quinta-feira, 27 de março de 2014

Atores Hollywoodianos

Matthew "Matt" Paige Damon (Cambridge8 de outubro de 1970) é um ator, roteirista, produtor e filantropo, Matt Damon nasceu no dia 8 de Outubro de 1970 em Cambridge, em Massachusetts, filho de Kent Telfer, um corretor de ações, e Nancy Carlsson-Paige, uma professor de educação infantil na Universidade de Lesley. Seu pai possui ascendência escocesa e inglesa, enquanto sua mãe é de origem finlandesa e suecaDamon começou a atuar quando criança, em parte porque sua mãe o criou "rigidamente conforme as regras", o que o fez se sentir como se "não pudesse definir a si mesmo, porque você já tinha sido definido por ela." Frequentou a Cambridge Alternative School (hoje a Graham and Parks) e, em seguida, a Cambridge Rindge and Latin School, onde ele era um aluno disciplinado, mas teve seus dois primeiros anos "terríveis", devido à sua baixa estatura na época. Enquanto um solitário adolescente, ele se descreveu sentindo "uma dor de querer pertencer a algum lugar e não pertencer. Damon trabalhou como ator em várias produções teatrais do ensino médio; ele creditou seu professor de teatro na Rindge and Latin, Gerry Speca, como uma importante influência artística, embora Damon lembrou que, "o Sr. Speca sempre parecia confiar a Ben [Affleck] com os maiores papéis e longos discursos. cuja carreira foi lançada após o sucesso do filme de drama Good Will Hunting (1997) a partir do roteiro que ele co-escreveu com o amigo e ator Ben Affleck. A dupla ganhou oOscar de melhor roteiro original e o Globo de Ouro de melhor roteiro por seu trabalho. Por sua atuação no filme, Damon recebeu indicações para o OscarGlobo de OuroSatellite Award, e o Screen Actors Guild Awards de Melhor Ator.Um grande amigo de Damon é o actor Ben Affleck, tendo-se conhecido quando ainda não eram famosos, o primeiro tinha 10 anos e Affleck tinha 8 na época. Mais tarde, devido à ascensão dos dois na carreira cinematográfica, chegaram a actuar juntos em longas-metragens, sendo que o primeiro filme em que atuaram foi School Ties (1992).
O apogeu da qualidade de suas atuações veio no filme Génio Indomável (1997), que atuou e escreveu junto com o amigo Affleck, rendendo um Oscar para a dupla de Melhor Roteiro Original. A ideia do roteiro começou na época da faculdade. Damon e Affleck demoraram cinco anos a acabá-lo, a Castle Rock interessou-se em comprar os direitos do filme, mas quem adoptou mesmo o projeto foi a Miramax. Estrelado pela dupla e Robin Williams, rendeu nove nomeações para Oscar. O filme, dirigido por Gus Van Sant, além do prémio de roteiro garantiu a Robin Williams o Oscar de melhor actor (coadjuvante/secundário).
Um outro marcante trabalho de Damon foi no filme O Resgate do Soldado Ryan de Steven Spilberg em 1998, onde interpretou o soldado James Francis Ryan, paraquedista que teve seus 3 irmãos mortos em combate, sendo objeto de um regate dentro das linhas de combate na França na Segunda guerra mundial.
No filme "Onze Homens e Um Segredo", Damon atuou ao lado de grandes estrelas de Hollywood como George ClooneyAndy Garcia e Brad Pitt. Como voz off para dobragens, emprestou a sua voz ao personagem Cale no filme Titan, narrou o filme "Spirit - Espírito indomável" e participou no filme "Ponyo".
A partir de 2002, Matt Damon entrou, indiscutivelmente, no estrelato de Hollywood e mundial, precisamente porque nesse ano protagonizou um dos filmes que mais o destacou, tornando-se até um símbolo de Damon. Esse foi "A Identidade Bourne", filme do best-seller homónimo de Robert Ludlum (1927-2001), rendendo mais duas sequelas (que também existiram nas obras literárias de Ludlum): "A supremacia Bourne" (2004) e "O ultimatum Bourne"(2007). Em 2006, outro sucesso foi "Os Infiltrados" (The Departed), de Martin Scorsese; filme em que contracena com Jack NicholsonLeonardo Di CaprioMark Wahlberg e Martin Sheen. O filme que venceu 4 'Oscars' e foi nomeado para 5, tornou-se um sucesso de bilheteria e de críticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário