quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Bruce Dern MacLeish (nascido em 04 de junho de 1936) é um ator americano. Ele freqüentemente leva papéis como ator de caráter de apoio, muitas vezes jogando vilões da natureza instável. Ele já apareceu em mais de 80 filmes e recebeu indicações ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme de 1978 Coming Home e Melhor Ator para o filme 2013 Nebraska....Dern nasceu em Chicago, Illinois, filho de Jean (née MacLeish) e John Dern, um chefe de serviço e advogado.  Ele cresceu em Kenilworth, Illinois. Seu avô paterno era George Henry Dern , um ex-governador de Utah e secretário de Guerra (ele estava servindo na última posição durante a época do nascimento de Bruce). O avô materno de Dern era um presidente do Carson, Pirie, Scott e lojas, seu tio-avô materno era poeta Archibald MacLeish, e seu bisavô materno foi o empresário escocês Andrew MacLeish. Padrinho de Dern foi o ex-governador de Illinois e candidato presidencial, duas vezes Adlai Stevenson.
Sua ascendência inclui Holandês, Inglês, alemão e escocês. Ele frequentou a Escola Choate (agora Choate Rosemary Hall) e da Universidade da Pensilvânia...No início de sua carreira, atuou em Dern a estréia de Esperando Godot oposto Lyle Kessler Filadélfia, e apareceu pela primeira vez na tela em North de Alfred Hitchcock by Northwest (1959), seguido por um outro papel não creditado no filme 1960 Wild River. Ele então apareceu como uma estrela de convidado em vários programas de televisão populares dos anos 1960, incluindo Route 66, Naked City, Sea Hunt, Surfside 6, 77 Sunset Strip, The Outer Limits, e The Alfred Hitchcock Hour.
Na temporada 1962-1963 Dern jogado papel recorrente de EJ Stocker na série de aventura / drama da ABC sobre o circuito de rodeio, Stoney Burke, estrelado por Jack Lord no papel-título e com Warren Oates.
Em 1964, ele apareceu em um grande filme de Alfred Hitchcock, o thriller psicológico Marnie, em um papel de curto quanto o marinheiro visto em flashbacks sobre a mãe de Marnie. Também em 1964, ele teve um papel no cinema pequeno, mas crucial no Silêncio ... Silêncio, doce Charlotte como o amante da jovem Charlotte (Bette Davis).
Durante os próximos cinco anos, Dern continuou aparecendo em várias séries de televisão popular, com várias aparições como personagens diferentes, incluindo: Vagão de trem, The Virginian , Rawhide, 12 O'Clock High, O Fugitivo, O FBI, The Big Valley , Gunsmoke  e Bonanza , entre outros. Durante esse período, ele também apareceu em vários filmes, incluindo The Wild Angels (1966), The Wagon War, The Trip (1967), Psych-Out, Will Penny (1968), eo filme cedo Clint Eastwood, Hang 'Em High (1968) como um ladrão / assassino.
Entre primeiros papéis no cinema de 20 Dern era uma parte na imagem Sydney Pollack They Shoot Horses, não é ?, em 1969. Nesse mesmo ano, ele co-estrelou com James Garner e Walter Brennan no clássico filme Support Your Local Sheriff! como pistoleiro Joe Danby. Em 1972, ele apareceu em quatro filmes: como o inimigo e assassino do personagem de John Wayne em The Cowboys notável por seu caráter de tiro a sangue-frio Wayne na parte de trás. Wayne advertiu Dern, "América vai te odeio por isso." Dern ironicamente respondeu: "Sim, mas eles vão me amar em Berkeley." Seu mais conhecido papel pode ser o de Freeman Lowell, o zelador das últimas florestas da Terra no filme escuro sci-fi silenciosa Running (1972). Em seguida, ele estrelou com Jack Nicholson em O Rei de Marvin Gardens; e também em Thumb Tripping, depois de ter sido visto em mais de 90 episódios de TV ou filmes.
Outros papéis memoráveis ​​incluem Tom Buchanan na de F. Scott Fitzgerald O Grande Gatsby; ou um piloto psicótico Goodyear Blimp que lança um ataque terrorista no Super Bowl em 1977 de Black domingo, e como o capitão Bob Hyde em 1978 está vindo para casa, pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Em 1976, ele apareceu na final Plot filme da família de Alfred Hitchcock, interpretando o namorado de um meio interpretado por Barbara Harris; Dern disse a um entrevistador que, devido à saúde debilitada de Hitchcock, o diretor frequentemente solicitado a sua assistência durante a produção. Durante os anos 1980 e 1990, Dern continuou trabalhando, mas não conseguiu bater a marca como fez antes: depois dos filmes dos anos 70, muitas vezes ele desempenhou papéis em sandálias como tatuagem e All the Pretty Horses. Ocasionalmente, ele fez pousar alguns bons filmes, incluindo filmes de TV.
Em 1983, ele ganhou o Urso de Prata de Melhor Ator no 33º Festival Internacional de Berlim por seu papel em Que Championship Season.
Seus esforços mais recentes incluem os filmes independentes The Astronaut Farmer e monstro, um papel recorrente na série da HBO Big Love, eo filme de monstro do pântano do diabo por RHI Films de Nova York e do Sci Fi Channel.
Em 1 de novembro de 2010, ele foi apresentado a estrela 2419 no Hollywood Walk of Fame. Sua filha Laura Dern e sua ex-esposa Diane Ladd recebeu estrelas na mesma data. Ele foi homenageado com um Legend Award inaugural na Gold Coast International Film Festival em 1 de Junho de 2011.
Em 26 de maio de 2013, ele ganhou o prêmio de Melhor Ator no 2013 Festival de Cannes por seu papel em Nebraska de Alexander Payne.  O papel, que foi aclamado pela crítica significativa, posteriormente ganhou Dern Globo de Ouro e ao Oscar nomeações para Melhor Actor, juntamente com outros elogios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário