segunda-feira, 1 de maio de 2017

Atrizes Hollywoodianas




 Linda Edna Cardellini (nascida em Redwood City, Califórnia, EUA 25 de junho de 1975) é uma atriz americana, ela é conhecida por seus papéis como Lindsay Weir em Freaks e Geeks, Samantha Taggart em ER, Velma Dinkley nos filmes de ação ao vivo Scooby-Doo, Sylvia Rosen, Um vizinho de Don Draper na série de drama AMC Mad Men, Meg Rayburn na série original Netflix Bloodline, Cassie em Brokeback Mountain, e Laura Barton em Avengers: Age of Ultron. Ela também é conhecida por expressar papéis em projetos animados como CJ em Show Regular, Wendy Corduroy em Gravity Falls, e Megan em Sanjay e Craig.
Cardellini nasceu em Redwood City, Califórnia, filha de Lorena (née Hernan), dona de casa, e Wayne David Cardellini, um empresário. Ela é a mais nova de quatro crianças.  Cardellini foi criado católico.  Ela fez sua primeira aparição pública aos 10 anos, quando ela cantou em uma peça de teatro. Posteriormente, ela atuou em várias produções escolares e começou a frequentar aulas de drama.  Graduou-se da Escola Secundária Católica St. Francis em Mountain View, em 1993,  depois mudou-se para Los Angeles para procurar papéis na televisão e no cinema. Cardellini foi um concorrente em um episódio de 1994 de The Price Is Right, ganhando uma lareira.
Cardellini recebeu seu primeiro papel de grande estréia em 1996, quando ela conseguiu um papel de estrelado como Sarah na série de crianças de ação ao vivo de sábado da ABC, Bone Chillers. Depois disso, ela fez aparições especiais em programas no horário nobre, como Step by Step, Clueless, 3rd Rock do Sol, e Boy Meets World como Lauren, uma garota que apareceu entre o casal de estrelas do programa. Cardellini co-estrelou na AMC mini-série The Lot em 1999,  e passou o verão na Europa como parte de uma produção de turnê de Lancelot, uma tragédia holandesa do século XIV.
Cardellini teve seu primeiro grande sucesso quando ela conseguiu um dos papéis principais da série NBC Freaks e Geeks, que estreou durante a temporada 1999-2000. Como Lindsay Weir, um estudante de honra em meio a uma crise de identidade, Cardellini obteve uma resposta positiva que posteriormente a catapultou para a fama. Cardellini estrelou a adaptação ao vivo de Scooby-Doo em 2002, no qual interpretou a personagem de desenho animado Velma Dinkley. Ela mais tarde reprisou o papel de Velma em 2004 Scooby-Doo 2: Monsters Unleashed. Ela se juntou ao elenco do drama hospitalar ER em 2003 como Samantha Taggart, uma enfermeira de espírito livre. Cardellini atuou por seis temporadas no ER, até o final da série, "And in the End ...", e com o elenco ganhou o prêmio TV Icon Set Terra em 2009.
Seu outro trabalho de filme inclui papéis em Dead Man no Campus, Strangeland, Bom Burger, Legalmente Loira, Brokeback Mountain (para o qual ela foi nomeada para o conjunto Gotham  e Screen Actors Guild awards), e um papel proeminente em O filme de Madison feliz Menino da avó como Samantha. Ela era a voz de Ursula no jogo de RPG, Gladius, e tocou a voz de Bliss Goode na série animada ABC The Goode Family. Em 2007, Cardellini foi escolhido para jogar Clara lovelorn na minissérie de CBS Comanche Moon, um prequel ao Lonesome Dove de 1989.
Em 2010 e 2011, Cardellini voltou ao palco com o grupo de comédia Dr. God em Los Angeles e San Francisco, apareceu em Kill the Irishman e Super, e estrelou o filme independente Return. Ela apareceu com membros do elenco e produtores de Freaks e Geeks e Undeclared no Paley Center para Media PaleyFest em 12 de março de 2011.  Desde 15 de junho de 2012, ela tem sido a voz de Wendy no Disney Channel show Gravity Falls.
Cardellini voz atua periodicamente no podcast e show ao vivo The Thrilling Adventure Hour, no Sparks Nevada: Marshal em segmentos de Marte.  Em 2013, ela foi escolhida para interpretar Sylvia Rosen, um interesse amoroso de Don Draper em Mad Men. Por seu desempenho em homens loucos, recebeu uma nominação do Emmy para a actriz convidada proeminente em uma série do Drama. Começando em 2015, juntou Kyle Chandler em uma série Netflix nova Bloodline dos criadores de Damages.  A mostra foi cancelada em 2016, e terminará após sua terceira estação.
Cardellini participou da Faculdade de Comunicação e Belas Artes da Universidade Loyola Marymount, graduando-se em 2000 com um diploma em artes teatrais. Em 2007, ela foi reconhecida como um "Aluno Distinguido" pela universidade.  Ela namorou seus Freaks e Geeks co-estrela Jason Segel por cinco anos após o cancelamento do show.  Em outubro de 2011, Cardellini e seu namorado Steven Rodriguez anunciaram sua gravidez.  Cardellini deu à luz sua filha Lilah-Rose em fevereiro de 2012.  Cardellini e Rodriguez se envolveram em junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário