Judd Hirsch Seymore (nascido em 15 de março de 1935) é um ator americano conhecido por interpretar Alex Rieger na Taxi televisão série de comédia, John Lacey na série da NBC Dear John, e Alan Eppes na série CBS Numb3rs. Ele também é conhecido por seus papéis em filmes como Running on Empty (1988), o Dia da Independência (1996), Uma Mente Brilhante (2001), e as pessoas comuns (1980), para o qual ele foi indicado para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, perdendo para a sua co-estrela, Timothy Hutton. Ele também ganhou o Prêmio Emmy Primetime para Melhor Ator em Série de Comédia e já ganhou duas vezes o Prêmio Tony de Melhor Ator em um Play. Hirsch nasceu no Bronx, um bairro de Nova York, Nova York, filho de Sally Hirsch (née Kitzis) e José Sidney Hirsch, um eletricista. O pai de Hirsch nasceu em Nova York, filho de pai judeu alemão, Benjamin Hirsh, e de uma mãe Inglês-nascido, Rosa Hirsch, cuja família foram judeus holandeses. a mãe de Hirsch, Sally, nasceu na Rússia, também em uma família judia. Hirsch tem um irmão chamado Roland Hirsch.
Ele cresceu no Brooklyn e Bronx, mas graduou-DeWitt Clinton High School, localizado no Bronx, em 1952, e mais tarde formou-se em física pela City College of New York. ...Ao longo das últimas décadas, Hirsch tem se destacado no cinema, televisão e teatro. O Los Angeles Times observou que Hirsch é "um dos poucos atores que desliza facilmente de séries de TV para Broadway para o cinema e vice-versa, acumulando prêmios e críticas favoráveis, onde quer que ele executa."
Depois de aparecer com freqüência na televisão nos anos 1970, Hirsch ganhou o estrelato por seu papel principal de Alex Rieger na Taxi comédia popular, que funcionou de 1978 a 1983. Por sua atuação na série, em 1981 e novamente em 1983, Judd Hirsch ganhou o prêmio Emmy de Melhor Ator em Série de Comédia. Hirsch passou a desempenhar o personagem-título na série de resultados modestos Dear John e, em 1989, ganhou um Globo de Ouro de Melhor Ator em Série de Televisão em Comédia ou Musical para este papel. Mais tarde, ele se uniu com Bob Newhart na curta duração comédia George e Leo. Ele também já havia estrelado por uma temporada na série Delvecchio, jogando um detetive da polícia (1976-1977).
No filme, Hirsch recebeu uma indicação para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel no filme de drama Ordinary People (1980). Outros filmes na década de 1980 incluem o drama de 1983 Without a Trace, 1984 dramedies, professores e The Goodbye Pessoas, eo drama 1988, Running on Empty, dirigido por Sidney Lumet e co-estrelado por River Phoenix. Em 1996 Hirsch retratou o pai do personagem de Jeff Goldblum no Dia da Independência do blockbuster, e em 2001 ele apareceu no aclamado Uma Mente Brilhante.
Hirsch co-estrelou no drama da CBS Television, NUMB3RS (2005-2010), como Alan Eppes, pai do agente do FBI, Don Eppes (Rob Morrow), e Professor Charlie Eppes (David Krumholtz). Quando Krumholtz tinha 13 anos, ele interpretou o filho para o papel de Hirsch pai em conversas com o meu Pai, uma Herb Gardner jogar para o qual Hirsch ganhou o prêmio Tony de Melhor Performance de Ator principal em um Play. Krumholtz credita Hirsch com saltar-iniciar sua carreira após Hirsch escolheu-o durante o processo de audição para Conversations. [carece de fontes] Outras performances de palco notáveis incluem The Hot L Baltimore, Folly de Talley, e seu papel de protagonista em eu não sou Rappaport, no qual Hirsch também ganhou um Tony Award em 1986.
Mais recentemente, Hirsch co-estrelou em episódios de Warehouse 13, Studio 60 on the Sunset Strip, Law & Order: SVU e The Whole Truth (que o viu se reunir com Numb3rs co-estrela Rob Morrow), entre outros, e emprestou sua voz aos programas animados Tom Goes to the Dad Mayor e americanos! Em 1999, ele repetiu seu papel de Taxi por um breve momento em Man on the Moon, o filme biográfico de sua co-estrela de Taxi, Andy Kaufman (interpretado por Jim Carrey). Judd também apareceu no programa de televisão Maron.
No início do outono de 2014, ele vai aparecer na série de televisão ABC Forever.
Nenhum comentário:
Postar um comentário