Alice Krige Maud ( nascida 28 de junho de 1954) é uma atriz e produtora Sul-Africano. Seu primeiro papel no cinema foi como o recurso de Gilbert e Sullivan cantor Sybil Gordon nos 1981 Academy Award-winning filme Chariots of Fire. Desde então, ela tem desempenhado uma série de papéis em uma série de gêneros. Krige primeiro desempenhou o papel da Rainha Borg no filme Star Trek: First Contact e reprisou o papel para o episódio final da série de televisão Star Trek: Voyager. Um ano após a série terminou, ela reprisou o papel em "Borg Invasion 4-D" em Star Trek: The Experience.
Krige nasceu em Upington, Província do Cabo, África do Sul, filha de Patricia, um professor de psicologia, e Louis Krige, um médico. O Kriges mais tarde mudou-se para Port Elizabeth, onde Alice cresceu em que ela descreveu como uma "família muito feliz", com dois irmãos, um dos quais se tornaram médico eo outro um professor de cirurgia. Ela participou Rhodes University, em Grahamstown, África do Sul com planos de se tornar um psicólogo clínico. Ela virou-se para agir depois de tomar uma aula de atuação no Rodes, completou um grau de Bacharel em Artes e um grau de Bacharel em drama, com distinção, e, em seguida, decidiu frequentar a Escola Central de Expressão e Drama, em Londres.
Krige fez sua estréia profissional na televisão britânica em 1979, e apareceu no filme de televisão A Tale of Two Cities. Ela passou a jogar Sybil Gordon em Chariots of Fire e Eva Galli / Alma Mobley em Ghost Story, ambos em 1981. Ela ganhou um Prêmio de Plays e jogadores, bem como uma Olivier Award Laurence para mais novato promissor, depois de aparecer em um 1981 West End produção teatral dos braços de George Bernard Shaw e do Homem. Ela então se juntou ao Royal Shakespeare Company, jogando Cordelia em "Rei Lear", Cordelia na de Edward Bond, "Lear", Miranda em "A Tempestade", Bianca em "A Megera Domada" e Roxanne em "Cyrano de Bergerac".
Krige jogado Bathsheba em King David (1985) e Mary Shelley em assombrada Verão (1988). Ela apareceu no palco em peças como Veneza preservou de Thomas Otway no teatro Almeida, em Londres e em "Toyer" no Theatre Arts no West End .. Ela apareceu em filmes de televisão como Baja Oklahoma (1988) e Ladykiller (1992 ), em mini-séries, como Ellis Island (1984) e Scarlet e Black (1993). e em filmes de terror como Ghost Story, Sonâmbulos, e Silent Hill.
Em Star Trek: First Contact, Krige jogou a Rainha Borg, que tenta assimilar a Terra para o coletivo Borg. Ela ganhou Melhor Atriz Coadjuvante nas Saturn Awards 1997 para esse papel Ela voltou a este personagem no jogo Star Trek Star Trek:. Armada II e no Star Trek: Voyager series finale "Endgame", em 2001. Sua ficção científica carreira também se expandiu para a televisão, com papéis de destaque na minissérie adaptações de Dinotopia e Children of Dune de Frank Herbert. Ela trabalhou com os irmãos Quay em "O Instituto Benjamenta, ou este sonho que as pessoas chamam de vida" e com Guy Maddin em "Twilight of the Ice ninfas".
Em abril de 2004, Krige foi premiado com um Litt.D. honorário grau da Universidade de Rhodes.
Krige estrelou uma série de filmes e minisséries feitos para a televisão. Ela desempenhou o papel de má mãe de Natalie Wood em O Mistério de Natalie Wood (2004), e atuou como Joan Collins em Dynasty:. The Making of a Guilty Pleasure Ela teve papéis recorrentes em Deadwood, e estrelou em Six Feet Under, Law & Order: Criminal Intent, The 4400, e Dirty Sexy Money
Em 2008, ela teve um papel de liderança como Sannie Laing, a mãe de Sandra, na pele, o filme biográfico sobre Sandra Laing, que foi classificada "Colorido" pelas autoridades sul-Africano durante o apartheid, embora seus pais eram brancos. Em 2011, Krige apareceu no BBCs última temporada de Spooks, jogando russo agente duplo Elena Gavrik. Krige também contou no final da temporada do drama BBC Waking the Dead, em 2011. Nos últimos anos, apareceu em Krige filmes Solomon Kane, O Aprendiz de Feiticeiro, e Thor:. O Mundo das Trevas Ela desempenhou o papel de Amira na primeira e segunda séries de TYRANT para F / X, e recentemente trabalhou para a BBC na série O sindicato e parceiros no crime.
Em 2012, Alice produziu o premiado recurso CADEIA CAESAR, uma exploração da adolescência pouco conhecimento de Júlio César, filmado em três prisões que trabalham com várias centenas de prisões servem e um monte de atores, incluindo Derek Jacobi e John Kani. CADEIA César foi escrito e dirigido por Paul Schoolman.
Krige é casada com o escritor e diretor Paul Schoolman em 1988; o casal permanecer casado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário