quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Atrizes Hollywoodianas

Embeth Jean Davidtz (Lafayette11 de agosto de 1965) é uma atriz sul-africana nascida nos Estados Unidos.Davidtz nasceu em LafayetteIndiana, enquanto seu pai, John, estudava engenharia química na Universidade Purdue. Posteriormente mudou-se para TrentonNova Jérsei, e depois para a África do Sul, terra natal de seus pais, quando tinha nove anos de idade. Davidtz, que é de ascendência inglesa, teve de aprender o africâner antes de começar a frequentar a escola no país africano,onde seu pai assumiu um cargo lecionando a Universidade de Potchefstroom. Formou-se na Glen High School, de Pretória, em 1983, e graduou-se em literatura e drama inglês pela Universidade Rhodes, em Grahamstown.Davidtz fez sua estreia como atriz profissional aos 21 anos na Cidade do Cabo, no papel de Julieta, numa produção teatral de Romeu e Julieta, de Shakespeare no Maynardville Open-Air Theatre. Atuando tanto em inglês quanto em africâner, a atriz logo participou de outras peças locais, incluindo Stille Nag e A Chain of Voices, pelas quais foi indicada para o equivalente sul-africano doTony Award.
Sua estreia no cinema veio em 1988, quando estrelou o filme de terror americano filmado na África do Sul, Mutator, e pouco tempo depois conquistou um papel de destaque no politicamente polêmico filme para a televisão A Private Life, onde interpretou a filha de um casal interracial. Obteve uma indicação ao equivalente sul-africano do Óscar ao interpretar uma vítima de estupro que se torna surda e muda no thriller psicologicamente intenso em africâner Nag van die 19de ("Noite do dia 19"), em 1992.Davidtz mudou-se para Los Angeles em 1992 e no mesmo ano conseguiu um papel em seu primeiro filme americano, Army of Darkness, de Sam Raimi. Logo em seguida apareceu em dois projetos para o canal de televisão NBC, o filme feito especialmente para a TV Till Death Do Us Part, e a minissérie Deadly Matrimony. Também apareceu no curta-metragem Oh, What A Day, deLaura Ziskin, ao lado de Viggo Mortensen. O diretor Steven Spielberg a viu em Deadly Matrimony e a incluiu no elenco de Schindler's List ( A Lista de Schindler) no papel de Helen Hirsch, a empregada judia.
Davidtz teve um papel central de destaque no filme baseado em fatos reais Murder in the First (1995), e logo em seguida na produção Feast of July, de Merchant Ivory (também em 1995). EmMatilda (1996), um longa-metragem baseado na obra infantil de Roald Dahl, atuou como a srta. Honey, professora da personagem-título.
Em 1998 Davidtz interpretou uma teóloga que ajuda Denzel Washington a desvendar uma onda sobrenatural de crimes no drama de mistério Fallen, e uma femme fatale envolvida com Kenneth Branagh na versão de Robert Altman de um texto até então não utilizado de John GrishamThe Gingerbread Man. No ano seguinte Davidtz desempenhou o papel de uma sofisticada mulher doséculo XIX na versão de Patricia Rozema da comédia Mansfield Park, de Jane Austen, e um papel duplo na fábula futurística Bicentennial Man ( O Homem Bicentenário).
Um papel coadjuvante na adaptação para o cinema de Bridget Jones' Diary ( O Diário de Bridget Jones, de 2001) foi a primeira vez em que Davidtz pôde interpretar uma vilã. Naquele ano começou a participar da série Citizen Baines, da CBS, interpretando a filha de um candidato derrotado ao Senado dos Estados Unidos (James Cromwell) que decide também iniciar uma carreira na política. Outros papeis do período incluíram dramas de época como Wayward Son, de 1999, e Secret Passage, de 2001, além de suspenses de terror como Thir13en Ghosts, de 2001. No ano seguinte participou do drama The Emperor's Club, de Michael Hoffman, onde atuou ao lado de Kevin Kline e Emile Hirsch.
Em Junebug, de 2005, Davidtz interpretou uma negociante de arte de Chicago que é levada à Carolina do Norte por seu marido (Alessandro Nivola) para conhecer sua família pela primeira vez. Davidtz também fez participações especiais na série de sucesso da ABCGrey's Anatomy, como a irmã do dr. Derek Shepherd, Nancy, no episódio "Let the Angels Commit", da terceira temporada. Em 2008 iniciou um papel regular na série In Treatment, da HBO, como Amy, uma das metades de um casal em ruptura, ao lado de Jake (Josh Charles). Também interpretou a esposa infiel de Anthony Hopkins no drama Fracture, de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário