terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Eugene "Gene" Allen Hackman  (nascido em 30 de janeiro de 1930) é um ator e escritor americano.
Em uma carreira de cinco décadas, Hackman foi nomeado para cinco Óscares, vencendo dois, incluindo melhor ator em The French Connection. Além disso, Hackman ganhou três Globos de Ouro e dois BAFTA. Ele veio pela primeira vez para a fama em 1967 com seu desempenho como Buck Barrow em Bonnie e Clyde. Seus principais filmes subseqüentes incluem The French Connection (1971), no qual ele interpretou Jimmy "Popeye" Doyle; The Poseidon Adventure (1972); A Conversação (1974); Superman (1978), no qual ele interpretou o arqui-vilão Lex Luthor; Hoosiers (1986); Mississipi em Chamas (1988); Unforgiven (1992); A Firma (1993); Crimson Tide (1995); Get Shorty (1995); The Birdcage (1996); Inimigo do Estado (1998); e The Royal Tenenbaums (2001)...Hackman nasceu em San Bernardino, Califórnia, filho de Lyda Hackman  e Eugene Ezra Hackman.  Ele tem um irmão, Richard. Ele tem Pennsylvania Dutch (alemão), Inglês, e ascendência escocesa, e sua mãe nasceu em Lambton, Ontario.  De acordo com uma placa em um parque da cidade, ele trabalhou por um tempo como um cão catcher para o abrigo animal local. [carece de fontes?] Sua família mudou-se com freqüência, finalmente estabelecendo-se em Danville, Illinois, onde viviam na casa de sua avó materna Inglês-nascido, Beatrice.  O pai de Hackman operado a impressão prima para a Commercial-News, um jornal local.  Como um jovem adolescente Hackman estava em alguns dos mesmos círculos sociais como o mais velho Dick Van Dyke naquele momento. Van Dyke era amigo de seu irmão mais velho Richard. Os pais de Hackman se divorciaram em 1943 e, posteriormente, seu pai deixou a família.
Gene viveu brevemente em Storm Lake, Iowa e gastou seu segundo ano em Storm Lake High School.  Na idade de dezesseis anos, Hackman saiu de casa para se juntar à Marinha dos Estados Unidos, onde atuou quatro anos e meio como operador de rádio de campo.  Depois de sua dispensa, ele se mudou para Nova York, trabalhando em vários empregos menores.  Sua mãe morreu em 1962, como resultado de um incêndio que, acidentalmente, definido enquanto fumar....Em 1956, Hackman começou a perseguir uma carreira de ator; ele se juntou ao Pasadena Playhouse, na Califórnia. Foi lá que ele forjou uma amizade com outro aspirante a ator, Dustin Hoffman.  Já visto como forasteiros por seus colegas de classe, Hackman e Hoffman foram posteriormente considerados "os menos propensos a ter sucesso . " Determinado a provar que estão errados, Hackman mudou-se para New York City. Um artigo de 2004 na revista Vanity Fair descreveu como Hackman, Hoffman e Robert Duvall eram todos lutando Califórnia atores nascidos e amigos próximos, compartilhando apartamentos em várias combinações de duas pessoas, enquanto vivia em Nova York na década de 1960.  Hackman foi trabalhando como porteiro quando ele se deparou com um instrutor quem ele havia desprezado no Pasadena Playhouse. Reforçando "os menos propensos a ter sucesso" voto, o homem disse: "Veja, Hackman, eu disse que você não iria ser nada na vida." Os três ex-companheiros de quarto, desde então, ganhou 19 indicações ao Oscar, com cinco vitórias.
Hackman começou a se apresentar em vários Off-Broadway. Em 1964, ele teve uma oferta para co-estrela no jogo Qualquer quarta-feira com a atriz Sandy Dennis. Isso abriu as portas para filmar trabalho. Seu primeiro papel foi em Lilith, com Warren Beatty no papel principal. Em 1967, Hackman apareceu em um episódio da série de televisão Os Invasores têm direito os esporos. Outro papel de apoio, Buck Barrow, em 1967, de Bonnie e Clyde,  lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Em 1968, ele apareceu em um episódio de "I Spy", no papel de "Hunter", no episódio "Happy Birthday ... Everybody".  Em 1968, ele estrelou o episódio CBS Playhouse "Meu Pai e minha mae ". Em 1969, ele interpretou um treinador de esqui no Downhill Racer e um astronauta em Marooned. Também nesse ano, ele jogou um membro de uma equipe de pára-quedismo barnstorming que entretidos principalmente em feiras: o cigano traças. Ele quase aceitou o papel de Mike Brady para a série de TV próxima, The Brady Bunch, mas foi aconselhado por seu agente a declinar em troca de um papel mais promissor, o que ele fez.
Gene Hackman como Jimmy "Popeye" Doyle em The French Connection (1971)
Em 1971, ele foi nomeado para o Melhor Ator Coadjuvante Oscar novamente, desta vez para 1970 I Never Sang for My Father, trabalhando ao lado de Melvyn Douglas e Estelle Parsons. No ano seguinte, ele ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua performance como New York City Detective Jimmy "Popeye" Doyle em The French Connection, marcando sua graduação em liderar estatuto homem.
Seguiu este com papéis principais no filme de desastre The Poseidon Adventure (1972) e de Francis Ford Coppola The Conversation (1974), que foi nomeado para vários Oscars.  Nesse mesmo ano, Hackman apareceu no que se tornou um de seus mais famosos papéis cômicos como o eremita cego em Young Frankenstein.
Mais tarde, ele apareceu como um dos ex-Rough Riders de Teddy Roosevelt na corrida de cavalos ocidental saga morder a bala (1975), bem como na sequela daquele ano French Connection II. Em 1975, ele também apareceu no altamente considerado, mas pouco Night Moves por película visto, recebendo uma indicação ao BAFTA de melhor ator. Ele apareceu no filme de guerra repleta de estrelas Uma Ponte Longe Demais (1977), como polonês Stanislaw Geral Sosabowski. Hackman mostrou um talento para a comédia e da "queimadura lenta" como criminoso Lex Luthor em Superman: The Movie (1978), como faria em suas 1980 e 1987 seqüelas.
Até o final da década de 1980, Hackman alternava entre líder e papéis coadjuvantes, ganhando outra indicação de Melhor Ator por Mississipi em Chamas. Ele tinha uma parte memorável como secretário de Defesa tentando encobrir um homicídio em 1987 do No Way Out ao lado de Kevin Costner.
Durante esta década, Hackman também estava em Reds, Under Fire, Hoosiers, Poder, Uncommon Valor e Bat * 21. A 2008 American Film Institute enquete votaram Hoosiers a quarta maior filme de todos os tempos no gênero esportivo.
Em 1990, o ator foi submetido a uma angioplastia, que o impediu de trabalhar por um tempo, embora ele encontrou tempo para Margin-a Limite remake de The Narrow Margin (1952). Em 1992, ele interpretou o xerife sádico "Little" Bill Daggett no Unforgiven western dirigido por Clint Eastwood e escrito por David Webb Peoples que lhe rendeu um segundo Oscar, desta vez de Melhor Ator Coadjuvante. O filme ganhou Melhor Filme  Em 1993, ele apareceu em Geronimo:. Uma Lenda Americana como o brigadeiro-general George Crook. Hackman co-estrelou com Tom Cruise como um advogado corrupto em A Firma (1993) e apareceu em uma segunda história John Grisham em 1996, jogando um condenado no corredor da morte na câmara.
Em 1995, Hackman desempenhou um produtor de Hollywood inepto em Get Shorty eo vilão campeão fast-draw John Herrod em The Quick and the Dead oposto Sharon Stone, Leonardo DiCaprio e Russell Crowe, bem como submarino capitão Frank Ramsey no filme Crimson Tide com Denzel Washington.
Em 1996, ele tomou um rumo cômico como conservador senador Kevin Keeley em The Birdcage com Robin Williams e Nathan Lane. Ele também co-estrelou com Will Smith no filme de 1998 Inimigo do Estado, onde sua personagem era uma reminiscência de um a partir da conversa.
Ele desempenhou um presidente dos Estados Unidos, que é responsável por um assassinato em 1997 do poder absoluto, re-unindo com o diretor-estrela Clint Eastwood.
Hackman estrelou o filme Heist crime David Mamet, como um ladrão profissional de envelhecimento de considerável habilidade que é forçado em um trabalho final e os Heartbreakers comédia ao lado de Sigourney Weaver, Ray Liotta e Jennifer Love Hewitt. Ele tinha um pequeno papel como Arnold Margolese em Gore Verbinski de The Mexican. Ele também teve um papel de liderança como o chefe de uma família excêntrica no filme elenco Os Excêntricos Tenenbaums e em mais um drama legal Grisham, Runaway Jury, finalmente chegando a fazer um retrato com seu amigo de longa data Dustin Hoffman. O último filme de Hackman a data foi Welcome to Mooseport (2004), uma comédia com Ray Romano, no qual Hackman retratou um ex-presidente dos Estados Unidos.
Em 2003, no Globo de Ouro, Hackman foi homenageado com o Prêmio Cecil B. DeMille por sua "notável contributo para o campo do entretenimento."
Em 7 de julho de 2004, Hackman deu uma rara entrevista a Larry King, na qual Hackman anunciou que ele não tinha projetos de filmes futuros alinhados e acreditava que sua carreira de ator tinha acabado. Em 2008, ao promover seu terceiro romance, Hackman confirmou que ele tinha se aposentado de agir.  Quando perguntado durante uma entrevista GQ em 2011 se iria sair da aposentadoria para fazer mais um filme, Hackman disse que ele poderia considerá-lo " ... se eu poderia fazê-lo em minha própria casa, talvez, sem eles perturbar qualquer coisa e apenas uma ou duas pessoas. "
Juntamente com submarino arqueólogo Daniel Lenihan, Hackman já escreveu três romances de ficção histórica: Vigília da Estrela Perdido (1999), uma aventura de mar do século 19, Justice for None (2004), um conto da época da Depressão de assassinato, Escape from Andersonville (2008) sobre uma fuga da prisão durante a Guerra Civil, Payback at Morning Peak (2011), seu primeiro trabalho solo, uma história de amor e vingança definido no Velho Oeste, e Pursuit (2013), um thriller policial.
Em 2011, Hackman apareceu no programa Fox Sports Radio, The Loose Cannons, onde discutiu sua carreira e romances com Pat O'Brien, Steve Hartman e Vic "The Brick" Jacobs.
A primeira esposa de Hackman foi Faye maltês. Eles tiveram três filhos, Christopher Allen, Elizabeth Jean e Leslie Anne Hackman.  O casal se divorciou em 1986 após três décadas de casamento. Em 1991, casou-se com Hackman Betsy Arakawa. Eles vivem em Santa Fe, New Mexico.
Hackman competiu em Sports Car Club of América corridas dirigindo um aberto Fórmula rodas Ford no final dos anos setenta. Em 1983, dirigiu um Hackman Dan Gurney Equipe Toyota nas 24 Horas de Daytona Endurance Race. Ele também venceu a Corrida Long Beach Grand Prix de Gente Famosa.
Hackman é um ávido fã de o Jacksonville Jaguars e frequentadores jogos Jaguares como um convidado do treinador então chefe Jack Del Rio. Ele é amigo de Del Rio de dias de jogo de Del Rio da Universidade da Califórnia do Sul.
Em 13 de janeiro de 2012, Hackman foi atropelado por um carro enquanto andava de bicicleta em Islamorada, na Flórida. Ele sofreu ferimentos leves e foi transportado para o Ryder Trauma Center, em Miami, Florida.
Em 30 de Outubro de 2012, deu um tapa Hackman  um homem sem-teto que o reconheceu no centro de Santa Fe. Hackman disse à polícia que o homem sem-teto ficou irritado quando ele foi recusado dinheiro, chamou sua esposa um nome obsceno e se aproximou de uma "maneira ameaçadora". Hackman também disse à polícia que ele foi forçado a bater o homem para afastá-lo. Nenhuma acusação foi feita, como foi determinado pela polícia que Hackman agiu em legítima defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário