sábado, 8 de agosto de 2015

Atrizes Hollywoodianas


 Joan Plowright Ann, Baroness Olivier de Brighton, DBE  (nascida em 28 de outubro de 1929), mais conhecido como Dame Joan Plowright, é uma atriz Inglêsa cuja carreira se estendeu por mais de seis décadas. Ela ganhou dois Globos de Ouro e um Tony Award e foi nomeado para um Oscar, um Emmy e dois prêmios BAFTA. Ela também é um dos únicos quatro atrizes de ter ganho dois Globos de Ouro no mesmo ano....Plowright nasceu em Brigg, Lincolnshire, filha de Margaret Daisy (née Burton) e William Ernest Plowright, que era um jornalista e editor do jornal.  Ela participou Scunthorpe Grammar School e treinou no Bristol Old Vic Theatre School ...Plowright fez sua estréia em Croydon em 1948  ea sua estreia em Londres, em 1954. Em 1956 ela entrou para o Inglês Stage Company no Royal Court Theatre e foi escalado como Margery Pinchwife em The Country Wife. Ela apareceu com George Devine no jogo Eugène Ionesco, as cadeiras, Major Barbara Shaw e Santa Joana.


Plowright como Jo com Angela Lansbury como Helen na produção da Broadway de A Taste of Honey
Em 1957, ela co-estrelou com Sir Laurence Olivier na produção original de Londres de John Osborne The Entertainer, assumindo o papel de Jean Arroz de Dorothy Tutin quando o jogo transferido do Royal Court ao Palace Theatre. Ela continuou a aparecer no palco e em filmes como The Entertainer (1960). Em 1961, ela recebeu um prêmio Tony por seu papel em A Taste of Honey na Broadway.
Através de seu casamento com Laurence Olivier, ela tornou-se intimamente associado à sua obra no Teatro Nacional, de 1963 em diante. Desde a década de 1980, ela começou a aparecer mais regularmente em filmes, incluindo Enchanted April (1992), pelo qual ela ganhou um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar, Dennis the Menace (1993), uma participação especial em O Último Grande Herói (também 1993) e Tea With Mussolini (1999). Ela também foi Nanny em 101 Dálmatas (1996). Entre seus papéis na televisão, ela ganhou outro Golden Globe Award e recebeu uma indicação ao Emmy Award para a HBO filme Stalin em 1992 como o ditador soviético mãe-de-lei. Em 1994, ela foi premiada com o Women in Film Crystal Award.
Em 2003, Plowright realizado na produção teatral Absolutamente! (Talvez), em Londres. Ela foi nomeado presidente honorário do Inglês Stage Company, em Março de 2009, sucedendo a John Mortimer, que morreu em janeiro de 2009. Ela era anteriormente vice-presidente da empresa.
Plowright foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) em 1970 Rainha Honras de Ano Novo  e foi promovido a Dame Commander (DBE) em 2004 Rainha Honras de Ano Novo.
Em 2014, ela anunciou oficialmente sua aposentadoria de agir, citando sua visão em declínio devido à degeneração macular.
Plowright era casado primeiro a Roger Gage, um ator, em setembro de 1953. Ela se divorciou dele e, em 1961, casou-se com Laurence Olivier após o término de seu casamento de 20 anos com a atriz Vivien Leigh. O casal teve três filhos, Richard Kerr, Tamsin Agnes Margaret e Julie-Kate. Ambas as filhas são atrizes.  O casal permaneceu casado até a morte de Lord Olivier em 1989.
O irmão de Joan Plowright, David Plowright, CBE (1930-2006), era um executivo da Granada Television.
O Teatro Plowright em Scunthorpe (uns 9 milhas de sua cidade natal de Brigg) é nomeado em honra de Plowright. Após seu casamento com Sir Laurence Olivier, seu título formal tornou-se "Lady Olivier"; no entanto, ela nunca usou em sua carreira profissional. O marido dela foi feito a um par de vida, em 1970, e assim ela se tornou Baroness Olivier.
Ao longo dos anos Joan Plowright teve muitos títulos como resultado de honrarias concedidos, ea nomeação de seu marido como um par em 1970. A partir de 2004 o seu título completo e oficial, como a viúva de um dos pares e Dame Commander do Império Britânico , é:
O honorável direito a baronesa Olivier DBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário