Lauren Vélez (nascido em 2 de novembro de 1964) é uma atriz americana e a irmã gêmea da atriz Loraine Vélez. Seus papéis mais notáveis são como María LaGuerta em Dexter, detetive Nina Moreno em New York Undercover da Fox, Dr. Gloria Nathan sobre o drama da HBO prisão, Oz, e Elena na comédia-drama da ABC, Ugly Betty, Os pais de Vélez passou de Puerto Rico no início de 1950 e viveu no bairro Brooklyn de Nova York, onde ela e sua irmã gêmea nasceram. Seu pai era um policial de Nova York, que acabou comprando uma casa no bairro de classe média de Rockaway, Queens, e se mudou para lá com sua esposa e oito filhos. As irmãs se a criação de peças improvisadas e agindo para a família desde a infância. Vélez uma vez fez o papel de uma marmota em uma segunda peça da escola primária, depois que ela decidiu ser atriz.
Depois de se formar no ensino médio, os gêmeos ambos receberam bolsas para participar da Escola Alvin Ailey (afiliado com Alvin Ailey, American Dance Theater). Eles também estudou interpretação na The Acting Studio com James Price, e Lauren estudou Shakespeare com Michael Howard. Vélez conseguiu seu primeiro emprego realizando na companhia nacional de turismo das Dreamgirls musicais. Vélez também jogou substituta para a atriz Phylicia Rashad em Stephen Sondheim de Into the Woods. Ela também se apresentou Off-Broadway nas produções de Muito Barulho por Nada
Em 1995, o Vélez conseguiu seu primeiro papel na televisão major. Ela foi lançada como Nina Moreno, uma policial na série de TV New York Undercover. Nesse mesmo ano, ela também fez sua estréia no cinema como Lisette Linares no filme I Like It Like That ao lado de Rita Moreno e Jon Seda. Ela foi indicada para o Independent Spirit Award eo prêmio de Melhor Atriz Desi chumbo. O filme foi indicado a quatro Independent Spirit Awards e ganhou um prêmio NYFCCA. Outra série de TV em que se realizou foi o drama de prisão da HBO, Oz. Ela também atuou no longa-metragem da Câmara Municipal, com Al Pacino. Em 1997, o Vélez estrelou Buscando un Sueño (Em Busca de um Sonho), o primeiro filme em língua espanhola sancionada pela SAG. Vélez desempenhou um papel coadjuvante em série Dexter, da Showtime, novamente jogando um tenente da polícia.
Em 24 de junho de 2006, ela ganhou o Melhor atriz coadjuvante em 2006 a Long Island International Film Expo por sua performance como Roseanne Cristal no filme independente, de série.
Em 2010, ela recebeu o Prêmio Rita Moreno HOLA de Excelência da Organização Hispânica de Atores latino (HOLA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário