quarta-feira, 3 de maio de 2017

Atores Hollywoodianos



James Naughton (nascido em Middletown, Connecticut, Estados Unidos 6 de dezembro de 1945) é um diretor americano e ator de teatro, cinema e televisão.
Naughton nasceu em Middletown, Connecticut, filho de Rosemary (née Walsh) e Joseph Naughton, ambos professores  Ele é irmão do ator David Naughton. Ele se formou em Conard High School.  Jim começou a cantar durante seus anos no Conard High School "com a banda de ensino médio e em festas."
Naughton se formou na Brown University e na Yale Drama School. Sua carreira de ator começou quando ele apareceu em uma série de dramas da Broadway e musicais. Desde então, tornou-se um ator consumado em ambos os papéis cinematográficos e de televisão.
Sua maior fama e primeiro amor foi o teatro legítimo. Ele ganhou o Theatre World Award por sua atuação em Long Day's Journey Into Night em 1971. Ele passou a estrelar com Geneviève Bujold em Antigone, que foi mais tarde transformado em um filme em 1974. Ele estrelou em I Love My Wife em 1977, e Em quem a vida é assim mesmo? Em frente a Mary Tyler Moore em 1980. Ele ganhou seu primeiro Tony Prêmio de Melhor Ator em um Musical em 1990 para City of Angels. Em 1997 ele ganhou um segundo Prêmio Tony com seu retrato do advogado Billy Flynn no musical Chicago. Ele interpretou o papel de Willy Brandt em Democracy em sua estréia nos Estados Unidos em 2004. Seus filmes incluem The Paper Chase e The First Wives Club. Em 2006, ele apareceu no filme The Devil Wears Prada, em frente Meryl Streep. Em 2006, ele interpretou Fuzzy Sedgwick em Factory Girl.
Na televisão, estrelou Faraday & Company com Dan Dailey e Sharon Gless (1973-1974). Ele também estrelou com Ron Harper na série de televisão 1974 Planet of the Apes, um spin-off do filme original. Ele estrelou em Making the Grade e Trauma Center no início dos anos 80. Ele estrelou a série curta Raising Miranda em 1988. Ele co-estrelou com Bill Cosby em The Cosby Mysteries em 1995. Ele apareceu com Gless vinte anos mais tarde, desta vez como seu marido em Cagney e Lacey: The Return (1993) e Cagney e Lacey: Together Again (1995). Ele apareceu em Damages com Glenn Close. Naughton também teve um papel recorrente em Gossip Girl como o poderoso William van der Bilt, avô do personagem principal Nate Archibald.
Ele apareceu em comerciais de televisão promovendo as drogas Cialis, Nexium e Nasalcrom. O Sr. Naughton também foi a voz oficial da Audi nos Estados Unidos desde 2007. Sua voz pode ser ouvida em seus spots nacionais de TV e Rádio. É igualmente um narrator freqüente na série da natureza da televisão de PBS.
Ele dirigiu várias peças em Nova York, incluindo o reavivamento em 2002 de Thornton Wilder Our Town, estrelando seu amigo pessoal Paul Newman, que foi filmado pela TV a cabo em 2003. Ele aparece em cabarés em Nova York, incluindo Manhattan Theatre Club e Clube de Comédia de Caroline.
Sua família é irlandesa americana.  Ele e sua falecida esposa, Pam Parsons, têm dois filhos atores: Keira e Greg. Greg agora é casado com a atriz Kelli O'Hara. Pam morreu em 9 de abril de 2013, como resultado de câncer pancreático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário