domingo, 28 de dezembro de 2014

Atores Hollywoodianos



Daniel G. "Dan" Hedaya (nascido em 24 de julho de 1940) é um ator americano. Ele desempenha muitas vezes vilões desprezíveis ou, indivíduos wisecracking tenso; três de seus papéis mais conhecidos são os máfia italiana chefe Tony Costello em Wise Guys, um marido traído em thriller Blood Simple dos irmãos Coen, e as conspirações Nick Tortelli sobre os elogios de sitcom. Hedaya nasceu em Brooklyn, Nova York, em uma família judia sefardita da Síria. Seu pai emigrou de Aleppo.  Hedaya foi levantada em Bensonhurst, e trabalhou como professor de escola secundária para muitos anos antes de tomar a decisão de prosseguir atuando em tempo integral.
Ao lado de uma carreira de sucesso no cinema, Hedaya ocupou vários papéis na TV, incluindo o ex-marido de Carla Tortelli Nick sobre os elogios de sitcom e sua curta duração spinoff O tortellis. Ele jogou o pai distante do namorado de Mallory Keaton, Nick, na sitcom Family Ties. Mais recentemente, ele interpretou um padre italiano-americano no controverso e rapidamente cancelada série da NBC The Book of Daniel. Adicionando à sua lista de créditos na televisão é o seu desempenho como o pai há muito perdido de Adrian Monk em Monk. Ele também estrelou em 1997 e 2005 como advogado wisecracking no drama ER médica.
Nos filmes, Hedaya tem desempenhado o ditador do mal Arius em 1985 de Commando, Mel Horowitz, o pai de Cher de Alicia Silverstone no filme de 1995 Clueless. Ele jogou Julian Marty em recurso, o primeiro dos irmãos Coen, Simples Sangue. Sua semelhança física com Richard Nixon levou a ser escalado como o ex-presidente para o filme de Dick. Durante os anos 1980 Hedaya também apareceu na série de televisão Miami Vice.
Em 2006, recebeu o Hedaya P.T. Barnum Prêmio da Universidade de Tufts por seu trabalho excepcional na área de mídia e entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário