terça-feira, 24 de dezembro de 2013
Atores Hollywoodianos
Ermes Effron Borgnino, conhecido como Ernest Borgnine ( 24 de janeiro de 1917 - 08 de julho de 2012) foi um ator de cinema e televisão americano cuja carreira se estendeu por mais de seis décadas. Ele era um chumbo não convencional em muitos filmes da década de 1950, ganhando o Oscar de Melhor Ator em 1955 por Marty. Na televisão, ele jogou Quinton McHale na série 1962-1966 Marinha e da McHale co-estrelou em meados dos anos 1980 série de ação Airwolf, além de uma grande variedade de outros papéis. Borgnine ganhou uma indicação ao Emmy Award aos 92 anos por seu trabalho na série ER. Ele também era conhecido por ser a voz original de Mermaid Man on SpongeBob SquarePants 1999-2012...Ernest Borgnine nasceu Ermes Effron Borgnino (pronúncia italiana: [borɲiːno]). Em 24 de Janeiro de 1917, em Hamden, Connecticut Ele era o filho de Anna (née Boselli; 1894-1949), que emigrou da Carpi (Modena, Itália) para os Estados Unidos, e Camillo Borgnino (1891-1975), que emigrou da Ottiglio (Alessandria, Itália).
Os pais de Borgnine separaram quando ele tinha dois anos de idade, e ele e sua mãe viveu na Itália por cerca de 4 anos de 1/2. Em 1923, seus pais haviam reconciliado, o nome da família foi alterada de Borgnino para Borgnine, e seu pai mudou seu primeiro nome para Charles. Ernest tinha uma irmã, Evelyn Borgnine Velardi (1925-2013). A família se estabeleceu em New Haven, Connecticut, onde frequentou escolas públicas. Borgnine levou para esportes enquanto crescia, mas não mostrou nenhum interesse em agir...Borgnine retornou à casa de seus pais em Connecticut após sua dispensa da Marinha, sem um trabalho para voltar para e sem direção. Em uma entrevista British Film Institute sobre sua vida e carreira, ele disse:
Após a Segunda Guerra Mundial, que não queria mais participar de guerra. Eu nem sequer quero ser um menino-scout. Fui para casa e disse que eu estava completamente com a Marinha e agora, o que vamos fazer? Então fui para casa com a mãe, e depois de algumas semanas de me dando tapinhas nas costas e, "Você fez bem," e tudo o mais, um dia ela disse: "Bem?" mães como fazer. O que significava, "Tudo bem, você vai conseguir um emprego ou o quê?"
Ele pegou um emprego em uma fábrica local, mas não estava disposto a estabelecer-se a esse tipo de trabalho. Sua mãe incentivou-o a exercer uma profissão mais glamourosa e sugeriu-lhe que sua personalidade seria bem adaptado para o palco. Ele surpreendeu sua mãe tomando a sugestão de coração, embora seu pai estava longe de ser entusiasmado. Em 2011, Borgnine lembrado,
Ela disse: "Você sempre como ficar na frente das pessoas e fazer um tolo de si mesmo, por que você não experimentá-lo?" Eu estava sentado na mesa da cozinha e eu vi uma luz. Sem brincadeira. Parece loucura. E 10 anos depois, eu tinha Grace Kelly me entregando um prêmio da Academia.
Ele estudou teatro e se formou, fez o teste e foi aceito como estagiário do Teatro Barter em Abingdon, Virginia. Ele tinha sido nomeado para o diretor de permitindo que o público a trocar produtos para admissão durante os anos da Grande Depressão em numerário magra. Em 1947, Borgnine conseguiu seu primeiro papel em estágio Estado da União. Apesar de ter sido um papel de suma, ele conquistou o público. Seu próximo papel foi como o Cavalheiro no Tennessee Williams 'The Glass Menagerie.
Em 1949, Borgnine foi para Nova York, onde teve sua estréia na Broadway no papel de um enfermeiro na peça Harvey. Mais papéis no palco o levou a ser escalado por décadas como um ator de personagem...Uma aparência como o vilão em Capitão Vídeo de TV levou a fundição de Borgnine no filme The Whistle em Eaton Falls (1951) para a Columbia Pictures. Nesse ano, Borgnine se mudou para Los Angeles, Califórnia, onde ele finalmente recebeu sua grande chance em Columbia de From Here to Eternity (1953), interpretando o sargento sádico "Fatso" Judson, que bate um prisioneiro paliçada em sua carga, Angelo Maggio (interpretado por Frank Sinatra). Borgnine construiu uma reputação como um ator de personagem confiável e jogou vilões nos primeiros filmes, incluindo filmes como Johnny Guitar, Vera Cruz e Bad Day at Black Rock.
Em 1955, o ator estrelou como um açougueiro warmhearted em Marty, a versão cinematográfica da peça de televisão de mesmo nome. Ele ganhou um Oscar de Melhor Ator sobre Frank Sinatra, James Dean (que havia morrido no momento da cerimônia), e antigos vencedores Melhor Ator Spencer Tracy e James Cagney.
Carreira cinematográfica de Borgnine floresceu durante as próximas três décadas, incluindo papéis em O Vôo da Fênix (1965), The Dirty Dozen (1967), Estação Polar Zebra (1968), The Poseidon Adventure (1972), Imperador do Norte (1973) , Convoy (1978), The Black Hole (1979), Nada de novo na Frente Ocidental (1979) e Escape from New York (1981).
Um de seus papéis mais famosos foi o de holandês, membro do The Wild Bunch no clássico 1969 ocidental do diretor Sam Peckinpah. De seu papel em The Wild Bunch, Borgnine disse mais tarde:
Eu fiz [acho que foi um filme moral]. Porque para mim, cada imagem deve ter algum tipo de moral a ele. Eu sinto que quando estamos habituados a assistir fotos antigas, como nós ainda fazemos tenho certeza, os bandidos sempre consegui-lo no final e os mocinhos sempre venceu. Hoje é um pouco diferente. Hoje, parece que os bandidos estão ficando o bom fim. Havia sempre uma moral em nossa história...A partir de 1999, Borgnine desde o seu talento vocal ao seriado animado Bob Esponja como o super-herói Homem Sereia idosos (onde foi emparelhado com sua co-estrela da marinha de McHale Tim Conway como a voz do ajudante do Homem Sereia Barnacle Boy). Ele expressou afeição por esse papel, em grande parte para sua popularidade entre as crianças. Depois de sua morte Nickelodeon re-exibido todos os episódios em que Mermaid Man apareceu in memoriam. Borgnine também apareceu como ele mesmo no episódio The Simpsons "Boy-Scoutz 'n the Hood", além de uma série de comerciais de televisão. Em 2000, ele foi o produtor executivo de Hoover, em que ele era o único ator creditado.
Em 2007, Borgnine estrelou no filme original Hallmark Um vovô para o Natal. Ele desempenhou um homem que, depois de sua filha distante acaba no hospital depois de estar em um acidente de carro, descobre que tem uma neta que ele nunca soube. Ela é levada em seu cuidado, e eles logo se tornam grandes amigos. Borgnine recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator em Minissérie ou Filme feito para TV por sua performance. Aos 90, ele era o mais velho candidato ao Globo de Ouro de sempre.
Autobiografia de Borgnine Ernie foi publicado pela Citadel Press em julho de 2008. Ernie é uma lembrança solto, conversação dos destaques de sua carreira de ator e eventos notáveis de sua vida pessoal.
Em 2 de abril de 2009, ele apareceu no último episódio da série de longa duração ER médico. Seu papel era o de um marido cuja união longa terminou com a morte de sua esposa. Em sua última cena, seu personagem está em uma cama de hospital deitado ao lado de sua esposa recém-falecido. Seu desempenho rendeu uma indicação ao Emmy de Melhor Ator Convidado em Série Dramática, sua terceira indicação e seu primeiro em 29 anos (desde que foi nomeado para Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada ou Especial em 1980 para Todo o silêncio na Frente Ocidental).
Em 2009, aos 92 anos, ele estrelou como Frank, o personagem principal do Outro Harvest Moon, dirigido por Greg Swartz e também estrelado por Piper Laurie e Anne Meara. Em 2 de outubro de 2010, Borgnine apareceu como ele mesmo em um esboço no Saturday Night Live. Em 15 de outubro de 2010, ele apareceu em Vermelho, que foi filmado no início daquele ano. No final de 2011, Borgnine concluído que seria seu último filme, jogando Rex página no The Man Who Shook The Hand of Vicente Fernandez...Borgnine casado cinco vezes. Poucos dias antes de seu primeiro casamento, em 1949, sua mãe, Anna morreu após uma longa batalha contra a tuberculose. Sua primeira esposa foi Rhoda Kemins (1949-1958), a quem ele conheceu enquanto servia na Marinha. Eles tiveram uma filha, Nancee (nascido em 28 de maio de 1952).
Ele então se casou com a atriz Katy Jurado (1959-1963). O casamento de Borgnine a cantora Ethel Merman (1964) durou 32 dias. Seu divórcio foi finalizado em 25 de maio de 1965.
Borgnine casado Donna Rancourt (1965-1972), com quem teve um filho, Cristopher (nascido em 9 de agosto de 1969) e duas filhas, Sharon (nascida em 05 de agosto de 1965) e Diana (nascido em 29 de dezembro de 1970). Seu casamento quinto e último foi Tova Traesnaes, que durou de 24 de fevereiro de 1973 até sua morte.
Em 2000, Borgnine recebeu seu pin de 50 anos como um Freemason em Abingdon Lodge No. 48, Abingdon, Virginia. Juntou-se o Vale do Rito Escocês de Los Angeles, em 1964, recebeu o KCCH em 1979, foi coroado um 33 ° Inspector Geral honorário em 1983, e recebeu a Grã-Cruz da Corte de Honra em 1991.
Borgnine era um fumante pesado até 1962, depois que ele tornou-se um anti-fumante militante.
Borgnine morreu de insuficiência renal em 08 de julho de 2012 no Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, Califórnia, com sua família ao seu lado. Ele foi 95 anos de idade.
O Filme Bob Esponja: Esponja Out of Water foi dedicado a Borgnine.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário