quinta-feira, 6 de março de 2014

Atores Hollywoodianos

Christoph Waltz (Viena4 de outubro de 1956) é um premiado ator austríaco, conhecido internacionalmente pelo seu papel de Hans Landa no filme Inglourious Basterds, pelo qual ganhou o prêmio de o SAG Awars de Melhor Ator Coadjuvante, o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante, o BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante e o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e também pelo seu papel de Dr. King Schultz no filme Django Unchained, pelo qual ganhou também os prêmios OscarGlobo de Ouro e BAFTA. Ambos filmes são do mesmo diretor, Quentin Tarantino.Waltz nasceu em VienaÁustria, filho dos desenhistas Johannes Waltz e Elisabeth Urbancic.Waltz estudou representação no Seminário Max Reinhardt, em Viena e no Instituto de Cinema e Teatro Lee Strasberg, em Nova Iorque. Começou com peças, atuando em teatros como o Schauspielhaus Zürich de Zurique, o Burgtheater de Viena e no Festival de Salzburgo. Ascendeu atuando na televisão e, em 2000, dirigiu seu primeiro filme, a produção televisiva Wenn man sich traut.
Em 2009, no filme Inglourious Basterds, de Quentin Tarantino, Waltz encarnou o Standartenführer Hans Landa, também conhecido como "O Caçador de Judeus". Por este trabalho, ele foi agraciado com o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes de 2009 e foi bem recebido pelos críticos e pelo público em geral. Tarantino reconheceu a importância de Waltz para seu filme, afirmando: "Acho que Landa é um dos melhores personagens que já escrevi e hei-de escrever e Christoph o fez tão bem… realmente, se não encontrasse alguém tão bom quanto Christoph, talvez não tivesse feito Inglourious Basterds."9 Com Inglourious Basterds ganhou varios prêmios de melhor ator coadjuvante, incluindo o Globo de Ouro, o Prémio Screen Actors Guild, o BAFTA e o Oscar
Em 2012, no filme Django Unchained, este também de Quentin Tarantino, Waltz fez o papel de Dr. King Schultz, um caçador de recompensas alemão, papel pelo qual foi agraciado com o Oscar, o BAFTA e o Globo de Ouro, todos de melhor ator coadjuvante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário