quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Atores Hollywoodianos



Michael Joseph Farrell Jr. (nascido em 6 de fevereiro de 1939) é um ator americano, mais conhecido por seu papel como capitão B.J. Hunnicutt na série de televisão M * A * S * H ​​(1975-83). Ele também é ativista e orador público por várias causas políticas.

Farrell foi produtor de Patch Adams (1998), estrelado por Robin Williams, e estrelado pela série de televisão Providence (1999-2002). Ele apareceu como Milton Lang, pai de Victor Lang (John Slattery), marido de Gabrielle Solis (Eva Longoria) em Desperate Housewives (2007-08).

Ele foi visto no episódio da temporada 10 "Persona" da Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiales. Ele apareceu como o personagem Fred Jones no episódio da temporada 8 "Hunteri Heroici" de Supernatural. Em 2014, ele era um membro do elenco de apoio na série de drama criminal Sundance TV Network The Red Road. Mais recentemente, ele retratou Lee Miglin, um barão imobiliário que foi vítima do assassino serial Andrew Cunanan, na série de antologia da FX, American Crime Story: The Assassination of Gianni Versace.
Farrell, uma das quatro crianças, nasceu em St. Paul, Minnesota, filho de Agnes Sarah Cosgrove e Michael Joseph Farrell, Ir.

Quando tinha dois anos, sua família mudou-se de South St. Paul para Hollywood, Califórnia, onde seu pai trabalhou como carpinteiro de estúdio de cinema. Farrell frequentou a Escola de Gramática do West Hollywood com Natalie Wood, formada na High School de Hollywood, servida no Corpo do Marinha dos Estados Unidos servindo no Camp Hansen, Okinawa. Após a alta, ele trabalhou em vários trabalhos antes de sua carreira de ator.

Durante a década de 1960, Farrell visitou estrelas em algumas séries. Papéis notáveis ​​incluíam jogar um jovem guarda-redes do USFS no episódio Lassie "Never Look Back" (fevereiro de 1967), agente federal Modell no episódio "Monkee Chow Mein" em The Monkees em 1967; como um criado no lobby (não acreditado) no The Graduate in 1967; o astronauta Arland no episódio "Genie, Genie, Who's Got the Genie?" em I Dream of Jeannie; e um médico do exército no episódio "The Bankroll" of Combat!

Em 1968, ele originou o papel contínuo de Scott Banning na novela NBC Days of Our Lives. Em 1970, ele estrelou como um dos jovens médicos na série de horário nobre da CBS The Interns, em um elenco liderado por Broderick Crawford. Em 1971, ele interpretou o assistente de Anthony Quinn no The Man and the City da ABC. Em 1973, enquanto estava sob contrato com a Universal Studios, Farrell estrelou com Robert Foxworth em The Questor Tapes. Durante os anos sob contrato, ele convidou uma série de shows, incluindo Banacek, Mannix, Marcus Welby, M.D. e The New Land; e estrelou um piloto de televisão com Jane Wyman, uma que não vendeu.

No início da década de 1970, os visitantes de Farrell estrelaram o drama ocidental da televisão Bonanza e fizeram vários comerciais como porta-voz dos secadores Maytag, automóveis Plymouth, entre outros produtos.

No jogo Show Stumpers !, 1976
M * A * S * H ​​(1975-83) e funções posteriores
A grande ruptura de Farrell ocorreu em 1975, quando Wayne Rogers inesperadamente partiu para M * A * S * H ​​no final da terceira temporada. Farrell foi recrutado rapidamente para o recém-criado cargo de B.J. Hunnicutt, juntamente com a série Harry Smith, que substituiu McLean Stevenson, também no final da terceira temporada, em frente a Alan Alda. Morgan e Farrell foram grandes fãs da série M * A * S * H ​​durante suas primeiras temporadas antes de ambos se juntarem ao elenco, com Morgan também apareceu como "General Bartford Hamilton Steele" no episódio da temporada três "The General Flipped no Dawn "(para o qual ele ganhou o Prêmio Emmy pelo melhor papel de convidado em uma série Primetime Comedy).  Farrell ficou com a série pelos oito anos restantes no ar. Durante esse tempo, ele escreveu cinco episódios e dirigiu quatro. Desde M * A * S * H, Farrell convidou Starring em Murder, She Wrote; Liga da Justiça; Desperate Housewives; e muitos outros. Farrell expressou Jonathan Kent na série animada de Superman (1996), com esposa Shelley Fabares expressando Martha Kent.

Farrell hospedou vários especiais "National Geographic Presents", e estrelou vários filmes de TV, incluindo o Memorial Day (que ele co-produziu); Sexo e pai solteiro; Prime Suspect; Escolhas do Coração; Sessões Privadas; Lei de desaparecimento; Um silêncio mortal; O preço da noiva; Incidente no rio escuro; O local de localização de Jenny; e Motivo silencioso. Ele fez dois shows de um homem: JFK, um One Man Show para PBS e, no palco, uma turnê nacional do jogo de David W. Rintels, Clarence Darrow. Em 1983, Farrell estrelou o filme Memorial Day.

Em 1985, a Farrell fez parceria com o produtor de filmes e televisão Marvin Minoff para criar a Farrell / Minoff Productions, uma empresa de produção.  Juntos, Farrell eMinoff produziu numerosos filmes de televisão.  O executivo de Farrell e Minoff produziu dois longas-metragens durante sua parceria, Dominick e Eugene, um filme 1988 de Orion Pictures, que conquistou o ator Tom Hulce, uma indicação ao Globo de Ouro para o melhor ator.  O par também produziu Patch Adams de 1998, estrelado por Robin Williams.  A parceria profissional de Farrell e Minoff durou mais de vinte e cinco anos, até a morte de Minoff em novembro de 2009. ....................Em 1999, Farrell recebeu a parte do veterinário Jim Hansen, o pai do personagem principal Dr. Sydney Hansen, retratado por Melina Kanakaredes, na série de melodrama NBC-TV Providence.

Em seu retrato do pai de Sydney, Farrell tocou oposto a Concetta Tomei, que retratou sua esposa, Lynda Hansen. O personagem de Tomei morreu durante o primeiro episódio da série, mas continuou a aparecer como um fantasma / memória em vinhetas de episódios posteriores. Farrell apareceu em 64 dos 96 episódios.
Antes mesmo de ser conhecido, Farrell era um ativista por muitas causas políticas e sociais. Ele foi co-presidente da California Human Rights Watch há dez anos, foi na Junta de Assessores da Rede Cult Awareness Original e foi presidente do Death Penalty Focus por mais de dez anos,  sendo a primeira pessoa a será premiado com seu Prêmio de Direitos Humanos, posteriormente nomeado após ele em 2006. Ele recebeu o Prêmio Humanitário da PETA em 2001 e narrou uma campanha de serviço público para eles sobre o abuso de animais.

Em 1985, Farrell estava na América Central, ajudando refugiados da guerra civil em El Salvador. Um comandante da guerrilha, Nidia Diaz, foi preso. Ela precisava de cirurgia, mas nenhum médico salvadorenho ousou ajudá-la, então a Amnistia Internacional recrutou um médico estrangeiro. Farrell estava presente como observador, mas estava em suas palavras, "shanghaied em ajudar com a cirurgia" quando o médico disse que sua ajuda era necessária. A cirurgia na prisão foi bem-sucedida e Diaz passou a ser um dos signatários dos Acordos de Paz de Chapultepec (o tratado de paz terminando a guerra). Ela também atuou na Assembléia Legislativa de El Salvador e no Parlamento Centro-Americano.

Em 2006, Farrell apareceu com Jello Biafra e Keith Gordon no documentário Whose War ?, examinando o papel dos EUA na Guerra do Iraque. Ele também atua no conselho consultivo da Fundação Militar de Liberdade Religiosa.

Farrell escreveu uma autobiografia, Just Call Me Mike: Uma jornada para ator e ativista (Akashic Books, ISBN 1-9333-5408-9), publicada em 2007. O livro cobre sua infância da classe trabalhadora em West Hollywood, sua entrada no show negócios, sua vida pessoal e seu crescente envolvimento na política e no movimento de direitos humanos nos Estados Unidos, Camboja e América Latina. Seu segundo livro, Of Mule and Man (2009, Akashic Books, ISBN 1-9333-5475-5), é um jornal de sua campanha de cinco milhas e 9 mil milhas em torno dos EUA para promover a edição em brochura de seu primeiro livro.
Em agosto de 1963, Farrell casou-se com a atriz Judy Hayden, que estava trabalhando como professora de inglês e teatro de ensino médio em Laguna Beach, Califórnia.  Eles foram separados em 1980 e divorciados em 1983. Eles têm dois filhos, Michael e Erin. Em M * A * S * H, a filha de Hunnicutt também foi chamada Erin. Também em M * A * S * H, no episódio "The Colonel's Horse" (temporada 5, episódio 12), o sogro de Hunnicutt é Floyd Hayden, sendo Hayden, coincidentemente, o nome de solteira da esposa de Farrell, Judy. Judy Farrell também atuou em M * A * S * H ​​de 1976 a 1983 como Nurse Able, uma das poucas enfermeiras com um papel recorrente.

Em 31 de dezembro de 1984, ele casou com a atriz Shelley Fabares. Sua irmã "deu-a" em seu casamento com ele.
Farrell tem atuado no Screen Actors Guild. Em 2002, foi eleito primeiro vice-presidente da Guild em Los Angeles e atuou no cargo por três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário