sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Atores Hollywoodianos


Joaquim António Portugal Baptista de Almeida CvIH (Lisboa, 15 de Março de 1957) é um actor português. Aos dezoito anos, depois de assistir ao curso de teatro no Conservatório de Lisboa (Escola Superior de Teatro e Cinema) durante dois anos, deixou Portugal para continuar os seus estudos após o Conservatório ter sido temporariamente encerrado devido à Revolução dos Cravos. Viveu um ano em Viena, mudando-se novamente, em 1976, para Nova Iorque, onde estudou na Lee Strasberg Theatre and Film Institute, uma escola de artes do espectáculo frequentado por famosos actores, tais como Robert De Niro, Al Pacino e Angelina Jolie.
A 10 de Junho de 1992 foi feito Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique. Naturalizou-se norte-americano a 28 de Outubro de 2005...Depois de fazer algumas peças de teatro, Almeida começou a sua carreira cinematográfica em 1982, participando no filme The Soldier. Seu primeiro papel importante foi num filme de 1983, o The Honorary Consul, onde estrelou ao lado de Michael Caine, Richard Gere e Bob Hoskins, sendo a sua primeira aparição em um filme americano. Alguns anos mais tarde apareceu em Good Morning, Babylon, um filme dirigido pelos Irmãos Taviani que abriu o Festival de Cannes, em 1987, e que teve um grande impacto em sua carreira. Fluente em seis línguas, continuou a sua carreira atuando em diversos países, como Portugal, Inglaterra, Espanha, França, Itália, Brasil, Argentina e Alemanha, trabalhando em vários filmes. No ano seguinte, apareceu em vários filmes conhecidos como Clear and Present Danger com Harrison Ford e Willem Dafoe, Only You com Marisa Tomei e Robert Downey Jr., Desperado com Antonio Banderas e Salma Hayek e Behind Enemy Lines com Owen Wilson e Gene Hackman. Também desempenhou o premiado papel do sexy Michael, num filme independente La Cucina (filme). Em 2008 fez de Presidente René Barrientos em Che - Guerrilha, de Steven Soderbergh, onde contracena com Benicio del Toro, que desempenha o papel de Che Guevara, e em 2011 participou em Velocidade Furiosa 5: Assalto no Rio (Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio, no Brasil), no papel de Hernan Reyes.
Apesar de sua naturalização, ele continuou a trabalhar regularmente no Cinema Português e já apareceu em muitas das produções mais bem sucedidas de seu país, que incluem o filme de Maria de Medeiros Capitães de Abril, Um Tiro no Escuro, Os Imortais (ao lado de Emmanuelle Seigner), Call Girl (filme) e Contraluz, de 2010, um filme de Fernando Fragata, que foi o primeiro realizado por um português em Hollywood. Ganhou três Globos de Ouro (Portugal), de Melhor Ator em Tentação (filme), Adão e Eva e A Samba de Sherlock (filme).
Trabalhou também em televisão, tendo-se iniciado com um papel em Miami Vice, onde fez de Roberto 'Nico' Arroyo no 9º episódio - "Bought and paid for" ("Comprado a pronto", em Portugal) -, da 2ª temporada. Posteriormente participou sobretudo em 24, onde jogou Ramon Salazar, em Crusoe, onde representou Santos Santana e teve uma pequena aparição em CSI: Miami. Fez ainda de Gabriel Porchetto, no episódio "My Bloody Valentine" da série O Mentalista (12º episódio, da 4ª temporada) e de Antoine Lussier (chefe da inteligência francesa), no 2º episódio da série Missing, de 2012, onde estrela Ashley Judd.
Também é muito solicitado para locução, devido à sua voz inconfundível, fazendo de vilão Bane no desenho animado Batman, em 2004, no videojogo Saints Row e no filme The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay. Trabalhou em várias produções de William Shakespeare, tais como Blood Wedding (jogo). Participou, ainda, no thriller Christopher Roth, dirigido por Max Sender.

2013 - Once Upon A Time: onde faz o King Xavier
2013 - Bones: onde faz o inspetor Raphael Valenza
2012 - Revenge: onde faz Salvador Grobet
2012 - Missing: onde faz Antoine Lussier
2012 - O Mentalista: onde faz Gabriel Porchetto
2009 - Crusoe: onde faz Santos Santana
2005 - Wanted: onde faz Capitão da L. A. Base Swat-tipe
2004 - 24 (3ª temporada): onde faz Ramon Salazar
2003 - Kingpin (mini-série): onde faz traficante colombiano de cocaína
1985 - Miami Vice: onde faz Roberto 'Nico' Arroyo
Fez também dublagem no filme "Kung Fu Panda" como Tai Long.

Nenhum comentário:

Postar um comentário