segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Atrizes Hollywoodianas



Julie Christie Frances (nascido em 14 de abril de 1940)  é uma atriz britânica. Um ícone pop do "balançando Londres" era da década de 1960, ela ganhou o Academy, Globo de Ouro, BAFTA e Screen Actors Guild Awards.
Papel no cinema avanço da Christie estava na Billy Liar (1963). Em 1966, ela ganhou um Oscar de Melhor Atriz por sua atuação no filme de 1965 Querido. Nesse mesmo ano, ela estrelou como Lara em Doctor Zhivago. Nos anos seguintes, ela estrelou em Fahrenheit 451 (1966), Longe da Multidão (1967), Petulia (1968), The Go-Between (1971), McCabe & Mrs. Miller (1971; pelo qual recebeu sua segunda indicação ao Oscar), Do not Look Now (1973), Shampoo (1975), e O Céu Pode Esperar (1978).
Desde o início de 1980, Christie reduziu suas aparições em filmes comerciais. Ela continuou a receber o reconhecimento da crítica significativa por seu trabalho, incluindo indicações ao Oscar para o independente filmes Afterglow (1997) e Away from Her (2006). Em 1997, ela recebeu o BAFTA Fellowship.
Christie nasceu em 14 de abril de 1940  em Singlijan Tea Estate, Chabua, Assam, Índia britânica, a criança mais velha de Rosemary (née Ramsden), um pintor, e Francis "Frank" St. John Christie.  Seu pai correu a plantação de chá, onde ela foi criada.  Ela tem um irmão mais novo, Clive, e um mais velho (já falecido) meia-irmã, June, de relacionamento de seu pai com uma mulher indiana, que trabalhou como um chá picker em sua plantação.  Frank e Rosemary se separaram quando Julie era uma criança.
Ela foi batizada na Igreja da Inglaterra e estudou como interna no Convento de Nossa escola independente Senhora em St. Leonards-on-Sea, East Sussex, depois de ser expulso de outra escola convento para contar uma piada risqué que chegou a um público mais amplo que o inicialmente previsto. Depois de ser convidado a deixar o Convento de Nossa Senhora, bem como, mais tarde ela participou Wycombe Tribunal School, High Wycombe, Buckinghamshire, durante os quais ela vivia com uma mãe adotiva de seis anos de idade.
Depois que seus pais divórcio, Christie passou um tempo com sua mãe na zona rural de Gales.  Como um adolescente no All-girls 'Wycombe Tribunal School, ela interpretou "o Dauphin" em uma produção de Shaw de Santa Joana. Mais tarde, ela estudou na Escola Central de Expressão e Drama.
Christie fez sua estréia profissional em 1957, e seus primeiros papéis de tela eram na televisão britânica. Sua grande chance veio em 1961 BBC Uma série para Andromeda. Ela era um candidato para o papel de mel Rider no primeiro filme de James Bond, Dr. No, mas o produtor Albert R. Broccoli supostamente achou que seus seios eram muito pequenos.
Em 1962, a Christie apareceu em filmes com papéis co-estrelando em um par de comédias para os artistas independentes: Crooks Anonymous e The Fast Lady. Seu primeiro papel de destaque, no entanto, foi como Liz, o amigo e suposto amante do personagem homônimo interpretado por Tom Courtenay em Billy Liar (1963), que lhe rendeu uma indicação ao BAFTA. O diretor, John Schlesinger, tinha lançado Christie somente após outra atriz desistiu do filme.
A revista Life saudado 1965 como "O Ano da Julie Christie" quando a jovem atriz se tornou conhecido internacionalmente por seu papel como um modelo amoral em Darling, dirigido por Schlesinger. Christie, que ganhou o papel principal após o vazamento de Shirley MacLaine caiu completamente,  Ganhou inúmeros prêmios por sua atuação, incluindo o Oscar de Melhor Atriz.
Christie atuou em dois outros filmes lançados em 1965, primeiro aparecendo como Daisy Battles em Young Cassidy, uma cinebiografia do dramaturgo irlandês Seán O'Casey, co-dirigido por Jack Cardiff e (sem créditos) John Ford. Seu último filme do ano foi de David Lean Doctor Zhivago, adaptado do romance épico / romance de Boris Pasternak. O filme foi um grande sucesso de bilheteria, eo papel da Christie como Lara Antipova se tornaria seu mais famoso.
Em 1966, a Christie desempenhou um duplo papel na adaptação do romance de Ray Bradbury Fahrenheit 451, onde ela estrelou ao lado de Oskar Werner de François Truffaut. Mais tarde, ela interpretou a heroína de Thomas Hardy Bathsheba Everdene em Far de Schlesinger a partir da Multidão (1967), eo papel-título, Petulia Danner, em Petulia de Richard Lester (1968), ao lado de George C. Scott.
Persona de Christie como o "swinging 60s pássaro britânico" ela tinha incorporado em Billy mentiroso e Darling foi ainda mais cimentada por sua aparição no documentário de Tonite Let All Make Love em Londres. Em 1967, a revista Time disse dela: ". O que Julie Christie usa tem mais impacto real na moda do que todas as roupas das dez mulheres mais bem vestidas combinados"
Em 1971, a Christie co-estrelou com Alan Bates no drama romântico de Joseph Losey The Go-Between, que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Ela ganhou uma segunda indicação ao Oscar de Melhor Atriz no mesmo ano por seu papel como uma madame do bordel em pós-moderna ocidental McCabe & Mrs. Miller, de Robert Altman. O filme marcou a primeira das três colaborações entre Christie e Warren Beatty, que a descreveu como "o mais belo e ao mesmo tempo a pessoa mais nervoso que eu já tinha conhecido." [6] Os dois tiveram um alto perfil, mas relacionamento intermitente entre 1967 e 1974. Após a relação terminou, eles trabalharam juntos novamente no Shampoo hit comédias (1975) e O Céu Pode Esperar (1978). Seus outros filmes durante os anos 1970 incluem suspense controversa de Nicolas Roeg Do not Look Now (1973), no qual ela teve uma cena de sexo explícito com Donald Sutherland, eo de ficção científica / horror Demon Seed filme (1977), baseado no romance do mesmo nome por Dean Koontz.
Depois mudou-se para Los Angeles em 1967 ("Eu estava lá por causa de um monte de namorados americanos" ) Christie retornou ao Reino Unido em 1977, onde viveu em uma fazenda no País de Gales. Em 1979, ela era um membro do júri no Festival de Cinema 29 Berlin International. Nunca uma atriz prolífico, mesmo no auge de sua fama e bankability, Christie recusei muitas papéis em filmes de alto calibre, incluindo Anne da Mil Dias, They Shoot Horses, não é ?, Nicholas e Alexandra, e Reds, todos os quais ganhou indicações ao Oscar para as atrizes que jogaram eventualmente eles.
Na década de 1980, Christie apareceu em filmes não-mainstream, como The Return of the Soldier (1982) e calor e poeira (1983). Ela teve um importante papel de apoio no poder de Sidney Lumet (1986) ao lado de Richard Gere e Gene Hackman. Em 1988, ela estrelou no filme para televisão Dadah é a morte, com base na execução Barlow e Chambers, jogando a mãe de Barlow que desesperadamente luta para salvar seu filho de ser enforcado por tráfico de drogas na Malásia.
Em 1996, a Christie apareceu como Gertrude em Hamlet, de Kenneth Branagh. Seu próximo papel aclamado pela crítica era a esposa infeliz em 1997 doméstica comédia-drama de Alan Rudolph Afterglow, que ela ganhou uma terceira indicação ao Oscar. Também em 1997, ela recebeu a maior honraria da Academia da britânica, o BAFTA Fellowship.
Em 2004, a Christie fez uma breve aparição no terceiro filme de Harry Potter, Harry Potter eo Prisioneiro de Azkaban, jogando Madame Rosmerta. Nesse mesmo ano, ela também apareceu em dois outros filmes de alto perfil: Troy de Wolfgang Petersen, com Brad Pitt e de Marc Forster Finding Neverland, como a mãe de Kate Winslet. O último desempenho ganhou Christie uma indicação ao BAFTA como atriz coadjuvante no filme.
Christie retratou a liderança feminina em Away from Her, um filme sobre um casal canadense longa-casados ​​lidar com a doença da esposa de Alzheimer. Baseado no conto Alice Munro "The Bear Came Over the Mountain", o filme foi o primeiro longa-metragem dirigido por algum co-estrela de Christie, a atriz canadense Sarah Polley. Ela pegou o papel, ela diz, só porque Polley é sua amiga. Polley disse Christie gostou do roteiro, mas, inicialmente, transformou-o para baixo quando ela foi ambivalente sobre atuar. Levou vários meses de persuasão por Polley antes Christie finalmente aceitou o papel.
Em julho de 2006, foi membro do júri no Festival de Cinema 28 Moscow International.  Estreando no Festival de Cinema Internacional de Toronto em 11 de setembro de 2006, como parte do showcase Gala do TIFF, Away from Her atraiu elogios da imprensa especializada , incluindo The Hollywood Reporter, e os quatro jornais de Toronto. Os críticos destacou as performances de Christie e sua co-estrela, ator canadense Gordon Pinsent, e direção de Polley. O desempenho da Christie gerado burburinho Oscar, levando o distribuidor, Lions Gate Entertainment, para comprar o filme no festival para lançar o filme em 2007, para construir o impulso durante a temporada de premiações.
Em 5 de dezembro de 2007, ela ganhou o prêmio de Melhor Atriz da National Board of Review por sua atuação em Longe Dela [19] Ela também ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz -. Motion Picture Drama, o Screen Actors Guild Award para Outstanding Desempenho de uma Actriz num Papel Principal eo Genie Award de Melhor Atriz pelo mesmo filme. Em 22 de Janeiro de 2008, Christie recebeu sua quarta indicação ao Oscar de Melhor Performance de uma Atriz em um papel principal no Academy Awards 80th. Ela apareceu na cerimônia vestindo um pino ligando para o fechamento da prisão na Baía de Guantánamo.
Em 2008, a Christie narrado tribos isoladas, um curta-metragem para a instituição de caridade britânica Survival International, com imagens inéditas dos povos remotos e ameaçadas de extinção.  Ela tem sido um defensor de longa data da caridade, e em fevereiro de 2008, foi nomeado como seu primeiro "embaixador".  Ela apareceu em um segmento do filme de 2008, New York, Eu te amo, escrito por Anthony Minghella, dirigido por Shekhar Kapur e co-estrelado por Shia LaBeouf, bem como no Glorioso 39, sobre uma família britânica no início da II Guerra Mundial.
Em 2011, a Christie tocou uma versão de "sexy, boêmio" do papel avó em recontar gótico de Catherine Hardwicke de Red Riding Hood.  Seu papel mais recente foi no thriller político da companhia que tem (2012), onde ela co- estrelou com Robert Redford.
No início de 1960, Christie ator datado Terence Stamp.  Ela estava noiva de Don Bessant, um professor litógrafo e da arte, em 1965,  antes de namorar o ator Warren Beatty por vários anos.  Ela é casada com o jornalista do Guardian Duncan Campbell; eles viveram juntos desde 1979.  Em janeiro de 2008, várias agências de notícias relataram que o casal tinha casado em silêncio na Índia, dois meses antes, em novembro de 2007,  que Christie chamado de "nonsense", acrescentando: "Eu tenho sido casado por alguns anos. Não acredite no que você lê nos jornais ".
No final dos anos 1960, seus assessores adotou um esquema muito complexo em uma tentativa de reduzir sua responsabilidade fiscal, dando origem ao líder caso de preto Nominees Ltd v Nicol (Inspector of Taxes). O caso foi ouvido por Templeman J (que mais tarde tornou-se Senhor Templeman), que deu a sentença em favor da Receita Federal, decidindo que o regime era ineficaz.
Ela também é ativa em várias causas, incluindo os direitos dos animais, proteção ambiental, eo movimento potência anti-nuclear e também é um Patrono da Campanha de Solidariedade Palestina,  bem como Reprieve,  e CFS / ME caridade Ação para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário