domingo, 4 de janeiro de 2015
Atrizes Hollywoodianas
Lois Smith (nascido em 03 de novembro de 1930) é uma atriz americana. Ela tem desempenhado papéis secundários em filmes, incluindo East of Eden, Five Easy Pieces, Ressurreição, Atração Fatal, Fried Green Tomatoes, Dead Man Walking, Amarantos, Twister, e Please Give. Na televisão, ela já se apresentou em séries como True Blood e Desperate Housewives...Smith fez sua estréia no cinema em 1955, dirigido por Elia Kazan no premiado com o Oscar East of Eden ao lado de James Dean, Julie Harris, e Jo Van Fleet. Seu próximo filme foi a Senhora estranho western in Town, estrelado por Greer Garson. Smith então se concentrou em trabalhos na televisão, não fazer um filme até The Way We Live Now em 1970. Ela, então, ganhou aclamação da crítica por seu papel como Partita Dupea, a irmã do personagem de Jack Nicholson em Five Easy Pieces (1970), que foi nomeado para o Academy Award de Melhor Filme e para o qual Smith ganhou o National Society of Film Critics Award de Melhor Atriz Coadjuvante.
Em 1972, ela teve um papel coadjuvante em Up the Sandbox, estrelado por Barbra Streisand. Em 1976, Smith jogou outro papel coadjuvante em Next Stop, Greenwich Village ao lado de Shelley Winters. Em 1980, ela apareceu em Ressurreição, estrelado por Ellen Burstyn. Em 1981 ela foi dirigido por Arthur Penn em quatro amigos e, em 1983, ela apareceu em Reuben, Reuben. Em 1984, ela interpretou a mãe do personagem de Daryl Hannah em imprudente. Em 1987 ela foi dirigida pela segunda vez por Bob Rafelson in Black Widow e apareceu em Atração Fatal, estrelado por Michael Douglas e Glenn Close. Atração fatal também foi indicado para o Oscar de Melhor Filme.
Em 1988, Smith desempenhou um papel de apoio no Robert DeNiro comédia de ação Midnight Run, dirigido por Martin Brest. Em 1990 ela foi dirigido por Peter Weir no filme indicado ao Oscar Green Card. Em 1991, ela interpretou um papel de apoio ao lado de Jessica Tandy e Kathy Bates em Fried Green Tomatoes e, em 1995, ela apareceu no filme de conjunto Como fazer um Quilt americano. Também em 1993 ela interpretou a mãe de Michael Douglas em Falling Down e, em 1994, ela estava no Santo Matrimônio com Patricia Arquette. Ela interpretou a mãe da personagem de Susan Sarandon no filme premiado com o Oscar Dead Man Walking, em 1995. Em 1996, Smith jogou a tia de Helen Hunt na Twister. Em 1999, ela teve um papel coadjuvante em Amarantos, estrelado por Janet McTeer e em 2001 ela foi dirigido por Sean Penn em A Promessa. Em 2002 ela foi dirigido por Steven Spielberg em Minority Report, estrelado por Tom Cruise. Em 2004, ela interpretou a mãe da personagem de Laura Linney em PS. Em 2005, ela interpretou a versão mais antiga do personagem de Elizabeth Reaser em Sweet Land.
Em 2006, Smith retratado Helen Bessolo, a mãe de George Reeves, em Hollywoodland e em 2008 ela foi dirigido por John Madden em Killshot. Em 2010, Smith desempenhou um papel de apoio no Please Give dirigido por Nicole Holofcener e em 2012 ela apareceu no filme da Disney A Vida Odd de Timothy Green...Smith também é conhecida por seu extenso trabalho no teatro, recebendo duas indicações ao Tony Award por originar o papel de Ma Joad em As Vinhas da Ira (1990) e para o papel de Halie em um revival da Criança Enterrada em 1996. Ela também estrelou em um aclamado renascimento Off-Broadway de The Trip to Bountiful, em 2005, pelo qual recebeu um prêmio Obie de Melhor Atriz, um Outer Critics Circle Award, um prêmio Lortel Lucille, e um prêmio Drama Desk.
Ela foi introduzido no Teatro Municipal americana of Fame em 2007 por suas contribuições excepcionais para o teatro. Em 2013, ela recebeu um Lifetime Achievement Award Obie pela excelência no desempenho Off-Broadway. Em sua carreira, ela também tem ensinado, dirigido e escrito para o palco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário