sábado, 12 de março de 2016

Atores Hollywoodianos



Hoyt Axton Wayne (25 de Março, 1938-1926 Outubro de 1999)  era uma música folk singer-songwriter americano, e um ator de cinema e televisão. Ele tornou-se proeminente na década de 1960, estabelecendo-se na Costa Oeste como um cantor popular com um estilo de terra e voz poderosa. Como ele amadureceu, algumas das suas composições se tornou conhecido em todo o mundo. Entre eles estavam "Joy to the World", "The Pusher", "No No Song", "Dollar dólar", e "nunca foi a Espanha".
Nascido em Duncan, Oklahoma, Axton passou seus anos pré-adolescentes em Comanche, Oklahoma, com seu irmão, John.  Sua mãe, Mae Boren Axton, compositor, co-escreveu o clássico rock 'n' canção roll "Heartbreak Hotel ", que se tornou o primeiro grande sucesso de Elvis Presley. Algumas das próprias canções de Hoyt também foram registrados mais tarde por Elvis. O pai de Axton, John Thomas Axton,  era um oficial naval estacionado em Jacksonville, Florida; a família se juntou a ele lá em 1949. Axton graduou Robert E. Lee High School em 1956 e deixou a cidade depois de Hardware do Knauer incendiada na noite de formatura, uma brincadeira que deu errado.  Axton participaram do estado de Oklahoma por um curto período de tempo antes a seguir seu pai e se alistar na Marinha. Axton serviu a bordo do USS guarda florestal antes de prosseguir uma carreira musical.
Após sua dispensa da Marinha na costa oeste, ele começou a cantar canções populares em casas noturnas de São Francisco. No início de 1960 ele lançou seu primeiro álbum de folk intitulado The Balladeer (gravado no Troubadour), que incluiu sua canção "Dollar dólar", um hit 1963 para The Kingston Trio. Axton lançado vários álbuns bem na década de 1980.
Axton teve muitos hits de canto menores de sua autoria, como "Boney Fingers", "Quando a manhã vem", e 1979 do "Della eo Dealer", bem como "homem ciumento" (os dois últimos cantou em uma aparição em WKRP em Cincinnati). Seu estilo vocal apresentou o seu distintivo baixo-barítono (que mais tarde se aprofundou a quase-baixo) e uso de caracterização.
Suas contribuições mais duradouras eram canções que ficou famosa por outros: "Joy to the World" e "nunca esteve em Espanha" (Three Dog Night), o já mencionado "Dollar dólar" (Kingston Trio), "The Pusher" e "Snowblind amigo "(Steppenwolf)," No-No Song "(Ringo Starr), e uma série de outros, coberta por cantores como Joan Baez, Arlo Guthrie, BJ Thomas, John Denver, Waylon Jennings, Jonathan Edwards, e Anne Murray. Axton também cantou um par de duetos com Linda Ronstadt, incluindo "Leão no Inverno" e "Quando a manhã vem" (a 40 país top hit). Sua composição "Joy to the World", interpretada por Three Dog Night, foi número 1 nas paradas por seis semanas seguidas em 1971, tornando-se o hit top do ano.
Axton foi o primeiro cantor, compositor e ator, tudo ao mesmo tempo. Ele apareceu pela primeira vez na televisão em uma produção David L. Wolper ABC de A História de um Folksinger (1963). Ele freqüentemente apareceu em Hootenanny, apresentado por Jack Linkletter durante este período. Em 1965, ele apareceu em um episódio de Bonanza, em seguida, seguiu com outros papéis na TV ao longo dos anos. Como ele amadureceu, Axton especializada em jogar meninos bons 'ol na televisão e em filmes. Seu rosto tornou-se conhecido na década de 1970 e 1980, através de muitas aparições na TV e cinema, como nos filmes Gremlins (1984) e The Black Stallion (1979). Ele cantou o jingle "de cabeça para as montanhas" nos comerciais de cerveja Busch na década de 1980 (e também "The Ballad of Big Mac", divulgando McDonald Big Mac na tela em um comercial de 1969, filmado para a franquia de hambúrguer). Em 1985, ele fez um comercial para a Pizza Hut.
Axton passou algum tempo lutando com o vício da cocaína e várias de suas canções, incluindo "The Pusher", "Snowblind Friend" e "No-No Song", em parte refletem suas experiências com drogas negativos. Ele era conhecido como um adversário do uso de drogas por muitos anos, quando, em Fevereiro de 1997, ele e sua esposa foram presos na casa deles Montana por posse de cerca de 500 gramas de maconha, um pouco mais de uma libra. Sua mulher explicou mais tarde que ela ofereceu Axton maconha para aliviar a dor e estresse na sequência de um acidente vascular cerebral 1995; ambos foram multados e condenados a penas diferidos.
Axton nunca se recuperou totalmente de seu acidente vascular cerebral, e ainda tinha que usar uma cadeira de rodas a maior parte do tempo. Sua mãe, Mae, afogado em uma banheira de água quente em sua casa Tennessee em 1997. Hoyt Axton morreu de um ataque cardíaco em Victor, Montana, em 26 de outubro de 1999, com a idade de 61,  depois de sofrer um ataque cardíaco grave duas semanas antes.
Em 1 de novembro de 2007, ele e sua mãe foram empossados ​​postumamente em ao Music Hall of Fame Oklahoma em Muskogee, Oklahoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário