quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Atores Hollywoodianos



John Reginald Neville, CM, OBE (02 de maio de 1925 - 19 de novembro, 2011)  era um teatro e cinema Inglês ator que se mudou para o Canadá em 1972. Ele gostava de um ressurgimento da atenção internacional nos anos 1980, como resultado de seu papel em Terry Gilliam de As Aventuras do Barão Munchausen (1988).
Neville nasceu em Willesden, Londres, filho de Mabel Lillian (née Fry) e Reginald Daniel Neville, um motorista de caminhão.  Ele foi educado em Willesden e Escolas County Chiswick para meninos, e após o serviço a Segunda Guerra Mundial, no Royal Marinha treinado como ator na Academia Real de Arte Dramática,  antes de iniciar sua carreira profissional como um membro dos jogadores Trent.
Neville era um ídolo West End da década de 1950, saudado como "um dos mais potentes atores clássicos da geração Burton-O'Toole". Um dos principais membros do Old Vic Empresa de Londres, ele desempenhou muitos papéis principais clássicos, incluindo Romeo em Romeo e Julieta de Shakespeare (um papel que ele repetiu na televisão americana para Showcase os produtores da série antologia '), e um Richard aclamado em Richard II, com Virginia McKenna como Rainha Anne. Ele também alternava com Richard Burton as partes de Otelo e Iago em Otelo.  Ele era um jogador visita frequente no Bristol Old Vic. Ele recebeu boas críticas na adaptação musical de Lolita, chamado Lolita, Meu Amor, que fechou em Boston, a caminho de Broadway.
Conhecido por suas clássicas boa aparência e voz melíflua, a jovem Neville foi frequentemente descrito como sucessor natural do jovem John Gielgud. Por um tempo, ele assumiu o papel de liderança de Nestor Le Fripé de Keith Michell na produção original da West End musical Irma La Douce, atuando ao lado de Elizabeth Seal como Irma. Por um breve período em 1963, ele voltou ao palco Londres, jogando Alfie na versão teatral da peça por Bill Naughton,  mas até então seu compromisso teatral estava fora de Londres.
Em 1961, seu salário semanal em declínio a partir de £ 200 a £ 50, ele se juntou ao Nottingham Playhouse, tornando-se diretor artístico conjunta com Frank Dunlop e Peter Ustinov quando o prédio atual em Nottingham inaugurado em 1963.  Tornou-se um dos principais teatros de repertório provinciais da Grã-Bretanha. Embora Dunlop e Ustinov logo deixou, Neville permaneceu no teatro até 1967.  Ele renunciou devido a disputas de financiamento com a autoridade local  eo Conselho de Artes.
Neville estrelou como o duque de Marlborough em 1969 BBC2 série The First Churchills, um papel importante de televisão que também manteve seu perfil internacional quando o show foi transmitido como o primeiro da série Masterpiece Theatre nos Estados Unidos em 1971.
Com sua família, ele deixou a Grã-Bretanha em 1972 e dedicou sua carreira mais tarde ao teatro canadense, ocupando o cargo de diretor artístico do Teatro Cidadela, em Edmonton, Alberta (1973-1978).  Mais tarde, ele tomou posições semelhantes com o Neptune Theatre, em Halifax, Nova Escócia (1978-1983)  e outras companhias de teatro canadenses, inclusive como diretor artístico do Festival de Stratford do Canadá 1985-89, bem como continuar sua carreira de ator. No topo de suas decisões artísticas, Neville distinguiu-se como quando ele ajudou a eliminar o déficit do Neptune com promoções sagazes como dar bilhetes grátis para os motoristas de táxi locais e suas famílias, antecipando corretamente os destinatários para discutir com entusiasmo o teatro para passageiros e turistas.
Em 1988, ele foi escalado como o Barão de Munchausen por Terry Gilliam. No filme, Neville interpreta o personagem em três fases diferentes da sua vida; em seu 30s, 50s e seus 70 anos. A partir de 1995-1998, Neville teve um papel recorrente de destaque na série de televisão Arquivo X como o Homem Bem-cuidada, e em 1998, ele reprisou seu papel no filme The X-Files: Luta The Future. Embora ele fez inúmeras aparições na televisão e outros papéis no cinema ocasionais, o foco principal da carreira de Neville sempre foi o teatro.
Em seus últimos anos, Neville teve numerosas aparições em filmes, incluindo Primaz da Igreja Anglicana na Austrália em The Man Who Sued Deus e um almirante na Marinha Espaço Terra em O Quinto Elemento. Ele tinha um pequeno papel como "Terrence" em 2002 Aranha de David Cronenberg. No mesmo ano, ele também apareceu ao lado de Vanessa Redgrave na adaptação 2002 filme de Crime e Castigo.
Em 2003, Neville fez uma leitura fase da de John Milton Samson Agonistes, em frente Claire Bloom no Bryn Mawr College, a mando do poeta Karl Kirchwey.
De acordo com os publicitários em Stratford Shakespeare Festival do Canadá, Neville morreu "pacificamente cercado pela família" em 19 de novembro de 2011, com 86 anos  Neville sofreu com a doença de Alzheimer em seus últimos anos.  Ele é sobrevivido por sua esposa, Caroline ( née Hopper), e seus seis filhos. Seu neto é o ator Joe Dinicol. Ele foi adicionado em In Memoriam no Screen Actors Guild Awards 18o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário