Juliette Binoche (Paris, 9 de março de 1964) é uma atriz francesa.Binoche nasceu em Paris, filha do cineasta, ator e escultor Jean-Marie
Binoche, e de Monique Stalens, professora, realizadora, e atriz.Os seus pais divorciaram-se quando esta tinha apenas quatro anos.
Binoche e a sua irmã Marion foram levadas para um colégio interno .
Aos 15 anos foi estudar numa escola especializada, após o que já frequentava o Conservatório Nacional de Arte Dramática de Paris.Aos 18, conseguiu um papel num pequeno filme independente, La fille du rallye.
Tinha 24 anos quando foi convidada para um grande desafio: trabalhar com o diretor Philip Kaufman em The Unbearable Lightness of Being(A
Insustentável Leveza do Ser). Anteriormente já havia trabalhado com
outros diretores de renome internacional, como Leos Carax e Godard. Em
1993 veio o convite para ser a protagonista de Trois couleurs: Bleu, primeiro da trilogia das cores de Krzysztof Kieślowski, com o qual conquistou o Cesar como melhor atriz. Para esse prêmio, ela seria indicada ainda mais cinco vezes.
Em 1996, a enfermeira canadense Hana, seu papel em The English Patient trouxe-lhe a consagração, simbolizada pelo Óscar de melhor atriz coadjuvante, tendo superado a favorita Lauren Bacall, cuja experiência a Academia de Hollywood preferiu ignorar. Nos bastidores, Juliette afirmou que Lauren é que merecia o prêmio.
Em 2000, foi indicada para o Óscar de melhor atriz por seu trabalho em Chocolat, mas foi vencida por Julia Roberts (por Erin Brockovich).
Além do cinema (é a artista mais bem-paga do cinema francês), Juliette também atua nos palcos da Broadway.
Tem dois filhos, Raphael (com Andre Halle) e Hanna (com o ator francês Benoit Magimel).
Venceu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes 2010 por sua atuação no filme "Copie Conforme", do diretor iraniano Abbas Kiarostami.
Nenhum comentário:
Postar um comentário