreou na direção com The Bellboy. Esse filme teve o Fontainebleu Hotel de Miami como cenário, pouco orçamento, curto ou quase nenhum roteiro e gravação feita às pressas, com Lewis trabalhando com o filme de dia e fazendo suas apresentações por lá mesmo à noite. Bill Richmond o ajudou com o roteiro e durante as filmagens, Lewis usou a técnica em usar câmeras e circuitos monitores, o que ajudava em poder rever a suas cenas após de terem sido gravadas.
Mais tarde, incorporando o videotape e com o equipamento ficando mais portátil e disponível, essa técnica passou a ser chamada de video assist. Após The Bellboy, Lewis passou a dirigir outros filmes com Bill Richmond o ajudando no roteiro, como The Ladies Man e The Errand Boy de 1961, The Patsy de 1964 e o conhecido The Nutty Professor de 1963, o qual ganhou uma refilmagem protagonizada por Eddie Murphy em 1996 e sua sequência em 2000 chamada, Nutty Professor II: The Klumps, ambas produzidas por Lewis para a Universal Pictures e Image Entertainment. Tashlin revezava o cargo de direção com Lewis, dirigindo os filmes It's Only Money de 1962 e Who's Minding the Store? de 1963. Em 1965, Lewis dirigiu e escreveu (com ajuda de Bill Richmond) o filme The Family Jewels, que era sobre uma órfã rica que tinha herdado uma fortuna de seu pai falecido e tinha que escolher entre seus seis tios para ser seu novo pai. Mesmo tendo gostado de todos os tios, tinha um carinho muito grande por seu chofér, Willard. Os seis tios e o chofér foram todos interpretados por Lewis......Em 1966, Lewis, com 40 anos, viu sua carreira declinar aos poucos com seus filmes de pouca bilheteria. Com isso, Lewis terminou o seu contrato com a Paramount e assinou com a Columbia Pictures, onde passou a fazer mais alguns filmes. Lewis foi professor de direção na University of Southern California, em Los Angeles, por muitos anos, tendo alunos como Steven Spielberg e George Lucas. Em 1968, tinha passado o filme de Spielberg, Amblin' e disse: "Assim é como se produz filmes.". Lewis estrelou e dirigiu o filme The Day the Clown Cried em 1972, que chegou a não ser lançado. O drama era sobre o campo de concentração Nazista.
Lewis raramente comentava sobre a experiência de fazer esse filme, mas só uma vez disse o porque que tinha desistido dele. O filme não viu a luz do dia, por conta de dificuldades financeiras que surgiu em sua pós-produção. Mas no livro Dean & Me, Lewis conta que o verdadeiro motivo de não ter lançado o filme, é que não tinha ficado satisfeito com o resultado. Lewis acabou também fazendo peças musicais. Em 1976, apareceu no revival de Hellzapoppin' com Lynn Redgrave, mas não chegou a ser apresentado na Broadway. Em 1994, fez sua estréia na Broadway, como substituto fazendo o Diabo no revival do musical de baseball, Damn Yankees, com coreografia feita pelo diretor (na época futuro) Rob Marshall, do filme Chicago.
Lewis retornou aos cinemas em 1981, com o filme Hardly Working, em que estrelou e dirigiu. Mesmo tendo sido um fracasso de crítica, o filme arrecadou 50 milhões de dólares nas bilheterias. Após Hardly Working, ele partiu para fazer o filme The King of Comedy, dirigido por Martin Scorsese. Ele interpretou um apresentador de TV que é seguido e sequestrado por dois fãs obsessivos (interpretados por Robert DeNiro e Sandra Bernhard). O personagem foi baseado e oferecido a Johnny Carson, mas acabou ficado com Lewis. Lewis continuou a fazer filmes na década de 1990, principalmente fazendo participações em Arizona Dream de 1994 e Funny Bones de 1995. Apareceu em um episódio de Mad About You em 1992, interpretando um excêntrico bilionário. Em 2008, Lewis reprisou o personagem Prof. Kelp, em The Nutty Professor, em seu primeiro filme de animação CGI. O filme é a sequência do filme de 1963, e tem também no elenco o ator e cantor Drake Bell como o sobrinho de Julius, Harold.
Na televisão, Lewis teve três programas chamados The Jerry Lewis Show. O primeiro foi em 1957 na NBC, o segundo foi em 1963 na ABC que tinha sido um fracasso de audiência e cancelado  semanas depois, e o terceiro em 1967 na NBC novamente. Em 1984, Lewis teve o seu próprio talk show que durou somente cinco semanas. Lewis e seus personagens populares foram transformados em desenho em Will the Real Jerry Lewis Please Sit Down?. O desenho da Filmation foi transmitido pelo canal ABC em 1970, e teve somente 18 episódios. A série estrelou David Lander (Laverne & Shirley) fazendo a voz de Lewis.
Lewis ganhou grande popularidade na Europa, era constantemente aclamado por alguns críticos franceses da revista Cahiers du Cinéma por sua comédia escrachada, em parte também por ter tomado controle da maioria de seus filmes, comparável a Howard Hawks e Alfred Hitchcock. Em março de 2006, o Ministério da Cultura da França premiou Lewis com a Légion d'Honneur, o nomeando-o como "O palhaço favorito dos Franceses".
Em 1994, o filme North, tinha faturado várias cenas dos filmes antigos de Lewis. Em junho de 2006, Lewis anunciou que tinha planos para fazer uma adaptação musical de The Nutty Professor. Em Outubro de 2008, em uma entrevista para a rádio Melbourne, Lewis disse que contratou os compositores Marvin Hamlisch e Hupert Holmes para escreverem a peça para estréia na Broadway em Novembro de 2010. Em 2009, Lewis foi ao Festival de Cannes para anunciar o seu retorno como protagonista após 13 anos com o filme Max Rose, seu primeiro como protagonista desde The King of Comedy.
Em 2013, teve uma participação no filme brasileiro "Até que a sorte nos separe 2", com Leandro Hassum e Camila Morgado, onde Jerry Lewis fazia o papel de camareiro.
Lewis foi interpretado pelo ator vencedor do Emmy Award, Sean Hayes (Will & Grace), no filme feito para televisão, Martin and Lewis, em 2002. O filme contava a história da dupla, desde quando Lewis conheceu Dean Martin (interpretado por Jeremy Northam) até a separação em 1956. Hayes conheceu Lewis durante as filmagens, e sua atuação foi indicada ao Prémios Screen Actors Guild.
Primeira esposa: Patti Palmer (nome artístico de Esther Calonico). Palmer foi cantora e tinha trabalhado com Ted Fio Rito, e depois com Lewis quando os dois tinham se conhecido. Lewis só foi trabalhar solo e depois com Dean Martin, quando Palmer ficou grávida do primeiro filho. O casal casou-se no dia 3 de outubro de 1944 e separou-se em setembro de 1980.
Segunda esposa: SanDee Pitnick. Casaram-se no dia 13 de fevereiro de 1983. Lewis na época tinha 56 anos. Os dois casaram-se em Key Biscayne, na Flórida. À época, SanDee tinha 32 anos e era dançarina.
Lewis teve seis filhos no primeiro casamento, e uma filha no segundo:
Gary Harold Lee Levitch (31 de julho de 1945). O nome de Gary foi legalmente mudado para Gary Lewis. Gary entrou no mundo musical na década de 1960, como vocalista da banda Gary Lewis & the Playboys
Ronald Lewis (adotado em julho de 1950)
Scott Lewis (fevereiro de 1956)
Christopher Joseph Lewis (outubro de 1957)
Anthony Lewis (outubro de 1959)
Joseph Lewis (janeiro de 1964 – 24 de outubro de 2009). Morreu de overdose de drogas aos 45 anos
Danielle Sarah Lewis (adotada em março de 1992)
Lewis atualmente vive em Las Vegas, Nevada.
Lewis sofreu por anos de dores nas costas, decorrente de uma queda que quase o deixou paralisado durante uma apresentação no Sands Hotel, em Las Vegas em 1965. Acabou se viciando em Percodan, para aliviar a dor, mas diz que desde 1978 está longe dos remédios. Em abril de 2002, Lewis passou por uma "sinergia" de neurostimulador, causado pelo Medtronic que tinha sido implantado em suas costas e ajudado a reduzir o desconforto que sentia. Lewis agora é um dos porta-vozes da Medtronic.
Em dezembro de 1982, Lewis tinha sofrido um sério ataque cardíaco e um menos grave anos depois, em 2006, enquanto voava de Nova York para Califórnia Foi descoberto que tem pneumonia, e também um coração frágil. Ele passou por um cateterismo cardíaco, e dois stents foram colocados em uma de suas artérias, a qual ficou 90% bloqueada. A cirurgia fez com que voltasse a bombear sangue ao coração e permitiu com que repercutisse em problemas posteriores. O cateterismo fez com que Lewis cancelasse vários compromissos, mas a sua recuperação foi ótima.
Em 1999, sua tour na Austrália foi cancelada quando foi hospitalizado em Darwin com meningite viral. Ficou doente por mais de cinco meses. Foi delatado pela imprensa australiana que tinha se recusado a pagar seu tratamento; mas Lewis escondeu que a confusão com o pagamento foi culpa do seu plano de saúde. Todo esse problema fez com que processasse a seguradora.
Lewis combateu um câncer de próstata, diabetes, e fibrose pulmonar, e teve dois ataques cardíacos. O tratamento com Prednisona contra a fibrose pulmonar fez com que ganhasse peso, mudando totalmente a sua aparência. Em setembro de 2001, Lewis ficou sem condições de aparecer em um evento beneficente produzido pelo comediante Steve Alan Green no London Palladium. Alguns meses depois, Lewis se submeteu a uma longa reabilitação, que o impediu de voltar a trabalhar.
Em 12 de junho de 2012, ele foi tratado no hospital após um evento de hipoglicemia no evento de Nova York Frades' Club. Esta notícia mais recente de saúde obrigou-o a cancelar um espetáculo em Sydney, Austrália.

Atores Hollywoodianos



James Howard Woods (nascido 18 de abril de 1947) é um ator, produtor e voz artista americano. Depois de sua primeira indicação ao Globo de Ouro por um papel de destaque no campo da cebola (1979), Mata atuou em Era uma vez na América, o Oliver Stone filmes Salvador e Nixon, Ghosts of Mississippi, e na série legal Shark. Ele ganhou três prêmios Emmy - para filmes de televisão Promise and My Name Is Bill W., e para a série animada Hercules. Ele foi indicado duas vezes ao Oscar. Sua obra voz foi ouvida na série animada Os Simpsons, Family Guy, Grand Theft Auto: San Andreas, e em filmes Stuart Little 2 (como Falcon) e da Disney Hercules (como Hades)...Woods foi o primeiro nascido de dois meninos (com seu irmão após dez anos mais tarde) em Vernal, Utah.  Seu pai, Gail Peyton Mata, era um oficial de inteligência do exército, que morreu em 1960  após a cirurgia de rotina. Sua mãe, Martha A. (née Smith), operava uma pré-escola depois da morte de seu marido  e mais tarde se casou com Thomas E. Dixon.  Mata cresceu em Warwick, Rhode Island, onde participou Pilgrim High School. Ele é parte de ascendência irlandesa e foi criado como católico, servindo brevemente como coroinha.
Woods, finalmente escolheu para prosseguir os seus estudos de graduação no Massachusetts Institute of Technology, onde se formou em ciência política  (embora ele originalmente planejado em uma carreira como um cirurgião do olho). Enquanto no MIT, madeiras prometeram Theta Delta Chi Fraternidade. Ele também era um membro ativo do grupo de teatro estudantil "Dramashop" onde tanto atuou e dirigiu uma série de execuções. A fim de prosseguir uma carreira de ator, ele saiu do MIT em 1969, antes de sua graduação. Woods disse que ele se tornou um ator graças a Tim Affleck (pai do ator Ben Affleck), que era um gerente de palco no Companhia de Teatro de Boston, enquanto Woods foi um estudante lá....Woods foi o primeiro nascido de dois meninos (com seu irmão após dez anos mais tarde) em Vernal, Utah.  Seu pai, Gail Peyton Mata, era um oficial de inteligência do exército, que morreu em 1960  após a cirurgia de rotina. Sua mãe, Martha A. (née Smith), operava uma pré-escola depois da morte de seu marido  e mais tarde se casou com Thomas E. Dixon.  Mata cresceu em Warwick, Rhode Island, onde participou Pilgrim High School. Ele é parte de ascendência irlandesa e foi criado como católico, servindo brevemente como coroinha.
Woods, finalmente escolheu para prosseguir os seus estudos de graduação no Massachusetts Institute of Technology, onde se formou em ciência política  (embora ele originalmente planejado em uma carreira como um cirurgião do olho). Enquanto no MIT, madeiras prometeram Theta Delta Chi Fraternidade. Ele também era um membro ativo do grupo de teatro estudantil "Dramashop" onde tanto atuou e dirigiu uma série de execuções. A fim de prosseguir uma carreira de ator, ele saiu do MIT em 1969, antes de sua graduação.  Woods disse que ele se tornou um ator graças a Tim Affleck (pai do ator Ben Affleck), que era um gerente de palco no Companhia de Teatro de Boston, enquanto Woods foi um estudante lá.
Mata apareceu em 36 jogos antes de fazer sua estréia na Broadway em 1970 no Teatro Liceu, na primeira produção norte-americana de Borstal Boy Frank McMahon. Ele conseguiu o papel, fingindo que ele era britânico. Ele retornou à Broadway no ano seguinte para retratar David Darst em Daniel Berrigan A experimentação do Catonsville Nine. Em 1971, ele jogou Bob Rettie na estréia americana de MoonChildren de Michael Weller na Arena Stage em Washington, DC A produção mudou-se para Broadway no ano seguinte e Woods ganhou o Prêmio Mundial do Teatro para o seu desempenho. Ele voltou à Broadway em 1973 para retratar Steven Cooper na produção original de retoques de Jean Kerr.
Madeiras em um benefício Projeto Aids Los Angeles em Setembro de 1990
Um personagem proeminente ator de Hollywood, Mata apareceu em mais de 130 filmes e séries de televisão a partir de 2013, começando com a sua primeira aparição na televisão All the Way Home em 1971 e seu filme de estréia The Visitors, em 1972. Ele é conhecido por seu escuro, personagens intensos e vilões. Os primeiros exemplos incluem seus retratos de um assassino sádico em 1979 do The Onion Field,  e do assassino em série Carl Panzram em 1994 do assassino: A Journal of Murder. Ele apareceu em um episódio de The Rockford Files, jogando um filho cujos pais foram assassinados. Ele foi duas vezes nomeado para um Oscar: em primeiro lugar, de Melhor Ator, por jogar um jornalista narra eventos em El Salvador no início de Oliver Stone filme Salvador (1986), e novamente em 1996, de Melhor Ator Coadjuvante, por sua atuação como na vida real supremacia branca Byron De La Beckwith em Ghosts drama do Mississippi.  Um de seus papéis em filmes favoritos é Max, o gangster dominador, no épico de Sergio Leone Era Uma Vez na América (1984)  Em 1995. , Mata assumiu o papel de cafetão Lester Diamond in Casino de Martin Scorsese. Nesse mesmo ano, ele retratou HR Haldeman em Nixon, a cinebiografia de Richard M. Nixon, dirigido por Oliver Stone. Em um de seus papéis na televisão mais proeminentes, Mata estrelou a série de drama legal Tubarão CBS, que funcionou por duas temporadas entre 2006 e 2008. Ele desempenhou um advogado de defesa infame que, depois de crescer desiludido quando seu cliente comete um assassinato, torna-se um bem-sucedido procurador com o escritório do Los Angeles County District Attorney.
Ele foi brevemente considerado para o papel do Coringa por Tim Burton e Sam Hamm para Batman. Hamm lembra que ele e Burton pensei, "James Woods seria bom e não precisa de nenhuma maquiagem, o que permitiria poupar um par de horas de trabalho todas as manhãs." O papel acabou indo para Jack Nicholson. Quentin Tarantino escreveu uma peça em Reservoir Dogs com madeiras em mente, mas o agente de Woods rejeitou o roteiro sem mostrá-lo para o ator. Quando madeiras soube disso, algum tempo depois, ele chutou seus agentes (CAA), substituindo-os por ICM.  Woods, também foi considerado para o papel de Donald Kimball no American Psycho, mas ele recusou. Eventualmente, a parte foi dada aos Willem Dafoe. Em 2006, estrelou em madeiras End Game. Ele faz uma aparição como ele mesmo no primeiro episódio da terceira temporada de Entourage. Em 2011, Mata apareceu como Richard S. Fuld Jr., presidente e CEO do Lehman Brothers, na série da HBO Demasiado grande para falhar, para o qual ele ganhou um Emmy Award  nomeação para Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme.
Woods emprestou seus talentos vocais para muitos animados programas de televisão e filmes. Ele recebeu elogios da crítica por seu trabalho de voz como Hades em 1997 filme da Disney Hercules  e ele ganhou um Daytime Emmy Award em 2000 pelo papel na série de televisão de follow-up (para a temporada de 1999). Ele também expressou Phillium Bento, o ex-diretor torcida que tenta abolir férias de verão no filme de 2001, Recess: Escola para fora. Ele também apareceu como uma versão fictícia de si mesmo no episódio de Os Simpsons intitulado "Homer e Apu" e em sete episódios de Family Guy, que é definido no estado natal de Woods of Rhode Island. Outras referências em Family Guy incluir a escola secundária local, James Woods High School, e uma floresta chamado James Woods brevemente mencionado em "The Fat Guy Strangler". Em 2004, Mata dublado Jallak no filme de animação Arca e Mike Toreno em Grand Theft Auto: San Andreas. Ele também estava em Final Fantasy: The Spirits Within.
Durante uma entrevista à imprensa para Kingdom Hearts II, Mata observou que ele é um ávido jogador de vídeo game.  Ele é um negociante de antiguidades ativo em Rhode Island. Algumas das suas atividades favoritas estão jogando golfe e cozinhar.
Madeiras jogando poker no Pechanga Resort and Casino na Califórnia em 2005
Woods é um ávido jogador de poker, jogando em cash games e muitos torneios. Ele jogou no WPT Hollywood Home série de jogos em 2004 para a caridade American Stroke Association. A partir de 2015, ele tem a seu crédito com mais de 35 grande evento  acaba, incluindo um sétimo lugar no 2015 World Series of Poker no 3 mil dólares evento No-Limit Shootout.  Viver a tempo parcial no nordeste, enquanto não filmagens, ele joga muitos torneios no Foxwoods Casino, em CT leste ao longo do ano.
Em 1988, Mata processou Sean Young por US $ 2 milhões, acusando-a de perseguindo depois que eles apareceram juntos no filme The Boost.  Young depois respondeu que Woods havia exagerado depois de ela ter rejeitado seus avanços no set. O terno foi resolvido fora do tribunal em agosto de 1989.  Em 26 de julho de 2006, o irmão mais novo de Woods, Michael Jeffrey Mata, morreu de parada cardíaca na idade de 49. madeiras processou Kent Hospital em Warwick, Rhode Island, alegando negligência. A ação foi resolvida em 2009.
Woods foi um apoiante vocal do ex-presidente dos EUA, George W. Bush ea Guerra do Iraque, embora ele ainda é um democrata registrado. Ele é um defensor do ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani. Madeiras forte lobby para jogar Giuliani no Rudy biopic: O Rudy Giuliani Story, e considera o papel um dos favoritos de sua carreira  Em 2008, Mata apareceu na comédia de David Zucker An American Carol (apresentada a partir de um conservador de tendência. perspectiva), juntamente com os atores republicanos ativos Kelsey Grammer e Kevin Farley. O nome de Woods foi em um anúncio no jornal Los Angeles Times (17 de agosto de 2006), que condenou o Hamas eo Hezbollah e apoiado Israel no Israel-Líbano conflito de 2006.  Mata endossou John McCain e Mitt Romney para o presidente em 2008 e 2012, respectivamente.
Em 1 de agosto de 2001, Woods foi em um vôo de Boston para Los Angeles. No vôo ele notou quatro homens perto dele agindo de forma suspeita. Ele disse que eles nunca bebeu nada, pedir serviço de comida ou falado com ninguém. Eles só estavam sussurrando uns com os outros. Mata relatou suas suspeitas para o co-piloto em vôo, e ele afirmou que essas preocupações foram passados ​​para a FAA. Na noite de 11 de setembro de madeiras ligou para o FBI e repetiu as suas preocupações; que entrevistou-o em sua casa na manhã seguinte. Woods, acreditava que ele havia encontrado quatro dos dezenove terroristas / seqüestradores, que estavam apenas no vôo para estudá-lo na preparação para os ataques.  Mata afirma que ele foi entrevistado várias vezes por agentes do FBI em relação a este incidente. Ele confirmou que ele olhou para imagens dos sequestradores e identificou dois terroristas como sendo um dos homens que ele tinha visto em seu vôo.

Atores Hollywoodianos



Data de Nascimento 07 de abril de 1928, Norman, Oklahoma, EUA
Data de Falecimento 19 Julho de 2014, Brentwood, Los Angeles, Califórnia, EUA (infarto agudo do miocárdio)
Nome Nascimento James Scott Bumgarner
Amável e bonito James Garner tinha obtido sucesso em ambos os filmes e programas de televisão, muitas vezes jogando variações do anti-herói / con-man persona encantadora ele desenvolveu pela primeira vez em Maverick, a série de TV ocidental pouco frequente que ele chegou ao estrelato na década de 1950.
James Garner nasceu James Scott Bumgarner em Norman, Oklahoma, a Mildred Scott (Meek) e Weldon Warren Bumgarner, uma camada de tapete. Ele abandonou a escola aos 16 anos para se juntar aos fuzileiros navais mercantes. Ele trabalhou em uma variedade de postos de trabalho e recebeu dois corações roxos quando ele foi ferido duas vezes durante a Guerra da Coréia. Ele teve sua primeira chance de atuar quando um amigo arranjou-lhe um papel sem fala na peça "The Caine Mutiny Court Martial (1954)" palcos da Broadway. Parte de seu trabalho era ler as linhas para os atores principais e ele começou a aprender o ofício de atuar. Este jogo levou a pequenos papéis de televisão, comerciais de televisão e, eventualmente, um contrato com a Warner Brothers. O diretor David Butler viu algo em Garner e deu-lhe toda a atenção que ele precisava, quando ele apareceu em Impulsos da Mocidade (1956). Após co-estrelando em um punhado de filmes durante 1956-1957, a Warner Brothers deu Garner um papel co-estrelar a série ocidental Maverick (1957). Originalmente planejado para alternar entre Bart Maverick (Jack Kelly) e Bret Maverick (Garner), a mostra rapidamente se transformou em o Bret Maverick Show. Como Maverick, Garner foi legal, bem-humorado, simpático e sempre pronto para usar sua inteligência para tirá-lo de dentro ou fora do problema. A série foi muito bem sucedido, e continuou Garner em-lo em 1960, quando ele deixou a série em uma disputa sobre o dinheiro.
No início de 1960 Garner voltou a filmes, muitas vezes jogando o mesmo tipo de personagem que ele tinha jogado em "Maverick". Seus filmes de sucesso incluídas Tempero do Amor (1963), Eu, Ela eA Outra (1963), Fugindo do Inferno (1963) e de: Não Podes Comprar Meu Amor (1964). Depois disso, sua carreira vagou e quando ele apareceu no filme de corridas de automóveis Grand Prix (1966), ele obteve o erro de correr profissionalmente. Logo, esta ambição virou-se para apoiar uma equipe de corrida, não ao contrário do que Paul Newman faria em anos posteriores.
Garner encontrado grande sucesso na comédia western Uma Cidade Contra o Xerife (1969). Ele tentou repetir o sucesso com uma sequela, Latigo, o Pistoleiro (1971), mas não foi até os padrões do primeiro. Após 11 anos fora da tela pequena, Garner voltou à televisão em um papel não muito diferente daquele em Uma Cidade Contra o Xerife (1969). O show foi Nichols (1971) e ele interpretou o xerife que iria tentar resolver todos os problemas com sua inteligência e sem jogo arma. Quando o show foi cancelado, Garner recebeu a notícia por ter morto a tiros Nichols, para nunca mais voltar em uma sequela. Em 1974, ele conseguiu o papel para o qual ele será provavelmente mais lembrado, como irónico detetive particular Jim Rockford no clássico Arquivo Confidencial (1974). Isto tornou-se seu segundo grande sucesso da televisão, com Noah Beery Jr. e Stuart Margolin, e em 1977 ele ganhou um Emmmy por sua interpretação. No entanto, uma combinação de lesões ea descoberta de que "contabilidade criativa" da Universal Pictures não lhe daria qualquer um dos enormes lucros do show gerados em breve azedou ele eo show terminou em 1980. Na década de 1980 Garner apareceu em alguns filmes, mas o aqueles que ele fazia eram mais escuras do que o Garner simpático de idade. Estes incluíram Uma Família em Pé de Guerra (1984) e O Romance de Murphy (1985). Para este último, ele foi indicado tanto para o Oscar e um Globo de Ouro. Voltando ao modo ocidental, ele co-estrelou com o jovem Bruce Willis em Assassinato em Hollywood (1988), uma história mítica de Wyatt Earp, Tom Mix e 1920 de Hollywood.
Na década de 1990 Garner recebeu elogios por seu papel no filme de televisão aclamado sobre a ganância corporativa, Selvagens em Wall Street (1993). Depois que ele apareceu no remake teatral de sua série de televisão velho, Maverick (1994), ao lado de Mel Gibson. A maioria de suas aparições depois que estavam em numerosos filmes de TV baseados em Arquivo Confidencial (1974). Seus filmes mais recentes foram Meus Queridos Presidentes (1996) e Cowboys do Espaço (2000).
- IMDb Mini Biografia Por: Tony Fontana <tony.fontana@spacebbs.com> e pchemoc389@rogers.com
Esposa
Lois Clarke Fleishman (17 de agosto 1956-1919 julho de 2014) (sua morte) (2 filhos)
Trade Mark
Sua voz foi ouvida no início de cada episódio de Arquivo Confidencial (1974) sobre a mensagem de saída para a secretária eletrônica de Jim Rockford.
Pessoalmente honesto, wisecracking, auto-depreciativo, relutante, naturalmente herói masculino.
Voz grave profundo
Tinha os dois joelhos substituídos (2000).
Passou por uma cirurgia de ponte de safena quintuplicar (1988).
James tinha Inglês e alguma ascendência alemã. O avô materno de James, Charles Bailey Meek, foi descrito no New York Times obituário de James como um "puro-sangue Cherokee". No entanto, o avô de James tinha nenhuma documentada ancestrais dos nativos americanos, e Carlos Manso e seus próprios pais, Thomas Jefferson Meek and Delilah Frances Bailey, foram todos listados como "Branco" em Estados Unidos Censos.
Tem dois irmãos mais velhos: Jack Garner e Charlie Bumgarner. Jack morreu em 2011 e Charlie morreu em 1985.
Introduzido no Hall of Great Performers ocidentais do Cowboy Nacional e Western Heritage Museum em 1990.
No início de sua carreira, ele apareceu como um dos juízes em "The Caine Mutiny Court Martial" na Broadway. Ele disse que sua parte consistia principalmente de ouvir os outros atores, e ele disse que era uma grande lição, embora às vezes ele teve que lutar para ficar acordado durante as performances da noite. Sentia-se ouvir é tão importante quanto falar como ator.
Antes ele era um ator muito bem sucedido, ele teve 75 postos de trabalho diferentes, incluindo tudo, desde o bombeamento de gás para a modelagem de roupas masculinas.
Pai de Gigi Garner, autor de "The Cop Cookbook" e "Girl Talk".
Ele e sua esposa Lois Clarke se casaram no Beverly Hills Court House apenas duas semanas depois de se conhecerem em uma reunião política para 1956 Candidato presidencial democrata Adlai Stevenson.
Ele adotou legalmente sua filha mais velha, Kimberly, que nasceu durante o primeiro casamento de sua esposa. Isto significa Kimberly é sua filha, e não sua enteada, como é freqüentemente relatada em artigos sobre ele.
Perdeu sua mãe quando ele tinha 5 anos, e ele e seus dois irmãos foram divididos e enviados para viver com parentes.
Estava envolvido com muitas causas humanitárias.
Era um voluntário com a Save the Children.
Foi hospitalizado com uma úlcera hemorrágica em 1979, durante as filmagens para a temporada 1979-1980 de Arquivo Confidencial (1974).
Ele foi muito desapontado com sua série, Arquivo Confidencial (1974), sendo cancelado devido à sua doença. Ele aceitou o conselho de seu médico e descobriu que season 6 foi seu último.
Tinha ajudado a organizar o contingente de Hollywood famoso de Martin Luther King "Marcha em Washington" demonstração dos direitos civis.
Foi o primeiro ator a co-estrelar com Julie Andrews em três filmes: Não Podes Comprar Meu Amor (1964), Victor UO Victoria (1982) e One Night Special (1999).
Era um veterano da Guerra da Coréia e começou sua carreira como um jogador de contrato em 1956 para a Warner Brothers.
Ele estava participando de Hollywood High School, em Los Angeles, quando seu professor de ginástica recomendou-o para um trabalho de modelagem Jantzen trajes de banho. Ele começou o trabalho fazendo $ 25 por hora.
Estrelou em três popular série de televisão: Maverick (1957) por três temporadas, Arquivo Confidencial (1974) por seis temporadas, e 8 Simple Rules ... para Namorando My Teenage Daughter (2002), por duas temporadas.
Tinha jogado duas personagens diferentes chamados Jim que serviram na Guerra da Coréia: Jim Rockford em Arquivo Confidencial (1974) e Jim Egan em 8 Simple Rules ... para Namorando My Teenage Daughter (2002).
De todos os seus filmes, Não Podes Comprar Meu Amor (1964) era o seu favorito.
Gozava de grande celebridade com sua série comercial Polaroid com Mariette Hartley, que começou em 1977. Ele e Mariette foram tão convincentes como marido e mulher que Mariette teve uma T-shirt feito que proclamou: "Eu não sou a esposa de James Garner!". Mais de 300 comerciais foram produzidos.
É um grande fã do Oakland Raiders. Pode ser visto na margem, com a equipe durante os jogos.
Parar de fumar após a sua ponte de safena quintuplicar em 22 de abril de 1988.
Introduzido no Off-Road Motorsports Hall of Fame em 1978 eo Oklahoma Hall of Fame em 1986.
Embora Garner era um democrata liberal ao longo da vida, seu amigo mais velho era um republicano conservador.
Ele era um estudante de Bruce Lee de em seu "kune do jeet faz" estilo de arte marcial, depois de estrelar com Lee no filme, Detetive Marlowe em Ação (1969).
Em uma entrevista de 1973, John Wayne Garner nomeado como o melhor ator americano.
Amigos com: Shirley Jones, Angela Lansbury, Dick Van Dyke, William Windom, Adam West, Alan Hale Jr., Henry Fonda, Lauren Bacall, Clint Eastwood, Lloyd Nolan, Bill Bixby, Mariette Hartley, Ed Bruce, Mac Davis, James Whitmore , James Whitmore Jr., Roy Huggins, Robert Conrad, Larry Manetti, Harry Belafonte, Jack Kelly, David McCallum, Marlon Brando, James Coburn, Abby Dalton, Ruta Lee, Doris Day, Paul Newman, Joanne Woodward, Julie Andrews, Tom Selleck , Stuart Margolin, Luis Delgado, Meta Rosenberg, Juanita Bartlett, Suzanne Pleshette, Red West, Mickey Rooney, Beverly Garland e vizinho Steve McQueen.
Motorista de carros ritmo no Indianapolis 59 500 (25 de maio de 1975), o Indianapolis 61 500 (29 de maio de 1977), e no Indianapolis 69 500 (26 de maio de 1985).
Ele foi premiado com uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 6927 Hollywood Boulevard, em Hollywood, Califórnia, em 08 de fevereiro de 1960.
Ele era uma boa amizade com o falecido Paul Newman e sua esposa, Joanne Woodward. Garner apareceu com ambos Newman e Woodward em várias produções, embora todos os três deles nunca apareceu na mesma produção.
Seus hobbies incluem: golfe, passando o tempo com sua família, auto competência, causas liberais, ativismo político e assistir a esportes.
Foram submetidos à cirurgia depois de sofrer um acidente vascular cerebral leve em maio de 2008 e estava se recuperando muito bem, sua voz não foi mais prejudicada, que ele era capaz de retomar partes dublagem, como a Coleção DC Showcase originais Shorts (2010).
Uma vez que possuía uma vinha quatrocentos hectares em Santa Ynez Califórnia chamada "White Rhino" vinha e engarrafado sua própria Chardonnay chamado "Chateau Jimbeaux".
Em 1995, ele recebeu um doutorado honorário da Universidade de Oklahoma, em sua cidade natal de Norman, Oklahoma. Este foi um mês após a explosão do edifício Murrah, em Oklahoma City. Ele foi citado como dizendo durante seu discurso de cerimônia de início, "Se há uma coisa positiva para vir a partir deste evento, que está vendo o caráter, a tenacidade com a dignidade do povo de Oklahoma como eles sofrem a dor e seguir em frente com suas vidas. É faz todos os Oklahoman, onde quer que estejamos, para ser orgulhosa de ser uma Oklahoman. ".
James Garner adoptada oito anos de idade e filha de sua esposa, Kimberly, depois que ele e Lois eram casados. Cerca de um ano depois, a filha biológica de Jim, Gigi Garner, nasceu em Santa Monica, Califórnia. Então, Kimberly e Gigi são nove anos de intervalo.
Narrado os vídeos de introdução para a Universidade de Oklahoma equipa de futebol como eles entraram no estádio.
Tem uma rua com seu nome em sua cidade natal de Norman, Oklahoma: James Garner Avenue.
Mais conhecido pelo público por seus papéis como os personagens-título em ambos Maverick (1957) e Arquivo Confidencial (1974).
Em 21 de abril de 2006, uma estátua de bronze de dez pés de Garner, como seu personagem Bret Maverick, foi inaugurada na cidade natal de Norman, Oklahoma de Garner. Ele esteve presente na cerimônia de inauguração.
Tinha jogado Wyatt Earp em dois filmes: A Hora da Pistola (1967) e Assassinato em Hollywood (1988).
Tinha jogado o mesmo personagem (Bret Maverick) em quatro séries diferentes: Sugarfoot (1957), Maverick (1957), Jovem Maverick (1979) e Bret Maverick (1981).
Quando se fala nas Olimpíadas Especiais de Verão em Norman, Oklahoma, ele aproveitou a oportunidade para lembrar os funcionários de Oklahoma, que o convidou para falar, de as circunstâncias de sua partida original. "É bom ser convidado a voltar como um VIP depois de ser expulso da cidade em um trilho." Esta foi uma referência para ele ser "pediu" para sair para suas "atividades extracurriculares".
Ele foi amplamente conhecido por ser um homem muito privado.
O nome de seu personagem mais famoso, James Scott Rockford, a partir de Arquivo Confidencial (1974), partilhou a sua própria e primeiro nome do meio.
Ele começou sua carreira no cinema em 1956 (o mesmo ano ele se casou), como um jogador de contrato para a Warner Brothers, a uma taxa de US $ 200 por semana.
Nos quatro anos (1985-1989), ele foi o porta-voz da televisão e rádio comercial para automóveis Mazda, ele teria sido pago US $ 1 milhão por ano, mais um veículo Mazda da sua escolha por ano. Ele escolheu três Mazda Mazda RX-7 caminhão de e um, todos os quais ele era conhecido por dirigir com freqüência.
Ele estava ausente de seu papel em Maverick (1957), quando as filmagens da quarta temporada começou, por causa de uma disputa de contrato com a Warner Brothers. Garner lutou com o estúdio de forma consistente no tribunal, e sua tenacidade foi recompensada no final de 1960, quando o caso foi decidido em seu favor, eo tribunal ordenou que ele fosse liberado de seu contrato, porque a Warner Brothers violou várias disposições em o contrato.
James Garner faleceu em 19 de julho de 2014, aos 86 anos, e no prazo de cinco meses de três outras lendas, também nascido em 1928, ou 85 anos ou 86: Shirley Temple, Ralph Waite e Maya Angelou, e apenas 24 dias antes seu amigo íntimo Lauren Bacall, nascido 1924.
Garner sobreviveu a uma série de problemas de saúde, a partir de uma operação de joelho, a uma úlcera, a cirurgia cardíaca de bypass quíntuplo, de uma queda, a cirurgia de emergência para desbloquear uma artéria e, finalmente, a um acidente vascular cerebral.
Ele mudou seu sobrenome de Bumgarner para Garner quando ele se tornou um jogador de contrato da Warner Brothers. Ele foi creditado como Jim Bumgarner para seus dois papéis do estágio. Primeiro como um deputado não-falando do Tribunal de Justiça (Tribunal Marcial), na produção da Broadway de "The Caine Mutiny Court Martial", e, segundo, um papel falando destaque na empresa nacional de turismo do mesmo jogo. Em parte porque ele odiava falar em público, ele nunca mais teve um papel no palco, eo nome Bumgarner "morreu" quando o seu contrato Warner Brothers foi assinado em 1956.
James Garner faleceu em 19 de julho de 2014, aos 86 anos, apenas um mês antes que ele teria celebrado o seu 58º aniversário de casamento com sua esposa, Lois.
Quando ele estava estrelando em Arquivo Confidencial (1974), tendo a aparecer em quase todas as cenas da série, fazendo muitas de suas próprias cenas de ação, incluindo um que machucou as costas, estava usando-o para fora. A lesão no joelho de seus dias da Guarda Nacional piorou na sequência do salto contínuo e laminação, todos que levou à sua hospitalização 1979, com uma úlcera hemorrágica.
Vidas longas correu em sua família.
Depois de seus dois papéis finais, DC Showcase Coleção Original Shorts (2010) e DC Showcase: Superman & Shazam !: O Retorno do Adão Negro (2010), ambos de voz única papéis, ele completamente aposentado de atuar aos 82 anos.
É o mais novo dos três filhos de Weldon "Bill" e Mildred Meek Bumgarner.
Usado para jogar golfe com James Woods e Bill Bixby.
Foi Roy Huggins primeira escolha para o papel principal na série ocidental Cheyenne (1955), mas que o papel acabou indo para um outro ator em grande parte desconhecida, Clint Walker, porque o diretor de elenco não poderia alcançar Garner no tempo (de acordo com a autobiografia de Garner), Garner e acabou jogando um oficial do Exército no piloto vez.
Agindo mentor e amigo de Tom Selleck.
Quando Charlton Heston saiu do papel principal em Aqui Só Cabem OS Bravos (1958), antes do início das filmagens, a Warner Brothers jogador contrato Garner, que já havia sido escalado para o filme em um papel de apoio, foi selecionado para substituir Heston na liderança.
Sua ex-Maverick (1957) co-estrela, Jack Kelly com ele em um episódio de duas partes de Arquivo Confidencial (1974), em 1977 estrelou hóspede-.
Por duas vezes trabalhou com Harry Morgan: em Uma Cidade Contra o Xerife (1969) e seu tipo de sequela, Latigo, o Pistoleiro (1971).
Antes de sua Arquivo Confidencial (1974) co-estrela, Stuart Margolin, apareceu com ele em Rockford, eles trabalharam juntos em curta série de Garner, Nichols (1971).
Era amigo de Roy Huggins, há 45 anos, a partir de 1957 até sua morte em 2002.
(07 de janeiro de 2004) sofreu uma queda enquanto trabalhava em 8 Simple Rules ... para Namorando My Teenage Daughter (2002).
Era amigo de Jack Kelly, de 35 anos, de 1957 até sua morte em 1992.
Pelo menos três atrizes o nomeou como seu ator favorito: Mariette Hartley, Joan Van Ark e Lauren Bacall, todos os três trabalharam com ele no Arquivo Confidencial (1974).
Ele abandonou a Norman High School, em Norman, Oklahoma, mas foi capaz de ganhar o seu diploma enquanto no Exército dos Estados Unidos.
Até 1988, ele era um fumante pesado.
Estava intimamente aconselhado pelo consultor financeiro Irving Leonard, que também aconselhou Clint Eastwood no final dos anos 1950 e 1960.
Em julho de 1983, Garner abriu um processo contra a Universal Studios para 16,5 milhões dólares americanos (USD) em conexão com uma disputa de Arquivo Confidencial (1974). O terno cobrado Universal com "quebra de contrato; incapacidade de lidar de forma justa e de boa-fé, fraude e engano". Ele acabou por ser resolvido fora do tribunal em 1989. Como parte do acordo de Garner não podia revelar o montante da liquidação, mas frequentemente contava a história sobre sua esposa, Lois, tendo de lembrá-lo para limpar o sorriso bobo de seu rosto.
Ele processou Universal, uma segunda vez, para 2,2 milhões dólares sobre os royalties de distribuição. O terno cobrado o estúdio com "enganando e suprimindo informações sobre syndication". Ele deveria receber US $ 25.000 para cada episódio de corrida em syndication, mas Universal ordenou-lhe "as comissões de distribuição", que não estava no contrato. Ele também sentiu que o estúdio não divulgou o show para o maior lance para as reprises de episódios [1998].
No Norman Segundo Grau, ele jogou futebol, basquetebol, golfe, e competiu em pista.
Foi separado de Lois em 1979, principalmente porque ele estava empurrando-se muito difícil e abusando de seu corpo durante as filmagens Arquivo Confidencial (1974). Garner foi hospitalizado em 1979 com uma úlcera e outros problemas de saúde, o que eventualmente causou o cancelamento de The Rockford Files, mas Lois não perdoá-lo até que eles reconciliaram em 1982.
Relançou a sua carreira como jogador de contrato para a United Artists em 1961, depois de processar com sucesso a Warner Brothers em 1960 para ser liberado de seu contrato para Maverick (1957).
Era uma celebridade porta-voz do Escritório de Conservação de Energia na década de 1970, por meio do Serviço Público do anúncio do Conselho Advertising comerciais (PSA) de rádio e televisão.
Teve mais frequentes bebidas com Bill Bixby.
Lindsay Wagner foi a estrela convidada primário no primeiro episódio de Arquivo Confidencial (1974). Durante grande parte da década de 1980, James Garner e Lindsay Wagner foram considerado o rei ou rainha, respectivamente, de telefilmes e minisséries qualidade desse período.
Mesmo que seu Cherokee Productions foi a empresa de produção, ou mesmo proprietário de parte, de muitos de seus filmes e séries de televisão (no caso de Arquivo Confidencial (1974), 37,5% Cherokee de propriedade da série) entre 1965 e 1980, mais frequentemente do que Não, ele não quis ser listado nos créditos na tela como produtor.
Garner não raspou o cabelo fora de seu peito para qualquer de suas cenas sem camisa.
Dez dias após a sua morte, inúmeras fontes de notícias informou que o Los Angeles County Coroner listados "infarto agudo do miocárdio" (ataque cardíaco) como a causa oficial de sua morte.
Após a sua morte, ele foi cremado no Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills), em Los Angeles, Califórnia, e suas cinzas foram entregues a sua família.
Bata para fora Robert Blake para o papel principal em Arquivo Confidencial (1974).
Viveu na mesma casa há quase 58 anos, a partir de 1956 até sua morte em 2014.
Tinha brincou dizendo que o segredo de seu casamento de longa duração para Lois estava aprendendo as duas palavras: "Sim, caro!".
Enquanto estrelando em Arquivo Confidencial (1974), ele convidou muitos de seus amigos de longa data e novos atores para o conjunto.
Compartilhado o mesmo aniversário como R.G. Armstrong, que tinha 11 anos de Garner de sénior. Armstrong com Garner em um episódio de Maverick (1957) estrelou hóspede-.
Em 2008, ele estava planejando sair da aposentadoria de papéis câmera quando foi escalado em NCIS: Investigações Criminais (2003), mas tendo um derrame logo depois de ser fundido, o impediu de fazê-lo. O papel foi finalmente dado a Ralph Waite, que também nasceu em 1928, mas cuja saúde estava segurando-se bastante melhor naquele momento. No final, Waite faleceu cinco meses antes Garner.
Sua filha mais velha, Kimberly, tinha sofrido poliomielite.
Substituído John Ritter no início da segunda temporada de 8 Simple Rules ... para Namorando My Teenage Daughter (2002), quando Ritter faleceu em 2003.
Conheci Doris Day na comédia romance Eu, Ela eA Outra (1963). Os dois permaneceram amigos íntimos para mais de 50 anos.
Durante a apresentação do Grand Prix (1966), descobriu-se que James Garner foi realmente muito alto para corridas de Fórmula Um. A fim de encaixar os carros, os bancos tiveram que ser removidos e Garner sentou-se no quadro com apenas uma toalha ou uma esteira de proteger seu posterior. Além disso, as barras de rolo necessários para ser removido e equipado com barras mais altos, para que pudessem olhar realista e não ser bem mais curto do que o topo de seu capacete.
James Garner faleceu em 19 de julho de 2014. Um mês depois de sua morte, seu melhor amigo ao longo da vida, Lauren Bacall morreu no mês anterior o que teria sido seu aniversário de 90 anos. Ambos Garner e Bacall haviam trabalhado juntos em um episódio de: Arquivo Confidencial (1974), e em dois filmes: Política do Corpo e Saúde (1980) e O Fã - Obsessão Cega (1981).
Ele considerava seu primeiro diretor, Charles Laughton, para ser seu mentor atuação.
Quando era muito jovem, ele viveu com sua família na parte de trás da loja de país de seu pai, na pequena aldeia de Denver, Oklahoma, que consistiu de um edifício, a loja de país, e uma população de apenas cinco pessoas, seus pais, seus dois irmãos ea si mesmo. Denver, Oklahoma não existir mais, uma vez que foi inundada, a fim de criar Lake Thunderbird, um reservatório do estado de Oklahoma.
Ele foi muito primeira draftee de Oklahoma para a Guerra da Coréia.
Ele chamou seu amigo John Hodiak pelo apelido de "Hody".
Tinha aparecido na capa da TV Guide 13 vezes.
Ele quase perdeu a perna, mas ele passou por uma cirurgia de emergência para desbloquear uma artéria. [1998].
O filho de Robert Fuller, Rob, não viveu muito longe dele.
Aos 17 anos, Garner, junto com seu pai, mudou-se para Los Angeles, Califórnia, em 1945, onde foi eleito o aluno mais popular.
Residente ao longo da vida de Brentwood, Los Angeles, Califórnia.
Cotações pessoais
Sobre tudo o que eu já fiz, na forma de ações judiciais contra os estúdios, eu ganhei todos eles, porque eu estava certo o tempo todo.
O casamento é como o Exército; todo mundo reclama, mas você ficaria surpreso com o grande número de pessoas que Reenlist.
[Perguntado se ele poderia pensar em fazer uma cena de nudez] eu não faço filmes de terror.
[Sobre seus conflitos com a Warner Brothers, em relação às suas obrigações contratuais para com a série de televisão Maverick (1957)] Eles realmente preso a mim. Eu era jovem e estúpido. Eu disse algumas coisas sobre ser sob contrato que não gosto, como que eu me sentia como um presunto em um fumeiro. Eles estavam esperando para se vingar de mim por me demitindo. Fomos ao tribunal e saí do meu contrato. Eu não queria que alguém em um escritório guiando minha carreira. Se eu tivesse uma falha, eu queria que fosse o meu fracasso. Se eu tivesse um sucesso, eu queria que fosse o meu sucesso.
Eu sou um Spencer Tracy-tipo de ator. Sua idéia era chegar na hora, sabe que suas palavras, bater suas marcas e dizer a verdade. A maioria cada ator tenta torná-lo algo que não é procura o caminho mais fácil. Eu não acho que atuar é tão difícil se você pode colocar-se de lado e fazer o que o escritor escreveu.
Eu não gosto de falar em público. Isso assusta o diabo para fora de mim.
Entrei no negócio de colocar um telhado sobre minha cabeça. Eu não estava à procura de status de estrela. Eu só queria continuar trabalhando.
[Sobre o seu papel como Bret Maverick] Eu estou me jogando. Bret Maverick é preguiçoso: Eu sou preguiçoso. E eu * * como sendo preguiçoso.
(Sobre o falecimento de seu bom amigo Paul Newman) Este é um momento tão triste, eu estou verdadeiramente devastada e há palavras apenas não suficientes para expressar minha tristeza.
(Em Steve McQueen) Steve era meu vizinho por algum tempo, eu liguei para ele "Crazy McQueen", porque, francamente, ele estava louco. Éramos amigos, mas ele queria fazer o meu papel no Grand Prix (1966) e por isso não falamos por quatro anos. Ele não era um grande ator, mas ele era uma estrela - McQueen teve, provavelmente, a maior quantidade de qualidade de estrela que eu já vi em um ator.
[Quando ele entrou Hollywood High School de no momento o seu professor de ginástica recomendou-o para o seu trabalho de modelagem]: Eu fiz 25 dólares por hora! É por isso que eu sair da escola. Eu estava fazendo mais dinheiro do que os professores. Eu nunca terminou a nona série.
[Quem pediu Melissa Gilbert cautelosamente]: Quanto tempo o discurso tem que ser? Bem, isso vai ser mais curto do que outros.

Atores Hollywoodianos



James Earl Jones (nascido em 17 de janeiro de 1931) é um ator americano que em uma carreira de mais de 60 anos tornou-se conhecido como "um dos mais ilustres e versáteis da América" ​​atores  e "um dos maiores atores da história americana . " Desde sua estréia na Broadway em 1957, Jones ganhou muitos prêmios, incluindo um prêmio Tony e Golden Globe Award por seu papel em The Great White Hope. Jones ganhou três Emmy Awards, incluindo dois no mesmo ano, em 1991, e ele também ganhou uma indicação ao Oscar de Melhor Ator em um papel principal na versão cinematográfica de A Grande Esperança Branca. Ele também é conhecido por sua dublagem, mais notadamente como Darth Vader na série de filmes Star Wars e Mufasa no filme da Disney O Rei Leão, assim como muitos outros papéis cinema, teatro e televisão.
Como uma criança Jones tinha uma gagueira. Em seu episódio de biografia, ele disse que superou a aflição através da poesia, falar em público, e de agir, ainda que durou vários anos. A pré-med major na faculdade, ele passou a servir no exército dos Estados Unidos durante a Guerra da Coréia, antes de prosseguir uma carreira de ator.
Em 12 de novembro de 2011, ele recebeu um Oscar honorário....James Earl Jones nasceu em Arkabutla, Mississippi em 17 de janeiro de 1931,  filho de Robert Earl Jones (1910-2006), um ator, pugilista, mordomo e motorista que deixou a família logo após o nascimento James Earl, e sua esposa Ruth (Connolly) Jones, um professor e empregada doméstica.  Jones e seu pai reconciliado muitos anos depois. Jones foi criado por seus avós maternos, os agricultores John Henry e Maggie Connolly.  Seus pais eram ambos Africano-Americano, e ele disse que ele também tem ascendência irlandesa e americana nativa.
Jones descreveu sua avó, Maggie, como "a pessoa mais racista que eu já conheci", obrigando-o a desenvolver seu próprio pensamento independente. Sua avó era de Cherokee, Choctaw, e ascendência negra.
Ele se mudou para a fazenda de seus avós em Jackson, Michigan, quando ele tinha cinco anos, mas a transição foi traumática e ele desenvolveu uma gagueira tão grave que ele se recusou a falar. Quando se mudou para Brethren, Michigan, nos últimos anos, um professor nas escolas Irmãos ajudou a superar sua gagueira. Ele permaneceu mudo funcionalmente por oito anos, até que ele entrou no colegial. Ele credita seu professor de Inglês, Donald Crouch, que descobriu que ele tinha o dom de escrever poesia, com a ajuda dele terminar seu silêncio.  Crouch pediu-lhe para desafiar a sua pouca inclinação para falar.  "Eu era um gago. Eu não podia 't falar. Então, meu primeiro ano da escola foi o meu primeiro ano de mudo, e, em seguida, aqueles anos mudo continuou até que eu cheguei ao ensino médio. "
Depois de ser educado na escola de Browning para os meninos em seus anos de colégio e se formar na High School, em Brethren Brethren, Michigan, Jones frequentou a Universidade de Michigan, onde ele foi inicialmente um grande Ele se juntou ao treinamento pré-med. Reserve Officer Corps, e se destacou. Ele sentiu confortável dentro da estrutura do ambiente militar, e se a camaradagem de seus companheiros cadetes na Equipe de broca Pershing Rifles e Espada Lâmina e Honor Society.  Durante o curso de seus estudos, Jones descobriu que ele não era talhado para ser um médico. Em vez disso, ele se concentrou em teatro na Universidade de Michigan Escola de Música, Teatro e Dança com o pensamento de fazer algo que gostava, antes, ele assumiu, ele teria que sair para lutar na Guerra da Coréia. Após quatro anos de faculdade, Jones se formou na universidade em 1955.
Com a guerra intensificando na Coréia, Jones deverá ser enviado para a guerra, logo que ele recebeu sua comissão como um segundo tenente. Enquanto esperava que suas ordens, ele trabalhou como um part-time equipe de palco mão no teatro Ramsdell em Manistee, Michigan, onde ele já havia realizado. Jones foi encomendado em meados de 1953 e relatado para Fort Benning para participar de oficiais de infantaria Curso Básico. Atendeu então Ranger School e recebeu seu Tab Ranger (embora ele declarou durante uma entrevista na BBC The One Show, exibido em 11 de novembro de 2009, que ele "lavadas" de formação Ranger). Ele foi inicialmente para denunciar a Fort Leonard Wood, mas sua unidade foi enviada em vez de estabelecer um comando frio treinamento tempo no antigo acampamento Hale perto de Leadville, Colorado. Seu batalhão tornou-se uma unidade de treinamento no terreno acidentado das Montanhas Rochosas. Jones foi promovido a primeiro-tenente antes de sua descarga.  Em seguida, ele se mudou para Nova York, onde estudou no American Theatre Wing, trabalhando como zelador para se sustentar.....Jones começou sua carreira de ator no teatro Ramsdell em Manistee, Michigan. Em 1953, ele era um carpinteiro palco. Durante as temporadas 1955-57 ele era um ator e diretor de palco. Ele realizou seu primeiro retrato de Otelo de Shakespeare neste teatro em 1955.  Seu início de carreira também incluiu uma aparição na série de antologia rádio ABC Teatro-Five......Jones é um ator de teatro realizado; ele ganhou prêmios Tony em 1969 por A Grande Esperança Branca e em 1987 para Cercas. Ele já atuou em muitos papéis shakespearianos: Otelo, Rei Lear, Oberon, em Sonho de Uma Noite de Verão, Abhorson em Medida por Medida, e Claudius em Hamlet. Jones jogou Lennie na Broadway em 1974 Brooks Atkinson Theatre produção da adaptação da novela de Steinbeck, "Of Mice and Men", com Kevin Conway como George e Pamela Blair como a esposa de Curley. Ele recebeu Kennedy Center Honors, em 2002.
Em 7 de abril de 2005, James Earl Jones e Leslie Uggams dirigiu o elenco em uma versão Africano-Americano remontagem da Broadway de On Golden Pond, dirigida por Leonard Foglia e produzido por Jeffrey Finn.
Em fevereiro de 2008, ele estrelou na Broadway como Big Daddy em uma limitado-corrida, todo-Africano-Americano produção de Pulitzer Prize-winning Cat drama de Tennessee Williams em Teto de Zinco Quente, dirigido por Debbie Allen e montado no Teatro Broadhurst.
Em novembro de 2009, James reprisou o papel de Big Daddy em Gata em Telhado de Zinco Quente no Teatro Novello no West End de Londres. Esta produção também é estrelado por Sanaa Lathan como Maggie, Phylicia Rashad como Big Mamma, e Adrian Lester como tijolo.
Em outubro de 2010, Jones voltou aos palcos da Broadway em Driving Miss Daisy de Alfred Uhry juntamente com Vanessa Redgrave no Teatro Ouro.
Em novembro de 2011, Jones atuou em Conduzindo Miss Daisy, no West End, em Londres, e em 12 de novembro recebeu seu Oscar honorário na frente do público no teatro do Wyndham, que foi apresentado a ele por Ben Kingsley.
Em março de 2012, Jones fez o papel de Presidente Art Hockstader em Gore Vidal é o melhor homem na Broadway no teatro Schoenfeld. Ganhando Jones uma indicação ao Tony de Melhor Performance em um papel de liderança em um jogo. A peça também estrelou Angela Lansbury, John Larroquette (como candidato William Russell), Candice Bergen, Eric McCormack (como o senador Joseph candidato Cantwell), Jefferson Mays, Michael McKean e Kerry Butler, com direção de Michael Wilson.
Em 2013, Jones atuou ao lado de Vanessa Redgrave em uma produção de Much Ado About Nothing dirigido por Mark Rylance no The Old Vic, em Londres.
Seu primeiro papel no cinema foi como um jovem e aparar o tenente Lothar Zogg, o B-52 bombardeiro em Dr. Strangelove or: Como Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba em 1964. Em 1967 Jones interpretou um líder cirurgião e Haiti rebelde em Os Comediantes.
Seu primeiro papel no cinema estrelando veio com seu retrato de boxer Jack Jefferson em 1970 de A Grande Esperança Branca; uma reprise do papel que ele tinha realizado na Broadway jogar, que foi baseado na vida do boxeador Jack Johnson. Por seu papel, Jones foi nomeado Melhor Ator pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fazendo dele o segundo performer masculino Africano-Americano (após Sidney Poitier) para receber uma nomeação.
Em 1974, Jones co-estrelou com Diahann Carroll no filme Claudine, a história de uma mulher que levanta seus seis filhos sozinho depois de dois fracassados ​​e uma "quase" casamento.
Jones também interpretou o vilão Thulsa Doom em Conan, o Bárbaro ", poucas roupas" Johnson no John Sayles 'Matewan, o autor Terence Mann no Campo dos Sonhos, o vizinho temia Mr. Mertle em The Sandlot, o rei Jaffe Joffer em Coming to America, reverendo Stephen Kumalo em Cry, o amado país, Raymond Lee Murdock em uma coisa de família, e vice-almirante James Greer em A Caçada ao Outubro Vermelho, Jogos Patrióticos e Clear and Present Danger, entre muitas outras funções.
Jones também é conhecida como a voz de Darth Vader em 1977 o filme Star Wars e suas seqüelas O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983). Darth Vader foi retratado no traje por David Prowse na trilogia de filmes, com Jones dublagem diálogo de Vader na pós-produção, porque forte sotaque West Country de Prowse foi considerado inadequado para o papel por George Lucas. No seu pedido, Jones foi creditado para o versões originais dos dois primeiros filmes de Star Wars,  embora mais tarde ele seria creditado para o primeiro filme em seu "Special Edition" re-lançamento de 1997  Como ele explicou em uma entrevista de 2008.:
Quando Linda Blair fez a menina de O Exorcista, eles contrataram Mercedes McCambridge para fazer a voz do diabo saindo dela. E houve controvérsia quanto ao facto de a Mercedes deve obter crédito. Eu era alguém que pensei que não, ela tinha apenas efeitos especiais. Então, quando chegou a Darth Vader, eu disse: não, eu sou apenas efeitos especiais. Mas tornou-se tão identificado que pela terceira, eu pensei, OK eu vou deixá-los colocar meu nome nele.
Embora sem créditos, voz Jones 'é possivelmente ouvida como Vader na conclusão de Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005). Quando especificamente perguntou se ele havia fornecido a voz, possivelmente a partir de uma gravação anterior, Jones disse Newsday: ".. Você teria que perguntar a Lucas sobre isso eu não sei"
Seus outros papéis de voz incluem Mufasa em 1994 animado filme da Disney O Rei Leão e sua sequência direct-to-video, O Rei Leão II: O Orgulho de Simba. Arquivar gravações do filme seria usado mais tarde para a versão em Inglês do 2006 video game Kingdom Hearts II, já que o próprio Jones não reprisar o papel. Ele também expressou o Imperador da Noite em Pinóquio eo Imperador da Noite e Ommadon em Flight of Dragons.
Em 1990, Jones realizou um trabalho de voz para Os Simpsons primeiro "Treehouse of Horror" especial de Halloween, em que ele era o narrador para a versão dos Simpsons do poema de Edgar Allan Poe "The Raven". Em 1992, Jones foi muitas vezes visto como o anfitrião no monitor de vídeo no SeaWorld Orlando, na Flórida, EUA.
Em 1996, ele recitou o poema de beisebol clássico "Casey at the Bat" com a Orquestra Pops Cincinnati,  e, em 2007, antes de um jogo em casa Philadelphia Phillies em 1 de Junho de 2007.
Ele também fez o tagline CNN: "Este é CNN", bem como "Esta é CNN International", ea abertura para o show da manhã, da CNN, New Day.
Jones também foi um porta-voz de longa data para a Bell Atlantic e mais tarde Verizon. A abertura para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2000 e 2004, da NBC; "Big PI in the Sky" (Deus) no jogo de computador sob uma lua Killing; um filme Claymation sobre a criação; e em vários outros pontos do convidado em Os Simpsons.
Jones narrado todos os 27 livros do Novo Testamento, no livro de áudio James Earl Jones Lê a Bíblia.
Em 2014, Jones reprisou seu papel de voz de Darth Vader para um prólogo estendida destaque na transmissão ABC do primeiro episódio de Star Wars Rebels. Ele continuará expressando Vader em Temporada 2.
Jones tem a distinção de ser o único ator a ganhar dois Emmys, no mesmo ano, em 1991 como Melhor Ator por seu papel em fogo de Gabriel e como Ator Coadjuvante por seu trabalho em onda de calor.
Jones retratou a versão mais antiga do autor Alex Haley, nas raízes de televisão mini-série: as próximas gerações;  general comandante do GDI James Solomon nas sequências do vídeo game Command & Conquer live-action: Tiberian Sun; e policial viúva Neb Langston no programa de televisão Under One Roof, pelo qual recebeu uma indicação ao Emmy. Ele também apareceu na televisão e publicidade na rádio a Verizon Business DSL e DSL Verizon Online a partir Verizon Communications.
Jones apareceu na temporada 1963-1964 da televisão em um episódio da série de drama da ABC, sobre a vida da faculdade, Channing, estrelado por Jason Evers e Henry Jones. Ele apareceu na novela Guiding Light. Ele retratou Thad Verde sobre "Mathnet", uma paródia de Dragnet que apareceu no programa PBS Square One Television.
Em 1969, Jones participou em fazer filmes de teste para séries educação Sesame Street infantil; estes shorts, combinados com segmentos de animação, foram mostradas a grupos de crianças para avaliar a eficácia do formato Sesame Street, em seguida,-inovador. Como citado por notas de produção incluídos no DVD liberar Sesame Street: Old School 1969-1974, o curta que teve o maior impacto com o público de teste foi um mostrando careca Jones contando lentamente até dez. Este e outros segmentos que caracterizam Jones foram finalmente foi ao ar como parte da série em si Sesame Street quando estreou mais tarde, em 1969, e Jones é frequentemente citado como o primeiro convidado da celebridade nessa série, embora um segmento com Carol Burnett foi o primeiro a realmente ser transmitido.
Ele tem desempenhado personagens principais na televisão em três séries. Primeiro, ele apareceu no drama de curta duração polícia CBS Paris, que foi ao ar durante o outono de 1979. Esse show foi notável como o primeiro programa em que Steven Bochco serviu como produtor executivo. O segundo show foi ao ar na ABC entre 1990 e 1992, a primeira temporada que está sendo intitulado fogo de Gabriel eo segundo (depois de uma revisão formato) Prós e contras.
Em ambos os formatos de que show, Jones jogou um ex-policial injustamente condenado por assassinato que, após a sua libertação da prisão, tornou-se um detetive particular. Em 1995, Jones atuou em Under One Roof como Neb Langston, um policial Africano-Americano viúvo compartilhando sua casa em Seattle com sua filha, seu filho casado com os filhos, eo filho recém-adotado de Neb. O show foi uma substituição a meio da época e durou apenas seis semanas.
De 1989 a 1993, Jones serviu como o anfitrião da série de TV infantil Long Ago and Far Away.
Em 1996, James estrelou no drama da CBS Touched by an Angel como os anjos dos anjos no episódio "asas cortadas". Em 1998, Jones estrelou o programa sindicado amplamente aclamado Um Momento Americano (criado por James R. Kirk e nona onda Productions). Jones assumiu o papel deixado por Charles Kuralt, após a morte de Kuralt. Ele também fez uma aparição em um episódio penúltimo de Lois & Clark: The New Adventures of Superman e tem em tais sitcoms como Frasier da NBC e Will & Grace, da CBS Two and a Half Men, eo drama WB Everwood-estrelou hóspede. Jones também emprestou sua voz para uma parte narrativa no Adam Sandler comédia Click, lançado em junho de 2006. Sua voz também é usado para criar uma versão em áudio do Rei James Novo Testamento.
Em 2009, convidado Jones estrelou o drama médico Fox House, MD, na estação 6, episódio 4, intitulado "The Tyrant", como um ditador brutal Africano chamado Dibala que ficou doente. O ditador tinha feito ameaças de limpeza étnica contra uma minoria étnica, a Sitibi, ea equipe lida com questões éticas de tratamento de um potencial assassino em massa.
Em 2013-14 ele apareceu ao lado de Malcolm McDowell em uma série de comerciais para a Sprint em que os dois recitado telefônicas e mensagens de texto de conversas mundanas de uma forma dramática.
Jones apareceu como ele mesmo na época 7 episódio de The Big Bang Theory, intitulado "A Convenção Conundrum".
Jones era casado com a atriz americana / cantor Marie Julienne; eles não tinham filhos.  Desde 1982 ele foi casado com a atriz Cecilia Hart, com quem tem um filho, filho Flynn Earl Jones.