terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Anthony Perkins (04 de abril de 1932 - 12 de setembro de 1992) foi um ator e cantor americano.
Ele foi nomeado para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu segundo filme, Amigo da Persuasão, mas é mais conhecido por interpretar Norman Bates em Psicose, de Alfred Hitchcock e suas três sequências.
Seus outros filmes incluem The Trial, Fear Strikes Out, Tall Story, The Matchmaker, Pretty Poison, North Sea Hijack, Cinco Miles to Midnight, The Black Hole, Assassinato no Orient Express e Mahogany...Perkins nasceu em Nova York, filho de palco e ator de cinema Osgood Perkins e sua esposa, Janet Esselstyn . Seu bisavô paterno era entalhador de madeira Andrew Varick Stout Anthony.  Ele tinha cinco anos quando seu pai morreu.  Perkins era um descendente de um passageiro Mayflower, John Howland. Ele frequentou a Escola Brooks, The Browne & Nichols School, Universidade de Columbia e Rollins College, tendo se mudado para Boston em 1942....Perkins fez sua estréia no cinema em The Actress (1953). Ele recebeu o Globo de Ouro de Nova Estrela do Ano - Ator e uma indicação ao Oscar por seu segundo filme, Amigo da Persuasão (1956). A altura (6'2 ", 188 cm) Perkins também retratou a problemática ex-jogador de beisebol Boston Red Sox Jimmy Piersall no Fear 1957 história verdadeira Strikes Out.
Após isso, ele lançou três álbuns de música pop em 1957 e 1958 no épico e RCA como "Tony Perkins".  Seu single "Lua-Light Swim" foi um sucesso nos Estados Unidos, chegando a # 24 na Billboard Hot 100 em 1957.Ele estrelou com Shirley Booth e Shirley MacLaine no filme The Matchmaker (1958).
Um membro vida do Actors Studio,  Perkins também atuou em teatro. Em 1958, ele foi nomeado para um Tony Award de Melhor Ator em um jogo por sua atuação em Olhe Homeward, Angel on Broadway. Durante este tempo ele também co-estrelou em Desire Under the Elms (1958), com Sophia Loren, e desempenhou um astro do basquete no Tall Story comédia romântica (1960) oposto Jane Fonda.
Perkins foi escalado como Norman Bates no filme de Alfred Hitchcock dirigiu-Psico (1960). O filme foi um sucesso de crítica e comercial, e ganhou fama internacional Perkins por sua performance como o proprietário homicida do Bates Motel. Desempenho Perkins 'ele ganhou o prêmio de Melhor Ator do Conselho Internacional dos Revisores Cinematográficas. Em 1961, Perkins recebeu considerável aclamação da crítica por sua atuação no filme Adeus Mais uma vez, em frente Ingrid Bergman, um desempenho que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 1961.
Depois disso veio uma carreira de sucesso na Europa, incluindo o papel de Joseph K. em Orson Welles '1962 adaptação de O Processo de Kafka (ambos 1962). Ao voltar para a América, ele assumiu o papel de um jovem assassino perturbado em Pretty Poison (1968) oposto Tuesday Weld. Ele também jogou Capelão Tappman em Catch-22 (1970).
Perkins co-escreveu, com o compositor / letrista Stephen Sondheim, o roteiro para o filme de 1973 The Last of Sheila, para o qual eles receberam uma Edgar Award 1974 do Mystery Writers of America para Melhor Filme Roteiro.
Em 1972, ele apareceu em The Life and Times of Judge Roy Bean, e foi uma das muitas estrelas existentes em 1974 atingiu Murder on the Orient Express. Em 1974, Perkins desempenhou o papel principal no drama romântico Molly de Lovin com Blythe Danner e Susan Sarandon. Perkins também acolheu de televisão Saturday Night Live em 1976 e foi destaque em seu único filme de ficção científica, a caixa de office-quebra e espaço opus, da Walt Disney The Black Hole, em 1979.
Sua Broadway créditos também incluiu a 1967 Neil Simon comédia The Girl Star-Spangled, o Greenwillow musical Frank Loesser (1960), pelo qual ele foi indicado para um prêmio Tony de Melhor Ator em 1979 peça Comédia Romântica um Slade Musical e Bernard oposto Mia Farrow .
Perkins reprisou o papel de Norman Bates em três continuações de psicótico. A primeira, Psico II (1983), foi um sucesso de bilheteria mais de 20 anos depois do filme original. Em seguida, ele estrelou e dirigiu Psico III (para o qual ele foi indicado para o prêmio Saturn de Melhor Ator) em 1986, mas recusou-se a reprisar seu papel como Bates no piloto de televisão falhou Bates Motel, famosa boicotando o projeto de uma forma muito ardente, e bem recebido, campanha pública de oposição. Ele jogou Bates no seguinte-feito-para cabo filme Psicose IV: The Beginning, em 1990, sobre o qual ele tinha muito controle criativo, embora ele estava virado para baixo, para o diretor. Ele dirigiu um filme de comédia de horror em 1988 chamado Stiff Lucky.
Perkins tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame, uma honra que recebeu por suas contribuições influentes e excepcionais para a indústria cinematográfica. Ele está localizado na 6801 Hollywood Boulevard, em Los Angeles.
Em 1991, Perkins foi homenageado com o Donostia Lifetime Achievement Award no San Sebastián International Film Festival.
Embora ele estava lutando contra a AIDS, o ator apareceu em oito produções de televisão entre 1990 e 1992, incluindo Daughter of Darkness (1990) com Mia Sara e The Naked Alvo (1992), com Roddy McDowall. Ele fez sua última aparição em In Deep Woods (1992), com Rosanna Arquette.
Perkins havia concordado em fornecer a voz para o papel do dentista, Dr. Wolfe, em The Simpsons episódio "Last Exit to Springfield" depois de Anthony Hopkins e Clint Eastwood ambos viraram o papel para baixo, mas ele morreu antes que a peça poderia ser gravado. No final, o personagem foi dublado por Hank Azaria Simpsons regulares.
Perkins foi retratado pelo ator britânico James D'Arcy no 2012 drama biográfico Hitchcock (filme), estrelado por Anthony Hopkins como Alfred Hitchcock e Helen Mirren como Alma Reville.
Em 9 de agosto de 1973, casou-se com Perkins fotógrafo Berinthia "Berry" Berenson. Eles tiveram dois filhos: ator Oz Perkins (. B 02 de fevereiro de 1974), e músico Elvis Perkins (b 09 de fevereiro de 1976.). Berenson morreu aos 53 anos em 11 de setembro ataques a bordo da American Airlines Vôo 11, um dia antes do nono aniversário da morte Perkins '.
Certa vez, ele disse que se sentia muito nervoso em torno das mulheres, e resistiu atrizes Rhonda Fleming, Jane Fonda, Maureen O'Hara e Brigitte Bardot, que tinha tentado seduzi-lo durante a sua juventude. Ele era um ator muito tímido, especialmente em companhia das mulheres.  De acordo com uma biografia não autorizada por Charles Winecoff, ele teve casos com Christopher Makos, ator Tab Hunter, dançarino Rudolf Nureyev, compositor / letrista Stephen Sondheim, o ator Nick Adams, e bailarino-coreógrafo Grover Dale antes de se casar com Berenson .  Ele teve sua primeira experiência heterossexual íntimo com a idade de 39, enquanto trabalhava no filme de 1972 The Life and Times of Judge Roy Bean com uma atriz que também apareceu no filme. Perkins se recusou a identificar a atriz, mas "outras fontes" identificaram-la como Victoria Principal. Diretor confirmou isso em um artigo à revista People sobre Perkins.
Perkins morreu em sua casa em Los Angeles em 12 de setembro de 1992, a partir relacionada com a SIDA  pneumonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário