terça-feira, 31 de março de 2015

Atrizes Hollywoodianas



Sanaa Lathan McCoy  (nascida em 19 de setembro de 1971) é uma atriz  americana. Ela já atuou em vários filmes, incluindo a sucessos de bilheteria The Best Man e 2013 sequela, Love & Basketball, Brown Sugar, Alien vs. Predator e The Family That Preys. Lathan foi indicado para o prêmio Tony por sua performance na Broadway em A Raisin in the Sun. Em 2010, ela estrelou o desempenho de todo preto de Cat on a Hot Tin Roof no Teatro Novello em Londres. Lathan nasceu em Nova York e participou de Manhattan Center for Science and Mathematics. Seu primeiro nome significa "arte" em suaíli e "brilho" em árabe.  Ela é descendente de negro americano e nativo.  Sua mãe, Eleanor McCoy, foi uma atriz e dançarina que executou na Broadway com Eartha Kitt. Seu pai, Stan Lathan, trabalhou nos bastidores da televisão para a PBS, bem como um produtor de shows, como Sanford & Son e Russell Simmons "Def Comedy Jam. Seu irmão é Tendaji Lathan (a DJ).
Ela se formou na Universidade da Califórnia, em Berkeley, com uma licenciatura em Inglês. Lathan também se formou na Universidade de Yale com uma licenciatura em Drama.
Após sua formação na Universidade de Yale, onde estudou com Earle R. Gister e realizado em uma série de peças de Shakespeare, Lathan ganhou elogios tanto off-Broadway e no palco Los Angeles. Incentivado por seu pai para fazer Los Angeles sua base profissional, Lathan encontrados papéis na televisão início em episódios de séries como In the House, Family Matters, NYPD Blue, e Moesha.  No mesmo período, ela ganhou elogios e uma melhor Atriz aceno de NAACP Teatral Comissão Julgadora do Los Angeles por sua atuação em pegar em armas.
Em 1998, Lathan ganhou um diploma de reconhecimento com seu papel como a mãe da personagem-título Wesley Snipes 'em Blade. Ela seguiu este ano subseqüente com um papel na vida com Martin Lawrence e Eddie Murphy e back-to-back transforma em The Best Man e The Wood. The Best Man foi um filme de conjunto de comédia, estrelada por Taye Diggs, Nia Long, Harold Perrineau Jr., e Morris Chestnut. O melhor homem passou a se tornar um dos dez melhores filmes de maior bilheteria do afro-americano na história e Lathan recebeu um NAACP Image Award nomeação para seu desempenho. A Madeira, outro filme de conjunto estrelado por Diggs e Omar Epps, a colocou como o interesse amoroso de Epps. Lathan e Epps foram reunidos na tela em Gina Prince-Bythewood Love & Basketball, desta vez jogando um casal tão apaixonado por basquete como eles são uns sobre os outros.  Seu desempenho em Love & Basketball lhe rendeu o 2001 NAACP Image Award de Melhor Atriz em um filme, bem como uma indicação ao Independent Spirit Award de Melhor Atriz e um prêmio BET. Em 2000, Lathan apareceu na produção Off-Broadway de Os Monólogos da Vagina, juntamente com Teri Garr e Julianna Margulies...Em 2001, ganhou aclamação Lathan adicional por seu trabalho no filme de comédia Catfish multicultural em Black Bean Sauce  Em seguida foi a sua segunda colaboração com Prince-Bythewood:. Disappearing Acts; ele é baseado em um romance de Terry McMillan.  No filme HBO, Lathan é moldado como um aspirante a cantor / compositor apaixonado por um carpinteiro, interpretada por sua lâmina co-estrela Wesley Snipes. Por seu trabalho no filme, Lathan ganhou um Prêmio Essence de Melhor Atriz. Naquele ano, ela foi nomeada pela revista Ebony como um dos seus 55 pessoas mais bonitas e foi homenageado pela revista Essence e Black Entertainment Television. Em 2002, Lathan estrelou o filme de comédia romântica, Brown Sugar, ao lado de Diggs, Queen Latifah, e Mos Def.  O desempenho do Lathan ganhou um NAACP Image Award de Melhor Atriz em um Filme. O filme também recebeu um prêmio NAACP Image Award nomeação para Melhor Filme. Em 2004, Lathan estrelou na Broadway em A Raisin in the Sun com Sean Combs, Audra McDonald, Phylicia Rashad e. Lathan recebeu uma indicação ao Tony Award de Melhor Performance de uma Atriz em destaque por sua interpretação de Beneatha Younger. Vários anos depois, Lathan reprisou o papel em uma aclamada produção ABC Rede de A Raisin in the Sun.
Em 2003, ela co-estrelou com Denzel Washington em Out of Time.  No ano seguinte, ela foi escalada para o papel principal em Alien vs. Predator.  O filme foi um grande sucesso arrecadando mais de 171.000 mil dólares americanos em todo o mundo.
Lathan atuou em vários papéis em que seus personagens estão envolvidos em relacionamentos inter-raciais. Em 2006, ela co-estrelou com Simon Baker em algo novo, uma comédia romântica; como Michelle Landa, a mulher muito mais jovem de um homem de negócios Texas (Larry Hagman) durante a quarta temporada da série de televisão, Nip / Tuck; ;  e em 2008, como Andrea em Tyler Perry The Family That Preys. O filme também apresenta Alfre Woodard e Kathy Bates; foi lançado em os EUA em 12 de setembro de 2008.  Em uma entrevista à NPR, Lathan disse que o roteiro tomou uma nova abordagem para contar uma história de amor interracial, descrevendo o conflito interno algumas mulheres afro-americanas enfrentam quando se trata para namorar interracially. "Eu sinto que com as mulheres negras, de certa forma, eu sinto que ele tem sido mais difícil para nós ir lá apenas em termos de culturalmente. Eu sei que não há essa estatística que diz que, assim como 13 por cento dos homens negros estão em relacionamentos inter-raciais. E não citar-me sobre isso, mas é como se quatro por cento ou três por cento das mulheres negras estão em relações inter-raciais, e eu acho que isso diz muito sobre, você sabe, ou a lealdade das mulheres negras seu homem preto ou ela ou culpa sobre o piso fora da corrida. "
Em 2009, Lathan co-estrelou com Matthew Broderick no drama Wonderful World. A partir de 2009-2013, ela dublou o personagem Donna Tubbs on The Cleveland Show.
Em 2011, Lathan co-estrelou no thriller Contagion Steven Soderbergh ao lado de Matt Damon, Jude Law, Marion Cotillard, Kate Winslet, Gwyneth Paltrow, Bryan Cranston, e Laurence Fishburne. Em 2011, estrelou ao lado de Lathan Anthony Mackie e Forest Whitaker em arrependimento, um thriller psicológico dirigido por Phillipe Caland.  Lathan jogado série regular Mona Fredricks na segunda temporada da série original chefe Starz ', estrelado por Kelsey Grammer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário