James Norman Beaver Jr. (nascido em 12 de agosto de 1950) é um ator americano, dramaturgo, roteirista e historiador de filmes. Ele é mais familiar para o público mundial como Bobby Singer, rude e carinhoso, em Supernatural. Ele também interpretou Whitney Ellsworth na série de drama Ocidental da HBO Deadwood, um papel principal que o fez aclamar e uma indicação ao Screen Actors Guild Awards para Ensemble Acting após três décadas de trabalho de apoio em filmes e TV. Ele também retratou o Sheriff Shelby Parlow na série FX justificada. O livro de memórias Life's That Way foi publicado em abril de 2009. [
Beaver nasceu em Laramie, Wyoming, filho de Dorothy Adell (née Crawford) e James Norman Beaver, Sr. (1924-2004), um ministro. Seu pai era de herança inglesa e francesa; o nome de família era originalmente de Beauvoir, e Beaver é um primo distante do autor e filósofo Simone de Beauvoir e do governador geral da Pennsylvania, James A. Beaver. A mãe de Beaver tem ascendência Cherokee, alemã e escocesa e é descendente do três vezes procurador-geral dos EUA, John J. Crittenden.
Embora as famílias de seus pais estivessem no Texas, Beaver nasceu em Laramie, pois seu pai estava fazendo um trabalho de pós-graduação em contabilidade na Universidade de Wyoming. Voltando ao Texas, Beaver Sr. trabalhou como contador e como ministro da Igreja de Cristo em Fort Worth, Crowley, Dallas e Grapevine. Para a maioria da juventude de Beaver, sua família morava em Irving, Texas, mesmo enquanto seu pai pregava nas comunidades vizinhas. Ele e suas três irmãs mais novas (Denise, Renee e Teddlie) participaram da Irving High School, onde era um colega de classe do baterista da ZZ Top Frank Beard, mas transferiu seu último ano para Fort Worth Christian Academy, da qual se formou em 1968. Ele também cursou cursos no Fort Worth Christian College. Mais tarde, ele frequentou o Oklahoma Christian College. Apesar de ter aparecido em algumas peças da escola primária, ele não mostrou nenhum interesse particular em uma carreira de ator, mas mergulhou na história do cinema e expressou o desejo de uma carreira como escritor, publicando algumas histórias curtas em sua antologia do ensino médio.
Menos de dois meses após a graduação do ensino médio, Beaver seguiu vários de seus amigos íntimos no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Após o treinamento básico no Marine Corps Recruit Depot San Diego, Beaver foi treinado lá como técnico de rádio retransmissão de rádio. Ele serviu no Marine Corps Base Twentynine Palms e no Marine Corps Base Camp Pendleton antes de ser transferido para a 1ª Divisão Marinha perto de Da Nang, Vietnã do Sul em 1970. Ele serviu como operador de rádio em um destacamento periférico do 1o Regimento Marítimo, então como chefe de fornecimento da empresa de comunicações de divisão. Ele retornou aos EUA em 1971 e foi de alta como Cabo (E-4), embora permaneça ativo na Reserva Marinha até 1976.
Após a libertação do serviço ativo em 1971, Beaver retornou a Irving e trabalhou brevemente para Frito-Lay como um misturador de massa de milho. Ele entrou no que é agora a Universidade Cristã de Oklahoma, onde se interessou pelo teatro. Ele fez sua verdadeira estréia teatral em pequena parte no The Miracle Worker. No ano seguinte, ele transferiu para a Central State University (agora conhecida como Universidade do Central Oklahoma). Ele se apresentou em inúmeras peças na faculdade e se apoiou como taxista, um projetista de cinema, um homem de manutenção de clube de tênis e um dublê de parque de diversões na Frontier City. Ele também trabalhou como apresentador de notícias e hospedou programas de jazz e música clássica na estação de rádio KCSC. Durante seus dias de faculdade, ele também começou a escrever, completando várias peças e também seu primeiro livro, no ator John Garfield, enquanto ainda estudante. Beaver licenciou-se em Comunicação Oral em 1975. Ele brevemente cursou estudos de pós-graduação, mas logo retornou a Irving, no Texas. Carreira
Beaver fez sua estréia no palco profissional em outubro de 1972, enquanto ainda era estudante universitário, em Rain, da história curta de W. Somerset Maugham, no Oklahoma Theatre Centre em Oklahoma City, Oklahoma. Depois de retornar ao Texas, ele fez uma grande quantidade de teatro local na área de Dallas, apoiando-se como um limpador de filmes em uma empresa de aluguel de filmes de 16 milímetros e como escrivanista para o Dallas Ballet. Ele se juntou ao Shakespeare Festival de Dallas em 1976, atuando em inúmeras produções. Em 1979, ele foi contratado pelo teatro de atores de Louisville para escrever a primeira das três peças para essa empresa (Spades, Sidekick e Semper Fi) e foi duas vezes finalista no concurso nacional Great American Play (para Once Upon a Single Bound) e Verdigris). Junto com peças, ele continuou escrevendo para revistas de filmes e durante vários anos foi um colunista, crítico e escritor de recursos para a revista National Review of Motion Pictures Films in Review.
Movendo-se para a cidade de Nova York em 1979, Beaver trabalhou constantemente no palco em estoque e em turnê, simultaneamente escrevendo peças e pesquisando uma biografia do ator George Reeves (um projeto que ainda persegue entre empregos atuantes). Ele apareceu em papéis estrelantes em peças como The Hasty Heart e The Rainmaker em Birmingham, Alabama e The Lark em Manchester, New Hampshire, e visitou o país como Macduff em Macbeth e no The Last Meeting of the Knights of the White Magnolia. Durante este período, ele escreveu o livro Movie Blockbusters para o crítico Steven Scheuer.
Em 1983, mudou-se para Los Angeles, Califórnia, para continuar a pesquisa sobre sua biografia de George Reeves. Trabalhou durante um ano como o arquivista do filme para o Centro de Artes da Variedade. Após uma leitura de sua peça Verdigris, ele foi convidado a se juntar à prestigiada empresa Theatre West em Hollywood, onde continua como ator e dramaturgo até hoje. Verdigris foi produzido para excelentes revisões em 1985 e Beaver foi assinado pela poderosa agência de artistas de tríade. Ele imediatamente começou a trabalhar escrevendo episódios de várias séries de televisão, incluindo Alfred Hitchcock Presents (ele recebeu uma indicação ao Prêmio CableACE 1987 pelo seu primeiro roteiro de TV, para este show), Tour of Duty e Vietnam War Story. Ele também trabalhou ocasionalmente em pequenos papéis em filmes e televisão.
A greve dos escritores de América de 1988 atingiu fundamentalmente o mercado freelancer de escrita de televisão, e a carreira de escritor de televisão de Beaver acabou abruptamente. No entanto, um encontro casual levou a que ele fosse escolhido como o melhor amigo da estrela Bruce Willis no drama de Norman Jewison sobre os veteranos do Vietnã, In Country, e sua carreira de ator, de repente, pegou a folga onde sua carreira de escritor de televisão vacilou. (Beaver foi o único veterano real do Vietnã entre o principal elenco do In Country.)
Posteriormente, ele apareceu em muitos filmes populares, incluindo Sister Act, Sliver, Bad Girls, Adaptation., Magnolia e The Life of David Gale. Ele estrelou a série de televisão Thunder Alley como o companheiro de quadrinhos de Ed Asner e, como o policial de homicídios, Earl Gaddis, em Dúvidas razoáveis. Ele também foi o chefe mal-humorado do francês Stewart, feliz Doug, na sitcom 3rd Rock from the Sun.
Em 2002, Beaver foi lançado como uma das estrelas do conjunto drama ocidental Deadwood no papel de Whitney Ellsworth, uma mineira de ouro que ele muitas vezes descreveu como "Gabby Hayes com síndrome de Tourette". Ellsworth passou de ser um reprobado coberto de sujeira para se casar com a mulher mais rica da cidade e se tornar uma figura amada e firme na comunidade. (Originalmente Ellsworth não tinha um primeiro nome, mas quando se tornou necessário fornecer um, Beaver solicitou que ele fosse chamado Whitney Ellsworth, depois do produtor de aventuras de George Reeves de Superman.) Ele continuou sua longa pesquisa para a biografia de Reeves e em 2005 serviu como consultor histórico / biográfico no longa-metragem teatral sobre a morte de Reeves, Hollywoodland.
Beaver em 2006 juntou-se ao elenco do drama da HBO, John, da Cincinnati, enquanto simultaneamente desempenhava os papéis recorrentes de Bobby Singer em Supernatural e Carter Reese em outro drama da HBO Big Love, aparecendo pelo menos uma vez por temporada no Supernatural. Ele assumiu o papel de Sheriff Charlie Mills no drama CBS Harper's Island. Ele reviu como o negociante de armas Lawson em Breaking Bad e seu prequérito Better Call Saul, e jogou o Sheriff Shelby Parlow por três temporadas no Justified da FX.
Seguindo seu aclamado trabalho em Justified, Beaver teve um papel principal no filme de história de fantasmas góticos de Guillermo del Toro, Crimson Peak, em uma parte do Toro escreveu para ele. Ele também completou papéis nos filmes The Frontier e Billy Boy.
Suas memórias do ano que seguiu o diagnóstico de câncer de pulmão de 2003 de sua esposa, intitulado Life's That Way, foram compradas em uma proposta de preferência por editores de Putnam / Penguin no outono de 2007. [8] Antes da publicação em abril de 2009, foi escolhido para o Barnes & Noble Discover Great New Wrprograma para 2009. Sua performance em The Silence of Bees ganhou o Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema e Vídeo de Nova York de 2010. Beaver foi nomeado para o melhor desempenho de convidado em um drama pela Associação de Jornalistas da Televisão Broadcast Awards da Choice Awards em 2013, por sua atuação como Sheriff Shelby Parlow em Justified. (Ele perdeu para Jane Fonda.) Ele estava em muitas listas de previsão da indústria para o Emmy 2013 para esse desempenho, mas finalmente não foi nomeado. Ele escreveu e dirigiu o curta-metragem Night Riders (2013), com base em sua peça do mesmo título. Em 2014, recebeu o Prêmio Lifetime Merit do Festival Internacional de Cinema Idyllwild. Beaver estudou atuação com Clyde Ventura e o ator ganhador do Oscar Maximilian Schell. Em março de 2015, o Theatre West apresentou um avivamento do 30º aniversário da peça de Beaver, Verdigris, com o Beaver em papel principal. A atriz Maureen Stapleton desempenhou o papel principal em uma oficina da peça de teatro Bedig Verdigris em 1985 no Berkshire Theatre Festival. Em junho de 2016, Beaver voltou ao Festival para jogar Big Daddy no Tennessee Williams's Cat on a Hot Tin Roof. Vida pessoal Por vários anos após sua mudança para a Califórnia, Beaver compartilhou uma casa com o ator de personagem Hank Worden, que tinha sido amigo desde a infância de Beaver. Durante a faculdade, Beaver casou-se com uma aluna, Debbie Young, em agosto de 1973; o casal se separou quatro meses depois, embora o divórcio não tenha ocorrido até 1976. Em 1989, após quatro anos de namoro, Beaver casou-se com a atriz e diretora de seleção Cecily Adams. Sua filha, Madeline, nasceu em 2001. Adams morreu de câncer de pulmão em 3 de março de 2004. Beaver esteve em um relacionamento romântico desde 2016 com a atriz e cantora Sarah Spiegel.