Val Edward Kilmer (Los Angeles, 31 de dezembro de 1959) é um ator estadunidense. Originalmente ator de teatro, Kilmer tornou-se popular em meados da década de 1980, depois de estrelar vários filmes de comédia, começando com Top Secret! (1984) e Real Genius (1985). Também estrelou filmes de ação, incluindo um papel secundário em Top Gun (1986) e um papel maior em Willow (1988).
Durante uma década de 1990, Kilmer ganhou o respeito crítico depois de estrelar vários filmes que também foram bem sucedidos comercialmente, incluindo seu papel como Jim Morrison em The Doors (1991), Doc Holliday em Tombstone (1993), Batman em Batman Forever ), Chris Shiherlis em Heat (1995), Cel. John Henry Patterson em The Ghost and the Darkness (1996), Simon Templar em O Santo (1997) e Moisés em O Príncipe do Egito (1998). Durante o início da década de 2000, Kilmer estrelou vários papéis que também foram bem recebidos, incluindo o Salton Sea, Spartan, Kiss Kiss Bang Bang, e dublou uma voz de KITT em Knight Rider.
Kilmer nasceu em Los Angeles, na Califórnia, filho de Gladys e Eugene Kilmer, um distribuidor de equipamentos aeroespaciais e promotor imobiliário. O avô de Kilmer era um mineiro de ouro no Novo México. Kilmer é de ascendência alemão, sueco, irlandês, e cherokee. Cresceu em Vale de São Fernando com seus dois irmãos, o mais velho. Foi criado por um cientista cristão, estudou na universidade de Chatsworth, onde foi colega de Kevin Spacey e Mare Winningham, e também participou da escola profissional de Hollywood. Também freqüentou uma escola sobre ciência cristã em Los Angeles, desde uma creche à formatura de 9º ano. Aos 17 anos, era mais jovem aceito sem programa de drama Juilliard. Ele estava sem grupo 10 da divisão de drama.
Começou não cinema em filmes como "Top Secret" e "Academia de Gênios".
Despotrou ao sucesso como coadjuvante no filme Top Gun (1986), mas seu grande momento para interpretar, com perfeição, o empresário Jim Morrison, vocalista e compositor da banda The Doors, não filme "The Doors", de Oliver Stone, de 1991 .
Fez muitos filmes de aventura, em dois deles interpretando famosos heróis de quadrinhos: Batman ("Batman Forever") e O Santo.
Apesar de preferir o teatro em telonas, ganhou bastante reconhecimento pelos filmes feitos na última década.
O ator escreveu e dirigiu um videodocumentário sobre armas nucleares chamado Journey to Victory. Apesar do tema pesado, Kilmer diz que seu trabalho fala, basicamente, sobre pessoas, seus medos e esperanças, em relação ao futuro.
Ao longo da década de 2000, uma carreira de Kilmer pareceu entrar em colapso. Seus filmes são lançados em DVD, e não é mais protagonista. Prova de seu declínio é um papel pequeno em Abelar: Contos de um império antigo, dirigido por Albert Pyun.
Ao contrário do que se pensa, Val não é apelido ou abreviação de outro nome. Seu pai, Eugene, era proprietário de uma distribuidora de equipamentos aeroespaciais e promotor imobiliário, onde é de seus sócios era vice-presidente, e se chamava Val. Ele gostou tanto do nome que resolveu dar o mesmo ao seu filho.
Em seu casamento com Joanne Whalley, o ator teve dois filhos: Mercedes, nascida em 1992, e Jack, de 1995.
Sempre que pode, Kilmer ajuda ONGs cujas causas como um habitat, como um Habitat para a Humanidade, um AmeriCares e um Wildlife Center.
Quando esteve na Juilliard, Val recebeu uma notícia de que seu irmão mais novo, Wesley, havia morrido. Ele diz que o caça da Kilmer era um rapaz único no universo. O que aprendeu com uma morte dele foi para todos os talentos e qualidades contidas naquela pessoa única no mundo. Que deve procurar essas qualidades em si mesmo, respeitando-como e cultivando-como.
Na infância, em Los Angeles, o pequeno Val Morava perto da casa de Roy Rogers e Dale Evans. Um belo dia, o menino resolveu tocar na casa dos vizinha.
Em outubro de 2016, o ator Michael Douglas declarou que Kilmer, seu amigo de longa data, estaria com câncer. Alguns dias depois, Val Kilmer desmentiu o boato, afirmando que está livre de qualquer doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário