quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Atrizes Hollywoodianas




Anni-Frid Synni Lyngstad, também conhecida como Frida, (Ballangen, Noruega, 15 de novembro de 1945) é uma cantora sueco-norueguesa, ex-integrante do grupo sueco ABBA. Formalmente, e pelo seu casamento com o príncipe soberano da Casa Real de Reuss, tornou-se em Sua Alteza Sereníssima a Princesa Anni-Frid Synni Reuss de Plauen. Anni-Frid nasceu filha do relacionamento da norueguesa Synni Lyngstad com o sargento alemão Alfred Haase, casado, em serviço na Noruega durante a ocupação alemã desse país na Segunda Guerra Mundial. Anni-Frid foi criada por sua avó materna. Frida só conheceria o pai em 1977 quando já era muito famosa pelo sucesso do grupo ABBA. Na então Alemanha Ocidental, a família do ex-combatente Alfred Haase ficou sabendo da história de Frida e a acharam muito semelhante ao pai. Através de pesquisas e telefonemas as suspeitas foram confirmadas e um encontro entre os dois ocorreu.Sua avó estimulou-a muito a cantar, e aos nove anos de idade fez sua primeira apresentação diante de um público. Aos treze, já cantava com diferentes bandas. Com 14 anos de idade, começou a cantar em restaurantes em Malmö, no sul da Suécia, Casou-se com apenas dezesseis anos com Ragnar Fredriksson. Desse relacionamento teve dois filhos: Hans (1963) e Lise-Lotte (1967-1998), mas divorciou-se aos 23 anos. E de início, os dois filhos ficaram sob a guarda de Ragnar. Frida somente obteve a guarda dos filhos quando estava bem estabelecida no ABBA.
Em 1967 lançou seu primeiro disco single, que obteve pouco êxito. Em 1969 conheceu Benny Andersson, os dois apaixonam-se e vão morar juntos. Em 1970, ele produz seu primeiro álbum, sem muito sucesso. Em 1973 entrou para o grupo ABBA, junto com seu marido Benny e com o casal Björn e Agnetha. Este é o começo do ABBA e todo seu sucesso, com hit's como Dancing Queen e Fernando (na segunda Frida em voz principal),o grupo conquista o mundo, com sucesso em diverssos países. O ABBA resistiu até 1982 , quando depois do divórcio de Agnetha e Björn , Frida e Benny também acabam se separando. Depois da dissolução do ABBA, gravou alguns discos solo, porém, a exemplo de Agnetha, nunca mais atingiu o sucesso que tinha durante o ABBA. Frida casou-se em 1992 com o príncipe soberano Heinrich Ruzzo Reuss de Plauen, que morreu de câncer em 1999. Ao se casar com este príncipe ela tornou-se membro da realeza e passou a ser titulada como Sua Alteza Sereníssima a Princesa Anni-Frid Synni Reuss de Plauen, Recentemente, ao completar seus sessenta anos, foi editado um DVD no qual, além de uma agradável conversa sobre todas as épocas de sua vida profissional, podemos ver também a maior parte dos seus vídeos, atuações e entrevistas. Depois de em 2008 ter aparecido e até dançado ciranda junto a Agnetha e Meryl Streep na premier do "Mamma Mia" em Estocolmo, Frida aparece novamente no RockBjörnen (premiação sueca) junto a Agnetha, para delírio de seus fãs.
Em Março de 2010 o ABBA entra para o Rock and Roll Hall of Fame, então Frida e Benny participam juntos da cerimônia em Nova Iorque porém sem a presença de Agnetha e Björn. Em 2010, Frida (chamada "a ruiva") grava o hino gospel Morning Has Broken para o álbum Reconnection, de Georg "Jojje" Wadenius, que trabalhou com músicas infantis e artistas consagrados da Suécia. Uma rádio sueca exibiu a música no dia 15 de setembro de 2010, antes do lançamento oficial em outubro. Porém, com a exibição, a música já no dia 16 de setembro estava no site de vídeos Youtube, e em 2 dias alcançou cerca de 3000 visualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário