segunda-feira, 30 de março de 2015

Atrizes Hollywoodianas


 Pamela Suzette "Pam" Grier (nascido em 26 de maio de 1949) é uma atriz americana. Ela tornou-se famosa no início de 1970 depois de estrelar uma série de mulheres moderadamente bem-sucedidos na prisão e blaxploitation filmes como The Big Bird Cage (1972), Coffy (1973), Foxy Brown (1974) e Sheba Bebê (1975). Sua carreira foi revitalizada em 1997, depois de sua aparição no filme de Quentin Tarantino Jackie Brown, pelo qual recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz. Ela também foi indicada para o prêmio SAG, bem como um Satellite Award por sua atuação em Jackie Brown. Grier também é conhecida por seu trabalho na televisão, por 6 temporadas ela retratou Kate 'Kit' Porter na série de televisão The L Word. Ela recebeu uma indicação ao Emmy Award por seu trabalho no programa de animação Happily Ever After: Fairy Tales for Every Child. Rotten Tomatoes classificou-a como a segunda maior heroína de ação feminina na história do cinema.  O diretor Quentin Tarantino comentou que ela pode ter sido a primeira estrela de ação feminina do cinema...Pam Grier nasceu em Winston-Salem, Carolina do Norte, a filha de Gwendolyn Sylvia (née Samuels), uma dona de casa e enfermeiro, e Clarence Ransom Grier, Jr., que trabalhou como um sargento mecânico e Técnica da Força Aérea dos Estados Unidos. Ela tem uma irmã e um irmão  Grier disse: "Eu sou uma mistura de várias raças.:. Hispânica, chineses, filipinos Meu pai era negro, e minha mãe foi Cheyenne índio".
Aos 6 anos, Grier foi estuprada por dois rapazes quando foi deixado sem vigilância na casa de sua tia. "Demorou tanto tempo para lidar com a dor do que", diz ela, "Você tenta lidar com isso, mas você nunca realmente superar isso", acrescenta ela. "E não só eu, minha família suportou tanta culpa e raiva que algo assim aconteceu comigo."
Por causa da carreira militar de seu pai, sua família mudou-se com freqüência durante a sua infância, para vários lugares como a Inglaterra, e acabaram por se instalar em Denver, onde participou East High School. Enquanto em Denver, ela apareceu em uma série de produções teatrais, e participou de concursos de beleza para arrecadar dinheiro para a mensalidade da faculdade no Metropolitan State College.
Grier é o primo de All-Pro Los Angeles Rams National Football League jogador Rosey Grier. Ela namorou o comediante Richard Pryor, jogador de basquete Kareem Abdul-Jabbar, e um ator Freddie Prinze....Grier mudou-se para Los Angeles, Califórnia, em 1967, onde foi inicialmente contratada como recepcionista na empresa American International Pictures (AIP). Acredita-se que ela foi descoberta pelo diretor Jack Hill, [carece de fontes?], Que lançou-a em seus mulheres em filmes de prisão The Big Doll House (1971), e The Big Bird Cage (1972).
Enquanto estiver sob contrato a AIP, ela tornou-se um grampo de filmes blaxploitation início dos anos 1970, jogando grande, corajoso, mulheres assertivas, começando com o de Jack Colina Coffy (1973), no qual ela interpreta uma enfermeira que busca vingança contra os traficantes de drogas; sua personagem foi anunciado no trailer como o "baddest um pintinho bater-squad que já chegou na cidade!" O filme, que foi preenchido com elementos sexuais e violentos típicos do gênero, foi um sucesso de bilheteria, e Grier foi apontada como a primeira mulher Africano-Americano para manchete um filme de ação, como protagonistas de filmes blaxploitation anteriores eram do sexo masculino. Em sua revisão de Coffy, crítico de cinema Roger Ebert elogiou o filme por sua liderança feminina crível e observou que Grier era uma atriz de "belo rosto e forma surpreendente" e que ela possuía uma espécie de "vida física" faltando muitas outras atrizes atraentes . Grier posteriormente jogado personagens semelhantes nos filmes AIP Foxy Brown (1974), Sheba, Bebés e sexta-feira Foster, (ambos 1975).
Com o desaparecimento da blaxploitation mais tarde na década de 1970, Grier apareceu em papéis menores para muitos anos. Ela adquiriu papéis do caráter progressivamente maiores na década de 1980, incluindo uma prostituta drogada em Fort Apache, The Bronx (1981), uma bruxa em Something Wicked This Way Comes (1983), e parceiro do detetive Steven Seagal em Above the Law (1988). Ela teve um papel recorrente em Miami Vice from 1985-1989, e fez aparições em Martin, Night Court e The Fresh Prince of Bel Air, e também teve um papel recorrente na série de TV Crime Story, entre 1986 e 1988. Seu papel em Foguete Gibraltar (1988) foi cortado devido a temores de o diretor do filme, Daniel Petrie, de "repercussões de cenas de amor interracial". Ela também apareceu em Sinbad, Preston Chronicles, The Cosby Show, The Wayans Brothers Show, e TV Mad. Em 1994, Grier apareceu no vídeo de Snoop Dogg para "Doggy Dogg World"...No final de 1990, Grier era um membro do elenco da série da Showtime Linc. Ela apareceu em 1996 em Fuga de John Carpenter de LA, e 1997, com o papel-título de Quentin Tarantino Jackie Brown, os dois filmes que, em parte, prestou homenagem aos seus 70 filmes blaxploitation. Ela foi indicada para vários prêmios por seu trabalho no filme de Tarantino. Grier apareceu no Showtime The L Word, no qual ela interpretou Kit Porter. A série teve seis temporadas e terminou em março de 2009. Grier ocasionalmente convidado-estrelas em séries de televisão como Law & Order: Special Victims Unit (onde ela é uma personagem recorrente).
Em 2010, Grier começou a aparecer em um papel recorrente na série de ficção científica hit Smallville como o vilão Amanda Waller, também conhecida como Rainha Branca, agente chefe do Checkmate, uma agência de operações secretas. Recentemente, ela apareceu como um amigo e colega de professor universitário Julia Roberts em Larry Crowne. Também em 2010, Grier escreveu seu livro de memórias, Foxy: Minha vida em três atos, com Andrea Cagan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário