segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Atrizes Hollywoodianas




Patricia Colleen Nelligan (nascida em 16 março de 1950) é uma atriz Canadense de  palco, cinema e televisão conhecida  profissionalmente como Kate Nelligan. Ela foi indicada para o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme de 1991 The Prince of Tides, e no mesmo ano ganhou o Prêmio BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante para Frankie e Johnny. Ela também é quatro vezes Tony Award candidato por seu trabalho na Broadway, recebendo indicações para Plenty (1983), A Lua para a Misbegotten (1984), o dinheiro sério (1988) e Espólios de Guerra (1989).
Nelligan, o quarto de seis filhos, nasceu em Londres, Ontário, a filha de Patrick Joseph Nelligan e sua esposa Alice Josephine (née Deir). Seu pai era um reparador de fábrica e funcionário municipal encarregado de pistas de gelo e parques recreativos e sua mãe era professora.
Sua mãe, a quem Nelligan descreveu como "muito poderoso, muito brilhante e muito, muito louco",  sofreu de abuso de álcool e outros problemas psicológicos, e foi posteriormente institucionalizado.  Nelligan participaram Londres Instituto Sul Collegiate em Londres, Ontário, em seguida, estudou na Glendon College, em Toronto, mas não se formou.  Em vez disso, ela mudou para estudos na Escola Central de Expressão e Drama, em Londres, Reino Unido.
Em 1973 ela fez sua estréia profissional, em Bristol, Inglaterra, ao aparecer em um papel regular na série de televisão britânica The Line Onedin. Em 1974, ela foi convidada a Londres para desempenhar o papel de Jenny em jogo Knuckle de David Hare, no Teatro Comédia, seguido por uma temporada com a Companhia de Teatro Nacional jogando Ellie em Heartbreak House. 1975 viu aparecer ao lado de Anthony Hopkins no jogo televisionado The Promise Arcata seguido pela versão teatral televisiva de O Conde de Monte Cristo, que contou com um elenco de estrelas de atores britânicos e americanos. Naquele mesmo ano, seu primeiro longa-metragem The Romantic inglesa foi lançado.
Em 1977, novamente com o Teatro Nacional, ela fez uma performance "impressionante" como Marianne, em frente Stephen Rea, em Contos dos Bosques de Viena, dirigido por Maximilian Schell. Também em 1977, ela fez o papel de Rosalind dentro como você Like It, dirigido por Terry mãos, ao lado de Peter McEnery em Stratford-upon-Avon e no ano seguinte, em Londres. Este seguiu com Plenty, outra peça de David Hare, no Teatro Nacional, pelo qual recebeu uma indicação ao Olivier Award 1978 de Melhor Atriz em um jogo novo. O vencedor foi Joan Plowright em Filumena.  Ela foi escalada para um papel semelhante, atuando ao lado de Bill Paterson, em companheiro BAFTA-premiado Hare jogar Licking Hitler, para a televisão BBC.
Novamente na tela, em 1978 ela fez o papel de Isabella na produção de Televisão da BBC Shakespeare de Medida por Medida, desempenho que levou o New York Times para descrevê-la como fornecendo "a imagem de faultlessness idealizada".  Em 1979, foi o principal feminino ao lado de Frank Langella e Laurence Olivier em Drácula. Em 1981, ela estrelou oposto colega canadense Donald Sutherland em Eye of the Needle, um thriller de espionagem baseado no tempo de guerra Ken Follett romance best-seller. Dois anos mais tarde Nelligan se mudou para Nova York, onde ela recebeu quatro indicações ao Tony Award "Melhor Atriz" entre 1983 e 1989 a partir das cinco peças da Broadway, ela apareceu em.
Em 1991 ela ganhou um BAFTA de "Melhor Atriz Coadjuvante" por sua atuação em Frankie e Johnny, e por sua performance no filme de 1991 O Príncipe das Marés, ela foi nomeada para o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Entre 1990 e 2004 ela foi nomeada para cinco Gemini Awards por suas atuações em televisão canadense mini-séries e filmes. Em 1996, ela interpretou a esposa de James Mink na história "Captive Hearts (The James Mink história).

Nenhum comentário:

Postar um comentário