Michael John Douglas (nascido em 5 de setembro de 1951), conhecido como Michael Keaton, é um ator, produtor e diretor americano. Ele se tornou famoso por seus papéis de filme cômico em Night Shift (1982), Mr. Mom (1983), Johnny Dangerously (1984) e Beetlejuice (1988), e ganhou mais elogios por seu dramático retrato do personagem-título em Tim Batman de Burton (1989) e Batman retorna (1992).
Desde então, ele apareceu em uma variedade de filmes que vão desde dramas e comédias românticas a filmes de suspense e ação; Tais como Clean e Sober (1988), The Dream Team (1989), Pacific Heights (1990), Muito Barulho por Nada (1993), Minha Vida (1993), The Paper (1994), Multiplicity (1996), Jackie Brown 1997), Herbie: Fully Loaded (2005), The Other Guys (2010), Need for Speed (2014), RoboCop (2014), Spotlight (2015) e The Founder (2016) Filmes animados como Cars (2006), Toy Story 3 (2010) e Minions (2015). Em 2017, Keaton vai interpretar o papel de Marvel Comics supervilain o Vulture in Spider-Man: Homecoming.
O desempenho principal de Keaton em Birdman ou (The Unexpected Virtue of Ignorance) (2014) lhe valeu um Globo de Ouro de Melhor Ator em Musical ou Comédia, o Prêmio de Melhor Crítica para Melhor Ator e Melhor Ator em Comédia e indicações para o Prêmio Screen Actors Guild, British Academy Film Award e Oscar de Melhor Ator. Anteriormente, recebeu uma indicação ao Globo de Ouro por sua atuação em Live from Baghdad (2002) e uma indicação ao Screen Actors Guild Award para The Company (2007). Keaton foi concedido um prêmio da realização da carreira do festival de película de Hollywood e de festivais de película de Zurique.
Em 18 de janeiro de 2016, foi nomeado Diretor de Ordem das Artes e Letras na França. Ele também é um estudioso visitante na Carnegie Mellon University.
Keaton, o caçula de sete filhos, nasceu em Coraopolis, Pensilvânia, perto de Pittsburgh. Seu pai, George A. Douglas, trabalhou como engenheiro civil e agrimensor, e sua mãe, Leona Elizabeth (née Loftus), uma dona de casa, veio de McKees Rocks.
Keaton foi criado em uma família Católica Romana. Ele é em parte de ascendência irlandesa. Ele freqüentou Montour High School na Pensilvânia. Keaton estudou o discurso por dois anos na universidade de estado de Kent, onde apareceu nos jogos, antes de deixar cair para fora e de retornar a Pittsburgh. 1975-1988
Keaton apareceu primeiramente na tevê nos programas públicos da televisão de Pittsburgh, including onde o coração é e o vizinho de Mister Rogers (1975), como um dos "irmãos voando de Zookeeni." Também serviu como um assistente de produção em tempo integral no Show. Em 2004, após a morte de Fred Rogers, Keaton hospedou um programa do tributo do memorial de PBS, Fred Rogers: Vizinho Favorito de América. Keaton também trabalhou como ator no teatro de Pittsburgh; Ele desempenhou o papel de Rick na estréia de Pittsburgh de David Rabe Sticks e Bones com o Pittsburgh Poor Players.
Keaton saiu de Pittsburgh e mudou-se para Los Angeles para começar a audição de várias peças de TV. Ele apareceu em vários programas de TV populares, incluindo Maude e The Mary Tyler Moore Hour. Ele decidiu usar um nome artístico para satisfazer as regras do SAG, já que já havia um ator (Michael Douglas) e um anfitrião diurno (Mike Douglas) com nomes iguais ou similares. A afirmação de que Keaton selecionou seu novo sobrenome devido a uma atração pela atriz Diane Keaton está incorreta. Ele escolheu Keaton por causa de uma afinidade pela comédia física de Buster Keaton. A estréia cinematográfica de Keaton surgiu em um pequeno papel não-falante no filme Rabbit Test, de Joan Rivers.
Sua próxima pausa foi trabalhar ao lado de James Belushi na curta série de comédia Working Stiffs, que mostrou seu talento cômico e levou a um papel co-protagonista na comédia Night Shift dirigido por Ron Howard. Seu papel como o planejador Bill "Blaze" Blazejowski ganhou Keaton alguns elogios da crítica, e ele marcou leads nas sucessivas comédias sucessivas Mr. Mom, Johnny Dangerously e Gung Ho. Ele interpretou o personagem-título da comédia de horror de Beetlejuice, de Tim Burton, em 1988, ganhando o elogio de Keaton e impulsionando-o para a lista A de Hollywood. Ele originalmente recusou o papel, então reconsiderado como a maioria do elenco. Ele agora considera Beetlejuice seu favorito de seus próprios filmes. No mesmo ano, ele também deu um aclamado desempenho dramático como um drogado-viciado empresário em Clean and Sober.
Keaton como Batman, com Kim Basinger no filme de 1989 Batman
A carreira de Keaton foi dada outro grande impulso quando ele foi novamente elenco por Tim Burton, desta vez como o super-herói de quadrinhos título de Batman de 1989. A Warner Bros recebeu milhares de cartas de reclamação de fãs que acreditavam que Keaton era a escolha errada para retratar Batman. Entretanto, o desempenho de Keaton no papel ganhou finalmente a aclamação difundida dos críticos e do público, e Batman transformou-se um dos filmes os mais bem sucedidos desse ano.
De acordo com o livro de referência de Les Daniels Batman: The Complete History, Keaton não ficou surpreso quando ele foi considerado pela primeira vez como Batman como ele inicialmente acreditava que o filme seria semelhante à série de televisão dos anos 1960 estrelado por Adam West. Foi só depois que ele foi apresentado à minissérie de quadrinhos de Frank Miller, The Dark Knight Returns, que Keaton realmente entendeu o lado sombrio e chocante de Batman que ele retratou a aprovação de muitos fãs. Keaton mais tarde reprisou o papel para a sequela Batman Returns (1992), que foi outro sucesso aclamado pela crítica. Ele foi inicialmente definido para reprisar o papel novamente para um terceiro filme do Batman, chegando mesmo a mostrar-se para montagem de figurino. No entanto, quando Burton foi deixado como diretor do filme, Keaton deixou a franquia também. Ele teria ficado insatisfeito com o roteiro aprovado pelo novo diretor, Joel Schumacher. De acordo com o episódio da A & E Biography sobre Keaton, depois de ter recusado pela primeira vez (após reuniões com Schumacher), a Warner Bros ofereceu-lhe $ 15 milhões, mas Keaton recusou-se firmemente e foi substituído por Val Kilmer no Batman Forever (1995).
Keaton permaneceu ativo durante a década de 1990, aparecendo em uma ampla gama de filmes, incluindo Pacific Heights, One Good Cop, Minha Vida ea estrela Shakespearean história Much Ado About Nothing. Ele atuou em The Paper and Multiplicity, e duas vezes no mesmo papel, o personagem de Elmore Leonard Agent Ray Nicolette, nos filmes Jackie Brown e Out of Sight. Ele fez o filme de férias da família Jack Frost eo suspense Desperate Measures. Keaton estrelou como redator de discurso de um candidato político em Speechless de 1994. No início dos anos 2000, Keaton apareceu em vários filmes com sucesso misto, incluindo Live From Baghdad (para o qual ele foi nomeado para um Globo de Ouro), First Daughter, White Noise e Herbie: Fully Loaded. Enquanto ele continuou a receber avisos bons dos críticos (particularmente para Jackie Brown), ele não foi capaz de re-approach o sucesso de bilheteria de Batman até o lançamento de Disney / Pixar Cars (2006), em que ele voz Chick Hicks . No dia de ano novo de 2004, hospedou o especial da televisão de PBS Sr. Rogers: Vizinho favorito de América. Foi lançado por Triumph Marketing LLC em DVD 28 de setembro de 2004. Em 2006, ele estrelou no jogo 6, sobre a 1986 World Series lance pelo Boston Red Sox. Ele tinha um cameo no filme Tenacious D, Time Fixers, um exclusivo do iTunes. O filme de 9 minutos foi lançado para coincidir com Tenacious D em The Pick of Destiny.
Keaton teria sido interpretado como Jack Shephard na série Lost, com a compreensão de que o papel de Jack seria breve. Uma vez que o papel foi reformulado para ser uma longa série regular, Keaton retirou-se. A parte foi dada então ao ator Matthew Fox. A mostra funcionou por seis estações, com o papel de Shephard que continua durante todo.
Keaton estrelou na minissérie de TV de 2007 A Companhia, ambientada durante a Guerra Fria, na qual retratou o chefe da contra-inteligência da vida real da CIA, James Jesus Angleton. O papel garnered Keaton uma indicação de SAG 2008 para o desempenho proeminente por um ator masculino em um filme ou um Miniseries da televisão. A Companhia [citação necessário] Keaton forneceu a voz de Ken em Toy Story 3 (2010). O filme recebeu esmagadoramente aclamação positiva e arrecadou mais de US $ 1 bilhão em todo o mundo, tornando-se um dos filmes mais bem sucedidos financeiramente de todos os tempos. Ele anunciou em junho de 2010 seu interesse em retornar para uma sequela Beetlejuice. Jogou o capitão Gene Mauch na comédia os outros indivíduos.
Keaton estrelou ao lado de Zach Galifianakis, Edward Norton, Emma Stone e Naomi Watts em Birdman ou (The Unexpected Virtue of Ignorance) (2014), interpretando Riggan Thomson, um ator de tela, famoso por interpretar o icônico super-herói titular, Jogo baseado em um conto de Raymond Carver, para recuperar sua antiga glória. Ele ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em um Musical ou Comédia por seu retrato de Thomson e recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. Em 2015, Keaton apareceu como Walter V. Robinson no filme Spotlight, e em 2016, estrelou como empresário Ray Kroc no biopic The Founder. Em 2016, Keaton entrou em negociações para aparecer como um vilão em Spider-Man: Homecoming, que será lançado em 2017. O produtor Kevin Feige confirmou em novembro que Keaton estaria jogando o supervillain o Vulture.
Em 28 de julho de 2016, Keaton recebeu uma estrela no Hollywood Walk of Fame, localizado em 6931 Hollywood Boulevard.
Keaton foi casado com a atriz Caroline McWilliams de 1982 a 1990. Eles têm um filho, Sean. Ele teve um relacionamento com a atriz Courteney Cox de 1989-95. Keaton, um residente de Pittsburgh há muito tempo, é um ávido fã dos Pittsburgh Pirates e negociou uma pausa em seu contrato com o filme Batman caso os Piratas fizessem os playoffs naquele ano (eles não). Ele também escreveu um blog da ESPN sobre os Piratas durante os últimos meses de sua temporada de 2013, em que os Piratas fizeram os playoffs pela primeira vez desde 1992. Ele é visto com freqüência nos jogos de Pittsburgh Penguins e é um ávido fã dos Pittsburgh Steelers.
Na década de 1980, Keaton comprou uma fazenda perto de Big Timber, Montana, onde passa boa parte do seu tempo. Um pescador ávido, é visto frequentemente na série da pesca do saltwater Buccaneers & Bones no canal ao ar livre, junto com Tom Brokaw, Zach Gilford, Thomas McGuane e Yvon Chouinard, entre outros.
Keaton é Democrata. Endossou o presidente Barack Obama para a reeleição em 2012 eo senador Bernie Sanders para a indicação Democrática em 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário