Henry Franklin Winkler, OBE (Manhattan, 30 de outubro de 1945) é um premiado ator, diretor de cinema, produtor e escritor norte-americano.Henry Winkler nasceu em 30 de outubro de 1945, em Manhattan, Nova York. Seus pais, Harry Irving e Ilse Anna Maria Winkler, eram imigrantesjudeus que fugiram do holocausto na Alemanha, migrando para os EUA em 1939
Ficou mundialmente conhecido por seu papel como "Fonzie" na sitcom Happy Days. Era um engraxate de roupa de couro e mecânico de automóveis, adolescente arruaceiro e malandro, que andava em gangues e simbolizava uma espécie de "James Dean" na série. Porém, o personagem, inicialmente coadjuvante, fez enorme sucesso entre o público, aos poucos "invadindo" o espaço de outros personagens (incluindo o do protagonista Richie) e tornando-se, em vias práticas, o protagonista da série. Logo, as histórias principais da série giravam todas em torno de Fonzie.O primeiro papel de Henry Winkler foi como um tubo de pasta de dente em uma peça teatral sobre higiene na Hilltop Nursery School. Winkler continuou participando de muitas produções da escola e sonhava em se tornar um ator profissional. Em 1973, com poucos papéis em filmes e diversos comerciais em seu currículo, o ator se mudou para a Califórnia. Lá fez participações especiais em The Mary Tyler Moore Show e The Bob Newhart Show, antes de interpretar o maior papel de sua carreira em Happy Days. Durante os 10 anos em que participou dessa série, também atuou nos filmes Heroes ( Heróis sem causa), The One and Only ( Um grande gozador) e Night Shift ( Corretores do amor).depois de Happy Days, o ator passou a focar em sua carreira de produtor e diretor. Produziu diversos longas e programas de TV incluindo MacGyver, So Weird eMr. Sunshine. Entre seus últimos trabalhos para a televisão está a série Arrested Development, além de participações especiais em South Park, The Practice, The Simpsons, Law & Order: Special Victims Unit, Third Watch, Crossing Jordan e King of the Hill. Dirigiu filmes como Memories of Me ( Recordações de minha vida) e Cop and a Half ( Um tira e meio).Em Setembro de 2011, Henry Winkler foi agraciado com a medalha da Ordem do Império Britânico (OBE) por seu trabalho de conscientização sobre adislexia, condição com a qual conviveu durante toda sua infância mas que somente foi diagnosticada em 1976, aos 31 anos.
Desde então, o ator, produtor e diretor vem percorrendo escolas e instituições dedicadas à infância e juventude na Grã-Bretanha e nos EUA, para fazer palestras sobre a dislexia e a melhor forma de se lidar com ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário