quinta-feira, 27 de abril de 2017

Atores Hollywoodianos



Domhnall Gleeson ( nascido em Dublin, Irlanda 12 de maio de 1983) é um ator e escritor irlandês. Ele é o filho do ator Brendan Gleeson, que ele apareceu ao lado de vários filmes e projetos teatrais. Ele recebeu um Bacharelado em Artes Mídia do Instituto de Tecnologia de Dublin.

Durante os primeiros estágios de sua carreira, Gleeson dirigiu e escreveu vários curtas-metragens, obteve uma indicação ao Tony Award em 2006 por seu papel na produção da Broadway O Tenente de Inishmore e teve um papel de apoio em Never Let Me Go. Ele se tornou conhecido por um público mais amplo por sua interpretação de Bill Weasley na franquia de filmes de Harry Potter (2010-2011), Konstantin Levin em Anna Karenina (2012), Tim Lake em About Time e Russell Allen Phillips no drama de guerra de Angelina Jolie Unbroken (2014).
Em 2015, Gleeson recebeu reconhecimento e louvor por suas atuações em quatro filmes nomeados para o Oscar: Caleb em Ex Machina, Jim Farrell em Brooklyn, Captain Andrew Henry em The Revenant e, mais proeminente, o General Hux em Star Wars: The Force Desperta. Seus próximos filmes incluem a mãe do filme Darren Aronofsky! Ao lado de Jennifer Lawrence e Javier Bardem, um retrato de A. A. Milne em Goodbye Christopher Robin ao lado de Margot Robbie, e uma adaptação ao vivo de Peter Rabbit.
Gleeson nasceu em Dublin, Irlanda, o filho mais velho de Mary (née Weldon) e ator Brendan Gleeson.  Ele tem três irmãos: Fergus, Brian (também ator) e Rúairí. Atendeu à escola de comunidade de Malahide, e graduou-se mais tarde com um celibatário das artes nas artes de meios do instituto de Dublin da tecnologia. .......Depois de se formar, Gleeson começou a dirigir e a escrever tanto para o cinema como para o palco. Ele apareceu pela primeira vez na minissérie da televisão britânica Rebel Heart em 2001 com James D'Arcy e Paloma Baeza. Em 2006, Gleeson estrelou no filme Studs, com seu pai aparecendo ao lado dele.
Gleeson também estrelou o curta-metragem Six Shooter  e Boy Eats Girl, bem como a série de televisão RTÉ The Last Furlong. Apareceu também na mostra de teatro de Broadway o tenente de Inishmore na idade vinte e três, recebendo uma nomeação do prêmio Tony para o papel.
No final de 2007, Gleeson interpretou Herbert Pocket na adaptação de Hugh Leonard das Grandes Esperanças de Charles Dickens no Gate Theatre em Dublin. O papel foi descrito como "wittily jogado" pelo crítico irlandês independente Bruce Arnold. Mais cedo esse ano teve um papel como Bobby no jogo de David Mamet American Buffalo, também no teatro da porta.
Em 2008, Gleeson estrelou o esboço de comédia de RTÉ One-off "Your Bad Self", que foi transmitido em 26 de dezembro daquele ano. Outros papéis em 2008 incluíram um ano do cão e Paddyville.
Em março de 2009, foi confirmado que ele tinha sido lançado como Bill Weasley no filme Harry Potter e as Relíquias da Morte. Seu pai, Brendan, interpreta Alastor Moody na série. Gleeson tinha sido inicialmente relutante em agir ao lado de seu pai no mesmo filme, mas depois mudou de idéia.  Em 2006, ele disse sobre sua atuação: "Eu tinha muito certeza de não querer fazer a coisa de teatro por causa do meu pai. Eu pensei que eu sempre teria a coisa pai-filho de 'Ele te deu o papel'. "
No filme sensação 2009, Gleeson desempenha o papel de um jovem agricultor cujo "encontro sem alma" com uma menina de chamada "se desenvolve em uma história de amor agridoce."
Ele teve seu break-out ano em 2010 com seu papel em Harry Potter e as Relíquias da Morte. Também em 2010, estrelou ao lado de Keira Knightley, Andrew Garfield e Carey Mulligan em Never Let Me Go, e com Jeff Bridges e Matt Damon no filme True Grit dos irmãos Coen, indicado ao Oscar.
Gleeson ganhou o Ifta Award 2011 de Melhor Ator por sua atuação como Bob Geldof na biopic Quando Harvey Met Bob.
Ele apareceu em "Be Right Back", um episódio da série de terror de ficção científica Black Mirror ao lado de Hayley Atwell como um homem que é morto em um acidente de carro, mas retorna ao seu amante como um andróide. Gleeson interpretou Konstantin Levin na adaptação cinematográfica do romance clássico de Leo Tolstoi, Anna Karenina, dirigido por Joe Wright. Foi lançado no final de 2012.
Em 2013 Gleeson estrelou em About Time, uma comédia romântica escrita e dirigida por Richard Curtis.  A história segue um jovem, interpretado por Gleeson, que usa a viagem no tempo para conquistar "a garota de seus sonhos", interpretada por Rachel McAdams. As filmagens tiveram lugar em Londres, Inglaterra, em junho de 2012.
Em 2014, retratou Jon no filme de Lenny Abrahamson Frank, estrelando ao lado de Michael Fassbender.
Em 2015, interpretou Caleb na estréia de direção de Alex Garland, Ex Machina e Jim Farrell, no Brooklyn.  Ele interpretou o Capitão Andrew Henry no filme O Revenant e o General Hux, em Star Wars: The Force Awakens.
Em 2017, ele aparecerá em seis filmes: American Made, mãe !, Star Wars: O Último Jedi, Um gesto inútil e estúpido, Crash Pad e Adeus Christopher Robin.
Gleeson compartilha um amor da equipe do Campeonato Inglês Aston Villa com seu pai Brendan. Ele descreveu a vitória da equipe na FA Cup sobre o Liverpool em Wembley Stadium em 2015, como um dos "grandes dias da minha vida".
Junto com seu pai e irmão Brian, Gleeson criou e estrelas no Immatürity For Charity esboços, que arrecada dinheiro para o St. Francis Hospice em Raheny, Dublin. Também estrelas Laurence Kinlan, Tadhg Murphy e Amy Huberman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário