Amy Louise Acker (nascida em 5 de dezembro de 1976) é uma atriz americana. Ela é mais conhecida por estrelar como Winifred Burkle e Illyria na série de drama sobrenatural Angel (2001-2004), como Kelly Peyton na série de drama de ação Alias (2005-2006) e como Raiz na série de ficção científica de Pessoa de Interesse (2012-2016). A partir de 2017, ela estrela como Caitlin Strucker na série de drama do super-herói The Gifted, baseada em X-Men da Marvel Comics.
Acker nasceu e cresceu em Dallas, Texas, para uma mãe caseira e um advogado. Ela estudou balé e dança moderna durante 14 anos. Ela passou por cirurgia no joelho no colégio, terminando sua carreira no balé. Acker se formou na Escola Secundária Lake Highlands, em Dallas. Posteriormente, obteve um diploma de bacharel em teatro da Southern Methodist University.
Em seu primeiro ano de faculdade, Acker modelou para o catálogo J. Crew. Ela recebeu um bacharel em artes plásticas no mesmo ano. Ela trabalhou como atriz de palco por várias temporadas, incluindo um período no American Players Theatre em Spring Green, Wisconsin.
Acker fez sua principal estréia na televisão quando estrelou como Winifred "Fred" Burkle em Angel (temporadas 2-5), e também como personagem da Illyria por parte da quinta e última temporada do show. Ela ganhou o Prêmio Saturno de 2003 pela melhor atriz de apoio na televisão por seu retrato.
Ela se juntou ao elenco de Alias em 2005 para a temporada final, jogando vilão Kelly Peyton. Acker se formou de estrela convidada para o integrante do elenco, já que o show entrou nos episódios finais em abril e maio de 2006. Também em 2005, Acker forneceu voz agindo para o personagem de Huntress na série animada Justice League Unlimited. Ela passou a fazer uma aparição convidada em Como conheci sua mãe, na qual ela se reuniu com o co-estrela de Angel, Alexis Denisof (o marido da vida real de HIMYM, estrela Alyson Hannigan), que teve um papel recorrente no show.
Acker retratou o Dr. Claire Saunders / Whiskey, um personagem recorrente, na casa de bonecas de Joss Whedon. Ela estrelou 10 dos 13 episódios da primeira temporada e três episódios do segundo.
Em 2010, ela era uma série regular no drama ABC Happy Town, retratando o personagem Rachel Conroy. Naquele mesmo ano, ela estrelou o final da temporada, um final da série Fox Human Target, como a misteriosa Katherine Walters. Em 25 de maio de 2010, ela apareceu na The Good Wife da CBS. Ela apareceu no filme de terror The Cabin in the Woods, lançado em 13 de abril de 2012. Em 2012, ela fez apresentações convidadas no Warehouse 13, Once Upon A Time e Grimm. Em 2012, ela estrelou como Beatrice no Much Ado About Nothing de Joss Whedon.
Acker apareceu na terceira temporada do sitcom Husbands, como Claudia, a ex-noiva de Brady Kelly, que aparece inesperadamente. Em março de 2014, Acker foi lançado como Audrey, uma ex-amante de Phil Coulson em um episódio de Agents of S.H.I.E.L.D.
Entre 2012 e 2016, Acker retratou Samantha "Root" Groves no drama da CBS Person of Interest; Groves tornou-se um personagem comum, começando na terceira temporada da série. Começando com o episódio 100 da série, Acker assumiu o papel de voz da Máquina. No final da série, ela também apareceu como a manifestação visual da Máquina.
Em março de 2017, Acker foi lançado como Caitlin Strucker no piloto para a esperada série de televisão FOX The Gifted, que foi colhida em série em maio de 2017. The Gifted começou a exibir em 2 de outubro de 2017, com a primeira temporada em 13 episódios.
Em 25 de abril de 2003, Acker convocou o ator James Carpinello na Califórnia. Eles têm um filho, nascido em 2005, e uma filha, nascida em 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário