segunda-feira, 30 de março de 2015

Atores Hollywoodianos



Pedro Armendáriz, nascido Pedro Armendáriz Gregorio Hastings (09 de maio de 1912 - 18 de junho de 1963), foi um ator de cinema mexicano que fez filmes tanto no México e nos Estados Unidos. Com Dolores del Río e María Félix, ele foi uma das três estrelas do cinema latino-americano bem conhecidos dos anos 1940 e 1950..Armendáriz nasceu na Cidade do México, Distrito Federal, México, para Pedro Armendáriz García-Conde (mexicano) e Adela Hastings (americano). Ele também foi o primo da atriz Gloria Marín. Armendáriz e seu irmão mais novo Francisco viveu com seu tio Henry Hastings, Sênior, em Laredo, Texas depois que a mãe faleceu. Mais tarde, estudou na Califórnia. Ele começou no mundo da atuação, participando nas peças de teatro realizadas pelo grupo de teatro da Universidade da Califórnia, onde ele continuou a carreira em Direito. Ele se formou em engenharia pela Universidade Estadual Politécnica da Califórnia....Quando Armendáriz terminou seus estudos, ele se mudou para o México, onde trabalhou para a ferrovia, como um guia de turismo e como jornalista para a revista bilíngüe México Real. Ele foi descoberto pelo diretor de cinema Miguel Zacarías quando Armendáriz recitou um monólogo de Hamlet para um turista americano. Seu encontro com o diretor Emilio Fernández, foi providencial. O ator e diretor começou a trabalhar em vários filmes: Soy puro Mexicano (1942), Flor Silvestre (1942) e, especialmente, María Candelaria (1943) foram os primeiros filmes de intenso caminho comum. Sob a orientação de Emilio Fernández, Pedro Armendariz desenvolvido os traços de personalidade de filme de forte nacionalista; muitas vezes ele jogou homens duros e viril, indígenas, camponeses e revolucionários. Amendáriz retrataram diversas vezes Pancho Villa e jogou atrizes opostos, como Dolores del Río e María Félix.
Com Dolores del Río, Amendáriz formou um dos casais mais lendários do cinema mexicano. María Candelaria desde Armendáriz com visibilidade internacional. O filme foi premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes 1946. Outros títulos de destaque onde Armendáriz apareceram com Dolores del Rio foram Las Abandonadas (1944), Bugambilia (1944) e La Malquerida (1949). Maria Felix era seu outro parceiro em filmes como Enamorada (1946) ou Maclovia (1948).
No final dos anos 40, ele fez o salto para Hollywood, pela mão de John Ford. Armendáriz foi o favorito de Ford, aparecendo em três de seus filmes: O Fugitivo (1947), Fort Apache e 3 Godfathers (ambos 1948)...Além de sua carreira no cinema mexicano, Armendariz fez uma carreira notável em Hollywood e na Europa. Seus outros filmes de destaque em Hollywood foram: We Were Strangers (1949, dirigido por John Huston), The Torch (1950), Rio de Fronteiras (1954), O Conquistador (1956) e Diane (1956), entre outros. Na Europa, com destaque para sua participação no filme Lucrèce Borgia (1953), filmado na França. No México, a sua participação em destaque filmes notáveis ​​como El bruto (1953, dirigido por Luis Buñuel), La Cucaracha (1959) e La Bandida (1962).
A última aparição de Armendáriz foi no segundo filme de James Bond, From Russia with Love (1963) como aliado de Bond, Kerim Bey. Armendáriz estava gravemente doente com câncer durante as filmagens de From Russia with Love, e no final das filmagens, ele estava muito doente para executar sua parte; suas cenas finais foram realizadas por seu duplo, diretor Terence Young.
Armendáriz foi casado com a atriz Carmelita Bohr (née Pardo). Teve um filho, Pedro Armendáriz Jr., que também era um ator e apareceu no filme de James Bond Licence to Kill em 1989, e uma filha, Carmen Armendariz, um produtor de TV.
Em 1954, Armendáriz teve um papel no filme The Conqueror produzido por Howard Hughes. Este filme foi filmado no estado do Utah, durante o tempo em que o governo dos Estados Unidos fez testes nucleares no vizinho estado de Nevada. Noventa e uma das 220 pessoas envolvidas na produção do filme contraído câncer dentro de 25 anos, e 46 delas morreram em consequência desta doença. Na réplica, Pilar Wayne (viúva de John Wayne) escreveu mais tarde em sua autobiografia que ela não acreditava radiação estava envolvido na morte de aqueles associados com este filme. Ela alegou que ela visitou o set quantas vezes tiveram os outros e não ficar doente. Wayne disse acreditar que a verdadeira causa da morte de seu marido e os outros era unicamente devido ao tabagismo.
Armendáriz começou a sofrer a dor em seus quadris e anos mais tarde, foi descoberto que ele tinha câncer nesta região. Ele aprendeu sua condição era enquanto o terminal na UCLA Medical Center, em Los Angeles, Califórnia. Ele teria agido em From Russia with Love, mesmo suportando grande dor (ele manca visivelmente na maioria das cenas), a fim de deixar para trás os recursos financeiros para a sua família após a sua morte iminente. Em 18 de junho de 1963, Armendáriz se matou no peito com uma arma que ele tinha contrabandeado para o hospital. Ele foi enterrado no Panteón Jardín, Cidade do México, México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário