terça-feira, 24 de dezembro de 2013
Atores Hollywoodianos
Sir Alec Guinness, CH, CBE (2 de Abril 1914-5 Agosto de 2000) era um ator Inglês. Depois de um início de carreira no palco ele foi destaque em várias das Comédias Ealing, incluindo The Ladykillers e gentil Corações e Coronets em que jogou oito personagens diferentes. Ele também é conhecido por suas colaborações com seis David Lean: Herbert bolso em Grandes Esperanças (1946), Fagin em Oliver Twist (1948), o coronel Nicholson em A Ponte do Rio Kwai (1957, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator), o príncipe Faisal em Lawrence da Arábia (1962), Yevgraf em Doutor Jivago (1965), e Professor Godbole em A Passage to India (1984). Ele também é conhecido por sua interpretação de Obi-Wan Kenobi na trilogia Star Wars original de George Lucas, recebendo uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Guinness foi um dos três principais atores britânicos, juntamente com Laurence Olivier e John Gielgud, que fez com sucesso a transição do teatro de Shakespeare em seu país de origem para blockbusters de Hollywood imediatamente após a Segunda Guerra Mundial. Bem como um prémio da Academia, ele também ganhou um prêmio BAFTA, Globo de Ouro e um prêmio Tony. Em 1959, ele foi nomeado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II para serviços para as artes. Ele recebeu uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 1960, recebeu o Prêmio Honorário da Academia pelo conjunto da obra em 1980, ea Fellowship Award BAFTA da Academia em 1989...Guinness nasceu em 155 Lauderdale Mansions do Sul, Lauderdale Road, Maida Vale, Londres como Alec Guinness de Cuffe. O nome de solteira de sua mãe era Agnes Cuff. Ela nasceu 08 de dezembro de 1890 para Edward Cuff e Mary Ann Benfield. Na certidão de nascimento do Guinness, o espaço para o nome da mãe mostra Agnes de Cuffe. O espaço para o nome da criança (onde os primeiros nomes são dadas somente) diz Alec Guinness. A coluna para o nome e sobrenome do pai está em branco.
A identidade do pai de Guinness nunca foi oficialmente confirmada embora tenha sido especulado que ele pode ter sido um membro da família Guinness anglo-irlandês. A partir de 1875, sob a lei Inglês, quando o nascimento de um filho ilegítimo foi registrado, o nome do pai poderia ser inscrito no certificado somente se ele estivesse presente e deu o seu consentimento. Se Guinness acreditava que seu pai era um banqueiro escocês, Andrew Geddes (1861-1928), que pagou para a escola pública do Guinness (em idioma americano, escola particular) educação. Geddes ocasionalmente visitou Guinness e sua mãe, posando como um tio. Guinness era desinteressado em sua mãe, que mais tarde teve um curto casamento com um, em estado de choque violento veterano da guerra da independência irlandesa...Guinness trabalhou pela primeira vez a escrever textos publicitários. Seu primeiro trabalho no teatro foi em seu aniversário de 20 anos, enquanto ele ainda era um estudante do drama, no Libel jogo, que foi inaugurado no antigo Teatro, Hammersmith do Rei, e, em seguida, transferido para o Playhouse onde seu estado foi criado a partir de um pé- para na substituição de duas linhas e seu salário aumentou para £ 1 por semana. Ele apareceu no Teatro Albery em 1936 com a idade de 22, fazendo o papel de Osric na produção bem-sucedida de John Gielgud de Hamlet. 1936 também viu Guinness assinar com o Old Vic, onde ele foi lançado em uma série de papéis clássicos. Durante este tempo, ele trabalhou com muitos atores e atrizes que se tornariam seus amigos e freqüentes co-estrelas no futuro, incluindo John Gielgud, Peggy Ashcroft, Anthony Quayle e Jack Hawkins. Uma influência precoce de longe era Stan Laurel, a quem admirava Guinness.
Guinness continuou desempenhando papéis shakespearianos longo de sua carreira. Em 1937, ele jogou Aumerle em Richard II e Lorenzo em O Mercador de Veneza sob a direção de John Gielgud.He estrelou uma produção de Hamlet 1938 que lhe rendeu elogios de ambos os lados do Atlântico Ele também apareceu como Romeo em um produção de Romeu e Julieta (1939), Andrew Aguecheek em Twelfth Night e como Exeter em Henry V em 1937, ambos ao lado de Laurence Olivier, e Ferdinand em A Tempestade, em frente Gielgud como Prospero.
Em 1939, ele adaptou novos Grandes Esperanças de Charles Dickens para o palco, fazendo o papel de Herbert bolso. A peça foi um sucesso. Um dos seus telespectadores era um jovem editor britânico filme, David Lean, que teria mais tarde Guinness reprisar seu papel na adaptação do filme de 1946 magra do jogo.
Guinness servido na reserva voluntária Marinha Real durante a Segunda Guerra Mundial, servindo primeiro como marinheiro em 1941 e ser encomendado no ano seguinte. Ele ordenou uma embarcação de desembarque de tomar parte na invasão da Sicília e Elba e, posteriormente, transportados suprimentos e agentes para os partidários jugoslavos. Durante a guerra, ele foi autorizado a aparecer na produção da Broadway de Caminho jogo alargamento de Terence Rattigan, sobre o comando do bombardeiro do RAF.
Guinness voltou ao Old Vic em 1946 e permaneceu até 1948, jogando Abel Drugger em Ben Jonson O Alquimista, o Bobo em Rei Lear oposto Laurence Olivier no papel-título, DeGuiche em Cyrano de Bergerac oposto Ralph Richardson no papel-título, e, finalmente, estrelando em uma produção Old Vic como de Shakespeare Richard II. Depois de deixar o Old Vic, ele jogou Eric Birling em JB Priestley An Inspector Calls no New Theatre, em outubro de 1946. Ele jogou o Uninvited Guest na produção da Broadway de The Cocktail Party, de TS Eliot (1950, reviveu no Festival de Edimburgo em 1968) . Sua terceira tentativa no papel-título de Hamlet, desta vez sob sua própria direção no New Theatre (1951), provou ser um grande desastre teatral.
Convidado por seu amigo Tyrone Guthrie para se juntar a temporada estréia do Festival Stratford do Canadá, Guinness viveu por um tempo breve em Stratford, Ontário. Em 13 de Julho de 1953, Guinness falou as primeiras linhas da primeira peça produzida pelo festival, Ricardo III de Shakespeare: "Agora é o inverno do nosso descontentamento / Made glorioso verão por este sol de York."
Guinness ganhou um prêmio Tony por sua performance na Broadway como poeta Dylan Thomas em Dylan. Em seguida, ele interpretou o papel título em Macbeth oposto Simone Signoret no Royal Court Theatre em 1966, uma falha visível.
Guinness fez sua última apresentação palco do Comedy Theatre em 30 de maio de 1989, na peça A Walk in the Woods. No total, entre 02 de abril de 1934 e 30 de maio de 1989, ele jogou 77 peças no teatro.
Nos filmes, Guinness foi inicialmente associada principalmente com o Ealing Comédias, e particularmente para jogar oito personagens diferentes em Kind Hearts and Coronets. Outros filmes deste período incluíram The Lavender Hill Mob, O Quinteto da Morte, e O Homem do Terno Branco. Em 1952, Ronald Neame diretor lançar Guinness em seu primeiro papel principal romântico, em frente Petula Clark no cartão. Em 1951, os expositores votaram nele o astro britânico mais popular.
Outros papéis em filmes notáveis deste período incluem The Swan (1956), com Grace Kelly, em seu segundo e último papel no cinema; Boca do cavalo (1958), no qual Guinness fez o papel do pintor bêbado Gulley Jimson bem como escrever o roteiro, para o qual ele foi nomeado para um Oscar; a liderança no de Carol Reed Nosso homem em Havana (1959); Marco Aurélio, em A Queda do Império Romano (1964); O Quiller Memorandum (1966); O fantasma de Marley em Scrooge (1970); Charles I em Cromwell (1970); Papa Inocêncio III em Franco Zeffirelli do Irmão Sol, Irmã Lua (1972); eo papel-título de Hitler:. Os Últimos Dez Dias (1973), que ele considerava seu melhor desempenho filme, embora os críticos discordaram Outro papel que é por vezes referido como um que ele considerava seu melhor, e é assim considerado por muitos críticos, é o de coronel Jock Sinclair em Tunes of Glory (1960). Guinness também desempenhou o papel de Jamessir Bensonmum, o mordomo cego, em 1976 Neil Simon filme Murder by Death...Guinness ganhou especial elogios por seu trabalho com o diretor David Lean, que hoje é seu trabalho mais conhecido e mais aclamados pela crítica. Depois de aparecer em Great Expectations e Oliver Twist do Lean, ele foi dado um papel protagonista ao lado de William Holden em A Ponte do Rio Kwai. Por sua atuação como o coronel Nicholson, o POW britânico comandante inflexível, Guinness ganhou um Oscar. Apesar de uma relação difícil e muitas vezes hostil, Lean, referindo-se a Guinness como "o meu amuleto da sorte", continuou a lançar Guinness em papéis de personagens em seus filmes posteriores: líder árabe Príncipe Feisal em Lawrence da Arábia; meio-irmão do personagem-título, líder bolchevique Yevgraf, em Doutor Jivago; e místico indiano Professor Godbole em A Passage to India. Ele também foi oferecido um papel em A Filha de Ryan Lean (1970), mas não quis. Naquela época, havia Guinness "desconfiança" Lean and considerada a relação estreita anteriormente como tensas; embora em seu funeral, ele lembrou que o famoso diretor foi "encantador e afável".
O papel do Guinness como Obi-Wan Kenobi na trilogia original de Star Wars, começando em 1977, lhe trouxe reconhecimento mundial por uma nova geração, bem como Globo de Ouro e ao Oscar nomeações. Em cartas a seus amigos, Guinness descreveu o filme como "fada lixo conto de fadas", mas o sentido do filme de boa moral - e duplicação do estúdio de sua oferta de salário inicial -. Apelou para ele, e ele assinado em Ele foi um dos poucos membros do elenco que acreditavam que o filme seria um sucesso de bilheteria; ele negociou um acordo para 2% dos royalties brutos pagos ao diretor, George Lucas, que recebeu um quinto das receitas de bilheteira. Isso o fez muito rico em sua vida mais tarde, e ele concordou em assumir o papel de Kenobi com a condição de que ele não teria que fazer qualquer publicidade para promover o filme. Após a sua primeira exibição do filme, Guinness escreveu em seu diário que "É um filme bastante surpreendentes como espetáculo e tecnicamente brilhante. Emocionante, muito barulhenta e calorosa. As cenas de batalha no final ir por cinco minutos muito tempo, eu sentir, e alguns dos diálogos é insuportável e muito do que é perdido no ruído, mas continua a ser uma experiência vívida. "
No entanto, Guinness logo se tornou descontente com ser identificado com a peça, e expressou consternação com que a trilogia Star Wars atraiu a seguinte fan-. No comentário do DVD do Star Wars original, o diretor George Lucas diz que Guinness não estava feliz com a re-escrever roteiro em que Obi-Wan é morto. No entanto, o Guinness disse em uma entrevista de 1999, que era, na verdade, a sua ideia para matar Obi-Wan, persuadindo Lucas que faria dele um personagem mais forte, e que Lucas concordou com a idéia. Guinness afirmou na entrevista, "O que eu não disse a Lucas foi que eu simplesmente não podia continuar falando essas terríveis, linhas banais sangrentas. Eu tive o suficiente do patranhas." Ele passou a dizer que ele "encolhido" toda vez que Guerra nas Estrelas foi mencionado para ele.
Embora Guinness não gostava da fama que se seguiu o trabalho ele não estima, Lucas e colegas de elenco Mark Hamill, Harrison Ford, Anthony Daniels e Carrie Fisher ter falado muito de sua cortesia e profissionalismo, dentro e fora do set. Lucas creditado com inspirando-o elenco ea equipe a trabalhar mais, dizendo que Guinness contribuiu significativamente para alcançar a conclusão das filmagens. Guinness foi citado como dizendo que os royalties obtidos a partir de ele trabalhar nos filmes deu-lhe "não há queixas, deixe-me deixá-lo dizendo que eu possa viver para o resto da minha vida na maneira razoavelmente modesto agora estou acostumado, que eu tenho não há dívidas e eu posso dar ao luxo de recusar trabalho que não apelar para mim. " Em sua autobiografia, bênçãos disfarçadas, Guinness diz um entrevistador imaginário "Bendito seja o Star Wars", em relação à renda que forneceu.
No volume final do livro A Aparência Positivamente final (1997), Guinness narra a contragosto dar um autógrafo a uma jovem fã que alegou ter visto Star Wars mais de 100 vezes, com a condição de que a promessa menino parar de assistir o filme, porque , como Guinness disse a ele, "este vai ser um efeito doente em sua vida." O ventilador estava atordoado no início, mas depois agradeci a ele (embora algumas fontes dizem que foi de forma diferente). Guinness é citado como dizendo: 'você acha que poderia prometer nunca mais ver Star Wars novamente' "" Bem, "eu disse, Ele começou a chorar. Sua mãe se ergueu a uma imensa altura. "Que coisa terrível de dizer a uma criança!" ela latiu, e arrastou o pobre garoto de distância. Talvez ela estivesse certa, mas eu só espero que o rapaz, agora nos seus trinta anos, não está vivendo em um mundo de fantasia de segunda mão, banalidades infantis. " Guinness cresceu tão cansado de audiências modernas aparentemente conhecê-lo apenas para seu papel de Obi-Wan Kenobi que ele iria jogar fora o e-mail que recebeu de fãs de Star Wars sem lê-lo.
A partir dos anos 1970, a Guinness fez aparições regulares da televisão na Grã-Bretanha, incluindo a parte de George Smiley nos serializações de dois romances de John le Carré: Toupeira e Povo de Smiley. Ele ganhou duas vezes o prêmio Academy Television Britânica de Melhor Ator para os papéis, e Le Carré ficou tão impressionado com o desempenho do Guinness como Smiley que ele baseou sua caracterização de Smiley em romances posteriores sobre Guinness. Uma das últimas aparições do Guinness foi no drama da BBC Dia Eskimo (1996).
Guinness ganhou o Oscar de Melhor Ator em 1957 por seu papel em A Ponte do Rio Kwai, depois de ter sido nomeado sem sucesso em 1952 por sua atuação em The Lavender Hill Mob. Ele foi nomeado em 1958 para o Oscar de Melhor Roteiro, Argumento Baseado em material de um outro médio, por seu roteiro adaptado do romance de Joyce Cary boca do cavalo. Ele foi nomeado para Melhor Ator Coadjuvante por seu papel como Obi-Wan Kenobi em Star Wars, em 1977. Ele recebeu um prêmio honorário da Academia pelo conjunto da obra em 1980. Em 1988, ele recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Little Dorrit. Ele recebeu o BAFTA Fellowship Academy Award pelo conjunto da obra em 1989.
Por seu trabalho no teatro, ele recebeu um Evening Standard Award por sua performance como TE Lawrence em Ross e um prêmio Tony por sua vez Broadway como Dylan Thomas em Dylan. Guinness recebeu uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 1559 Vine Street em 8 de Fevereiro de 1960.
Guinness foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) em 1955, e foi nomeado cavaleiro em 1959. Em 1991, ele recebeu um doutorado honorário da Universidade de Cambridge. Três anos mais tarde, aos 80 anos, ele foi nomeado um Companion of Honour.
Guinness casou com o artista, dramaturgo e atriz Sylvia Merula Salaman (1914-2000) em 1938; em 1940, eles tiveram um filho, Matthew Guinness, que mais tarde tornou-se um ator. A família viveu em Steep Marsh em Hampshire.
Em sua biografia, Alec Guinness: The Unknown, Garry O'Connor alega que Guinness foi preso e multado em 10 guinéus (£ 10,50) para um ato homossexual em um banheiro público em Liverpool em 1946. Guinness disse ter evitado publicidade por dar o seu nomear a polícia e tribunal como "Herbert de bolso", o nome do personagem que interpretou em Grandes Esperanças. A alegação não foi feito até abril de 2001, oito meses após sua morte, quando um artigo da BBC News afirmou que Guinness era de fato bissexual e que ele tinha mantido com êxito a sua sexualidade privada dos olhos do público como seus amigos mais próximos e familiares também sabia que ele tinha relações sexuais com homens. Piers Paul Read, biógrafo oficial do Guinness, duvida que este incidente realmente ocorreu. Ele acredita que a Guinness foi confundido com John Gielgud, que estava notoriamente preso por tal ato, em 1953.
Enquanto servia na Marinha Real, Guinness tinha planejado para se tornar um sacerdote anglicano. No entanto, em 1954, enquanto ele estava filmando Pai Brown na Borgonha, Guinness, que estava no traje como um padre católico, foi confundido com um padre de verdade por uma criança local. Guinness estava longe de ser fluente em francês, ea criança, aparentemente, não percebeu que Guinness não o entendia, mas pegou sua mão e conversavam enquanto os dois caminhavam; a criança, em seguida, acenou e afastou-se. A confiança e carinho o traje clerical apareceu para inspirar no menino deixou uma profunda impressão no ator. Quando seu filho estava doente com a poliomielite na idade de onze anos, começou Guinness visitar uma igreja para rezar. Alguns anos mais tarde, em 1956 Guinness convertido à Igreja Católica Romana. Sua esposa seguiu o exemplo em 1957, enquanto ele estava no Sri Lanka filmando A Ponte do Rio Kwai, e ela informou-o somente após o evento. Todas as manhãs, Guinness recitou um versículo do Salmo 143: "Faze-me ouvir seu amor bondade da manhã ".
Guinness morreu em 5 de Agosto de 2000, de câncer no fígado, em Midhurst em West Sussex. Ele vinha recebendo tratamento hospitalar para o glaucoma, e tinha sido recentemente também diagnosticado com câncer de próstata. Ele foi enterrado em Petersfield, Hampshire. Sua viúva, Lady Guinness, morreu de câncer aos Petersfield, dois meses após seu marido, também aos 86 anos, e foi enterrado ao lado de seu marido de 62 anos.
Guinness escreveu três volumes de uma autobiografia best-seller, começando com Blessings in Disguise, em 1985, seguido por meu nome me escapa, em 1996, e uma aparência Positivamente final em 1999. Ele gravou cada um deles como um audiobook. Pouco depois de sua morte, Lady Guinness perguntou amigo próximo do casal e companheiro Católica, escritor Piers Paul Read, para escrever a biografia oficial do Guinness. Foi publicado em 2002.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário