quinta-feira, 27 de março de 2014

Atores Hollywoodianos


Matthew Broderick (Nova York21 de março de 1962) é um ator estadunidense de cinema e teatro, célebre pela sua interpretação de Ferris Bueller em Ferris Bueller's Day Off (brCurtindo a Vida Adoidado), e por outros papéis, como Nick Tatopoulos, em Godzilla, o Inspetor Bugiganga em Inspector Gadget, Jimmy Garrett em Project X e David Lightman em WarGames. Também dublou os personagens do Simba adulto em The Lion King e The Lion King II: Simba's Pride, Tack the Cobbler em The Thief and the Cobbler, Adam Flaymen em Bee Movie, ao lado de Jerry Seinfeld, e Despereaux em The Tale of Despereaux. Ele atuou como Leo Bloom no filme e produções da Broadway de The Producers, e como o coronel Robert Gould Shaw, no drama Glory, sobre a Guerra Civil Americana.Broderick nasceu em Nova York, filho de Patricia Biow, uma dramaturga, atriz e pintora, e de James Joseph Broderick, um ator. A mãe de Broderick era judia e seu pai, um católico de descedência irlandesa,O primeiro papel importante de Broderick veio em uma oficina de produção HB Studio, do dramaturgo Horton Foote, de On Valentine's Day, atuando ao lado de seu pai, que era amigo de Foote. Este foi seguido de um papel principal na produção off-Broadway de Harvey FiersteinTorch Song Trilogy, então, uma boa análise do crítico de teatro do New York TimesMel Gussow, chamou a atenção da Broadway. Broderick comentou sobre os efeitos dessa análise em uma entrevista de 2004, 60 Minutes II:Ele seguiu com o papel de Eugene Morris Jerome, na Eugene Trilogy, de Neil Simon, incluindo as peças, Brighton Beach Memoirs e Biloxi Blues. Seu primeiro papel em um filme foi também escrito por Neil Simon. Broderick estreou em Max Dugan Returns, de 1983. Seu primeiro grande filme foiWarGames, um hit do verão de 1983. Foi seguido pelo papel de Philippe Gaston em Ladyhawke, em 1985.
Broderick ganha então, o papel do charmoso, talentoso e preguiçoso em Ferris Bueller's Day Off. Com 23 anos, Broderick atua como um estudante de ensino médio que, com sua namorada e seu melhor amigo, joga hooky e explora Chicago. O filme continua a ser uma das comédias favoritas dos anos 80 hoje e é um de seus mais conhecidos papéis (particularmente entre adolescentes). E em 1987, ele atuou como um piloto da tropa da força aérea, Jimmy Garrett em Project X. No filme de 1989, Glory, Broderick recebe boas notas pelo seu retrato do oficial da Guerra Civil Americana, Robert Gould Shaw.
Nos anos 90, Broderick pegou o papel como o leão adulto Simba, na animação de sucesso The Lion King, e também dublou Tack the Cobbler na versão controversa da Miramax de The Thief and the Cobbler, que havia sido originalmente concebido como um papel em silêncio. Ele ganhou conhecimento por dois papéis de humor negro. O primeiro era de um solteirão em The Cable Guy. O segundo era de um professor do ensino médio em Alexander Payne's Election.
Broderick retornou a Broadway como uma estrela de um musical nos anos 90, mais notavelmente com sua performance ganhadora do Tony Awards emHow to Succeed in Business Without Really Trying e sua performance nomeada ao Tony Awards da versão para os palcos de Mel Brooks de The Producers, em 2001. Ele continuou a fazer participações em filmes, inclusive a adaptação de 2005 de The Producers. Broderick atuou no papel de Leopold “Leo” Bloom, um contador que co-produzia um musical designado a falir, mas que se torna bem sucedido.
Broderick se reuniu com sua co-estrela de The Lion King e The ProducersNathan Lane, em The Odd Couple, que abriu na Broadway em outubro de 2005. Ele apareceu na Broadway como um professor universitário em The Philanthropist, executando de 10 de abril a 28 de junho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário