segunda-feira, 1 de maio de 2017

Atrizes Hollywoodianas



Dame Angela Brigid Lansbury,  (nascida em Regent's Park, Londres, Inglaterra 16 de outubro de 1925) é uma atriz britânica-americana-irlandesa que apareceu no teatro, na televisão e no cinema. Sua carreira durou sete décadas, grande parte dela nos Estados Unidos, e seu trabalho atraiu a atenção internacional.

Lansbury nasceu em uma família de classe média alta no centro de Londres, filha da atriz Moyna Macgill e do político Edgar Lansbury. Para escapar do Blitz, em 1940 ela se mudou para os Estados Unidos com sua mãe e dois irmãos mais novos, e estudou atuando em Nova York. Procedendo a Hollywood em 1942, ela assinou com a MGM e obteve seus primeiros papéis no filme, em Gaslight (1944) e The Picture of Dorian Gray (1945), ganhando suas duas indicações ao Oscar e um Globo de Ouro. Ela apareceu em mais onze filmes MGM, principalmente em papéis menores, e depois que seu contrato terminou em 1952, ela começou a complementar seu trabalho cinematográfico com aparições teatrais. Apesar de ser considerada uma estrela da B-List durante este período, sua aparição no filme The Manchurian Candidate (1962) recebeu aclamação generalizada e é citada como sendo uma de suas melhores performances. Movendo-se para o teatro musical, Lansbury finalmente ganhou estrelato para desempenhar o papel principal no musical da Broadway Mame (1966), que lhe rendeu uma série de prêmios e estabeleceu-a como um ícone gay.

Em meio a dificuldades em sua vida pessoal, Lansbury mudou-se da Califórnia para County Cork, Irlanda, em 1970, e continuou com uma variedade de aspectos teatrais e cinematográficos ao longo da década. Estes incluíram papéis principais no musical Gypsy do estágio, Sweeney Todd, eo rei e eu, as well as no filme Bedknobs e nos vassouras de Disney da batida (1971). Movendo-se na televisão, ela alcançou fama mundial como escritora e detetive ficcional Jessica Fletcher na série americana whodunit Murder, She Wrote, que correu por doze temporadas de 1984 até 1996, tornando-se um dos mais longos e mais popular drama detetive série na televisão história. Através de Corymore Productions, uma empresa que ela co-propriedade com seu marido Peter Shaw, Lansbury assumiu a propriedade da série e foi seu produtor executivo para as últimas quatro temporadas. Ela também se mudou para o trabalho de voz, contribuindo assim para filmes de animação como a Disney's Beauty and the Beast (1991). Desde então, ela excursionou em uma variedade de produções teatrais internacionais e continuou a fazer aparições ocasionais de cinema.
Lansbury recebeu um Oscar honorário e ganhou cinco prêmios Tony, seis Globos de Ouro, um prêmio Olivier e um prêmio Grammy. Ela também foi nomeada para vários outros prêmios da indústria, incluindo o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em três ocasiões e vários Primetime Emmy Awards em dezoito ocasiões. Ela tem sido o tema de três biografias.                                            Lansbury nasceu em uma família de classe média alta em 16 de outubro de 1925. Embora seu lugar de nascimento seja dado frequentemente como o Poplar, Londres do leste, rejeitou este, afirmando que quando teve conexões ancestrales ao Poplar, foi carregado no Regent's Park, Londres central. Sua mãe foi a atriz de Belfast, Moyna Macgill (Charlotte Lillian McIldowie), que apareceu regularmente no palco no West End e que também estrelou vários filmes.  Seu pai era o rico comerciante inglês de madeira e político Edgar Lansbury, um membro do Partido Comunista da Grã-Bretanha e ex-prefeito da Cidade Metropolitana de Poplar. Seu avô paterno foi o líder do Partido Trabalhista e ativista anti-guerra George Lansbury, um homem que ela sentiu "impressionado" e considerado "um gigante na minha juventude."  Angela tinha uma meia-irmã mais velha, Isolda, que era a Descendente do casamento anterior de Moyna com o escritor e diretor Reginald Denham. Em janeiro de 1930, quando Angela tinha quatro anos, sua mãe deu à luz dois meninos gêmeos, Bruce e Edgar, levando os Lansburys a se mudarem de seu apartamento de choupo para uma casa em Mill Hill, no norte de Londres; Nos fins de semana eles desocupariam para uma fazenda rural em Berrick Salome, Oxfordshire.
Quando Lansbury tinha nove anos, seu pai morreu de câncer de estômago; Ela se recusou a interpretar personagens como um mecanismo de enfrentamento. Em 2014, Lansbury descreveu esse evento como "o momento decisivo da minha vida, nada antes ou depois me afetou tão profundamente". Enfrentando dificuldades financeiras, sua mãe se tornou noiva de um coronel escocês, Leckie Forbes, e mudou-se para seu Casa em Hampstead, com Angela que recebe uma instrução na High School de South Hampstead desde 1934 até 1939.  No entanto, considerava-se autodidata, aprendendo com livros, teatro e cinema.  Ela se tornou uma "maníaca de filmes completa" auto-professada, visitando o cinema regularmente e imaginando-se como certos personagens. Ela começou a estudar música na Ritman School of Dancing e, em 1940, começou a estudar atuar na Escola de canto e arte dramática de Webber, em Kensington, no oeste de Londres, aparecendo pela primeira vez no palco como uma dama de companhia A produção da escola de Mary de Maxwell Anderson de Scotland.
Naquele ano, o avô de Angela morreu, e com o início do Blitz, Macgill decidiu levar Angela, Bruce e Edgar para os Estados Unidos; Isolde permaneceu na Grã-Bretanha com seu novo marido, o ator Peter Ustinov. Macgill conseguiu um emprego supervisionando sessenta crianças britânicas que estavam sendo evacuadas para a América do Norte a bordo da duquesa de Athol, chegando com eles em Montreal, Quebec, Canadá, em meados de agosto. De lá, ela continuou de trem até Nova York, onde foi financiada por um empresário de Wall Street, Charles T. Smith, que morava em sua casa em Mahopac, Nova York. Angela ganhou uma bolsa de estudos da American Theater Wing, permitindo-lhe estudar na Feagin School of Drama e Radio, onde ela apareceu em performances de William Congreve's Way of the World e Oscar Wilde's Lady Windermere's Fan. Graduou-se em março de 1942, altura em que a família se mudara para um apartamento em Morton Street, Greenwich Village.    Lansbury descreve-se como "um amálgama de britânico, irlandês e americano" embora durante toda sua vida ela falou com um sotaque inglês. Ela tem cidadania irlandesa.  O biógrafo Martin Gottfried a caracterizou como "meticulosa, cautelosa, auto-editora, deliberada, é o que os britânicos chamam de reserva", acrescentando que ela estava "tão preocupada, tão sensível e tão simpática quanto alguém poderia querer em um amigo " Notando também que ela tinha "um profundo senso de privacidade", acrescentou que não gostava de tentativas de lisonja.
Lansbury foi casado duas vezes; Primeiro para o ator Richard Cromwell, quando ela tinha 19 anos e Cromwell tinha 35 anos. Cromwell e Lansbury fugiram e foram casados ​​em uma pequena cerimônia civil em 27 de setembro de 1945. O casamento terminou em divórcio em 1946 e permaneceram amigos até sua morte em 1960 .  Em 1949 casou-se com o ator Peter Shaw, e permaneceram juntos por 54 anos até sua morte em 2003; Ela afirmou que "Tivemos o relacionamento perfeito, não muitas pessoas podem dizer isso".  Ela adquiriu um enteado, David, do primeiro casamento de Shaw. Eles tiveram dois filhos, Anthony Peter e Deirdre Ann. Enquanto Lansbury repetidamente afirmou que queria colocar seus filhos antes de sua carreira, ela admitiu que ela muitas vezes teve que deixá-los na Califórnia por longos períodos, quando ela estava trabalhando em outro lugar.  Ela criou seus filhos para serem episcopalianos, embora não fossem membros de uma congregação.  Ela afirmou que "eu creio que Deus está dentro de todos nós, que somos perfeitos, seres preciosos, e temos que colocar nossa fé e confiança nisso".
Na última parte da década de 1960, Anthony e Deirdre se envolveram no crescente movimento de contracultura e começaram a usar drogas recreativas. Deirdre desenvolveu um conhecimento com a família Manson, enquanto Anthony se tornou viciado em cocaína e heroína, renunciando a ele em 1971.  Depois de se recuperar, Anthony tornou-se diretor de televisão e dirigiu 68 episódios de Assassinato, Ela escreveu, também se casando e tendo três filhos.  Deirdre casou-se com um chef e juntos abriram um restaurante em West Los Angeles. Lansbury é um primo da família Postgate, incluindo o animador, escritor e ativista social Oliver Postgate, bem como o acadêmico e escritor Coral Lansbury, cujo filho é o primeiro-ministro da Austrália Malcolm Turnbull.
Como jovem atriz, Lansbury era uma auto-professada homebody,  comentando que "eu amo o mundo da limpeza doméstica."  Ela preferiu passar noites tranqüilas dentro de seus amigos para a vida noturna de Hollywood. Seus passatempos na época incluíam leitura, passeios a cavalo, jogar tênis, cozinhar e tocar piano, também tendo um grande interesse na jardinagem.  Em 2014, foi relatado que ela continuou a gostar de jardinagem, e também gostava de fazer palavras cruzadas. Ela citou F. Scott Fitzgerald como seu autor favorito,  e citou Roseanne e Seinfeld como estando entre seus programas de televisão favoritos.  Lansbury era um escritor ávido da letra, fazendo assim à mão e fazendo cópias de todas suas correspondências.  A pedido de Howard Gotlieb, os documentos de Lansbury estão alojados no Howard Gotlieb Archival Research Center da Universidade de Boston.
Ela é um defensor do Partido Democrático dos Estados Unidos e do Partido Trabalhista britânico.  Ao longo de sua carreira, Lansbury apoiou uma variedade de instituições de caridade, particularmente aquelas como Abused Wives in Crisis que combateram o abuso doméstico e aqueles que trabalharam para a reabilitação de usuários de drogas.  Na década de 1980, ela começou a apoiar uma série de instituições de caridade engajadas na luta contra o HIV / AIDS. No início da vida, ela tinha sido uma fumante de cadeia,  renunciando ao vício de frio do vício em meados da década de 1960.  Em 1976 e 1987, ela teve cirurgia plástica no pescoço para evitar que ela se alargasse com a idade,  mas afirmou que não teve cirurgia para fazer seu rosto parecer mais jovem. Durante a década de 1990, ela começou a sofrer de artrite, em maio de 1994 teve cirurgia de substituição da anca,  e em 2005 teve a cirurgia de substituição do joelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário