sábado, 17 de fevereiro de 2018

Atores Hollywoodianos



Tahmoh Penikett ( nascido em 20 de maio de 1975) é um ator canadense e um artista marcial. Ele é mais conhecido por jogar Karl "Helo" Agathon na série de televisão Syfy Battlestar Galactica.  Ele estrelou as séries de TV Supernatural, Joss Whedon's Dollhouse,  e o Showtime Showtime, Continuum.
Penikett nasceu em Whitehorse, no Yukon. Ele é o filho do ex-primeiro-ministro do Yukon, Tony Penikett, que se mudou para Victoria, British Columbia da Inglaterra aos 12 anos, e Lulla Sierra Johns, da Primeira Nação do Rio White no Yukon. Ele tem dois irmãos, irmãs gêmeas Sarah e Stephanie.  Formou-se na Victoria Motion Picture School e estudou na Lyric School of Acting em Vancouver. ..................Em 2002, teve uma breve aparência como um dos primeiros Replicadores de Forma Humana no episódio da temporada 6 de Stargate SG-1, "Selecção Não Natural".  De 2004 a 2005, Penikett retratou Ray Chase, que apareceu em onze episódios do drama da polícia canadense, Cold Squad.  Ele desempenhou um papel de liderança como Noah Hamilton no filme Hush de 2005 para a TV, ao lado da atriz Tori Spelling. Ele teve um papel no videogame Need for Speed: Carbon, como um piloto de rua chamado Darius. Ele também apareceu em quatro episódios da série de televisão Whistler como Elias Noth.  Penikett também forneceu talentos de voz para o antagonista Troy Hammerschmidt no programa Adult Swim Show Titan Maximum.  Em 2010, Penikett desempenhou o papel principal de Matt Ellman na minissérie Riverworld de Syfy, uma adaptação dos livros de ficção científica escritos por Philip José Farmer, do mesmo nome. Ele estrelou os dois primeiros episódios do Mortal Kombat da Warner Brothers: Legacy como Kurtis Stryker, que estreou em abril no YouTube; ele foi substituído por Eric Jacobus pela temporada 2.
Entre o seu trabalho de atuação inicial, estavam as séries de séries de televisão canadenses, como Cold Squad. Ele também apareceu no programa de TV Smallville, no episódio "Ressurreição" na 3ª temporada como Vince Davis, e nos episódios da temporada 6 "Nemesis" e "Prototype" como Sgt. Wes Keenan.  Ele retratou um policial para um bairro predominantemente gay no 2004 The L Word episódio "Perdendo",  que estrelou Battlestar Galactica co-estrela Nicki Clyne em um enredo relacionado.

Em 2003, a série de televisão de ficção científica de 1978 Battlestar Galactica foi "reimagined" como uma minissérie de três horas no SciFi Channel. A minissérie foi filmada em Vancouver, British Columbia, Canadá e Penikett, um ator local, fez uma audição e foi lançado na parte de Karl "Helo" Agathon, um oficial na frota colonial. A minissérie mostrou-se altamente bem-sucedida, e uma série Battlestar Galactica foi encomendada.
O papel não foi baseado em um personagem da série original, e deveria ser confinado apenas à minissérie; Na minissérie, Helo é exibido, desistindo de um ponto em uma nave espacial que foge do planeta condenado de Caprica, com a implicação de que ele foi morto. No entanto, tanto os produtores como o público de testes ficaram suficientemente impressionados com o personagem e com o desempenho de Penikett, que a decisão foi tomada para fazer Helo um personagem recorrente no show.  Um enredo que ocorreu durante grande parte da primeira temporada do show foi que os Cylons on Caprica mantiveram vivo o Helo para que ele se apaixonasse e impregnasse um Cylon (Helo foi escolhido porque a sua companheira, Sharon Valerii, estava em fato de um Cylon, e outra cópia do mesmo modelo foi enviada para fingir ser ela). Na segunda temporada, seu personagem havia retornado à Galactica; como o pai do único híbrido humano bem sucedido de Cylon; Este personagem e sua família tornaram-se fundamentais para a mitologia do show.

Em 2009, Penikett foi lançado como Paul Ballard na série de televisão de drama de ficção científica de Joss Whedon, Dollhouse, que foi ao ar na rede Fox sexta-feira à noite às 9:00. Durante a primeira temporada, Ballard era o suposto policial "bom rapaz" que estava tentando trazer o Dollhouse para baixo; No entanto, uma fixação não saudável no Echo (o personagem principal, retratado por Eliza Dushku), bem como outros fatores, levou a sua expulsão do FBI. Na tentativa de salvar o Echo e ele mesmo, e em troca de lançar o ex amante novembro (Miracle Laurie), Ballard ingressou na Dollhouse como manipulador do Echo durante a segunda temporada e trabalhou insidiosamente por dentro, na tentativa de libertar as bonecas o que ele percebe como escravidão e derrubar não só a casa de bonecas, mas a Rossum Corporation com força de energia por trás disso.

Durante o futuro futuro pós-apocalíptico mostrado nos episódios "Epitaph" ("Epitaph One" da primeira temporada e "Epitaph Two: Return" da segunda temporada), Ballard é exibido como tendo se juntado ao Echo como lutador da liberdade trabalhando para restaurar a ordem para o mundo e construir um lugar referido pelos outros personagens gratuitos como "Safe Haven". Ele é morto sem aviso por uma bala perdida em "Epitaph Two", embora sua personalidade seja carregada em Echo até o final do episódio.

Dollhouse foi cancelada no final de sua segunda temporada, e o final da série foi exibido na sexta-feira, 29 de janeiro de 2010.  Em 2012, ele estrelou como um político chamado Jim Martin na primeira temporada do Showcase's Continuum. Ele retornou como um personagem recorrente na segunda temporada do show.  Em 2013, Penikett foi lançado na série de televisão CW Supernatural como um anjo caído que afirmou ser Ezekiel, aparecendo na estréia da série 9 da série.  O nome real do personagem foi revelado como Gadreel no episódio nove e Penikett retomou o papel no episódio dez. Desde então, retomou os papéis nos episódios dezoito, vinte e um e vinte e dois. Ele também conseguiu outro papel recorrente no drama de meio-período Star-Crossed, que estreou em fevereiro de 2014.

Em 2014, Penikett guest-starred no episódio 200 de Criminal Minds como Michael Hastings, ex-agente da CIA e líder do grupo terrorista, The Regime Squad.  Desde 2014, ele também estrelou a premiada série da Web Riftworld Chronicles.http: //riftworldchronicles.com/ Vida pessoal  Penikett atualmente mora em Vancouver com sua família.  Em apoio à Babz Chula Lifeline for Artists Society, que está arrecadando dinheiro para o tratamento do câncer de seu amigo e companheiro canadense Chula, Penikett e seu colega Battlestar Galactica Kandyse McClure leilaram a oportunidade de jantar com ambos em Vancouver em abril de 2008 .  Ele tomou o Judo em sua juventude antes de mudar para Muay Thai  e mostrou sua habilidade em vários papéis, inclusive em Battlestar Galactica e mais notavelmente como agente Ballard nas sequências de luta em Dollhouse, onde ele coreografou a maioria de seus próprios movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário