Catherine Elise Blanchett (Melbourne, 14 de maio de 1969) é uma premiada atriz e diretora teatral australiana. Ganhou vários prêmios como atriz,Blanchett chamou a atenção internacional em 1998 com filme Elizabeth, dirigido por Shekhar Kapur, no qual desempenhou o papel da Rainha Elizabeth I da Inglaterra. Também ficou conhecida por outros personagens como a rainha dos elfos, Galadriel, da trilogia de , The Lord of the Rings ( O Senhor dos Anéis), a coronel Irina Spalko em Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull ( Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal) e Katharine Hepburn no filme de Martin Scorsese, The Aviator ( O Aviador), um papel que trouxe-lhe o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Ela e seu marido, Andrew Upton são atualmente diretores artísticos da Sydney Theatre Company. Blanchett está entre as 20 melhores atrizes na lista da Imdb elegendo as Melhores atrizes de todos os tempos ficando atras de atrizes como Julie Christie,Kathy Bates e Lauren Bacall.Blanchett nasceu em Ivanhoe, um subúrbio de Melbourne, em Victoria, na Austrália. É filha de June, uma australiana e professora da área de Melbourne, e de Robert "Bob" Blanchett, um texano de ascendência francesa oficial da marinha americana, que mais tarde trabalhou como executivo de publicidade. Seu primeiro grande papel principal foi no palco na peça Oleanna, de 1993, dirigida por David Mamet, contracenando com Geoffrey Rush, para o qual ela ganhou o prêmio Sydney Theatre Critics de melhor estreia. Também apareceu como Ofélia na produção de 1994 - 1995 de Hamlet, dirigida por Neil Armfield co-estrelando com Richard Roxburgh e novamente com Geoffrey Rush.Blanchett fez sua estreia internacional no cinema em 1997 com um papel de apoio como uma enfermeira australiana capturada pelo Exército japonês durante a Segunda Guerra Mundial, no filme Paradise Road (br: Um Canto de Esperança), dirigido por Bruce Beresford e estrelado por Glenn Close e Frances McDormand. Seu primeiro papel principal, também em 1997, foi como "Lucinda Leplastrier" na produção Oscar and Lucinda (br: Oscar e Lucinda), contracenando com Ralph Fiennes.
Seu primeiro grande papel de visibilidade internacional foi como Elizabeth I da Inglaterra, em 1998 no filme Elizabeth, por esse papel, ela recebeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz. Blanchett perdeu para Gwyneth Paltrow por seu papel em Shakespeare in Love (br: Shakespeare Apaixonado), mas ganhou um British Academy Award (BAFTA) e um Golden Globe Award
(Globo de Ouro) de melhor atriz em filme de drama. No ano seguinte,
Blanchett foi indicada a um outro prêmio BAFTA por seu papel de apoio em
The Talented Mr. Ripley (br: O Talentoso Ripley).
Já como uma aclamada atriz, Blanchett recebeu uma série de novos fãs, quando ela apareceu em The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring (br: O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel), de Peter Jackson. Ela desempenhou o papel de Galadriel em todos os três filmes. A trilogia detém o recorde como a mais alta trilogia cinematográfica de todos os tempos.
Mais tarde, em 2005 Cate ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel de Katharine Hepburn no filme The Aviator (br: O Aviador), de Martin Scorsese. Isso tornou Cate a primeira atriz a ganhar um Oscar por interpretar um artista vencedor do mesmo prêmio.Em 2006 estrelou Babel ao lado de Brad Pitt, e Notes on a Scandal (br: Notas Sobre um Escândalo), interpretando Sheba Hart e contracenando com Dame Judi Dench. Coincidentemente, Dench ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante
por interpretar a rainha inglesa Elizabeth I, no mesmo ano, Blanchett
perdeu por interpretar a mesma figura histórica, embora em uma categoria
diferente. Blanchett recebeu sua terceira indicação ao Oscar por seu desempenho no filme (Dench também foi indicada ao Oscar).
Blanchett apareceu no cinema com Brad Pitt, pela segunda vez em The Curious Case of Benjamin Button (br: O Curioso Caso de Benjamin Button), de David Fincher, no final de 2008. Blanchett emprestou sua voz para o filme Gake no ue no Ponyo no papel de Gran Mamare.
Em 5 de dezembro de 2008 Blanchett foi honrada com uma estrela na Calçada da Fama no Hollywood Boulevard, em frente ao Grauman's Egyptian Theatre.
Depois de interpretar a vilã russa Irina Spalko em Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull (br: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal), membros do Partido Comunista Russo declararam que Cate deveria "estar sob ameaça de desemprego por aceitar o papel no filme" e que ela e Harrison Ford eram "atores de segunda categoria".
Nenhum comentário:
Postar um comentário