quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Alan Alda (nascido Alphonso Joseph D'Abruzzo, 28 de janeiro de 1936) é um americano ator, diretor, roteirista e autor. A seis vezes Emmy e Golden Globe Award vencedor, ele é mais conhecido por seus papéis como Capitão Hawkeye Pierce na série de TV M * A * S * H e Arnold Vinick em The West Wing, e seu papel coadjuvante em 2004 filme O Aviador, para o qual ele foi nomeado para um Oscar. Ele é atualmente professor visitante na Universidade Estadual de Nova York em Stony Brook Escola de Jornalismo e membro do Conselho Consultivo do Centro de comunicar a ciência  eo futuro do Instituto Life.  Ele faz parte do conselho do Festival Mundial da Ciência e é um juiz para Math-O-Vision...Alda nasceu Alphonso Joseph D'Abruzzo em 28 de Janeiro de 1936, em Nova York, e teve uma infância peripatética como seus pais viajaram pelos Estados Unidos em apoio do trabalho de seu pai como um performer em teatros burlescos.  Seu pai , Robert Alda (nascido Alphonso Giuseppe Giovanni Roberto D'Abruzzo), foi um ator e cantor, e sua mãe, Joan Browne, foi uma dona de casa e ex-vencedor do concurso de beleza.  Seu pai era de origem italiana e sua mãe era de ascendência irlandesa.  Seu sobrenome adotado ", Alda," é uma junção de Alphonso e D'Abruzzo.
Quando Alda tinha sete anos, ele contraiu poliomielite. Para combater a doença, seus pais administrado um regime de tratamento doloroso desenvolvido pela Irmã Elizabeth Kenny, que consistiram na aplicação de cobertores de lã quente para seus membros e esticando os músculos.  Alda participou o Arcebispo Stepinac High School, em White Plains, Nova Iorque.  Em 1956, ele recebeu seu diploma de Bacharel em Artes em Inglês pela Fordham University College of Fordham no Bronx, onde ele era um membro da equipe estudante da sua estação de rádio FM, WFUV. Meio-irmão de Alda, Alda Antony, nasceu naquele ano (1956) e também se tornaria um ator.
Durante o ano júnior de Alda, estudou em Paris, atuou em uma peça de teatro em Roma, e se apresentou com seu pai na televisão, em Amsterdã. Na faculdade, ele era um membro da ROTC, e após a graduação, ele serviu por um ano, em Fort Benning, em seguida, seis meses no Exército Reserve dos EUA.
Em 1956, enquanto freqüentava a Universidade de Fordham, ele conheceu Arlene Weiss, que estava participando de Hunter College. Eles ligado no jantar festa de um amigo mútuo; quando um bolo de rum caiu acidentalmente no chão da cozinha, eles foram os dois únicos hóspedes que não hesitam em comê-lo. Um ano após sua formatura, eles se casaram. Eles têm três filhas: Eva, Elizabeth, e Beatrice. Dois de seus oito netos são atores aspirantes
O Aldas ter sido residentes de longa data de Leonia, New Jersey.  Alda freqüentado Sol & Sol Deli em Palisade Avenue, na cidade vizinha de Englewood, Nova Jersey, um fato espelhado no sonho de seu personagem sobre comer peixe branco a partir do estabelecimento, em um episódio de M * A * S * H ​​em que Hawkeye sustenta um ferimento na cabeça...Alda começou sua carreira na década de 1950, como membro do Compass Jogadores comédia revue. Em Novembro de 1964 a estreia mundial no ANTA Playhouse da versão teatral de O Corujão ea Gatinha, ele jogou o Felix "Coruja" frente ao "Pussycat", que foi interpretado por preto atriz / cantora Diana Sands.  Ele continuou a Felix jogar o "Coruja" para a temporada 1964-5 Broadway  Em 1966, ele estrelou o musical The Apple Tree na Broadway.; ele foi indicado para o Prêmio Tony de Melhor Ator em Musical para esse papel.
Alda fez sua estréia agindo Hollywood como um jogador de apoio em Longe vão os dias! - Uma versão cinematográfica do grande sucesso da Broadway Purlie Victorious, que co-estrelou atores veteranos Ruby Dee e seu marido, Ossie Davis. Outros papéis no cinema se seguiria, como seu retrato do autor, humorista e ator George Plimpton no filme Paper Lion (1968), bem como o marinheiro Extraordinária (1969), e ocultismo assassinato de suspense thriller The Mephisto Waltz, com a atriz Jacqueline Bisset. Durante este tempo, Alda freqüentemente apareceu como palestrante em 1968 revival do que é minha linha ?. Ele também apareceu como palestrante no I tenho um segredo durante seu renascimento 1972 syndication.
No início de 1972, Alda fez o teste e foi selecionado para desempenhar o papel de "Hawkeye Pierce" na adaptação para a TV do filme MASH 1970 . Ele foi indicado para 21 prêmios Emmy, e ganhou cinco. Ele participou de escrever 19 episódios, incluindo o final, e dirigido 32, incluindo a final. Quando ele ganhou seu primeiro prêmio Emmy por escrever, ele estava tão feliz que ele executou uma cambalhota antes de correr até o palco para receber o prêmio. Ele também foi a primeira pessoa a ganhar prêmios Emmy por atuar, escrever e dirigir para a mesma série.  Richard Hooker, que escreveu o romance no qual M * A * S * H ​​foi baseado, não gostava de retrato de Alda de Hawkeye Pierce (Hooker, um Hawkeye republicano, tinha baseado em si mesmo, ao passo que Alda e roteiristas do programa levou o personagem em uma direção mais liberal).  Alda também dirigiu 1983 2½ horas series finale do show "Adeus, Adeus e Amém ", que continua a ser o único episódio mais assistido de qualquer série de televisão rede de transmissão americana. Alda é a única série regular a aparecer em todos os 251 episódios.
O elenco de M * A * S * H ​​da Temporada 2, 1974 (no sentido horário a partir da esquerda): Loretta Swit, Larry Linville, Wayne Rogers, Gary Burghoff, McLean Stevenson, e Alda
Alda comutada a partir de Los Angeles para sua casa em Nova Jersey cada fim de semana durante 11 anos, enquanto estrelando em M * A * S * H.  Sua esposa e as filhas viviam em New Jersey, e ele não queria se mudar com sua família para Los Angeles, especialmente porque ele não sabia quanto tempo duraria o show.
Alan Alda, pai Robert Alda, e meio-irmão Antony Alda apareceram juntos em um episódio de M * A * S * H, "Lend a Hand", durante a temporada 8. Robert já havia aparecido em "The Consultant" na 3 ª temporada.
Durante os cinco primeiras temporadas da série, o tom de M * A * S * H ​​foi em grande parte o de um tradicional "comédia serviço", na veia de programas como da Marinha McHale. No entanto, como os escritores originais gradualmente deixou a série, Alda ganhou o controle crescente, e pelas estações finais havia se tornado um produtor e consultor criativo. Sob sua supervisão, M * A * S * H ​​manteve a sua fundação cômico, mas aos poucos assumiu um tom um pouco mais sério, abordar abertamente assuntos políticos. Como resultado, os 11 anos de M * A * S * H ​​são geralmente dividida em duas eras: a Larry Gelbart / Gene Reynolds "comédia" anos (1972-1979), e os anos "dramáticos" Alan Alda (1979-1983 ).
Para as três primeiras temporadas, Alda e seus co-estrelas Wayne Rogers e McLean Stevenson trabalharam bem juntos, mas mais tarde, as tensões aumentaram, particularmente como o papel de Alda cresceu em popularidade. Rogers e Stevenson ambos deixaram o show no final da terceira temporada.  No início da quarta temporada, Alda e os produtores decidiram encontrar um ator substituto para desempenhar o papel pai substituto anteriormente feita pelo Coronel Blake. Eles finalmente encontraram o veterano ator e fã da série, Harry Morgan, que iria estrelar como Coronel Sherman T. Potter, tornando-se mais um dos protagonistas da série.  Mike Farrell também foi introduzida como co-estrela de Alda BJ Hunnicutt.
Em seu 1981 autobiografia, Jackie Cooper (que dirigiu vários episódios iniciais) escreveu que Alda escondido muita hostilidade abaixo da superfície, e que os dois mal se falavam por direção de M * A época de Cooper * S * H terminou.
Durante sua M * A * S * H ​​anos, Alda fez várias aparições Game show, mais notavelmente em $ 10,000 Pyramid e como palestrante frequente em que é minha linha? e para dizer a verdade.
Seus episódios favoritos de M * A * S * H ​​são "Caro Sigmund" e "In Love and War".
Em 1996, Alda ficou em # 41 na TV Guide de "50 estrelas da TV grande de Todos os Tempos".
A seguir está uma lista de M * A * S * H ​​episódios escritos e / ou dirigidos por Alda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário