domingo, 28 de dezembro de 2014

Atrizes Hollywoodianos


Dianne Wiest E.  nasceu 28 de março, 1948)  é uma atriz norte-americana no palco, televisão e cinema. Ela já ganhou dois Oscars, dois Emmy Awards e um Globo de Ouro. Wiest também foi indicado para o prêmio BAFTA. Wiest nasceu em Kansas City, Missouri. Sua mãe, Anne Stewart , nasceu em Auchtermuchty, na Escócia, e trabalhou como enfermeira. Seu pai, Bernard John Wiest, foi um reitor universitário e ex-assistente social psiquiátrica para o Exército dos EUA; ele era nascido na América, de ascendência alemã e austríaca,  Wiest estudou teatro na Universidade de Maryland, deixando depois de seu terceiro mandato em turnê com uma trupe de Shakespeare. Mais tarde, ela teve um papel de apoio em uma produção New York Shakespeare Festival of Ashes.  Ela fez sua estréia na Broadway de Robert Anderson Solitaire / Duplo Solitaire, assumindo o papel de filha, em 1971. Ela conseguiu um emprego de quatro anos como membro do Palco Arena, em Washington, DC, em papéis como Emily em nossa cidade, mel em Medo de Virginia Woolf de quem ?, e papéis principais em S. Ansky do The Dybbuk, menor Depths e George Bernard Shaw de Maxim Gorky Heartbreak House. Ela visitou a URSS com o Arena Stage.  Em 1976, Wiest participou da Conferência Nacional dos dramaturgos Eugene O'Neill e atuou em papéis principais em Piratas do Amlin cinza e de Christopher Durang A History of the American Film.  Durante os anos 1980, ela também se apresentou em Hedda Gabler, dirigido por Lloyd Richards em Yale Repertory Theatre, e na de Harold Pinter A Kind of Alaska (1984, Manhattan Theatre Club), de Lanford Wilson Serenading Louie (1984), caça e baratas de Janusz Glowacki (1987, Manhattan Theater Club).
Como Wiest se estabeleceu como uma atriz de cinema através de seu trabalho nos filmes de Woody Allen, ela estava com menos frequência disponível para papéis do estágio. No entanto, ela se apresentou no palco durante a década de 1990, em na casa de verão, Square One, de Cynthia Ozick O Xaile, e One Flea Spare de Naomi Wallace.
Em 2003, ela apareceu com Al Pacino e Marisa Tomei em Salomé de Oscar Wilde. Em 2005, ela estrelou em Casa da Memória de Kathleen Tolan. Ela também estrelou em uma produção de jogo final da Wendy Wasserstein Third (dirigido por Daniel Sullivan), no Lincoln Center. Papéis no teatro de Nova York recentes incluem performances como Arkadina em um avivamento off-Broadway de The Seagull (em frente Trigorin de Alan Cumming) e como Kate Keller em um revival da Broadway de Arthur Miller All My Sons, ao lado de John Lithgow, Patrick Wilson, e Katie Holmes. em 2009, Wiest apareceu no National Concert Memorial Day no Mall, em Washington, DC, em um diálogo com Katie Holmes celebrando a vida de um veterano americano gravemente ferido no Iraque, José Pequeño.

Nenhum comentário:

Postar um comentário