terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Sir John Anthony Quayle, CBE (7 de setembro 1913-1920 October 1989) foi um ator e diretor Inglês...Quayle nasceu em Ainsdale, Southport, Lancashire, a uma família Manx.
Ele foi educado na privada Abberley Hall School e Escola de Rugby e treinou na Academia Real de Arte Dramática em Londres. Depois de aparecer na sala de música, ingressou no Old Vic em 1932. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele era um oficial do exército britânico e foi feito um dos comandantes das Unidades Auxiliares da área.  Mais tarde, ele se juntou aos Operações Especiais executivo e serviu como oficial de ligação com os guerrilheiros na Albânia (supostamente, o seu serviço com a SOE afetou seriamente, e ele nunca se sentiu à vontade para falar sobre isso). Ele descreveu suas experiências em uma forma de ficção em oito horas da Inglaterra.  Ele era um assessor do governador de Gibraltar  no momento do acidente aéreo de aviões do general Wladyslaw Sikorski em 4 de julho de 1943. Ele ficcionada sua Gibraltar experiência em seu segundo romance em tal noite, publicado pela Heinemann...A partir de 1948-1956 Quayle dirigido para o teatro memorável de Shakespeare, e lançou as bases para a criação da Royal Shakespeare Company. Seus próprios papéis de Shakespeare incluído Falstaff, Othello, Benedick em Much Ado About Nothing, Henry VIII e Aaron em Titus Andronicus oposto Laurence Olivier; ele jogou Mosca em Volpone de Ben Jonson; e ele também apareceu em peças contemporâneas. Ele desempenhou o papel de Moisés na peça de Christopher Fry, o primogênito, em uma produção estrelando ao lado de Katharine Cornell.  Ele também fez um LP com Cornell, no qual ele interpretou o papel do poeta Robert Browning em The Barretts de Wimpole Street.
Seu primeiro papel no cinema foi breve creditado como um wigmaker italiano em 1938 Pigmalião - papéis em filmes posteriores incluíram peças em O Homem de Alfred Hitchcock errada, Michael Powell e Emeric Pressburger A batalha do Rio da Prata (ambos 1956), Ice Cold em Alex (1958), a grande aventura de Tarzan (1959), Os Canhões de Navarone (1961), HMS Da Defiant, David Lean Lawrence da Arábia (ambos 1962) e A Queda do Império Romano (1964). Ele foi nomeado para um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1969 por seu papel como o Cardeal Wolsey em Ana dos Mil Dias. Muitas vezes escolhido como o oficial britânico decente, ele inspirou-se em sua própria experiência de guerra, trazendo um grau de autenticidade às partes o grande ausente da performances de algumas estrelas não-combatentes. Um de seus melhores amigos de seus dias no Old Vic foi o ator Alec Guinness, que apareceu em vários filmes com ele. Ele também era amigo íntimo de Jack Hawkins e Jack Gwillim; todos os quatro atores apareceram em Lawrence da Arábia.
Quayle fez sua estréia na Broadway em The Wife País em 1936. Trinta e quatro anos depois, ele ganhou aclamação da crítica por seu papel no grande sucesso Anthony Shaffer jogar Sleuth, o que lhe valeu um Drama Desk Award.
Aparições na televisão incluem Armchair Theatre: The Scent of Fear (1959) para a ITV, o papel-título na série 1969 ITC o drama estranho Relatório e como general francês Villers na minissérie 1988 adaptação de A Identidade Bourne. Ele estrelou em 1981 minissérie Masada como Rubrius Gallius. Além disso, ele narrou a minissérie seis esposas de Henrique VIII em 1970, ea série de documentários da aviação aclamado Alcançando os céus.
Em 1984 ele fundou a Compass Theatre Company, que ele inaugurou com uma turnê de The Clandestine Marriage, dirigindo e fazendo o papel de Senhor Ogleby. Esta produção teve uma corrida no Teatro Albery, em Londres. Com a mesma empresa, posteriormente, excursionou com uma série de outras peças, incluindo Santa Joana, Dandy Dick e Rei Lear com Quayle no papel-título.
Quayle foi premiado com o CBE em 1952 e nomeado cavaleiro em 1985. Ele morreu em sua casa em Chelsea de câncer de fígado em 20 de Outubro de 1989. Foi casado duas vezes. Sua primeira esposa foi a atriz Hermione Hannen (1913-1983), e sua viúva e segunda esposa foi Dorothy Hyson (1914-1996), conhecido como "Dot" para a família e amigos. Ele e Dorothy tinha duas filhas, Jenny e Rosanna, e um filho, Christopher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário