terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos

















Antonio Rodolfo Quinn Oaxaca (21 de abril de 1915 - 03 de junho de 2001), mais comumente conhecido como Anthony Quinn, era um mexicano-americano nascido ator, pintor e escritor. Ele atuou em vários filmes aclamados pela crítica e comercialmente bem sucedidos, incluindo La Strada, Os Canhões de Navarone, Zorba, o Grego, armas para San Sebastian, Lawrence da Arábia, A Mensagem e Lion of the Desert. Ele ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante duas vezes: para Viva Zapata! em 1952 e Lust for Life em 1956...Quinn nasceu Antonio Rodolfo Quinn Oaxaca em 21 de abril de 1915 em Chihuahua, México durante a revolução mexicana de Manuela (née Oaxaca) e Francisco Quinn, conhecido informalmente como "Frank" e "Nellie". Francisco Quinn era nascido no México, a um pai imigrante irlandesa de County Cork e uma mãe mexicana. Frank Quinn andava com revolucionário mexicano Pancho Villa,  em seguida, mais tarde mudou-se para o bairro de East Los Angeles Cidade de Terrace e tornou-se assistente de câmera em um estúdio de cinema. Na autobiografia de Quinn, The Original Sin: A Auto-Retrato por Anthony Quinn, ele negou ser filho de um "aventureiro irlandês" e atribuiu esse conto para publicitários de Hollywood.
Quando ele tinha seis anos, Quinn participou de uma igreja católica (mesmo pensando que ele queria se tornar um sacerdote). Aos onze anos, no entanto, ele se juntou aos pentecostais na Igreja do Evangelho Quadrangular (os seguidores pentecostais de Aimee Semple McPherson).  Para uma vez que ele tocou na banda da igreja e era um pregador aprendiz com o renomado evangelista. "Conheço a maioria das grandes atrizes de meu tempo, e nenhum deles podia tocá-la", Quinn disse uma vez do McPherson fascinante, a quem ele creditado com inspirar o gesto de Zorba da mão estendida drasticamente. 
Quinn cresceu pela primeira vez em El Paso, Texas, e mais tarde a Boyle Heights e as áreas de Echo Park de Los Angeles, Califórnia. Ele participou Hammel Street Elementary School, Belvedere Junior High School, Polytechnic High School e finalmente Belmont High School, em Los Angeles, com o jogador de beisebol futuro e estrela Hospital Geral John Beradino, mas deixou antes de se formar. Tucson High School, em Arizona, muitos anos mais tarde, concedeu-lhe um diploma do ensino médio honorário. 
Quando jovem, Quinn encaixotado profissionalmente para ganhar dinheiro, em seguida, estudou arte e arquitetura sob Frank Lloyd Wright, no Arizona residência de Wright e seu estúdio Wisconsin, Taliesin. Os dois homens se tornaram amigos. Quando Quinn mencionou que ele foi atraído para agir, Wright encorajou-o. Quinn disse que ele tinha sido oferecido US $ 800 por semana por um estúdio de cinema e não sabia o que fazer. Wright respondeu: "Leve-o, você nunca vai fazer muito por mim." [Esta citação precisa de uma citação] Em 1999 Private Screenings entrevista com Robert Osborne. Quinn disse que o contrato foi por apenas R $ 300 por semana. ..Depois de um curto período de tempo realizando no palco, Quinn lançou sua carreira no cinema realizando funções de caracteres no Parole 1936 filmes (em que ele fez sua estréia) e da Via Láctea. Ele jogou vilões "étnicas" em filmes da Paramount, tais como perigoso saber (1938) e Road to Morocco, e desempenhou um Crazy Horse mais simpático em They Died With Their Boots On com Errol Flynn. 
Em 1947, ele apareceu em mais de cinquenta filmes e tinha jogado índios, dons Mafia, chefes havaianos, combatentes da liberdade filipinos, guerrilheiros chineses e sheiks árabes, mas ainda não era uma grande estrela. Ele retornou ao teatro, jogando Stanley Kowalski em A Streetcar Named Desire na Broadway. Em 1947, ele se tornou um cidadão naturalizado dos Estados Unidos. 
Ele voltou para Hollywood no início dos anos 1950, especializado em papéis resistentes. Ele foi lançado em uma série de B-aventuras, como a Máscara do Avenger (1951). Sua grande chance veio atuando ao lado de Marlon Brando em de Elia Kazan Viva Zapata! (1952). Desempenho de Quinn como o irmão de Zapata ganhou um Oscar Quinn enquanto Brando perdeu o Oscar de Melhor Ator para Gary Cooper em High Noon. 
Quinn foi o primeiro mexicano-americano a ganhar um Oscar. Ele apareceu em vários filmes italianos começando em 1953, transformando em uma de suas melhores performances como um homem forte estúpido, thuggish e volátil em La strada de Federico Fellini (1954) oposto Giulietta Masina. Quinn ganhou seu segundo Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua interpretação do pintor Paul Gauguin em Lust de Vincente Minnelli para a Vida (1956). No ano seguinte, ele recebeu uma indicação ao Oscar por sua participação no selvagem de George Cukor é o vento. Ele estrelou em The Savage Innocents de 1959 (filme) como Inuk, um esquimó que se vê preso entre duas culturas conflitantes. 
Enquanto a década terminou, Quinn permitiu que sua idade para mostrar e começou a sua transformação em um grande ator. Seu físico preenchido, o cabelo acinzentado, e seu uma vez liso, rosto moreno resistiu e tornou-se mais robusto. Ele desempenhou um combatente da resistência grega em Os Canhões de Navarone (1961), um boxer de envelhecimento em Requiem for a Heavyweight, e os beduínos shaikh Auda abu Tayi em Lawrence da Arábia (ambos 1962). Naquele ano, ele também interpretou o papel-título de Barrabás, baseada em um romance de Pär Lagerkvist. 
O sucesso de Zorba, o grego em 1964 resultou em outra indicação ao Oscar de Melhor Ator. Outros filmes incluídos The 25th Hour, The Magus, La Bataille de San Sebastian e As Sandálias do Pescador Em 1969, ele estrelou em O Segredo de Santa Vitória com Anna Magnani.; cada um foi nomeado para um Globo de Ouro. 
Ele apareceu na Broadway com grande sucesso em Becket, como o rei Henrique II de Laurence Olivier Thomas Becket em 1960. Uma história errônea surgiu nos últimos anos que, durante o prazo Quinn e Olivier trocaram papéis e Quinn jogado Becket ao rei de Olivier. Na verdade, Quinn deixou a produção para um filme, de nunca ter jogado Becket, e diretor Peter Glenville sugeriu um passeio estrada com Olivier como Henry. Olivier concordou alegremente e Arthur Kennedy assumiu o papel de Becket para a turnê e breve retorno à Broadway. 
Em 1971, após o sucesso de um filme de TV chamado The City, onde Quinn jogou Mayor Thomas Jefferson Alcala, ele estrelou a série de televisão, The Man and the City. Aparições na televisão subsequentes de Quinn eram esporádicos, incluindo Jesus de Nazaré.                                   
Em 1976, ele estrelou o filme de Mohammad, Mensageiro de Deus (também conhecido como The Message), sobre a origem do Islã, como Hamza, um tio altamente respeitado de Mohammad o último dos profetas do Islã.  Em 1981, ele estrelou o Leão do Deserto. Quinn jogou na vida real líder Omar Mukhtar beduíno que lutou tropas italianas de Benito Mussolini nos desertos da Líbia.
Em 1983, ele reprisou seu papel como Zorba, o Grego para 362 performances em uma versão musical de sucesso, chamado Zorba, em frente do companheiro de filme co-estrela Lila Kedrova, reprisando seu papel como Madame Hortense. Quinn realizada no musical tanto na Broadway e no Kennedy Center, em Washington, DC 
Carreira cinematográfica de Quinn desacelerou durante a década de 1990, mas mesmo assim ele continuou a trabalhar de forma constante, aparecendo em Revenge (1990), Febre da Selva (1991), Last Action Hero (1993), Um Passeio nas Nuvens (1995) e Sete Servos (1996) .
Quinn fez uma aparição no julgamento de John Gotti, de acordo com John H. Davis, autor de Dynasty Mafia: The Rise and Fall of the Crime Família Gambino. Ele disse aos repórteres que ele queria jogar Paul Castellano, o chefe da família Gambino após Carlo Gambino. Gotti tinha assassinado Castellano, tornando-se o chefe da família Gambino depois. Gotti estava em julgamento a respeito de uma variedade de acusações criminais quando Quinn visitou o tribunal. Embora ele tentou apertar a mão de Gotti, agentes federais impediu de fazê-lo, diz Davis. O ator interpretou o testemunho de Sammy ("The Bull") Gravano, subchefe de Gotti, contra Gotti como "um amigo que trai um amigo." Ele não tinha vindo para "julgar" Gotti, Quinn insistiu, mas só porque ele queria retratar Castellano, que inspirou o ator porque ele tinha uma amante "trinta anos de idade", que Quinn acreditava que era "uma coisa bonita" . Ele viria a retratar Gambino subchefe da família Aniello Dellacroce no filme 1996 HBO Gotti. Quinn foi nomeado para um Globo de Ouro por sua performance como Dellacroce.
Cedo na vida Quinn tinha interesse em pintura e desenho. Ao longo de seus anos de adolescência, ele ganhou vários concursos de arte na Califórnia e concentrou seus estudos no Politécnico High School, em Los Angeles na elaboração. Mais tarde, Quinn estudou brevemente sob Frank Lloyd Wright através do Taliesin Fellowship - uma oportunidade criada por ganhar o primeiro prêmio em um concurso de projeto arquitetônico. Através da recomendação de Wright, Quinn teve aulas agindo como uma forma de terapia da fala pós-operatório, o que levou a uma carreira de ator que durou mais de seis décadas. 
Além de aulas de arte tomadas em Chicago durante a década de 1950, Quinn nunca freqüentou escola de arte; no entanto, aproveitando-se de livros, museus, e acumulando uma coleção considerável, ele conseguiu dar a si mesmo uma educação eficaz na linguagem da arte moderna. Até o início dos anos 1980, sua obra tinha pego os olhos de vários galeristas e foi exibido internacionalmente, em Nova York, Los Angeles, Paris e Cidade do México. Seu trabalho é agora representada em colecções públicas e privadas em todo o mundo. 
Ele escreveu dois livros de memórias, The Original Sin (1972) e Um Homem Tango (1997), um número de scripts, e uma série de histórias inéditas atualmente na coleção de seu arquivo.
A vida pessoal de Quinn era tão volátil e apaixonada como os personagens que ele jogou em filmes. Sua primeira esposa foi a filha adotiva de Cecil B. DeMille, a atriz Katherine DeMille, que se casaram em 1937. O casal teve cinco filhos: Christopher (1939-1941), Christina (nascida em 01 de dezembro de 1941), Catalina (nascido em 21 de novembro , 1942), Duncan (nascido em 04 de agosto de 1945), e Valentina (nascido em 26 de dezembro de 1952). Seu primeiro filho, Christopher, dois envelhecido, se afogou na lagoa lírio do vizinho WC Campos .
Em 1965, Quinn e DeMille estavam divorciados, por causa de seu caso com a figurinista italiano Jolanda Addolori, com quem se casou em 1966. Tiveram três filhos: Francesco Quinn (22 de março de 1963 - 05 de agosto de 2011), Danny (nascido em 16 de Abril , 1964), e Lorenzo Quinn (nascido em 07 de maio de 1966).
A união terminou em 1997, depois de Quinn teve filhos com sua secretária, Katherine Benvin. Ele então se casou com Benvin, com quem teve dois filhos, Antonia Patricia Rose Quinn (nascido em 23 de julho de 1993) e Ryan Nicholas Quinn (nascido em 5 de julho de 1996). 
Quinn e Benvin permaneceu casado até sua morte. Ele também tinha dois filhos com Friedel Dunbar: Sean Quinn (nascido em 07 de fevereiro de 1973), um New Jersey agente imobiliário, e Alexander Anthony Quinn (nascido em 30 de dezembro de 1976), um produtor de evento em Los Angeles.
Quinn passou seus últimos anos em Bristol, Rhode Island. Ele morreu de insuficiência respiratória em Boston, Massachusetts, com a idade de 86. 
Seu funeral foi realizado na Primeira Igreja Batista na América em College Hill, Providence, Rhode Island. Tarde na vida, ele tinha voltado a comunidade cristã evangélica Foursquare. Ele é enterrado em um jazigo da família em Bristol, Rhode Island.
Anthony Quinn, mão e pegadas do lado de fora do teatro chinês do Grauman
Em Chihuahua, México  Há uma estátua de Quinn (que era originalmente de Chihuahua) fazendo sua famosa dança "Zorba, o Grego". Um alto mural de 70 pés, intitulado "Anthony Quinn" ou mais comumente "O Papa de Broadway" (1984) por Eloy Torrez, é a 259 W. Third Street, Los Angeles, Califórnia.
Em 05 de janeiro de 1982, o Belvedere County Public Library em East Los Angeles foi rebatizado em honra de Anthony Quinn. O presente biblioteca fica no local da antiga casa de sua família. 
Há uma Anthony Quinn Bay e Praia em Rhodes, Grécia, apenas 2,7 milhas (4,3 quilômetros) ao sul da vila de Faliraki (aka Falirakion ou Falirákion).  A terra foi comprada por Quinn durante as filmagens de Os Canhões de Navarone em Rhodes; no entanto, foi recuperada pelo governo grego em 1984, devido a uma mudança na lei de propriedade. 
O Conselho Nacional de La Raza dá o Prêmio Anthony Quinn de Excelência em Motion Pictures como um prêmio ALMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário