quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Cary Grant (nascido Archibald Alexander Leach; 18 de janeiro de 1904 - 29 de novembro de 1986) foi um Inglês  ator de Hollywood se tornou um cidadão americano em 1942. Conhecida por seu sotaque transatlântico, o comportamento afável e "arrojado boa aparência", Grant é considerado um dos homens definitivas líderes clássico de Hollywood.
Grant foi nomeado o segundo maior estrela masculina de todos os tempos (após Humphrey Bogart) pelo American Film Institute. Ele era conhecido por papéis cômicos e dramáticos; seus mais conhecidos filmes incluem Bringing Up Baby (1938), The Philadelphia Story (1940), His Girl Friday (1940), Arsenic and Old Lace (1944), Notorious (1946), An Affair to Remember (1957), North by Northwest (1959), e Charade (1963).
Ele foi nomeado duas vezes para o Oscar de Melhor Ator (Penny Serenade e Nada Mas a Lonely Heart) e cinco vezes ao Globo de Ouro de Melhor Ator. Em 1970, foi apresentado um Oscar honorário aos 42 Academy Awards por Frank Sinatra "por sua maestria única da arte da tela agindo com respeito e carinho de seus colegas"...Archibald Alexander Leach nasceu em 15 de Hughenden Road, Horfield, Bristol, Inglaterra, o único filho sobrevivente de Elsie Maria Leach (née Kingdon, 1877-1973) e Elias James Leach (1873-1935), uma prensa para calças. Young Archie Leach teve uma educação infeliz, frequentou a escola primária Bishop Road e, por apenas alguns meses, North Street School, em Wesleyan Stokes Croft.
Sua mãe tinha sofrido depressão clínica desde a morte de um filho anterior. Elias Leach colocado a mãe de Archibald em uma instituição mental e disse a 9 anos de idade que ela tinha ido embora em um "feriado prolongado" mais tarde declarando que ela tinha morrido. Acreditando que ela estava morta, Leach não aprendeu outra maneira até que ele tinha 31 anos quando seu pai confessou a mentira,  pouco antes de sua própria morte, e disse-lhe que ele poderia encontrá-la viva em uma instalação de cuidados.  Quando Leach tinha 10 anos, seu pai se casou e começou uma nova família que não incluem jovem Archibald. Pouco se sabe sobre como ele foi atendido, e por quem.
Leach foi expulso da escola secundária de Fairfield em Bristol em 1918. Após a adesão à "Bob Pender Stage Troupe", Leach realizada como um pernilongo andador e viajou com o grupo para os Estados Unidos em 1920 com a idade de 16 na RMS olímpico, em uma excursão do país de dois anos. Ele foi processado em Ellis Island, em 28 de julho de 1920.
Quando a trupe retornou à Grã-Bretanha, ele decidiu ficar em os EUA e continuar a sua carreira nos palcos. Durante este tempo, ele se tornou uma parte do mundo do vaudeville e excursionou com Parker, Rand, e Leach. Ainda usando seu nome de nascimento, ele se apresentou no palco do The Muny em St. Louis, Missouri, em séries como Irene (1931), Música em Maio (1931), Nina Rosa (1931), Rio Rita (1931), Rua Singer (1931), Os Três Mosqueteiros (1931) e Noite Maravilhosa (1931). A experiência de Leach no palco como um pernilongo caminhante, acrobata, malabarista, e mime lhe ensinou "graça fenomenal física e timing cômico requintado" eo valor do trabalho em equipe, habilidades que iria beneficiá-lo em Hollywood.
Leach se tornou um cidadão naturalizado dos Estados Unidos em 26 de junho de 1942, ocasião em que também mudou legalmente seu nome de "Archibald Alexander Leach" para "Cary Grant"... Depois de aparecer em vários musicais na Broadway sob o nome Archie Leach,  Leach foi para Hollywood em 1931.  Quando disse para mudar seu nome, ele propôs "Cary Lockwood", o nome do personagem que ele tinha jogado no Broadway mostrar Nikki, com base no recente filme The Last Flight. Ele assinou com a Paramount Pictures, onde os chefes do estúdio decidiu que o nome "Cary" aceitável, mas que "Lockwood" era muito semelhante ao apelido do outro ator. Paramount deram o seu novo ator uma lista de sobrenomes para escolher, e ele selecionou "Grant", porque as iniciais C e G já tinha provado sorte para Clark Gable e Gary Cooper, duas das maiores estrelas de cinema de Hollywood.
Grant apareceu como um homem principal oposto Marlene Dietrich em Vênus Loira (1932), e seu estrelato foi dado um novo impulso por Mae West quando ela o escolheu para seu protagonista em dois de seus filmes de maior sucesso, Loira e eu m nenhum anjo (ambos 1933). Eu não sou nenhum anjo foi um sucesso financeiro enorme e, junto com ela feita lhe erradamente, que foi nomeado para um Oscar de Melhor Filme, salvo Paramount da falência. Paramount colocou Grant em uma série de filmes sem sucesso até 1936, quando ele assinou com a Columbia Pictures. Seu primeiro grande hit comédia foi quando ele foi emprestado para o estúdio de Hal Roach para o Topper 1937 (que foi distribuído pela MGM).
The Awful Truth (1937) foi um filme crucial na carreira de Grant, que cria, para ele um personagem na tela como um dos principais comédia leve homem sofisticado. Como Grant escreveu mais tarde: "Eu fingia ser alguém que eu queria ser, e eu finalmente se tornou essa pessoa. Ou ele se tornou mim. Ou nós nos encontramos em algum ponto."  Grant disse ter baseado sua caracterização em The Awful Truth sobre os maneirismos e entonações de o diretor do filme, Leo McCarey, a quem ele se assemelhava fisicamente. Como escritor / diretor Peter Bogdanovich observou, "After The Awful Truth, quando se tratava de comédia leve, houve Cary Grant e, em seguida, todos os outros foi um also-ran".
The Awful Truth começou o The Atlantic mais tarde chamado de "a corrida mais espetacular de sempre para um ator em fotos americanas".  Durante os próximos quatro anos, Grant apareceu em várias comédias românticas clássicas e comédias malucas, incluindo Holiday (1938) e Trazendo Up Baby (1938), ambos frente Katharine Hepburn; The Philadelphia Story (1940) com Hepburn e James Stewart; His Girl Friday (1940), com Rosalind Russell; e minha esposa Favorita (1940), o que lhe reunido com Irene Dunne, sua co-estrela em The Awful Truth. Durante este tempo, ele também fez os filmes de aventura Gunga Din (1939), com Douglas Fairbanks, Jr. e Paraíso Infernal (1939), com Jean Arthur e Rita Hayworth e dramas Penny Serenade (1941), também com Dunne, e Suspicion ( 1941), o primeiro de quatro colaborações de Grant com Alfred Hitchcock.
Grant era o favorito de Hitchcock, que o chamou de "o único ator que eu amei em toda a minha vida".  Além Suspeita, Grant apareceu nos clássicos Hitchcock Notorious (1946), To Catch a Thief (1955), e Norte by Northwest (1959).
Em meados da década de 1950, Grant formou sua própria companhia de produção, Granart Productions, e produziu uma série de filmes distribuídos pela Universal, como Operation Petticoat (1959), Indiscreet (1958), Carícias de Luxo (co-estrelado por Doris Day , 1962), e Father Goose (1964). Os produtores Albert R. Broccoli e Harry Saltzman originalmente procurado Cary Grant para o papel de James Bond em Dr. No (1962), mas descartou a idéia como Grant estaria empenhada em apenas um filme e os produtores decidiram ir atrás de alguém que pudesse ser parte de uma franquia. Em 1963, ele apareceu ao lado de Audrey Hepburn em Charade dirigido por Stanley Donen.
O biógrafo Patrick McGilligan escreveu que em 1965 Hitchcock perguntou Grant para estrelar Cortina Rasgada (1966) só para saber que Grant tinha decidido se aposentar depois de fazer mais um filme, Walk, Do not Run (1966); Paul Newman foi escalado em seu lugar, ao lado de Julie Andrews.  Em Walk, Do not Run Grant trabalhou com Samantha Eggar e Jim Hutton.
Grant era o primeiro ator a "ir independente" por não renovar seu contrato com o estúdio, efetivamente deixando o sistema de estúdio, que quase completamente controlado o que um ator pode ou não fazer. Desta forma, Grant foi capaz de controlar todos os aspectos de sua carreira, correndo o risco de não trabalhar porque nenhum estúdio particular, tinha um interesse em sua carreira a longo prazo. Ele decidiu quais os filmes que ele ia aparecer na, muitas vezes tinha escolha pessoal de administração e co-estrelas, e às vezes até mesmo negociado uma parte da receita bruta, algo incomum na época. Grant recebeu mais de $ 700.000 para o seu 10% do bruto para To Catch a Thief enquanto Hitchcock recebeu menos de US $ 50.000 para dirigir e produzir isso.
Grant foi nomeado para dois prémios da Academia, por Penny Serenade (1941) e Nada Mas a Lonely Heart (1944), mas nunca ganhou um Oscar competitivo; ele recebeu um Oscar especial para Lifetime Achievement em 1970. Aceitando o Roteiro Oscar Best Original em 05 de abril de 1965 no co-escritor 37ª Cerimónia dos Óscares Father Goose Peter Stone tinha brincou: "Meus agradecimentos a Cary Grant, que continua ganhando essas coisas para outras pessoas ". Em 1981, Grant foi concedido os Kennedy Center Honors.
Grant permaneceu uma das principais atrações de bilheteria de Hollywood há quase 30 anos. Howard Hawks disse que Grant era "tão longe o melhor que não há ninguém a ser comparado a ele".  O crítico de cinema David Thomson chamado -lhe "o melhor e mais importante ator na história do cinema".
Grant zombou de si mesmo com afirmações como "Todo mundo quer ser Cary Grant, mesmo que eu quero ser Cary Grant", e em linhas de tais ad lib como no filme His Girl Friday, dizendo: "Eu nunca tinha tanta diversão desde Archie Leach morreu ". Em Arsenic and Old Lace (1944), uma lápide é visto com o nome Archie Leach. De acordo com uma história famosa agora acredita-se ser apócrifa, depois de ver um telegrama de um editor de revista ao seu agente perguntando "Como velho Cary Grant?" Grant teria respondido com "fine Old Cary Grant. Como você?"
Grant foi casado cinco vezes. Ele casou Virginia Cherrill em 10 de fevereiro de 1934. Ela se divorciou dele em 26 de março de 1935, na sequência de acusações de que Grant havia batido nela. Em 1942, ele se casou com Barbara Hutton, uma das mulheres mais ricas do mundo, e tornou-se uma figura de pai para o filho, Lance Reventlow. O casal foi ironicamente apelidado de "Caixa e Cary", ainda que em um extenso acordo pré-nupcial Grant recusou qualquer liquidação financeira em caso de um divórcio. Depois de se divorciar em 1945, eles continuaram amigos ao longo da vida. Grant sempre se irritou com a acusação de que ele se casou por dinheiro: ". Eu não posso ter casado por razões muito sólidas, mas o dinheiro nunca foi um deles"
Esposa Betsy Drake no trailer de seu filme com Grant, Every Girl Should Be Married (1948)
Em 25 de dezembro de 1949, casou-se com Grant Betsy Drake. Ele apareceu com ela em dois filmes. Este viria a ser o seu casamento mais longo, que termina em 14 de agosto de 1962. Drake introduzido Grant ao LSD, e na década de 1960, ele relatou como o tratamento com o alucinógeno-droga legal na época, em uma clínica da Califórnia prestigiada tinha finalmente trouxe-o paz interior depois de yoga, hipnotismo, e misticismo provou ineficaz.  Grant e Drake se divorciaram em 1962.
Ele fugiu com Dyan canhão em 22 de julho de 1965, em Las Vegas. Sua filha, Jennifer Grant, nasceu em 26 de fevereiro de 1966.  Ele freqüentemente chamado Jennifer seu "melhor produção."  Grant e Cannon se divorciaram em março de 1968.
Em 11 de abril de 1981, casou-se com Barbara Grant Harris, um de hotéis de relações públicas britânico agente que tinha 47 anos mais jovem. Eles renovaram seus votos em seu quinto aniversário de casamento. (Quinze anos depois da morte de Grant, Harris casou com o ex-Kansas Jayhawks quarterback All-americano David Jaynes em 2001).
Alguns, incluindo Hedda Hopper  e roteirista Arthur Laurents, disse que Grant era bissexual. Grant foi supostamente envolvido com a figurinista Orry-Kelly, quando ele se mudou para Manhatta e viveu com o ator Randolph Scott off e por 12 anos.  Richard Blackwell escreveu que Grant e Scott estavam "profundamente, loucamente apaixonado." Scotty Bowers alegou em seu livro de memórias Full Service, publicado em 2012,  que ele era um amante da tanto Grant e Scott. William McBrien, em sua biografia Cole Porter, Porter diz que Grant e freqüentado a mesma casa de gama alta de prostituição masculina em Harlem, dirigido por Clint Moore e popular entre as celebridades. Todas essas alegações eram publicado muitos anos depois de Grant tinha morrido.
Barbara Harris, a viúva de Grant, contestou que havia um relacionamento com Scott Quando Chevy Chase brincou sobre Grant ser gay em uma entrevista na televisão, Grant processou por calúnia.; eles resolvido fora do tribunal  No entanto, namorada de um tempo de Grant Maureen Donaldson escreveu em seu livro de memórias 1989, An Affair to Remember:. Minha vida com Cary Grant, que Grant disse a ela que suas duas primeiras esposas o tinha acusado de ser homossexual . Em Garota de Chaplin, uma biografia de Virginia Cherrill (a primeira esposa de Grant), Miranda Seymour escreveu que Grant e Scott eram apenas amigos platônicos.
O ex-showgirl Lisa Medford alegou que Cary Grant queria que ela tivesse um filho dele, mas ela não queria ter filhos.  A filha de Grant Jennifer Grant escreveu que seu pai não era gay em seu livro de memórias de 2011.  A mãe de Jennifer, Dyan Cannon, quarta esposa de Grant, disse que Grant não tinha sido gay, quando ela estava promovendo seu livro de memórias de Grant em 2012.
Sua viúva Grant descreveu como "provavelmente mais republicano do que qualquer outra coisa, mas ele estava mais interessado nas questões. Então, poderia ir de qualquer maneira". Ele não achava que estrelas de cinema devem fazer declarações políticas:  "Eu sou contra a atores tomar partido em público e que jorram espontaneamente sobre o amor, religião ou política ... Eu sou uma massa de incoerências quando se trata de política. ".
Grant manteve amizades com colegas de diferentes posições políticas, e seus poucos atividades políticas parecia ser moldada por amizades pessoais. Grant condenado macarthismo em 1953, e quando seu amigo Charlie Chaplin foi colocado na lista negra, Grant disse que o valor artístico de Chaplin compensados ​​preocupações políticas.  Ele também foi um amigo dos irmãos Kennedy e tinha laços estreitos com a família Mankiewicz, incluindo imprensa de Robert Kennedy secretário Frank Mankiewicz, hospedando um dos primeiros fundraisers políticos de Kennedy em sua casa. Ele fez uma rara declaração sobre questões públicas, após o assassinato de Robert F. Kennedy, apelando para o controle de armas.  Em 1976, depois de sua aposentadoria a partir de filmes, Grant apresenta o seu amigo Betty Ford, a primeira-dama dos Estados Unidos, em a Convenção Nacional Republicana.
Cary Grant em 1949; ele tinha a verruga em seu rosto removeu o ano seguinte.
Cary Grant se aposentou a partir da tela de 62 quando sua filha Jennifer nasceu, para se concentrar em trazer para cima dela e para proporcionar uma sensação de permanência e estabilidade em sua vida. Enquanto trazendo sua filha, ele arquivados artefatos de sua infância e adolescência em um cofre sala de tamanho com qualidade de banco que ele tinha instalado na casa. Sua filha atribuiu essa coleção meticulosa para o fato de que os artefatos de sua própria infância tinha sido destruída durante o bombardeio da Luftwaffe de Bristol, na Segunda Guerra Mundial (um evento que também tirou a vida de seu tio, tia e primo, bem como o primo de marido e neto), e ele pode ter queria impedi-la de experimentar uma perda similar.
No final dos anos 1960, ele aceitou um cargo no conselho de administração da Fabergé. Por todas as contas esta posição não era honorário, como alguns tinham assumido; Conceda reuniões regularmente atendidos e sua mera aparição em um lançamento de produto quase certamente garantir o seu sucesso. A posição também permitido o uso de um avião particular, que Grant poderia usar a voar para ver sua filha sempre que sua mãe, Dyan Cannon, estava trabalhando. Mais tarde, ele se juntou aos conselhos de Hollywood Park, a Academia de Artes Mágicas (The Magic Castle, Hollywood, California), Western Airlines (adquirida pela Delta Air Lines em 1987), e MGM.
Ele era um entusiasta de automobilismo que desejam e, como muitas outras estrelas de Hollywood da época, possuía muitos carros clássicos. Um dos primeiros que possuía era um Cadillac 1929 Cabriolet. Seu amor de Cadillacs nunca diminuiu e ele mais tarde comprou um Cadillac Eldorado Biarritz. Outros carros que ele possuía incluiu uma Magnette MG e um Sunbeam Alpine série um roadster.
Nos últimos anos de sua vida, Grant empreendeu excursões dos Estados Unidos em um show de um homem só, Uma Conversa com Cary Grant, no qual ele iria mostrar clipes de seus filmes e responder a perguntas da platéia. Grant estava se preparando para uma performance no Teatro Adler em Davenport, Iowa, na tarde de 29 de novembro de 1986, quando ele sofreu uma hemorragia cerebral (ele já havia sofrido um derrame em outubro de 1984). Sua esposa, sem saber o que estava doente dele, fui a uma farmácia local para obter aspirina. Ele morreu às 11:22 pm no Hospital São Lucas com a idade de 82. A maior parte de sua propriedade, no valor de milhões de dólares, foi a sua quinta esposa, Barbara Harris, e sua filha, Jennifer Grant.
Em 2001, uma estátua de Grant foi erguida no Millennium Square, uma área regenerada próximo ao porto de Bristol, Bristol, na cidade onde ele nasceu.
Em novembro de 2005, Grant ficou em primeiro lugar nas "Os 50 maiores estrelas de cinema de todos os tempos" lista pela revista Premiere  Richard Schickel, crítico de cinema, disse sobre Grant:. "Ele é o melhor estrela ator que já existiu no filmes ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário