quarta-feira, 3 de maio de 2017

Atores Hollywoodianos



Mark Lenard (Nascido em Chicago, Illinois, E.U.A. outubro de 1924 - Falecido Nova Iorque, Nova Iorque, E.U.A. 22 de novembro de 1996) foi um ator americano, principalmente na televisão. Seus papéis mais famosos foram com a franquia de mídia de ficção científica, Star Trek, no qual ele tocou uma variedade de personagens, sendo o mais popular o pai de Spock, Sarek.
Lenard nasceu Leonard Rosenson em Chicago, Illinois, filho de um imigrante judeu russo, Abraham, e sua esposa, Bessie, mas foi criado na pequena cidade de South Haven, Michigan, onde sua família possuía um resort turístico. Juntou-se ao exército de Estados Unidos em 1943 e treinou-se para ser um paratrooper durante a segunda guerra mundial mas não viu o combate real e foi descarregado em 1946 como um sargento técnico.
Começou seu começo no estágio quando no exército. Depois de ganhar um mestrado em teatro e discurso da Universidade de Michigan, ele se tornou conhecido na cidade de Nova York para drama grave, incluindo Ibsen, Shaw e Chekov. Seu primeiro papel notável foi o de Conrad na produção de Sir John Gielgud de Much Ado About Nothing. Em meados da década de 1960, mudou sua família para Los Angeles, onde interpretou um dos Três Reis Magos no épico bíblico The Greatest Story Ever Told (1965).
Lenard é mais conhecido por suas aparições na franquia Star Trek, particularmente no papel de Sarek, o pai de Spock (Leonard Nimoy). No entanto, sua primeira aparição na televisão foi na primeira temporada de Star Trek: The Original Series, interpretando o primeiro romulano já visto na série, no episódio "Balance of Terror" (1966). Jogou mais tarde um capitão Klingon malfadado em Star Trek: The Motion Picture (1979). Ele originou o personagem de Sarek no episódio da segunda temporada "Journey to Babel" (1967), e forneceu sua voz no Star Trek: The Animated Series episódio "Yesteryear" (1973). Ele retomou o papel em três dos filmes de Star Trek: Star Trek III: A Busca de Spock (1984), Star Trek IV: The Voyage Home (1986) e Star Trek VI: The Undiscovered Country (1991) A voz do jovem Sarek em uma breve seqüência de flashback em Star Trek V: The Final Frontier (1989). Além disso, ele apareceu como Sarek idosos na terceira temporada de Star Trek: The Next Generation episódio "Sarek" (1990) eo episódio da quinta temporada "Unificação: Parte 1" (1991).
O trabalho de Lenard fora da série de Star Trek incluiu o promotor em Fort Grant no filme de Clint Eastwood, Hang 'Em High (1968). Ele também interpretou o personagem Aaron Stempel na série de televisão Here Come the Brides, eo gorila hostil Urko na série de televisão Planet of the Apes. Ele fez uma aparição em Little House na Prairie no episódio "Journey in the Spring, Parte I" interpretando Peter Ingalls, irmão mais velho de Charles Ingalls. Ele teve papéis em Gunsmoke várias vezes, incluindo o episódio "No Where to Run" (1968). Lenard estrelou vários episódios do original Mission: Impossible, incluindo um com Leonard Nimoy, e um episódio de duas partes de Buck Rogers no século XX.
Lenard desempenhou um papel principal no filme Noon Sunday filmado em Guam com costars Keye Luke, estrela da série de TV John Russell de Lawman, e ator de caráter Stacy Harris. Em The Radicals (1990), que relatou o início do movimento anabaptista suíço na década de 1520, ele interpretou um personagem histórico composto, Eberhard Hoffman, um bispo católico que serve como promotor no julgamento de seu ex-abade Michael Sattler. Em 1993, Lenard e companheiro Star Trek ator Walter Koenig turned em uma produção de The Boys in Autumn. Lenard interpretou um finlandês Huck Finn de meia-idade que reencontra seu amigo de infância Tom Sawyer depois de uma vida inteira. Koenig jogou Sawyer.

Lenard morreu de mieloma múltiplo em Nova York, em 1996, aos 72 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário