Harley Jane Kozak (nascida em 28 de janeiro de 1957) é uma atriz e autora americana.
Kozak nasceu em Wilkes-Barre, Pennsylvania, filha de Dorothy (née Taraldsen), um professor de música da universidade, e Joseph Aloysius Kozak, um advogado. Ela tem sete irmãos mais velhos. Seu pai morreu quando Harley foi um ano de idade. Ela foi criada em Nebraska e participou do Programa de Pós-Graduação Atuação da Universidade de Nova York, na Tisch School of the Arts, graduando-se em 1980.

Em 1993-1994, Kozak jogado Alison Hart, esposa de Dave Hart, interpretado por Beau Bridges, na CBS comédia / série ocidental Harts of the West. O programa foi criado em um rancho em Nevada. Lloyd Bridges interpretou seu pai-de-lei, e Diane Ladd apareceu uma vez como a mãe de Alison. Seus três filhos foram jogados por Sean Murray, Nathan Watt e Meghann Haldeman, que tem sido amigo de sua mãe na tela desde então. Mark Harmon também co-estrelou a série. Kozak trabalhou várias vezes com Harmon, tanto em filmes e séries de TV e ela credita-o como um dos seus co-estrelas favoritas.
Em 1996, Kozak apareceu na minissérie Titanic juntamente com Peter Gallagher e Catherine Zeta Jones. Ela desempenhou o papel de Bess Allison, uma mãe que morre enquanto procurava seu bebê desaparecido no momento em Titanic afunda. Kozak afirmou que ela nunca foi capaz de assistir a sua performance, porque o papel era simplesmente muito triste.
Kozak foi originalmente escolhido para jogar Karen Sammler no programa de TV Once and Again. Ela filmou o piloto, mas foi convidado a retirar-se da série, quando ela ficou grávida de seu primeiro filho. O papel foi para Susanna Thompson. Kozak também apareceu no primeiro episódio ano "Lázaro Fria" de Stargate SG-1 como Sara O'Neill.
Kozak escreveu cinco romances: Encontros Dead Men (2004), Dating Is Murder: A Novel (2005), Ex Morto (2007), e A Data você não pode recusar (2008) todos com designer de cartão e detetive amador Wollie Shelley, uma mulher com amigos muito excêntricos e familiares. Os três primeiros romances foram publicados pela Doubleday, uma divisão da Random House, o mais recente foi publicado pela Broadway Books após a reestruturação da Doubleday. Encontros Dead Men ganhou um prêmio Agatha, um Prêmio Anthony, e um prêmio Macavity para melhor primeira novela. Quinto livro de Kozak é Keeper of the Moon, um paranormal romance de suspense romântico.
Kozak vive em Los Angeles, Califórnia. Ela já foi casada duas vezes: uma breve união no início de 1980 e um segundo casamento 1997-2007 com entretenimento advogado Gregory Aldisert, com quem ela compartilha três filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário