terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Atrizes Hollywoodianas

Sissy Spacek (nascida Mary Elizabeth Spacek; Quitman, 25 de dezembro de 1949) é uma consagrada atriz e cantora estadunidense, vencedora do Oscar de melhor atriz pelo filme O destino mudou sua vida ("Coal Miner's Daughter", 1980). Sissy também é conhecida por ter interpretado Carrie White no filme Carrie, a estranha ("Carrie", 1976), baseado na famosa obra de Stephen King, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar.
Embora seja essencialmente uma atriz dramática, Spacek também tornou-se bem sucedida estrelando comédias. Seus filmes arrecadaram mais de 1 bilhão de dólares em todo o mundo,Mary Elizabeth Spacek nasceu no dia 25 de dezembro de 1949, na cidade de Quitman, Texas. Descendente de Checo (Morávia) de ascendência alemã por parte de pai (Edwin Arnold Spacek) e Irlândes de ascedência inglesa por parte de mãe (Virginia Frances), Spacek sempre demonstra orgulho de suas origens e sua criação. O apelido "Sissy" era a forma carinhosa de ser chamada pelo seus irmãos.Por algum tempo, Sissy fazia apresentações em bares em Greenwich Village, ela também chegou a fazer testes para a Decca Records. Embora a gravadora tenha gostado de sua voz, eles não a contrataram por possuírem uma cantora de timbre semelhante, que viria a ser Loretta Lynn.
Em 1968, Sissy chegou a assinar um pequeno contrato com a Tourette Records para gravar a canção "John, You Went Too Far This Time". Na ocasião, ela usou o pseudônimo "Rainbo". Segundo a atriz, Rainbo foi "Sua primeira personagem" pois "A gravadora tinha a canção e um nome artístico, mas precisavam de uma garota." Porém a canção não teve um bom desempenho e o seu contrato não foi renovado...
O reconhecimento internacional veio ao estrelar "Carrie, a Estranha" (Carrie). Dirigido por Brian DePalma a adaptação do best-seller de Stephen King narra a história de uma garota dotada de telecinésia, que dominada por uma mãe fanática religiosa e ridicularizada pelos colegas, orquestra uma violenta vingança contra todos, após ser cruelmente humilhada em seu baile de formatura. O filme, já considerado um clássico do horror rendeu a Sissy sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz, além de receber outra indicação como Melhor Atriz Coadjuvante para Piper Laurie.
Foi indicada ao Emmy como Melhor Atriz Coadjuvante em Mini-série ou Filme para TV por "Last Call" (2002) e Melhor Atriz Convidada em Série - Drama por "Amor Imenso" (Big Love, 2010). Por "Pictures of Hollis Woods" (2007), Sissy recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme para TV.
Em 2011, Sissy Spacek recebeu uma estrela na Calçada da Fama e fez parte do elenco do filme "Histórias Cruzadas" (The Help, 2011) do diretor Tate Taylor.
Em 2012, a atriz lançou sua biografia institulada "My Extraordinary Ordinary Life".É casada com o diretor de arte Jack Fisk desde 1974. Tem duas filhas Schuyler Fisk (nascida em 8 de Julho de 1982) and Madison Fisk (nascida em 21 de setembro de 1988). Sissy sempre se preocupou em manter sua vida pessoal longe dos holofortes, devido a isso se recusou a morar em Los Angeles, preferindo criar suas filhas em sua fazenda, localizada em Virginia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário