quarta-feira, 25 de dezembro de 2013
Atores Hollywoodianos
Brian Dennehy Mannion (nascido em 09 de julho de 1938) é um ator americano de cinema, teatro e televisão. Depois de ganhar reconhecimento por retratar o excesso de zelo Xerife Will Teasle em First Blood (1982), Dennehy passou a ganhar um Globo de Ouro, dois prêmios Tony e seis indicações Primetime Emmy Award...Dennehy nasceu em Bridgeport, Connecticut, filho de Hannah e Edward Dennehy, um editor de serviço de fio para a Associated Press. Ele tem dois irmãos, Michael e Edward. Ele é de ascendência irlandesa e foi criado como católico romano. A família mudou-se para Long Island, Nova York, onde participou Dennehy Chaminade High School, no cidade de Mineola.
Dennehy alistou-se os EUA Marine Corps em 1959, servindo serviço ativo em Okinawa até 1963. Em inúmeras entrevistas, Dennehy alegou ser um veterano do Vietnã que serviu um passeio de 5 anos no Vietnã e contou contos angustiantes de sua combate lá , mas de acordo com o livro Stolen Valor, Dennehy nunca serviu no Vietnã em tudo e nunca viu o combate ativo. Stolen Valor e outros livros supôs que fabricações do TEPT e eventos traumáticos em geral tinham a intenção de ganhar honra ou reconhecimento . O autor do Stolen Valor escreveu a Dennehy relativamente à discrepância, mas não recebeu resposta do ator, embora Dennehy mais tarde admitiu em uma entrevista que ele tinha mentido sobre seu serviço e se desculpou por isso. No entanto, mais tarde ele repetiu a mesma história a respeito de servir no Vietnã, em uma entrevista com Joanne Kaufmann do Wall Street Journal.
Após o serviço Marine Corps, Dennehy passou a freqüentar Columbia, onde jogou futebol e se formou em história, onde ele também se tornou um membro da fraternidade Sigma Chi, antes de passar para Yale para estudar artes dramáticas. Ele jogou a união do rugby para Old Blue RFC. Antes de sua busca de uma carreira de ator, Dennehy trabalhou como um corretor da bolsa da Merrill Lynch em seu escritório principal no centro de Nova York em meados dos anos 1970...Dennehy é conhecido principalmente como um ator dramático. Seu primeiro papel de destaque foi como o excesso de zelo Xerife Will Teasle em First Blood (1982) oposto Sylvester Stallone como Rambo.
Seus filmes anteriores incluíam várias comédias, como Semi-Tough com Burt Reynolds (no qual ele interpretava um jogador de futebol profissional), Foul Play com Chevy Chase, e 10 com Dudley Moore (como um bartender Acapulco). Mais tarde, ele retratou um xerife corrupto do Silverado ocidental e um estrangeiro em Cocoon, ambos lançados em 1985.
Peças de apoio memoráveis destaque Dennehy em filmes como Dividir Imagem (1982), Eagles Jurídicos (1986), F / X: Murder By Illusion (1986), Presumível Inocente (1990) e F / X2: The Art of Illusion mortal (1991) .
Dennehy gradualmente tornou-se um ator de personagem valioso, mas também alcançou o status de líder do homem no thriller Best Seller (1987), co-estrelado por James Woods. Ele também estrelou no filme de Peter Greenaway A Barriga de um Arquitecto, pelo qual ganhou o prêmio de Melhor Ator no 1987 Chicago International Film Festival. Comentando sobre este empreendimento incomum, Dennehy disse: "Eu estive em um monte de filmes, mas este é o primeiro filme que eu fiz."
Ele passou a estrelar como Harrison no filme australiano The Man from Snowy Rio II em 1988.
Um de seus papéis mais conhecidos veio em 1995 Chris Farley-David Spade comédia Tommy Boy como Big Tom Callahan. Ele também se reuniu com seus 10 co-estrela Bo Derek em Tommy Boy, no qual ela interpretou a esposa.
Dennehy teve um papel de voz no filme animado Ratatouille como Django, o chef rato pai de Remy. Ele apareceu como o oficial superior de Robert De Niro e Al Pacino no Righteous Kill 2008 drama policial e como o pai de Russell Crowe no filme de 2010 suspense os próximos três dias.
Dennehy estrelou como Clarence Darrow em Alegada, um filme baseado no macaco Julgamento Scopes, a famosa batalha judicial sobre o ensino da evolução nas escolas públicas americanas. [9]
Dennehy começou sua carreira profissional atuando em papéis pequenos hóspedes em 1970 e 1980 séries como Kojak, Lou Grant, Dallas e Dinastia. Ele também apareceu em um episódio de Miami Vice durante a temporada 1987-1988.
Dennehy retratado sargento Ned T. "escolhido congelado" Coleman no filme de televisão A Rumor of War (1980) ao lado de Brad Davis. Ele continuou a aparecer em filmes de alto perfil de televisão como Skokie (1981), Dividir Imagem (1982), Dia One, (1989), A Killing in a Small Town (1990) oposto Barbara Hershey, em pleno dia (1991), Scott Turow é o ónus da prova e da minissérie uma temporada no purgatório. Ele também interpretou o papel-título na série da HBO Teamster Boss: The Jackie Presser Story.
Dennehy teve um papel de liderança como chefe dos bombeiros / pai celebridade Leslie "Buddy" Krebs na vida curta série Star 1982 da Família. Apesar de seu poder de estrela, que show foi cancelado depois de uma meia temporada.
Dennehy foi nomeado para Emmy Awards, seis vezes por seus filmes de televisão. Ele foi nomeado para Melhor Ator em Minissérie ou Filme para TV por sua performance como John Wayne Gacy em Para pegar um assassino, e ele foi nomeado no mesmo ano em uma categoria diferente, Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme para TV, por A Burden of Proof (1992). Outros nominatations Emmy foram por seu trabalho em A Killing in a Small Town, Murder in the Heartland (1993) e para o filme de TV a cabo Showtime Nossos Pais (2005), que foi sobre o escândalo de abuso sexual Igreja Católica Romana. Em 2000, Dennehy foi nomeado para um Emmy de Melhor Ator em Minissérie ou Filme para TV para uma apresentação televisiva de sua atuação como Willy Loman em Death of a Salesman que ele tinha executado na Broadway de Arthur Miller. O desempenho, no entanto, precipitar um Globo de Ouro.
Ele já atuou nos filmes populares de TV drama do crime Jack Reed. Ele também apareceu como um personagem recorrente na sitcom da NBC Just Shoot Me !.
Dennehy foi parodiado em South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes (1999) e um episódio de Os Simpsons.
Em janeiro de 2007, ele estrelou o episódio "Scheherazade" de Law & Order: Special Victims Unit como um criminoso aposentado que quer se reconectar com sua filha e admitir seus crimes antes de morrer de uma doença terminal, assim, eventualmente, eliminar um preso injustamente preso. Em abril de 2008, Dennehy co-estrelou como um chefe Teamster em um episódio de 30 Rock.
Dennehy em um episódio de 2009 da Rules of Engagement como o pai do personagem principal, Jeff estrelou hóspede-.
Dennehy também narrou muitos programas de televisão. Ele narrou Morte docudrama canadense-irlandês ou no Canadá.
Dennehy está definido para estrelar a próxima série Amazon Studios Cocked que irá costar Jason Lee, Dreama Walker, Diora Baird, e Sam Trammell.
Dennehy ganhou dois prêmios Tony, ambas as vezes para melhor ator em um jogo. A primeira vitória foi para Death of a Salesman (para o qual ele também ganhou um prêmio Laurence Olivier para Londres prazo da produção), em 1999, eo segundo foi para A Viagem de Longo Dia de Eugene O'Neill em Noite em 2003. Ambas as produções foram dirigidos por Robert Falls e foram originalmente produzidos na empresa Goodman Theatre em Chicago.
No palco, Dennehy fez performances frequentes no mundo do teatro de Chicago, e fez sua estréia na Broadway em 1995, em Traduções de Brian Friel. Em 1999, ele foi o primeiro artista masculino a ser eleito o Prêmio Sarah Siddons por seu trabalho em Chicago teatro. Ele fez um retorno à Broadway em 2007 como Matthew Harrison Brady em Inherit the Wind em frente Christopher Plummer, em seguida, retornou novamente oposto Carla Gugino em um renascimento do desejo de Eugene O'Neill Under the Elms de 2009.
No outono de 1992, ele desempenhou o papel principal de Hickey na produção de Robert Falls of Eugene O'Neill de The Iceman Cometh no Abbey Theatre, em Dublin.
Em 2008, Dennehy apareceu no Shakespeare Festival Stratford, em Stratford, Ontário, Canadá, aparecendo em Tudo Está Bem Quando Acaba Bem como o rei da França, e um duplo projeto de lei de execuções, de Krapp, de Samuel Beckett Last Tape e Hughie de Eugene O'Neill, onde Dennehy reprisou o papel de Erie Smith.
Em 2010, ele foi introduzido no Teatro Municipal americano da fama.
Em dezembro de 2010, ele retornou para a Irlanda para jogar o Touro McCabe no Teatro Olympia de versão teatral de Dublin de John B. Keane The Field.
Em 2011, voltou para o Dennehy Shakespeare Festival Stratford, no papel de Sir Toby Belch em Noite de Reis de Shakespeare. Ele também tocou em Max Harold Pinter do The Homecoming, que é o primeiro trabalho Pinter a ser produzido lá.
Em abril a junho de 2012, ele desempenhou o papel de Larry Slade no Eugene O'Neill jogar The Iceman Cometh no Goodman Theatre em Chicago, que ele reprisou em 2015, quando a produção, com a maior parte do Goodman Theater elenco produção , foi reavivado no Harvey Theater BAM em New York City.
Na série de quadrinhos Ultimate Spider-Man, que a série 'versão do vilão Norman Osborn foi rendido pelo artista Mark Bagley para se parecer com o ator Brian Dennehy, conforme escritor Brian Michael Bendis' instruções.
Ele é o pai das atrizes Elizabeth Dennehy e Kathleen Dennehy. Ele reside em Woodstock, Connecticut. Seu filho Cormac Dennehy se formou na Escola Pomfret em 2011, enquanto sua filha, Sarah, atende Woodstock Academy. Ele fez um discurso de formatura na Escola Pomfret em 29 de maio de 2011, quando se formou Cormac. Ele e sua esposa, Jennifer, adotou uma criança.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário