quinta-feira, 1 de março de 2018
Atrizes Hollywoodianas
Amanda Tapping (nascida em 28 de agosto de 1965) é uma atriz e diretora canadense nascida em inglês. Ela é mais conhecida por retratar Samantha Carter na série de televisão de ficção científica Canadian-American Stargate SG-1 e Stargate Atlantis. Ela também estrelou como Helen Magnus na série de televisão de ficção científica e fantasia Sanctuary.
Nascido em Rochford, Essex, Inglaterra, Tapping mudou-se com sua família para Ontário, Canadá, quando tinha três anos de idade. Ela freqüentou North Toronto Collegiate Institute, onde se destacou em Ciências Ambientais e Drama. No entanto, quando ela terminou em 1984, ela decidiu concentrar sua atenção em Drama, freqüentando a Escola de Artes Dramáticas da Universidade de Windsor em Windsor, Ontário.
Após a formatura, Tapping continuou a estudar artes teatrais enquanto se apresentava em várias produções em estágio. Ela apareceu em vários comerciais de televisão e desempenhou vários papéis nas produções de televisão e cinema, como The Outer Limits e The X-Files. Ela também formou uma trupe de comédia, os "Atos Aleatórios", com os colaboradores Katherine Jackson e Anne Marie Kerr, em Toronto no início dos anos 90.
Tapping é mais conhecido por seu retrato de Samantha Carter na série de televisão de ficção científica Stargate SG-1, que estreou em 1997. Depois de o SG-1 ter exibido seu último episódio, Tapping retomou o papel de Samantha Carter em Stargate Atlantis como o novo comandante de a expedição da Atlântida. Na temporada 5, no entanto, o papel de Tapping no show foi reduzido ao de "estrela-estrela especial" com apenas aparências ocasionais porque escolheu concentrar sua atenção no desenvolvimento de uma nova série para o Syfy chamado Santuário. O show expandiu-se em uma série original de oito webisodes lançados na internet em 2007. A maior parte dos cenários e personagens eram inteiramente criações de tela verde e CGI. Tapping atuou como estrela e produtor executivo do show.
Tapping estava funcionando com William Shatner em uma série de web animada 2011 "The Zenoids", escrita por Alan Dean Foster. Tapping e Shatner personagens de voz, e Tapping é produtor executivo.
Em 2007, ela ganhou um Prêmio Canadense de Comédia pela Melhor Atriz por seu papel no Breakdown de curta-metragem.
Em 18 de setembro de 2012, ela foi lançada como um anjo chamado Naomi na temporada 8 da série de TV sobrenatural. Ela era uma personagem recorrente que apareceu em sete episódios.
Ela também foi nomeada como a Mulher do Ano 2015 da ACTRA. A ACTRA (Alliance of Canadian Cinema, Television and Radio Artists) é a união nacional de artistas profissionais que trabalham no Canadá.
A primeira experiência de direção de Tapping foi durante a sétima temporada de Stargate SG-1 em um episódio intitulado "Ressurreição", escrito pelo co-estrela Michael Shanks. Ela dirigiu o sétimo episódio da temporada Sanctuary intitulado "Veritas". Ela dirigiu três episódios (6, 8 e 10) de Primeval: New World, três episódios (2.12; 3.06; 3.07) do Continuum e quatro episódios (5, 6, 9 e 10) do Olimpo e episódios mais recentemente dirigidos de Dark Matter, Van Helsing, The Magicians e Supernatural, bem como o drama histórico X Company. Ela também dirigiu 5 episódios (1.12; 2.4; 2.7; 2.8 e 2.9) da Netflix Original Show Travelers; Tapping dirigiu o final da temporada da série 2017 Anne com um "E".
Tapping casou-se com Alan Kovacs em 1994. A partir de 2004, ela mora com o marido em Vancouver, Colúmbia Britânica. Ela tem dois irmãos vivos, Richard e Christopher. Um terceiro irmão, Steven, morreu em dezembro de 2006. Tapping tem uma filha, Olivia, nascida em 22 de março de 2005.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário