terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Clark Gable (01 de fevereiro de 1901 - 16 de novembro de 1960) foi um ator de cinema norte-americano, muitas vezes referida como "The King of Hollywood" ou simplesmente como "The King"  Gable começou sua carreira como um ator de teatro e. apareceu como figurante em filmes mudos, entre 1924 e 1926, e avançou para papéis de apoio com alguns filmes para a MGM em 1931. No ano seguinte, ele conseguiu seu primeiro papel de liderança Hollywood e se tornou um homem de liderança em mais de 60 filmes ao longo da próxima três décadas.
Gable ganhou um Oscar de Melhor Ator por It Happened One Night (1934), e foi nomeado para papéis principais em Mutiny on the Bounty (1935) e pela sua, sem dúvida, o mais conhecido, papel de Rhett Butler no épico Tudo o Vento Levou (1939).
Gable também encontrou o sucesso comercialmente e criticamente com filmes como Red Dust (1932), Manhattan Melodrama (1934), San Francisco (1936), Saratoga (1937) Cidade Boom (1940), Os Hucksters (1947) Homecoming (1948) e The Misfits (1961), que era a sua aparição na tela final.
Gable apareceu ao lado de algumas das atrizes mais populares da época: Joan Crawford, que era sua atriz favorita para trabalhar,  foi uma parceria com Gable em oito filmes; Myrna Loy trabalhou com ele sete vezes, e ele foi emparelhado com Jean Harlow em seis produções. Ele também estrelou com Lana Turner em quatro características, e com Norma Shearer e Ava Gardner em três cada. O último filme de Gable, The Misfits (1961), o uniu com Marilyn Monroe (também em sua última aparição na tela). Gable é considerado um dos artistas de bilheteria mais consistentes na história, que aparece no anual Top Ten dinheiro de Quigley Publishing Fazer Estrelas de votações dezesseis vezes. Ele foi nomeado o sétimo maior tela macho americano lenda pelo American Film Institute...William Clark Gable nasceu em Cadiz, Ohio, para William Henry "Will" Gable (1870-1948), um óleo-perfurador de poços,  e sua esposa, Adeline ( 1869-1901  ). Ele foi nomeado William depois que seu pai, mas, mesmo na infância, ele foi quase sempre chamado Clark.  Ele foi erroneamente listado como uma mulher em sua certidão de nascimento. Entre os antepassados ​​de Gable foram Pennsylvania Dutch (alemão), Africano-americano, nativo americano, Rhinelanders e bávaros, bem como, possivelmente, Ashkenazi Naftalites.  Quando ele tinha seis meses de idade, sua mãe lhe tinha batizado como católico. Ela morreu quando ele tinha 10 meses de idade, Possivelmente, de um tumor cerebral. O pai de Gable se recusou a criá-lo como um católico, provocando críticas e um desprezo do lado de sua mãe da família. A disputa foi resolvida quando a família de seu pai concordou em permitir que Gable para passar o tempo com seu tio, Charles Hershelman, e sua esposa em sua fazenda em Vernon Township, Pensilvânia.
Em abril 1903 o pai de Gable se casou com Jennie Dunlap (1874-1924), cuja família veio da pequena cidade vizinha de Hopedale. Casamento de Will para Jennie não produziu meios-irmãos ou irmãs para Clark. Gable era uma criança de altura, tímido com grande voz. Depois que seu pai comprou um terreno e construiu uma casa, a nova família se estabeleceu em Jennie tocava piano e deu-lhe lições stepson em casa.; mais tarde ele assumiu instrumentos de bronze. Ela levantou Gable para ser bem-vestido e bem preparado; ele se destacou dos outros miúdos. Gable era muito inclinado mecanicamente e gostava de tirar a roupa e reparar carros com seu pai. Aos treze anos ele era o único menino em banda cidade dos homens. Mesmo que seu pai insistiu em Gable fazer as coisas "masculinos", como a caça eo trabalho físico duro, Gable amado idioma. Entre empresa confiável, ele recitava Shakespeare, particularmente os sonetos. Será Gable estava de acordo para comprar um conjunto de volumes de setenta e duas de grande literatura mundial para melhorar a educação de seu filho, mas alegou que ele nunca viu seu filho usá-lo.  Em 1917, quando Gable estava no colégio, seu pai teve financeira dificuldades. Será que decidiu liquidar as suas dívidas e tentar sua mão em agricultura e sua família se mudou para Ravenna, Ohio, perto de Akron. Ele teve problemas para se estabelecer na área. Apesar da insistência de seu pai que ele trabalhar na fazenda, Gable logo deixou de trabalhar na fábrica de pneus BF Goodrich de Akron.
Aos dezessete anos, Clark Gable foi inspirado a ser um ator depois de ver o jogo The Bird of Paradise, mas ele não foi capaz de fazer um começo real até que ele completou 21 anos e herdou algum dinheiro. Até então sua madrasta Jennie havia morrido e seu pai mudou-se para Tulsa para voltar para o negócio do petróleo. Ele viajou em sociedades por ações, bem como trabalhar os campos de petróleo e como gerente de cavalo. Gable encontrou trabalho com várias companhias de teatro de segunda classe e, portanto, fez o seu caminho através do Midwest ao beira-mar, Oregon, funcionando como um madeireiro e Portland, Oregon, onde ele então pegou o trabalho como vendedor de gravatas na loja de departamentos Meier & Frank. Lá, ele conheceu Crews Laura Esperança, um palco e atriz de cinema, que o encorajou a voltar ao palco e em outra companhia de teatro. Muitos anos mais tarde Crews iria jogar tia Pittypat em E o Vento Levou (1939)
Seu treinador agindo era um gerente de teatro em Portland chamada Josephine Dillon, que era 17 anos mais velha que ele. Ela pagou para ter seus dentes reparado e seu cabelo estilo. Ela guiou-o na construção de seu corpo cronicamente subnutridas, e ensinou-lhe melhor controle do corpo e postura. Ela passou um tempo considerável treinar seu naturalmente estridente voz, que Gable lentamente conseguiu diminuir, e para ganhar a melhor ressonância e tom. Como seus hábitos de fala melhorou, as expressões faciais de Gable se tornou mais natural e convincente. Após o longo período de treinamento rigoroso, Dillon, eventualmente, considerou-o pronto para tentar uma carreira no cinema.
Em 1924, com a ajuda financeira de Dillon, os dois foram para Hollywood, onde ela se tornou seu empresário e primeira esposa. Ele mudou seu nome artístico de WC Gable de Clark Gable.  Ele encontrou trabalho como figurante em filmes silenciosos como Erich von Stroheim é A Viúva Alegre (1925), The Age Plastic (1925), estrelado por Clara Bow, Paraíso Proibido (1924), estrelado por Pola Negri, além de uma série de comédias de dois carretel chamado The Pacemakers. Por coincidência ele apareceu como figurante em Fox do The Johnstown Flood (1926) e também aparecendo como um extra no filme foi de 17 anos de idade Carole Lombard, mas eles não estavam na mesma cena. Gable também apareceu como um jogador pouco em uma série de curtas.
No entanto, ele não foi oferecido qualquer principais papéis em Hollywood e então ele voltou ao palco. Ele tornou-se amigos de longa data com Lionel Barrymore, que apesar de sua berrando Gable fora para agir amador inicialmente, pediu Gable para prosseguir uma carreira no palco, Durante a temporada 1927-1928 teatro, Gable agiu com Laskin Irmãos Stock Company, em Houston, onde ele desempenhou muitos papéis, ganhou experiência considerável e se tornou um ídolo local. Gable, em seguida, mudou-se para Nova York e Dillon procuraram trabalho para ele na Broadway. Ele recebeu boas críticas em machinal; "Ele é jovem, vigoroso e brutalmente masculino", escreveu o crítico no Telegraph Manhã.  O início da Grande Depressão eo início do cinema falado causou o cancelamento de muitos jogos na temporada 1929-1930 e trabalho na qualidade tornou-se mais difícil ganhar.
Em 1930, depois de sua aparência impressionante como o fervilhante e caráter desesperado assassino Mears na produção teatral de Los Angeles de The Last Mile, Gable foi oferecido um contrato com a MGM. Seu primeiro papel em uma imagem de som foi como o vilão barba por fazer em um baixo orçamento William Boyd ocidental chamado The Painted Desert (1931). Ele recebeu um monte de cartas de fãs, como resultado de sua voz poderosa e aparência; o estúdio tomou conhecimento.
Em 1930, Gable e Josephine Dillon eram divorciados. Poucos dias depois, ele se casou com Maria Texas socialite Franklin Prentiss Lucas Langham, apelidado de "Ria". Depois de se mudar para a Califórnia, eles se casaram novamente em 1931, possivelmente devido a diferenças nos requisitos legais estaduais. "Suas orelhas são grandes demais e ele se parece com um macaco", disse Darryl F. Zanuck executivo, em seguida, na Warner Bros., cerca de Clark Gable depois de testá-lo para a liderança no drama de gangster do estúdio Little Caesar (1931).  No mesmo ano, na Night Nurse, Gable teve um motorista vilão que foi gradualmente morrendo de fome duas adoráveis ​​meninas até a morte, em seguida, bateu o personagem de Barbara Stanwyck inconsciente com o punho, um papel de apoio originalmente agendado para James Cagney até o lançamento do The Public Enemy abruptamente Cagney fez um homem de liderança. Depois de vários testes de tela com falha para Barrymore e Zanuck, Gable foi assinado em 1930 por Irving Thalberg da MGM. Ele tornou-se um cliente de agente bem conectado Minna Wallis, irmã do produtor Hal Wallis e um amigo muito próximo de Norma Shearer. O tempo de Gable em chegar em Hollywood foi excelente, como MGM estava olhando para expandir sua estável de estrelas masculinas e ele carpete o Bill. Gable primeiro trabalhou principalmente em papéis coadjuvantes, muitas vezes como o vilão. Ele fez dois retratos em 1931 com Wallace Beery, um papel de apoio em The Secret Six, em seguida, com sua parte aumentando de tamanho a quase igualar Beery de nos aviação naval Divers Inferno filme. No estúdio de Gable gerente de publicidade da MGM Howard Strickling desenvolvido, jogando para cima suas experiências He-Man e seu 'lenhador na noite roupas' persona.
Para reforçar sua crescente popularidade, MGM frequentemente emparelhado-lo com estrelas femininas bem estabelecidos. Joan Crawford pediu para ele como sua co-estrela em Dança, Fools, Dance (1931). Ele construiu sua fama e visibilidade pública em filmes como Uma Alma Livre (1931), no qual ele interpretou um gangster que empurrou a personagem interpretada por Norma Shearer (Gable nunca jogou um papel de apoio novamente). O Hollywood Reporter escreveu "Uma estrela na factura foi feita, que, a nosso acerto de contas, vai outdraw qualquer outra estrela ... audiências Nunca vimos trabalhar-se em tal entusiasmo como quando Clark Gable caminhadas na tela".  Ele seguiu com Susan Lenox (Sua queda ea ascensão) (1931), com Greta Garbo, e Possessed (1931), no qual ele e Crawford (então casada com Douglas Fairbanks, Jr.) cozinhado acima da tela. Adela Rogers St. Johns mais tarde apelidado de relacionamento na vida real do Gable e Crawford como "o caso que quase queimou Hollywood para baixo".  Louis B. Mayer ameaçou rescindir os seus contratos de ambos, e por um tempo eles mantiveram afastados. Gable deslocou suas atenções para Marion Davies. Por outro lado, não gostou do frontão e Garbo uns aos outros. Ela pensou que ele era um ator de madeira, enquanto ele a considerava uma esnobe.
Gable foi considerado para o papel de Tarzan, o Homem Macaco mas perdeu para Johnny Weissmuller do físico mais imponente e natação proeza superior. No entanto, o ato sexual com barba por fazer de Gable com braless Jean Harlow em Red Dust (1932) logo fizeram dele o mais importante estrela masculina da MGM. Depois do hit Hold Your Man (1933), MGM reconheceu a mina de ouro do emparelhamento Gable-Harlow, colocando-os em mais dois filmes, China Seas (1935; com Gable e Harlow faturado acima Wallace Beery) e esposa vs. Secretário (1936) com Myrna Loy e James Stewart. Uma combinação muito popular, na tela e fora da tela, Gable e Jean Harlow fez seis filmes juntos, sendo os mais notáveis ​​Red Dust (1932) e Saratoga (1937). Harlow morreu durante a produção de Saratoga. Noventa por cento concluída, as cenas restantes foram filmados com chutes de longa distância ou a utilização de duplas como Mary Dees; Gable diria que ele sentiu como se estivesse "nos braços de um fantasma".
Segundo a lenda, Gable foi emprestado para a Columbia Pictures, então considerada uma operação de segunda categoria, como punição por se recusar papéis; no entanto, este foi refutada por biografias mais recentes. MGM não tinha um projeto pronto para Gable e estava a pagar-lhe US $ 2.000 por semana, sob o seu contrato, para não fazer nada. Chefe do estúdio Louis B. Mayer emprestou-lhe a Columbia para US $ 2.500 por semana, fazendo um US $ 500 por semana lucro.
Gable não foi a primeira escolha para interpretar o papel principal de Peter Warne em It Happened One Night (1934). Robert Montgomery foi originalmente oferecido o papel, mas ele sentiu que o roteiro era pobre. As filmagens começaram em uma atmosfera tensa, mas ambos Gable e Frank Capra gostava de fazer o filme, embora supostamente Colbert não o fez. Gable e Colbert ganhou o Oscar de Melhor Ator e Melhor Atriz por suas atuações no filme eo próprio filme ganhou o Oscar de Melhor Filme. Ele voltou para a MGM uma estrela maior do que nunca.
Gable fez três fotos com Spencer Tracy, que impulsionou a carreira de Tracy e cimentou-los na mente do público como uma equipe. San Francisco (1936) contou com Tracy em um papel breve mas indicado ao Oscar, no qual interpretou um padre que bate Gable, até então principal protagonista do estúdio, para baixo em um ringue de boxe. Apesar de estar na tela por apenas 17 minutos, a aparência imediatamente catapultou Tracy, cuja carreira perambulou durante anos, apesar entregando performances soberbas em filmes de qualidade, em grande estrelato na esteira do quadro tornar-se a maior atração de bilheteria do ano. Test Pilot (1938) deu Tracy uma peça de suporte maior à medida que o amigo agonizante de piloto glamourosa do Gable enquanto Boom Town (1940) mostrava um rivalidade épica entre Gable e personagens de Tracy sobre Claudette Colbert e seus negócios de petróleo. Cada par foi um fenômeno de bilheteria. MGM tinha uniram Tracy com Gable de dois em dois anos, até que Tracy finalmente insistiu em uma cláusula faturamento de estrela em seu contrato, que termina quaisquer outras colaborações Gable-Tracy.
Apesar de sua relutância em fazer o papel, Gable é mais conhecido por sua atuação em E o Vento Levou (1939), pelo qual ele ganhou um Oscar de Melhor Ator nomeação. Carole Lombard pode ter sido o primeiro a sugerir que ele jogar Rhett Butler (e ela jogar Scarlett), quando ela comprou-lhe uma cópia do best-seller, que ele se recusou a ler.
Última linha de Butler em E o Vento Levou, "Francamente, querida, eu não dou a mínima", é uma das linhas mais famosas da história do cinema. Gable era um favorito quase imediato para o papel de Rhett com tanto o público como produtor David O. Selznick. Mas desde que Selznick não tinha estrelas masculinas sob contrato de longo prazo, ele precisava passar pelo processo de negociação para emprestar um ator de outro estúdio. Gary Cooper foi a primeira escolha de Selznick.  Quando Cooper recusou o papel de Butler, ele foi citado como dizendo, "Gone With the Wind vai ser o maior fracasso na história de Hollywood. Estou feliz por ser o Clark Gable a quebrar plana em seu nariz, não eu. " Até então, tinha-se tornado Selznick determinado a contratar Gable, e começou a procurar uma maneira de pegá-lo emprestado de Metro-Goldwyn-Mayer. Gable foi cuidadoso de potencialmente decepcionante um público que tinha decidido que ninguém mais poderia fazer o papel. Mais tarde, ele admitiu: "Eu acho que sei agora como uma mosca deve reagir depois de ser pego em uma teia de aranha."
Por todas as contas, Gable se dava bem com seus colegas de elenco durante as filmagens.  Gable era grande amigo de atriz Hattie McDaniel, e ele mesmo caiu-lhe uma verdadeira bebida alcoólica durante a cena em que eles deveriam estar comemorando o nascimento da filha de Rhett e Scarlett. Gable tentou boicotar a estréia de Gone with the Wind, em Atlanta, Georgia, porque o McDaniel Africano-Americano não foi autorizado a participar. Ele teria só fui depois que ela implorou-lhe para ir. Gable permaneceram amigos com McDaniel, e ele sempre frequentou suas festas de Hollywood, especialmente quando ela estava levantando fundos durante a Segunda Guerra Mundial.
Gable não queria derramar lágrimas para a cena depois de Rhett inadvertidamente faz com Scarlett para abortar seu segundo filho. Olivia de Havilland o fez chorar, mais tarde, comentando, "... Oh, ele não faria isso. Ele não faria isso! Victor (Fleming) tentou de tudo com ele. Ele tentou atacá-lo em um nível profissional. Nós tínhamos feito isso sem chorando várias vezes e, depois, teve uma última chance. Eu disse, 'Você pode fazer isso, eu sei que você pode fazê-lo e você vai ser maravilhoso ... "Bem, pelo céu, pouco antes das câmeras rodavam, você poderia ver as lágrimas vêm-se em seus olhos e ele jogou a cena inesquecível bem. Ele colocou todo o seu coração para ele. "
Décadas mais tarde, Gable disse que sempre que sua carreira iria começar a desaparecer, um re-lançamento de Gone with the Wind em breve relançar sua popularidade, e ele continuou como um ator principal superior para o resto de sua vida.
O casamento de Gable em 1939 para sua terceira esposa, a atriz Carole Lombard (1908-1942), foi o período mais feliz de sua vida pessoal. Eles se conheceram durante as filmagens de 1932 de No Man of Her Own, quando Lombard ainda estava casada com o ator William Powell, mas o romance não decolou até 1936. Tornaram-se reencontrarão em uma festa e logo eram inseparáveis, citado em revistas de fãs e tablóides como um casal oficial. Gable prosperou sendo em torno de personalidade jovem, charmoso, e franco de Lombard, uma vez afirmando: "Você pode confiar que pouco screwball com sua vida ou suas esperanças ou seus pontos fracos, e ela nem sequer sabe como pensar sobre deixar você para baixo."  Lombard, por sua vez, parecia ganhar estabilidade pessoal e uma vida familiar contente que antes ela não possuía. Ela aprendeu sozinha a caçar e pescar e acompanhado Gable em viagens com seus companheiros de caça.
Mas Gable, que ainda estava legalmente casado, prolongou um divórcio longo e caro de sua segunda esposa Ria Langham. Seu salário de Gone with the Wind lhe permitiu chegar a um acordo de divórcio com Langham, no entanto, em 7 de março de 1939. Em 29 de março, durante uma pausa na produção Gone with the Wind, Gable e Lombard se casaram em Kingman, Arizona. Eles compraram uma fazenda anteriormente detida pelo diretor Raoul Walsh em Encino, Califórnia e fez dela a sua casa. Eles levantaram galinhas, cavalos, e tinha um zoológico de cães e gatos.
Em 16 de janeiro de 1942, Lombard era um passageiro em Trans-World Airlines Flight 3 com sua mãe e agente de imprensa Otto Winkler. Ela tinha acabado de terminar seu filme 57, ser ou não ser, e estava a caminho de casa a partir de uma ligação de guerra de venda bem sucedida turnê quando DC-3 avião de passageiros do vôo se chocou contra uma montanha perto de Las Vegas, Nevada, matando todos os 22 passageiros a bordo , incluindo 15 soldados a caminho de formação na Califórnia. Gable voou para o local do acidente para reclamar os corpos de sua esposa, mãe-de-lei, e Winkler, que tinha sido o melhor homem em Gable e do casamento de Lombard. Lombard foi declarado ser a primeira vítima do sexo feminino americana relacionada com a guerra da Segunda Guerra Mundial, e Gable recebeu uma nota de condolência pessoal do presidente Roosevelt. O inquérito Civil Aeronautics Board sobre o acidente concluiu que erro do piloto foi a sua causa.
Gable voltou para o seu e Lombard do rancho Encino e realizou seus desejos fúnebres como ela tinha pedido em seu testamento. Um mês depois, ele voltou ao estúdio para trabalhar com Lana Turner no filme Em algum lugar eu vou encontrá-lo. Tendo perdido £ 20 desde a tragédia, era evidente que Gable estava fisicamente e emocionalmente devastada por ela. Mas Turner afirmou que Gable permaneceu um profissional para a duração das filmagens. Ele agiria em mais 27 filmes e se casar novamente mais duas vezes. "Mas ele nunca foi o mesmo", disse Esther Williams. "Ele havia sido devastada pela morte de Carole."
Em 1942, após a morte de Lombard, Gable entrou para as Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos. Lombard tinha sugerido que Gable se alistar como parte do esforço de guerra, mas a MGM estava relutante em deixá-lo ir, e ele resistiu à sugestão. Gable fez uma declaração pública após a morte de Lombard que levou o general comandante do exército dos EUA Forças aéreas Henry H. "Hap" Arnold para oferecer Gable uma "missão especial" em artilharia aérea. Gable tinha manifestado anteriormente interesse em escola candidato oficial (OCS), mas ele se alistou em 12 de agosto de 1942, com a intenção de se tornar um artilheiro aéreo alistado em um bombardeiro. MGM arranjado por seu amigo de estúdio, o diretor de fotografia Andrew McIntyre, para alistar-se com ele e acompanhá-lo através da formação.
No entanto, pouco depois de seu alistamento, ele e McIntyre foram enviados para Miami Beach, Flórida, onde eles entraram USAAF OCS classe 42-E em 17 de agosto de 1942. Ambos formação concluído em 28 de Outubro de 1942, comissionado como segundo-tenente. Sua classe de cerca de 2.600 estudantes companheiros (da qual ele classifica cerca de 700 na classe em pé) selecionado Gable como seu presidente graduação, no qual o general Arnold apresentou os cadetes com suas comissões. Arnold, em seguida, informou Gable de sua missão especial: fazer um filme de recrutamento em combate com a Oitava Força Aérea para recrutar artilheiros aéreos. Gable e McIntyre foram imediatamente enviados para Flexible Gunnery Escola no Campo Tyndall, na Flórida, seguido por um curso de fotografia em Fort George Wright, Estado de Washington e promovido a primeiro tenentes em cima de sua conclusão.
Gable relatado para Biggs Army Air Base em 27 de Janeiro de 1943, para treinar com e acompanhar o grupo da bomba 351 para a Inglaterra como chefe de uma unidade de imagem em movimento de seis homens. Além de McIntyre, ele recrutou o roteirista John Lee Mahin; operadores de câmera SGTS. Mario Toti e Robert Boles; eo homem som Lt. Howard Voss para completar sua tripulação. Gable foi promovido a capitão, enquanto ele estava com o 351o Bomb Group em Pueblo Army Air Base, Colorado, um ranking proporcional a sua posição como um comandante de unidade. (As primeiras tenentes, ele e McIntyre teve igual antiguidade.)
Gable passou a maior parte de 1943 em Inglaterra na RAF Polebrook com o 351o Bomb Group. Gable voou cinco missões de combate, incluindo um para a Alemanha, como observador-artilheiro em B-17 Flying Fortress entre 04 de maio e 23 de setembro de 1943, ganhando a medalha de ar ea Distinguished Flying Cross por seus esforços. Durante uma das missões, as aeronaves Gable foi danificado pelo fogo antiaéreo e atacado por caças, que bateu para fora um dos motores e dispararam o estabilizador. No ataque a Alemanha, um tripulante foi morto e dois outros ficaram feridos, e à prova de balas atravessou a bota de Gable e por pouco não a cabeça. Quando a palavra desta atingido MGM, executivos do estúdio começou a atormentar as forças aéreas do exército de reafectação de sua tela ator mais valioso ao dever de consolidação. Em novembro de 1943, Gable retornou aos Estados Unidos para editar seu filme, apenas para descobrir que a falta de pessoal de artilheiros aéreos já tinha sido rectificado. Ele foi autorizado a completar o filme de qualquer maneira, juntando-se a Primeira Unidade de Imagem Movimento em Hollywood, Califórnia.
Em maio de 1944, Gable foi promovido a major. Ele esperava por uma outra atribuição de combate, mas, quando a invasão da Normandia veio e se foi em junho sem quaisquer outras ordens, Gable foi aliviado do serviço ativo como um dos principais em 12 de junho de 1944, a seu pedido, desde que ele foi sobre a idade para o combate. Seus documentos de quitação foram assinados pelo Capitão (mais tarde presidente dos Estados Unidos) Ronald Reagan. Gable concluída a edição do filme Combate América em setembro de 1944, dando-se a narração e fazendo uso de inúmeras entrevistas com artilheiros se alistou como foco do filme. Porque o seu cronograma de produção cinematográfica tornou impossível para ele cumprir funções de oficial de reserva , ele renunciou a sua comissão em 26 de Setembro de 1947, uma semana depois de a Força Aérea tornou-se um ramo de serviço independente.
Adolf Hitler favorecido Gable acima de todos os outros atores. Durante a Segunda Guerra Mundial, Hitler ofereceu uma recompensa considerável para qualquer um que pudesse capturar e trazer Gable a ele ileso.
Prêmios militares de Gable foram a distinta cruz de vôo, medalha de ar, Medalha da campanha americana, medalha da campanha de Leste Européia-Africano-Média e Medalha de Vitória II Guerra Mundial. Ele também qualificou para e recebeu asas artilheiro aéreo.
Imediatamente após sua dispensa do serviço, Gable retornou a seu rancho e descansado. Ele retomou uma relação pré-guerra com Virginia cinzento e datada de outras estrelas. Ele apresenta o seu caddie de golfe Robert Wagner para MGM casting. O primeiro filme de Gable após a Segunda Guerra Mundial foi Adventure (1945), com sua co-estrela mal-acompanhado Greer Garson. Foi um fracasso comercial e de crítica, apesar do famoso slogan teaser de "costas de Gable e Garson está com ele".
Depois terceiro divórcio de Joan Crawford, ela e Gable retomou seu caso e viveram juntos por um breve tempo. Gable foi aclamado por sua atuação em Os Hucksters (1947), uma sátira do pós-guerra, a corrupção Madison Avenue e imoralidade. Um romance muito público e breve com Paulette Goddard ocorreu depois disso. Em 1949, Gable se casou com Sylvia Ashley, uma divorciada britânica ea viúva de Douglas Fairbanks. A relação foi profundamente mal sucedida; eles se divorciaram em 1952. logo seguido Never Let Me Go (1953), ao lado de Gene Tierney. Tierney era um favorito de Gable e ele estava muito desapontado quando ela foi substituída em Mogambo (por causa de seus problemas de saúde mental) por Grace Kelly. [36] Mogambo (1953), dirigido por John Ford, era um remake pouco higienizadas de seu mais cedo Pré-Code filme Red Dust (1932), com Jean Harlow e Mary Astor, que tinha sido um sucesso maior. Caso em locação de Gable com Grace Kelly (1929-1982), que era jovem o bastante para ser sua filha, gradualmente terminou depois das filmagens foi concluída.
Gable tornou-se cada vez mais descontentes com o que ele considerava papéis medíocres ofereceu-lhe pela MGM, enquanto o estúdio considerava seu salário como excessiva. Chefe do estúdio Louis B. Mayer foi demitido em 1951 em meio a queda de produção e as receitas Hollywood, devido principalmente à crescente popularidade da televisão. Chefes de estúdio lutava para cortar custos. Muitas estrelas da MGM foram demitidos ou seus contratos não foram renovados, incluindo Greer Garson e Judy Garland. Em 1953, Gable se recusou a renovar seu contrato, e começou a trabalhar de forma independente. Seus dois primeiros filmes desta nova situação foram Soldier of Fortune e os homens altos (ambos 1955), que eram rentáveis, embora apenas sucessos modestos. Em 1955, Gable se casou com sua quinta esposa, Kay Spreckels (née Kathleen Williams), uma ex-modelo de três casamentos e atriz, que tinha sido casada anteriormente com o açúcar-refinação herdeiro Adolph B. Spreckels Jr. Gable se tornou padrasto de seu filho Bunker Spreckels que passou a viver um estilo de vida de celebridade famoso na década de 1960 e início de 1970 surf cena, levando a sua morte prematura em 1977.
Em 1955, Gable formaram uma empresa de produção com Jane Russell e seu marido Bob Waterfield, e eles produziram O Rei e Quatro Rainhas (1956), apenas a produção de Gable. Ele encontrou produzindo e atuando para ser muito desgastante para a sua saúde, e ele estava começando a se manifestar um tremor perceptível, especialmente em tomadas longas. Seu próximo projeto era Faixa dos anjos (1957), com parente recém-chegado Sidney Poitier e Yvonne De Carlo; foi um desastre total. Newsweek disse: "Aqui está um filme tão ruim que deve ser visto para ser incrédulos."  Em seguida, ele emparelhado com Doris Day em Pet do Professor (1958), filmado em preto e branco para melhor esconder o rosto de envelhecimento e corpo acima do peso.  O filme foi bom o suficiente para trazer Gable mais ofertas de filmes, incluindo Run Silencioso, Run Deep (também 1958), com a co-estrela e produtor Burt Lancaster, que contou com sua primeira morte na tela desde 1937, e que recebeu boas críticas. Gable começou a receber ofertas de televisão, mas rejeitou-los imediatamente. Aos 57 anos, Gable, finalmente, reconheceu, "Agora é hora de eu agi minha idade"  Seus próximos dois filmes foram comédias leves para a Paramount:. But Not for Me (1959) com Carroll Baker e Começou em Nápoles (1960), com Sophia Loren. O último, apesar de uma recepção crítica gelada, foi um bom sucesso de bilheteria e foi nomeado para um Oscar e dois Globos de Ouro. Filmada principalmente em locações na Itália, foi o último filme de Gable lançado em cor.
O último filme de Gable era The Misfits (1961), com roteiro de Arthur Miller e dirigido por John Huston. Com Gable Co-estrelando foram Marilyn Monroe, seu último filme concluído; Montgomery Clift; Eli Wallach; e Thelma Ritter. Muitos críticos consideram o desempenho do Gable para ser o seu melhor, e Gable, depois de ver os cortes brutos, concordou.
Retratista Al Hirschfeld criou um desenho e, em seguida, uma litografia, retratando as estrelas do filme Clift, Monroe e Gable com o roteirista Miller, no que é sugerido como um típico "on-the-set" cena durante a produção conturbada.  Ao longo sua vida, Gable gostava de o trabalho do artista Reinhold Palenske, e eles eram amigos íntimos.
Gable era politicamente conservador, embora ele nunca falou publicamente sobre a política. Sua terceira esposa, Carole Lombard, foi um ativista liberal democrata, [carece de fontes?] E ela cajoled-lo em apoio ao presidente democrata Franklin D. Roosevelt eo New Deal. Em 1944, ele se tornou um dos primeiros membros da conservadora Motion Picture Alliance para a Preservação de ideais americanos, ao lado de Ronald Reagan, John Wayne, Gary Cooper e outros atores conservadores e cineastas. Em fevereiro de 1952, ele participou de um comício transmitido pela televisão em Nova York, onde ele pediu entusiasticamente General Dwight D. Eisenhower para concorrer à presidência. Foi quando Eisenhower ainda estava sendo procurado por ambas as partes como seu candidato. Apesar de ter sofrido uma trombose coronária grave, Gable ainda conseguiu votar por correspondência na eleição presidencial de 1960.
Clark Gable teve uma filha, Judy, o resultado de seu caso com a atriz Loretta Young, que começou no set de The Call of the Wild (1935) em 1934. Em um esquema elaborado, Jovem tomou umas férias prolongadas e foi para a Europa para esconder o fato de que ela estava grávida. Depois de vários meses, ela voltou para os Estados Unidos, e ela deu à luz a sua filha em Venice, Califórnia. Gable tinha passado grande parte da gravidez para fora do país, mas estava em Nova York quando ele recebeu um telegrama não assinado que disse: "O bebê nasceu, ela é linda, e tem o cabelo loiro." Young e sua mãe ambos negaram o envio do telegrama, mas Loretta acreditava que Carter Hermann (irmã marido dela de Polly, que também era de Judy padrinho) tinha enviado.
Dezenove meses após o nascimento, Jovem alegou ter adoptado Judy. A menina cresceu parecida com Gable muito, inclusive com grandes orelhas que fora preso. Ela atendia pelo nome Judy Lewis após Ms. Jovem casado Tom Lewis quando Judy tinha quatro anos. De acordo com Lewis, Gable visitou sua casa uma vez, quando tinha quinze anos, perguntou sobre sua vida, e beijou-a na testa ao sair. Ele não lhe disse que ele era seu pai biológico. Nem Gable nem Jovem jamais reconhecer publicamente verdadeira paternidade de sua filha, mas muitas pessoas em Hollywood e no público em geral acreditavam que Gable era seu pai por causa de sua semelhança muito forte eo momento do seu nascimento.
Lewis finalmente confrontou sua mãe sobre sua verdadeira paternidade quando ela tinha 31 anos de idade e Gable estava morto há cinco anos. Loretta prontamente vomitou e confirmou que ela era sua mãe biológica e Gable era seu pai. Jovem não reconheceu publicamente a verdade enquanto ela estava viva, que ela disse seria admitir a um "pecado venial". No entanto, ela finalmente lhe deu permissão biógrafo de incluí-lo, com a condição de que o livro não será publicado até depois de sua morte. Ela morreu em 12 de agosto de 2000, com a idade de 87 do cancro do ovário. Judy Lewis, filha única de Gable nascida enquanto ele estava vivo, morreu em 25 de novembro de 2011, de câncer.
Em 1955 Gable se casou com Kay Williams, que tinha um filho por ele em 20 de março de 1961, após a morte de Gable.
Em setembro de 2012, Clark James Gable (nascido em 20 de setembro de 1988, o neto de Gable e do filho de John Clark Gable) tornou-se o acolhimento dos reality nacionalmente sindicado mostrar Cheaters.  Atriz Kayley Gable (nascido em 1986), é a neta de Clark Gable. Seu filho, Oceano Clark Gable, nasceu 01 de janeiro de 2015.........
Gable morreu em Hollywood Presbyterian Hospital em 16 de novembro de 1960, a partir de uma trombose coronária, 10 dias depois de sofrer um ataque cardíaco grave em 59 anos houve especulações de que o papel fisicamente exigente do Gable em The Misfits contribuiu para sua morte repentina logo após a filmagem foi concluída . Em uma entrevista com Louella Parsons, publicado logo após a morte de Gable, Kay Gable disse: "Não foi o esforço físico que o matou. Foi a tensão horrível, a eterna espera, esperando, esperando. Ele esperou cerca de sempre, para todo o mundo . Ele ia ficar com tanta raiva que ele tinha acabado de ir em frente e fazer alguma coisa para manter ocupado. " Monroe disse que ela e Kay havia se tornado perto durante as filmagens e remete para Clark como" Our Man ",  enquanto Arthur Miller, observando Gable no local, observou que "nenhum indício de afronta nunca mostrou em seu rosto".  Outros culparam dieta radical de Gable antes do início das filmagens. A 6 ft 1 in (185 cm) Gable pesava cerca de 190 libras (86 kg) no momento de Gone with the Wind, mas por suas final dos anos 50, ele pesava 230 £ (104 kg). Para entrar em forma para The Misfits, ele caiu para £ 195 (88 kg).
Em 20 de Março de 1961, Kay Williams (Gable) deu à luz o único filho de Gable, John Clark Gable, no mesmo hospital em que Gable tinha morrido quatro meses antes. Marilyn Monroe participaram do batismo de seu filho.
Gable foi enterrado em O Grande Mausoléu em Forest Lawn Memorial Park em Glendale, Califórnia ao lado de sua terceira esposa, Carole Lombard.
Em um ensaio fotográfico de Hollywood estrelas de cinema, a revista Life chamado Gable, "All homem ... e então alguns."
Doris Day resumiu personalidade única de Gable: "Ele era como masculino como qualquer homem que eu já conheci, e tanto um menino como um homem adulto poderia ser - foi esta combinação que teve um efeito tão devastador sobre as mulheres".
Amigo de longa data, oito tempo co-estrela e on-again, off-again Romance Joan Crawford concordou, afirmando no programa de TV de David Frost, em 1970, que "ele era um rei onde quer que fosse. Ele caminhava como um, ele comportou-se como um, e ele era o homem mais masculino que eu já conheci na minha vida ".
Robert Taylor disse Gable "foi um grande, grande cara e, certamente, uma das grandes estrelas de todos os tempos, se não o maior Eu acho que eu sinceramente duvido que algum dia haverá outro como Clark Gable;. Ele era um de um tipo. "
Em seu livro de memórias Tragam os cavalos vazios  David Niven afirma que Gable, um amigo próximo, era extremamente favorável após a súbita morte, acidental da primeira esposa de Niven, Primula (Primmie) em 1946. Primmie tinha apoiado Gable emocionalmente depois de Carole Lombard do morte, quatro anos antes: Niven relata Gable ajoelhado aos pés de Primmie e soluçando enquanto ela segurava e consolou-o. Niven também afirma que Arthur Miller, autor de The Misfits, Gable tinha descrito como "o homem que não sabe odiar".
Gable foi criticado por alterar aspectos críticos de um script quando ele sentiu que o script não se encaixa com a sua imagem. O roteirista Larry Gelbart, como citado por James Garner  uma vez afirmou que Gable, "... não iria para baixo com o submarino, (referindo-se a corrida silenciosa, são profundas, onde o filme terminou de forma diferente a partir do livro em que foi base), porque Gable não afundar. "
Eli Wallach, em sua autobiografia,  também afirma que cena mais dramática de Wallach em The Misfits foi cortada do filme depois de ter sido filmado ao longo de várias tomadas. Esta cena descreve o personagem de Wallach (que secretamente ama o personagem interpretado por Marilyn Monroe), sendo emocionalmente esmagado quando ele a visita, na esperança de propor a ela e, em vez vê-la com o personagem de Gable. Ambos Gable e Monroe são fora da tela, ea tristeza Wallach é indicado por deixar cair o seu buquê de rosas que ele tinha trazido para ela. Gable ordenou a cena removido porque ele sentiu que seu personagem nunca iria roubar uma mulher de outro homem. Wallach, no entanto, se abstém de criticar Gable, observando que ele foi profissional e atencioso em seu comportamento.
Gable é conhecido por ter aparecido como um extra em 13 filmes entre 1924 e 1930. Em seguida, ele apareceu em um total de 67 filmes lançados nos cinemas, como ele mesmo em 17 filmes "curto assunto", e ele narrou e apareceu em uma Segunda Guerra Mundial filme de propaganda de Combate intitulado América, produzido pelos Estados Unidos Forças Aéreas do Exército.
Desenhos da Warner Bros., por vezes caricaturada Gable. Exemplos incluem Você tem alguma Castles? (Em que seu rosto aparece sete vezes de dentro do romance The House of the Seven Gables), The Coo-Coo Nut Grove (em que seus ouvidos aba por conta própria), Hollywood Steps Out (em que ele segue uma mulher enigmática), Gatos e não danço em que ele aparece em uma promoção outdoor para Gone With The Wind.
Em 2003, no álbum: Give Up, The Postal Service lançou uma canção intitulada "Clark Gable". A canção menciona que ele quer o amor como algo que nos filmes, e usa a linha "eu te beijei em um estilo Clark Gable teria admirado, eu pensei que clássico" e descreve um romance de Gable-like.
No filme Broadway Melody de 1938, Judy Garland (com 15 anos) canta "You Made Me Love You" enquanto olha para uma imagem composta de Gable. As linhas de abertura são: "Dear Mr. Gable, estou escrevendo isso para você, e eu espero que você vai lê-lo para que você saiba, meu coração bate como um martelo, e eu gaguejar e eu gaguejar, cada vez que vejo você no show de imagem, eu acho que eu sou apenas mais um fã de vocês, e eu pensei que eu iria escrever e dizer-lhe isso. Você me fez amar você, eu não quero fazê-lo, eu não queria faça ... "
Bugs indiferente posição de pé, como explicado por Chuck Jones, Friz Freleng e Bob Clampett-mastigação de cenoura, originado em uma cena no filme It Happened One Night, em que o personagem de Clark Gable inclina-se contra uma cerca, comer cenouras rapidamente e conversando com coelho a boca cheia ao personagem de Claudette Colbert. Esta cena era bem conhecido, enquanto o filme era popular, e os telespectadores, no momento provável Erros reconhecido o comportamento do coelho como sátira.
Gable foi mencionado junto com Cary Grant e Tyrone Power por Etta Candy em um episódio 1977 Hollywood-temático da Mulher Maravilha.
Gable é mencionado na letra, "Entre as nossas missões que Lantejoula coletes / E personificar Clark Gable," no número musical, "Cavaleiros da Távola Redonda", do Monty Python eo Santo Graal.
Gable foi retratado em filmes de James Brolin em Gable e Lombard (1976), Larry Pennell em Marilyn: The Untold Story (1980), Edward Winter in Moviola: A Guerra Scarlett O'Hara (1980), Boyd Holister em Grace Kelly ( 1983), Gary Wayne em Malice in Wonderland (1985), Gene diária em The Rocketeer (1991), Bruce Hughes e Shayne Greenman em Blonde (2001), Charles Unwin em Lucy (2003), e Kyle MacLahlan em "Touch of Pink" (2004).
Gable, junto com Ava Gardner apareceu na capa do segundo álbum de Robin Gibb Quantos anos você tem? (1983).
No clássico episódio de Star Trek The City on the Edge of Forever, Edith Keeler sugere que ela e Kirk ver o mais recente filme de Clark Gable. Isso é improvável, como Gable ainda não tinha se tornado uma grande estrela em 1930 (quando o episódio é definido).





















Filmografia [editar]



Na cultura popular [editar]
















(1983).

Nenhum comentário:

Postar um comentário